13 ideias de iscas digitais para você capturar muito mais leads

Atualizado há mais de 3 semanas

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Quem trabalha com vendas pela internet sabe que um dos pontos cruciais para o sucesso do negócio é a captação de leads.

E uma das maneiras de atrair quem realmente quem se interessa pelo seu produto ou serviço é por meio das iscas digitais.

Ainda em 2014, uma pesquisa da Content Marketing Institute revelou que 80% dos profissionais de marketing têm como meta a geração de leads.

Mesmo que já haja um certo tempo, a pesquisa mostra que a preocupação por gerar leads é uma realidade no meio do marketing é, bom… talvez nem se precise de uma pesquisa para saber disso, certo?

Por isso mesmo as iscas digitais são estratégias amplamente utilizadas no marketing digital, pois aumentam as chances de transformar leads em clientes.

E o que isso quer dizer? Mais clientes, mais conversões, mais vendas. Essa “fórmula dourada” é o sonho de qualquer empreendedor, não é mesmo?

Então, agora é hora conhecer 13 ideias de iscas digitais que farão você captar muito mais leads! Acompanhe!

O que são iscas digitais?

A isca digital, também chamada de recompensa digital, entrega algo de valor gratuitamente para o usuário, que fará com que ele forneça o seu e-mail para receber o conteúdo.

É nesse momento que ele se torna o seu lead.

Mas essa é uma estratégia que vai muito além de oferecer benefícios, pois você gera reputação de marca, cria credibilidade com o seu público com grandes chances de transformá-lo em cliente.

Seguindo a etapa do funil de vendas que o usuário se encontra, você entrega o que ele está procurando para resolver algum problema.

Portanto, você é a solução e torna-se referência no assunto.

Quais são os objetivos das iscas digitais?

As iscas digitais atraem sua audiência por meio de recompensas, o que provavelmente não aconteceria se você não oferecesse nada ao usuário.

Afinal, é bem pouco provável que uma pessoa entre para a sua lista de e-mail voluntariamente.

Claro que isso pode acontecer se ela realmente se interessar pelo seu produto ou serviço, mas com as iscas digitais as chances são bem maiores.

As pessoas estarão abertas para receber futuras informações e ofertas e você ainda mantém um relacionamento com elas.

Aí vai uma dica preciosa: fique atento ao conteúdo que você entregará. Deve ser algo realmente valioso, rico e completo. Algo que o seu lead tenha interesse em ter como recompensa pelo endereço de e-mail.

13 ideias de iscas digitais para captar leads qualificados

Fizemos uma lista com as iscas digitais mais utilizadas no mercado, confira!

1.      ebook

O ebook é um dos melhores exemplos de recompensa digital por ser um conteúdo completo e bem detalhado. Essa é uma das alternativas mais utilizadas no ambiente digital.

Por ser um trabalho mais extenso, o ebook demanda mais esforço por parte de toda a equipe da empresa.

Portanto, gera mais valor para o usuário. Além disso, esse é um modelo bem comum na internet e atrai muitas pessoas.

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2.      Webinário

Os webinários ou webinars se consolidaram no mundo digital, principalmente pela facilidade de produção e depois de as pessoas começarem a consumir mais conteúdo desse tipo por conta da pandemia.

Você precisa apenas de um computador e um microfone para começar a gravar e passar os seus conhecimentos aos “telespectadores”.

Essa é uma estratégia de aproximar o seu público com a sua marca, pois lá você apresenta o seu conteúdo e pode interagir com os usuários. É comum responder perguntas, o que fará com que as pessoas se sintam mais especiais, pois serão respondidas diretamente.

Existem dois modelos de webinário: o gravado e o ao vivo.

Quando a transmissão é em tempo real é geralmente divulgada nas redes sociais para que as pessoas se inscrevam. Nesse momento, o usuário fornece o e-mail e se transforma em lead.

A versão gravada também é um mecanismo interessante, pois você pode criar uma landing page para que o conteúdo seja baixado e assistido a qualquer momento.

3.      Infográfico

Os infográficos são conteúdos completos e diagramados de forma que prenda a atenção do leitor. Por isso, eles também estão entre os principais tipos de iscas digitais.

Em virtude da popularidade deste modelo, já existem ferramentas gratuitas que facilitam na criação de um material de qualidade, que pode gerar muitos leads qualificados para você.

4.      Modelos de planilha

Com certeza você busca ferramentas para facilitar o seu dia a dia, não é mesmo? Seja de automação de marketing, de gerenciamento de equipes ou de e-mail marketing.

Além delas, muitos profissionais de marketing buscam modelos de planilhas para organizar melhor as tarefas diárias.

