Quando se trata de tecnologia, pode-se falar de rotinas que nem sempre se percebe. Os integradores de pagamento, por exemplo, é um deles.
Nesse caso, mora uma funcionalidade vital para todo empreendimento: o pagamento. Por isso, conhecer melhor sobre esse nome e entender exatamente o que ele pode fazer por você e seu negócio é mais que necessário.
Portanto, fique por aqui e saiba o que são integradores de meios de pagamento.
O que são integradores de meios de pagamento?
Os integradores de meios de pagamento são empresas especializadas em intermediar as diversas formas de se pagar por um produto ou serviço.
Pense em uma ecommerce que vende hardware para gamer. Essa empresa precisa pensar que o cliente final possa pagar em Pix, em boleto, em depósito e em cartão de crédito ou débito.
E nessa última possibilidade, ainda existem diversas bandeiras que o empreendedor não pode ignorar.
Sem falar da intermediação da transação entre bancos, algo fundamental nas finanças digitais. Alguém precisa fazer isso. Quem? O integrador de meios de pagamento.
Essa intermediação ainda cuida da questão segurança.
Afinal, trata-se de informações e dados importantes e essas empresas acabam “fiscalizando” essa questão com sistemas e certificados que garantem que tudo possa ser feito sem riscos.
5 benefícios de usar um integrador de meio de pagamento
Ao entender o que são integradores de meios de pagamento, ao menos dois benefícios podem ser vislumbrados.
Mas não são os únicos. Confira outros 5 bons motivos para você ter um integrador de meios de pagamento.
Pagamento o tempo todo
Você nunca poderá determinar que horas ou que dia um cliente compre um serviço ou produto em sua e-commerce .
Ou seja, a plataforma de pagamento permite que o cliente possa comprar quando e onde ele quiser.
Aumento de fluxo de caixa
Aqui, um benefício óbvio: se você oferece mais possibilidades de pagamento, mais dinheiro pode entrar em caixa.
Gestão centralizada
Não só ter um fluxo de caixa maior, importante é gerenciar tudo isso, certo?
Então, com os integradores de meio de pagamento, você pode ter um dashboard que facilita o gerenciamento dessas entradas, com emissão de relatórios detalhados!
Diminuição de tempo operacional
Se a gestão do fluxo de pagamento é melhorada, então pode-se concluir que o tempo despendido nessas operações é menor.
Além disso, a centralização e a facilidade do uso da plataforma fazem com que menos pessoas sejam necessárias para esse gerenciamento.
Reduz erros
Menos gente + gestão centralizada e otimizada = menos erros.
Erros que por sua vez geram retrabalho e ainda mais tempo de operação. Sem falar que erro em finanças pode custar caro. Com trocadilho e tudo.
Dicas para te ajudar na escolha de um integrador de meio de pagamento
Obviamente, o mercado está repleto de integradores de meios de pagamento. Isso é ótimo, mas também um desafio: qual o melhor para a sua empresa?
Confira algumas dicas para escolher certo o integrador de pagamento de sua empresa.
Valores
Os valores que cada empresa cobra para prestar o serviço são bem variados, bem como o pacote de funcionalidades que ela oferece.
Nesse sentido, é sempre importante prezar pelo custo-benefício. Não o mais barato nem o mais caro, mas sim o que pode oferecer melhor para um preço coerente.
Ainda é necessário verificar as taxas. Porque além de mensalidades, algumas empresas cobram por operação.
Pesquise opiniões
As avaliações de empresas que já usam determinado serviço são fundamentais para você ter a sua própria escolha.
Sites como Reclame Aqui, podem ajudar.
Na pesquisa, pergunte exatamente tudo sobre como é a prestação de serviço, desde usabilidade de plataformas e valores até mesmo o suporte. Não deixe dúvidas no ar.
Confira o sistema de segurança
Como você viu, os integradores de meio de pagamento devem não só mediar as transações de valores em seu e-commerce, mas fazer isso de modo seguro.
Veja quais são as certificações que a empresa possui, se possui tecnologia de criptografia e até mesmo se ela está atenta a LGPD — nesse caso, ela deve estar!
Não esqueça da variedade de operações
Diversas bandeiras, diversos meios e formas de pagamento. Quando você oferece modos para um cliente pagar por algo em seu site, todas as opções precisam ser aceitas.
Ou, pelo menos, as mais usuais.
É fundamental, portanto, que o sistema de integração de meios de pagamentos as atenda para que você não fique à mercê quando um cliente deseja pagar de um modo que você não possui.
O sistema precisa se adequar a sua realidade
Seja site, app ou qualquer modo de chegar em seu cliente, o integrador de pagamento precisa se adequar.
Ou seja, ele pode ser customizável conforme a sua estrutura.
Nesse sentido, é válido citar o case da eNotas com a Gilbarco. A empresa responsável por criar as bombas de combustível tem um negócio muito específico, dinâmico e com nuances das mais diferentes.
A eNotas percebeu a especificidade da Gilbarco e criou um sistema de emissão de notas totalmente adequado a sua estrutura.
Veja nesse case.
É claro, há algumas diferenças nos negócios, mas a eNotas entendeu os desafios, assim como o integrador de meios de pagamento precisa entender o seu.
A eNotas ainda possui um sistema de controle de notas que pode cair bem em sua empresa. E mais que isso: se aperfeiçoar ao seu serviço de meio de pagamento.
Por que não conhecer agora mesmo o gateway da eNotas e aperfeiçoar a sua gestão de notas?