Iugu: tudo o que você precisa saber

Atualizado há mais de 3 semanas

A Iugu é uma das ferramentas mais indicadas para quem atua no mercado digital, lojas virtuais, clubes de assinatura e marketplaces. Aliás, esses dois últimos são os principais foco da plataforma.

São dezenas de facilidades que otimizam os seus processos de venda e a sua operação financeira. A startup de automação financeira foi o primeiro software online a oferecer serviços completos para pagamento de acordo com a necessidade do seu negócio.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, acompanhe nosso artigo de hoje e descubra como funciona a iugu, quais são os meios de pagamento oferecidos, taxas, implementação e muito mais!

O que é a iugu?

Lançada em 2013, a iugu é um sistema completo que fornece a estrutura financeira para a administração da sua empresa.

A plataforma permite que empresas SaaS, marketplaces, apps e e-commerces ofereçam possibilidades de pagamento efetivas e ainda auxilia na gestão de cobrança delas.

Além disso, o software possui integrações rápidas e práticas, como o WooComerce, PrestaShop e outros.

A iugu é indicado para quem?

A iugu é a solução em automação financeira ideal para diversos tipos de negócios, como:

  • Marketplaces
  • SaaS
  • Vendas por Apps
  • E-commerces e lojas virtuais

Como vender com a iugu?

A iugu é uma plataforma voltada para a gestão financeira de negócios digitais. Portanto, não é indicada para quem vende offline.

O processo de vendas e gestão é o mesmo tanto para quem vai utilizar o sistema para cobranças avulsas e recorrentes em lojas virtuais como para marketplaces.

Atenção: a ferramenta não está disponível para quem é MEI (Microemprendedor Individual), apenas para empresas do Simples Nacional e outros regimes tributários.

Já para quem utiliza a plataforma em seu marketplace ou pretende fazer isso, existem funcionalidades específicas que falaremos em breve.

Os pagamentos podem ser realizados através de boleto bancário à vista e cartão de crédito com parcelamento em até 12 vezes.

Vantagens da iugu

Tem uma loja virtual ou outro negócio digital que necessita de um meio de pagamento integrado, seguro e transparente? Veja algumas das vantagens da iugu:

1. Checkout transparente

O checkout transparente permite que o sistema de pagamento seja implementado em seu aplicativo. Assim, o cliente realiza o pagamento dentro da sua loja, sem redirecionamentos.  Além disso, nessa modalidade, o comprador não precisa de cadastro prévio.

2. Compra com 1 clique

A funcionalidade armazena os dados do cartão do cliente de forma segura utilizando tokens. Assim, o processo de recompra é facilitado, já que não será necessário capturar novamente todos os dados do comprador.

3. Pagamentos simplificados

A iugu possibilita a criação de cobranças em forma de assinatura com emissão de faturas personalizadas, podendo ser cobradas em boletos ou cartão de crédito.

4. Personalização do nome na fatura do cliente

Com a iugu para cobranças, você pode personalizar o seu  “soft-descriptor”, que é o nome da cobrança exibido na fatura do cartão de crédito do cliente. A função também estimula a memorização do nome da sua marca pelos compradores!

5. Aprovação de vendas no cartão em duas etapas

O processo de pagamento realizado com cartões de crédito possui duas etapas: autorização e captura.

Na autorização, o sistema aguarda a liberação do pagamento pela administradora do cartão. Já na captura os dados do cliente são salvos, a fim de armazená-los internamente com total segurança.

Ah, enquanto as duas etapas não são concluídas, a mensagem “em análise” é exibida.

6. Configuração de repasse de taxas de parcelamento (nos casos de parcelamento)

As taxas dos parcelamentos podem ser acertadas pelo vendedor ou pelo comprador. O sistema iugu permite que o parcelamento, que é de 1 a 12 vezes, seja habilitado ou desabilitado.

7.  Métricas

Um panorama real contendo informações sobre o número de transações efetivadas, bem como informações relacionadas, é bem útil quando você quer descobrir se o seu negócio está realmente no trilho certo.

As métricas disponibilizadas pelo painel da iugu, por exemplo, trazem essas informações completas.

Através de gráficos em linhas, você tem acesso às transações realizadas nos últimos 30 dias e o volume em moeda e de assinaturas no mesmo período. Em moeda, o painel de métricas apresenta o valor transacionado no mês atual e mês anterior e as taxas.

8. Inteligência financeira

Veja o que você encontra nos dados apresentados pela inteligência financeira da iugu:

  • Gráficos ricos relacionados ao movimento da receita corrente;
  • Crescimento, perda e previsão de receitas;
  • Transações pagas;
  • Entradas em fluxo de caixa;
  • Perdas de clientes;
  • E muito mais!

Cá entre nós, não é fácil você encontrar tantas informações reunidas em somente um lugar em qualquer sistema de automação financeira, não é mesmo?

