Instagram Stories: o que é e como usar?

Atualizado há mais de 3 semanas

A rede social que mais tem crescido em número de usuário e engajamento é o Instagram. A marca de 800 milhões de usuários representou o dobro de crescimento esperado para 2017.

Mais do que isso: o engajamento da rede social é 10 vezes maior do que o Facebook. Então, fica claro a importância de estar no Instagram, certo?

Até porque, se você está neste post, teve uma excelente iniciativa em conhecer melhor essa ferramenta que caiu no gosto dos usuários, inclusive das empresas: o Instagram Stories.

Ele é uma excelente funcionalidade de divulgação, que melhora o alcance do seu perfil e, ao mesmo tempo, ótimo para estimular engajamento do seguidores.

Este artigo vai te mostrar mais sobre o assunto! 

O que é Instagram Stories?

O Instagram Stories é uma ferramenta da rede social que permite a publicação de fotos ou de vídeos de até 15 segundos. Essas postagens ficam disponíveis por 24 horas e, quando atingido o limite, são apagadas da rede e ninguém mais pode visualizar.

Além do conteúdo, é possível usar uma série de recursos para deixá-los mais atrativos e estimular o engajamento do público. Tendo em vista as novas regras do algoritmo do Instagram, o engajamento é algo fundamental para o sucesso do seu perfil.

Aproveite e veja um story do Instagram do eNotas:

Por que utilizar o Instagram Stories?

Vamos aos números que comprovam a importância de usar e abusar do Instagram Stories.

Esse recurso era uma exclusividade do Snapchat. No entanto, passou a fazer parte de redes como Instagram e, posteriormente, do Facebook e do WhatsApp.

Após a novidade, as pessoas acabaram preferindo usar os recursos do Instagram. Isso pode pode ser comprovado pelos números de usuários ativos por dia: enquanto os Stories do Instagram possui 300 milhões, o Snapchat tem 187 milhões.

Esses valores servem para expressar o quanto o lançamento do Instagram Stories foi arrasador para uma rede social que tinha a expectativa e potencial para desbancar o Facebook.

Sendo assim, além da gigante audiência, a funcionalidade também comporta anúncios e, para empresas, oferece boas estatísticas, como:

  • quantas pessoas visualizaram;
  • o número de pessoas que clicaram nos links ou menções do stories;
  • quantas pularam o Story.

O Instagram tem também uma funcionalidade gratuita nos stories chamada close friends. Nela, você consegue criar estratégias de marketing digital para fidelizar quem é seguidor da sua página e para promover o seu produto ou serviço.

Logo, não podemos desconsiderar essa como uma ferramenta poderosa e, claro, uma importante estratégia para o seu marketing nas redes sociais, não é mesmo?

8 dicas de como usar o Instagram Stories estrategicamente

Não basta fazer as publicações. É preciso usar todos os recursos disponíveis para elaborar a melhor forma de estimular o engajamento do seu público e o alcance do máximo de pessoas possível.

Abaixo, você encontra uma lista com as principais funções do Instagram Stories:

1. Enquete

As enquetes são o principal meio de promover o engajamento com o público. Ao preparar a publicação, você pode clicar no primeiro ícone no topo direito da tela, onde vai aparecer a opção de incluir uma enquete.

Os usuários poderão votar, e você consegue ver quem visualizou, quem votou e qual foi o voto de cada usuário. O aplicativo permite também que você publique o resultado, logo quando as votações são encerradas.

É uma boa opção pedir opinião de forma descontraída ao seu público quanto a um novo produto ou procedimento. Mas, claro, pode ser usada sem nenhuma intenção, apenas para divertir e promover engajamento, assim como qualquer ferramenta.

2. Emoji slider

Funciona como um termômetro, onde as pessoas deslizam o emoji para demonstrar a intensidade de sua reação à publicação.

Os usuários reagem deslizando o emoji e expressando, como em um “termômetro”, quanto gostaram da sua publicação ou do que você se refere no story.

3. GIF

Os GIFs são ótimos recursos para ilustrar o story divertidamente. Usando-os corretamente, dentro do contexto, pode fazer com que as pessoas compreendam melhor a sua postagem ou gostem mais dela.

Essa é uma forma de também estimular o engajamento do público, que pode compartilhar ou responder a postagem.

4. Link

Quando o usuário chega aos 10 mil seguidores, o Instagram libera o recurso de incluir um link no story.

Funciona assim: você divulga um vídeo ou foto e insere um link, que será exibido como uma seta para o público. Ao arrastar a seta para cima, ele será direcionado para essa página.

Então, é uma excelente forma de você converter mais em seu site.

5. Destaques

O destaque é aquele story que fica permanente no seu perfil do Instagram, e não apenas durante 24 horas. Toda vez que você for publicar um novo story, é possível organizá-lo dentro de um bloco de destaque do perfil.

Eles podem ser usados para você falar mais sobre o seu negócio (já que a biografia é tão restrita) ou também para arquivar os seus trabalhos e eventos.

A opção destaque é uma excelente forma de as pessoas compreenderem quem é você e qual é o serviço que você presta.

6. Hashtags

O Instagram aperfeiçoou o agrupamento das publicações. Agora, as pessoas conseguem encontrar os stories que foram publicados com as hashtags. Mais do que isso: os usuários podem seguir hashtags.

Se você usá-la, os seguidores vão encontrar sua publicação com mais facilidade. Principalmente se forem seguidores daquela hashtag. Lembre-se de que, para isso, é necessário que seu perfil seja pessoal aberto ou comercial.