Portanto, essa é uma isca digital muito eficiente, já que você vai ajudar o usuário a ser mais produtivo e em troca ele deixará o e-mail.

Existem diversos exemplos de templates no mercado, para cada nicho. Pode ser calendários anuais, como tipos de contratos, cartas e avisos…

5.      Cupom de desconto

Não é de hoje que o desconto é uma grande isca digital, seja no ambiente físico ou digital. E para quem trabalha online essa é uma alternativa extremamente viável e eficiente.

O cupom de desconto pode ser distribuído de diversas formas, como em um webinário, no qual você faz uma oferta de um curso apenas para as pessoas que estão participando daquele encontro ao vivo.

Ou ainda, você pode atrair o lead para acessar o seu site e ganhar um desconto que estará disponível apenas por um determinado período e para um número exato de pessoas.

6.      Cursos online

Como já dissemos, a ideia das iscas digitais é oferecer algo gratuitamente para o usuário. Por isso, você precisa analisar se dar acesso aos seus cursos online sem custo vai valer a pena, já que é um tipo de conteúdo que demanda maior esforço e investimento.

O que você pode fazer também é disponibilizar apenas uma aula gratuita e oferecer um desconto para o usuário adquirir o curso completo.

7.      Sorteios e concursos

Você já deve ter visto várias empresas fazendo concursos e sorteios nas redes sociais, já que essa é uma prática cada vez mais comum. Geralmente, o objetivo é aumentar o número de seguidores e gerar mais visibilidade para a marca.

Mas você também pode aplicar essa estratégia para gerar leads. Por meio de uma landing page, no qual os usuários se cadastram e participam de um sorteio de um produto ou serviço seu.

Você pode sortear, por exemplo, um mês grátis da sua empresa SaaS ou outro benefício que seja interessante para o seu negócio.

8.      Série de artigos

As séries de artigos também são uma isca digital interessante. O ideal é que você crie conteúdos que aproximem o seu negócio do seu público e que possam ser acessados por alguma landing page.

Você pode enviar os artigos de tempos em tempos por e-mail ou oferecer o acesso de uma só vez.

Mas, atenção! Os textos devem fazer com o que o usuário tenha interesse em se tornar um “assinante” deles.

9.      Teste gratuito

Quando você vende um software, é recomendável oferecer uma versão gratuita de teste para o usuário.

Você pode ofertar 7 dias sem custo para ele utilizar a ferramenta e entender como ela será usada para o seu negócio.

Essa prática é bem comum no mercado e existem diversos prazos, como 7, 15 e 30 dias.

10.  Quiz

O formato de quiz tem feito bastante sucesso entre os usuários também, já que testes instigam geralmente as pessoas a participarem. Portanto, é uma técnica que pode atrair os seus leads, principalmente se você conseguir inserir um pouco de humor nas perguntas.

E lembre-se: deve ser permitido o compartilhamento, o que é ótimo para o seu negócio.

As iscas digitais são uma ótima alternativa para você atrair e nutrir leads. Pense sempre em entregar um conteúdo de qualidade e que realmente corresponda às expectativas do usuário.

Verifique também qual dos formatos é o ideal para você, aquele que vai aumentar as suas conversões de forma significativa e gerar reputação para a sua marca.

11.  Trilhas de conteúdo

Trilhas de conteúdo são uma sequência de artigos, vídeos ou outros conteúdos projetados para educar ou informar seus clientes potenciais.

Eles podem ser usados para abordar um tópico específico ou para fornecer uma visão geral de um assunto mais amplo.

Essa série de conteúdo pode ser uma amostra de algo maior que a sua empresa pode oferecer. Fortalecendo estratégias de vendas de cursos online, por exemplo.

12.  Aplicativo

Os apps são ótimas ferramentas que as empresas têm a disposição para desenvolver seu negócio.

Como isca digital, ela pode ser uma vitrine de seu negócio, mostrando ofertas e produtos para seu público.

É claro, ofereça mais do que apenas um grande marketplace, algo que possa atrair seu público a baixar o app no celular.

13.  Comunidades

As comunidades são formas de aglutinar o seu público em um determinado espaço. E muitas vezes o virtual, como os grupos de WhatsApp ou fóruns.

Aqui, a ideia é concentrar um local para debates e discussões sobre o seu nicho, de forma que o seu negócio seja o mediador, possa captar informações para aprimorar estratégias e, claro, ofertar.

As pessoas, principalmente no âmbito profissional, estão propensas a participar de espaços que fomentem o seu nicho. Por isso, as comunidades se tornam uma ótima maneira de, até mesmo, se aproximar dessa audiência.

E aí, já conhecia essas iscas digitais? Quer mais saber? Então, aproveite para saber quais são os 9 canais para aumentar o tráfego do seu site ainda hoje.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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