Esses dados permitem que você acompanhe o crescimento do seu negócio bem de perto. Vale frisar que tudo pode ser exportado nos formatos CSV e Excel!

9. Pagamentos recorrentes

A iugu também trabalha com o sistema de pagamentos recorrentes. Isso quer dizer que se o seu negócio é um clube de assinaturas, por exemplo, poderá contar com a plataforma para gerenciar esses pagamentos online.

Veja o que você pode fazer:

  • Flexibilizar a recorrência dos pagamentos (mensal, semanal, anual, etc).
  • Determinar os métodos de pagamentos aceitos para cada plano (boleto ou cartão de crédito).
  • Alterar planos com cálculo automático da diferença de valores.
  • Oferecer aos seus clientes períodos de teste de assinaturas.
  • Quando necessário, faturar valores variáveis a cada nova cobrança.

10. Gestão financeira

Nada melhor do que conseguir acompanhar a saúde financeira do seu negócio de forma clara e precisa, não é mesmo? Nesse sentido, a iugu está aí para te ajudar!

Dentro do ambiente virtual, é possível consultar toda a sua movimentação, além de exportar os extratos em formato OFX, XLS e CSV direto para os sistemas ERP.

Outras funções interessantes são:

  • Consulta e antecipação de recebíveis (manual e automática, com recorrência semanal ou personalizada);
  • Relatório de faturas pagas (nos formatos XLS e CSV);
  • Relatório de transferências;

11.  Notificações por e-mail

Quer manter o seu cliente por dentro de todos os estágios de compra e pagamento? As notificações por e-mail da iugu fazem isso por você. Aliás, a taxa de entrega de e-mails da iugu se aproxima a 96% e o layout é personalizável.

Sempre que um pagamento for realizado, você será notificado. Seus clientes também poderão receber avisos, em nome da empresa, sobre todos passos de seus pagamentos.

Quais são as facilidades exclusivas para marketplaces?

Como já falamos, a iugu oferece um pacote de vantagens específicas para marketplace. Se esse é o seu negócio, vale a pena analisar as facilidades:

1. Proxy de métodos de pagamento

Possibilita que todos os meios de pagamento aceitos sejam cadastrados por meio da conta mestre e utilizado pelas subcontas.

2. Transferências entre contas iugu

Você consegue realizar transferências entre a conta mestre e as demais subcontas iugu do marketplace. O processo de pagamento acaba se tornando ainda mais simples, prático e rápido.

3. Sistema automático de comissionamento

A definição da porcentagem de comissionamento pode ser realizada de forma automática. Com poucos cliques, é possível configurar o percentual de distribuição direta para a conta mestre do marketplace.

4. Gestão de subcontas

Como se fosse um cadastro simples de clientes, é possível criar e gerenciar subcontas através de sua conta mestre. Nesse ponto, a grande vantagem é que o comprador final não terá contato com a iugu - apenas com você, como vendedor.

5. Cobranças múltiplas em compra unificada

Quando falamos em marketplaces, falamos de vários vendedores em um mesmo ambiente. Nesse cenário, é preciso emitir cobranças diferenciadas para uma mesma compra.

A iugu conta com essa facilidade. É possível realizar inúmeras cobranças, porém, em uma compra única.

Leia mais: você sabe como gerenciar as suas notas fiscais no seu marketplace? Aproveite para baixar o guia rápido “Nota Fiscal para Negócios Digitais e Marketplaces” e descubra!

Quais são as taxas para quem vende com a iugu?

A iugu  possui duas taxas cobradas nas transações. A primeira varia de acordo  com o meio de pagamento e parcelamentos. A segunda está relacionada à quantidade de vendas processadas ao longo do mês. Explicamos melhor a seguir:

Vendas no boleto bancário e cartão de crédito

  • 2,51% por cada transação à vista realizada no cartão de crédito.
  • 3,21% por cada venda no cartão de crédito  parcelada entre 2 e 6 vezes.
  • 3,55% pelas transações no cartão parceladas entre 7 e 12 vezes.
  • 4,60% em cada venda pelo cartão de crédito Amex.
  • 1,28% para vendas no boleto bancário.
  • 2,5% para antecipação de recebíveis

Processamento das vendas

  • Até 200  = grátis
  • 1.000 = R$0,70
  • 2.000 = R$0,60
  • 4.000 = R$0,55
  • 8.000 = R$0,50
  • 16.000 = R$0,40
  • 32.000 = R$0,30
  • 62.000 = R$0,20
  • 128.000 = R$0,10
  • Acima de 128.000 = R$0,08

A tarifa de processamento é cobrada de forma pós-paga. Sendo assim, no final do mês, são relacionadas todas as transações realizadas, sendo emitida uma ordem de cobrança juntamente à mensalidade.