7. Localização

A localização também é uma forma de divulgar o endereço de onde você está enquanto faz a postagem.

Quando os usuários clicam nessa marcação, conseguem ver todas as publicações que foram feitas naquele local. Logo, promover o seu negócio por meio da marcação de localização é, também, uma boa estratégia.

8. Lives

As lives são as transmissões ao vivo no Instagram. Também divulgadas pelo stories e ficam disponíveis durante 24 horas. São ideais para convidar pessoas para um evento que está acontecendo no momento, para promoções e, também, para falar com seus seguidores.

Use-as para assuntos pertinentes, interessantes e úteis, pois todos os seus seguidores receberão uma notificação quando você iniciar a transmissão.

9. Branding

Não basta apenas criar uma conta da empresa nas redes sociais, também é preciso fazer o design dela com conteúdo e visual de alta qualidade.

Fazer branding de forma adequada desempenha um papel muito importante, pois atualmente todo usuário da Internet está simplesmente sobrecarregado de informações, especialmente nas redes sociais.

O design cuidadoso das redes sociais ajudará a sua marca a se destacar de toda a poluição visual. Também fornecerá à sua empresa uma série de vantagens.

Por exemplo, você poderá atrair a atenção dos usuários, ajudá-los a conhecer melhor a sua marca, destacá-la entre as outras empresas e concorrentes.

A presença de um logo ou outros elementos de identidade corporativa permitirá que o público não perca novidades importantes, promoções ou outras atualizações sobre a sua empresa.

Se você não tiver um logotipo ou outros elementos de marca, poderá criá-los usando um serviço online, como o Logaster.

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Como a automação do Instagram ajuda na gestão do stories?

Atualmente, há ferramentas de automação que profissionalizam a sua gestão do Instagram. Esses sistemas auxiliam a conquista de seguidores com as suas interações, promovendo o seu engajamento.

Esse recurso também permite o envio de DM automáticas (que são as mensagens diretas enviadas no privado). Esse tipo de interação é a porta de entrada para estabelecer um bom relacionamento com o seu público.

A automação do Instagram é essencial para quem quer ser um digital influencer ou alcançar mais pessoas na rede.

Além disso, ferramentas de automação permitem que você programe seus stories. Não somente eles, mas você também conseguirá agendar qualquer publicação no Instagram.

Então, se você vai viajar ou se possui uma estratégia de postagens que precisam respeitar um período, a automação proporciona facilita a sua rotina. Basta ter um cronograma, as postagens prontas e fazer os agendamentos.

Depois, é só acompanhar os resultados consultando o dashboard e os relatórios de desempenho do próprio instagram e da ferramenta de automação.

Saiba que esses são mais robustos e oferecem mais detalhes. Isso facilita na tomada de decisões e definições da estratégia.

Não deixe de conferir o nosso post sobre o IGTV também — outra importante funcionalidade do Instagram.

Como não errar ao usar o Instagram Stories?

O Instagram também quer que os usuários tenham a melhor experiência possível com a rede. Por isso, também toma decisões pensando na satisfação dos usuários. Afinal de contas, não quer abrir espaço para outras redes, certo?

Por esse motivo, uma das mais recentes atualizações do aplicativo permite que os usuários silenciem stories e, também, as publicações do feed de outros usuários.

Apesar de sabermos que cerca de 80% dos usuários dos Instagram interagem diariamente com, pelo menos, um perfil comercial, temos que considerar que elas também usam a rede para conhecerem melhor o negócio, produtos e serviços.

Sendo assim, acabam formando opiniões sobre a sua empresa a partir do que vêem no Instagram.

Por isso, preocupe-se em oferecer conteúdo útil para o seu seguidor e, também, não ser impertinente. Excesso de publicações repetitivas ou que não sejam, de fato, interessantes podem provocar o silenciamento do seu perfil no Stories e no feed de seus seguidores.

Isso é grave, porque, dificilmente, você conseguirá reverter o quadro para esse seguidor que não verá mais as suas publicações.

E isso é um grande prejuízo para qualquer estratégia digital. Principalmente, considerando que os ajustes no algoritmo já estão restringindo bem mais o seu alcance ao público.

Podemos concluir, então, que o Instagram Stories é capaz de contribuir significativamente para o seu alcance e engajamento no Instagram. Dois indicadores de muita relevância para a rede.

Também é importante ressaltarmos que a automação do Instagram, além dos inúmeros benefícios para a gestão do perfil, ainda permite o agendamento dos stories, o que também contribui para a melhoria dos resultados.

Mas, se você ainda não se sente pronto para alcançar as melhores métricas, é importante montar um planejamento para a sua gestão.

A fim de ajudá-lo a alavancar os seus resultados no Instagram, montamos um guia sobre como ganhar seguidores no Instagram: 11 dicas rápidas para o seu negócio , veja agora mesmo!

Guest post produzido pela equipe da Bume.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Ótimo artigo,?.

    Quando lançado, muitos não sabiam como usar o Insta Stories não permitia que o usuário aumentasse ou diminuísse o zoom das imagens, e ela deveria ficar apenas no formato da tela do celular, sem alterações.Atualmente, já é possível mudar isso confira em bit.ly/10-dicas-como-usar-instagram-stories

  2. Nossa! Quanto termos e frases importados do inglês, temos no Instagram. Nem parece que estamos no Brasil! Como já dizia um compadre:
    “Nois precisa aprender o ingreis porque o portugueis nois já sabe”

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