Tarifas exclusivas para marketplaces

  • R$1,00 para conta ativa de cada usuário comissionado.
  • R$2,00 por cada transferência bancária para usuário comissionado.

Como receber os pagamentos da iugu?

A iugu oferece duas opções em saques: automáticos e manuais.

Se a sua conta possui a função de saques automáticos ativada (que é a opção padrão oferecida pelo sistema), os valores são repassados para você em 1 dia útil após a confirmação do pagamento pelo comprador.

O prazo se estende para 3 a 4 dias úteis nos pagamentos via boleto bancário, já que eles dependem do sistema de compensação das instituições financeiras.

Quando há a solicitação manual dos saques, os valores são creditados em 1 dia útil após a requisição. Já os valores solicitados nos dias úteis entre 0h e 01h59 são creditados ainda no mesmo dia. 

Vale lembrar: as contas bancárias cadastradas para recebimento de valores devem possuir a mesma titularidade da conta iugu. Contas com titularidade divergentes não são aceitas pela plataforma.

Além disso, todas as atividades são direcionadas a empresas com CNPJ ou empreendedores formalizados, desde que não sejam MEI.

A iugu é segura?

Sabemos que uma das maiores preocupações quando o assunto é venda online está relacionada à segurança das transações, certo? E é completamente compreensível  uma vez que o ambiente virtual oferece certos riscos de fraude.

Mas fique tranquilo! É totalmente seguro utilizar a iugu como meio de pagamento e automação financeira.

Listamos para você dois bons motivos:

1. Pagamentos por tokens: sistema muito utilizado na América Latina, o pagamento via tokens garante segurança total dos dados do seu cliente. Quando as informações do cartão são inseridas no sistema, ele cria um token, que é uma chave de segurança para o comprador. As transações só podem ser realizadas por aquela pessoa quando as informações (token + validação do aparelho + conta do cliente) se cruzam corretamente.

2. Dados criptografados: os dados mais sensíveis, como números de documentos pessoais e cartões de crédito, são armazenados em servidores totalmente seguros. Além disso, as informações são criptografadas e não podem ser decifradas por terceiros.

Como gerenciar as suas notas fiscais com a iugu?

Com a iugu, você tem total controle sobre o seu negócio. Afinal, com a automação financeira e todas facilidades oferecidas pelo sistema, sobra muito mais tempo para você focar em outras atividades.

Mas vale ressaltar que a plataforma não possui nenhuma responsabilidade em relação à gestão fiscal do seu negócio. Por isso, o eNotas e a iugu possuem uma integração “automágica” para facilitar a sua vida.

Assim, você gerencia as suas vendas e emite as notas fiscais de cada umas delas automaticamente. Incrível, não é mesmo?

Assim, todas as vendas geradas pela iugu começam a aparecer no seu eNotas. A partir daí, as suas notas fiscais eletrônicas são emitidas de forma simples, prática e automática.

Veja como funciona:

O momento ideal em que a nota será gerada fica à sua escolha: você pode definir para que o documento fiscal seja emitido após a geração da fatura, depois da pagamento ou, ainda, após a garantia.

Outra facilidade incrível: as notas fiscais são enviadas por e-mail aos clientes!

E, não menos importante: sua relação com o contador também receberá um upgrade. Com o eNotas, você consegue compartilhar as versões PDF e XML das notas fiscais. Muito bom, não é mesmo?

E então, agora que você já descobriu como funciona a iugu, que tal entender como fazer a integração entre o eNotas e a iugu na prática? Confira agora mesmo!

Quer saber como funcionam outros meios de pagamento? Confira!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Fiz uma compra da empresa Loja Golden e o recibo do pagamento e da Iugu, ocorre que essa empresa que esta vendendo simplesmente não entregou a compra.

    1. Olá, Ruy! Nesse caso, se a negociação diretamente com a empresa não for efetiva, a solução é buscar seus direitos na Justiça.

  2. Gostaria de saber qual o produto adiquirido e a Iugu esta me cobrando nno Cartão de Crédito?12/09 IUGU*BEEHIVE PARC 01/03 São Paulo BR R$ 62,43

  3. Olá boa noite, vcs estão me cobrando o que? Não realizei nenhuma compra com vcs. Veio na minha há fatura uma compra no valor de 12× 5,92, compra esta que desconheço. Peço que por gentileza vcs façam o estorno. Irei entrar em contato com a financeira do meu cartão pra reclamar, desconheço essa compra.

  4. Recebi uma cobrança na fatura de meu cartão de crédito de r$ 12×5, 09…IUGU * WMP….. desconheço tal despesa!!!!.. poderiam me auxiliar a identificação de quem fez essa transação no cartão de crédito

    1. Olá, Danilo! Sinto muito por essa situação. Para saber do que se trata, é necessário entrar em contato diretamente com o suporte da iugu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.