Lançar novos produtos ou serviços pode ser um grande desafio . Muitas pessoas não sabem por onde começar, como colocar esse processo em prática, ou quais etapas deve seguir para garantir o sucesso. Para facilitar essa tarefa, surgiram os tipos de lançamento de produtos, como o lançamento perpétuo.
A Fórmula de Lançamento oferece métodos para lançar ofertas de maneira eficaz, incentivando o engajamento do público pelo dia do lançamento, contribuindo para o crescimento da receita de modo considerável.
E para que você entenda o que é o Lançamento Perpétuo, como ele funciona e como colocá-lo em prática, confira nosso post!
O que é a Fórmula de Lançamento?
Antes de tudo, é preciso entender melhor este conceito primordial. Fórmula de Lançamento é um programa que permite o desenvolvimento de técnicas de marketing e vendas para permitir o lançamento de produtos e serviços.
A técnica foi criada por Jeff Walker nos Estados Unidos. No Brasil, ele se tornou conhecido por meio de Érico Rocha, que adaptou a metodologia para o mercado brasileiro e a todos os interessados em desenvolver lançamentos online.
Atualmente, a Fórmula costuma ser aplicada em lançamentos de produtos digitais ou infoprodutos, e ficou muito conhecida entre empreendedores digitais e microempreendedores.
Como funciona?
A premissa da Fórmula de Lançamento é muito simples. Tudo é feito por meio ciclos que começam no relacionamento, usam o conteúdo, chegavam à oferta e terminavam no feedback.
Com o passar do tempo, a estratégia passou por várias atualizações e modificações, focando no relacionamento para gerar mais vendas e assim tem sido aplicada para trazer resultados a todos que a adotam em suas estratégias.
Atualmente, a Fórmula conta dois principais aspectos: treinamento online e eventos ao vivo. No treinamento online, o cliente pode acessar uma área exclusiva para membros, com aulas e materiais diferenciados.
Outra estratégia comum é o uso de um canal para solução de dúvidas e relacionamento com outros alunos, em que as redes sociais como Whatsapp, Telegram ou até mesmo o Facebook são usadas.
A segunda frente da Fórmula são os eventos, que reúne profissionais de diversas áreas e empresários que também desejam ter sucesso ao fazer um lançamento. é uma forma de ampliar o networking.
Mas não há spi um tipo de lançamento! Hoje são diversas modalidades, dependendo do objetivo pretendido: lançamento de afiliado, lançamento relâmpago, lançamento semente, lançamento externo… Hoje, nós vamos focar no lançamento perpétuo.
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O que é lançamento perpétuo?
O lançamento perpétuo, como o próprio nome diz, nunca acaba! É a prática de reapresentar um produto digital para novos leads, deixando-o disponível para compra.
Em outros modelos, como o lançamento interno, o produto ou serviço oferece um período limitado para realização da compra. Já no lançamento perpétuo, o carrinho não fecha nunca.
É a repetição de um lançamento anterior para novas pessoas que passaram a fazer parte da sua lista de contatos.
Uma grande vantagem desse modelo é a possibilidade de automatizar o lançamento para todas as pessoas que entrarem na sua lista de contatos. Além disso, economiza tempo, já que todas as ações serão feitas somente uma vez.
Para fazer um lançamento perpétuo de sucesso, é fundamental ter feito um lançamento interno de sucesso anteriormente, com um bom fluxo de leads e as ferramentas de automação de marketing necessárias.
Ou seja, os infoprodutos escolhidos devem ser prioritariamente bem aceitos no mercado. Além disso, é essencial escolher produtos que possam ser vendidos facilmente, sem necessidade de um maior suporte ao cliente.
Essa estratégia de vendas é muito boa para ter uma fonte fixa de ganhos. Itens como e-books ou cursos são boas ideais, desde que seu conteúdo seja duradouro, e não precise ser atualizado com frequência.
Diferença entre lançamento perpétuo e outros tipos
O lançamento perpétuo apresenta algumas particularidades em relação aos outros tipos.
No lançamento da semente, a estratégia é atrair pessoas interessadas em um determinado assunto, incentivá-las a compartilhar problemas e interesses. Dessa forma, você pode criar um produto totalmente direcionado a esse público, aumentando as chances de sucesso.
No lançamento interno, o infoproduto já está pronto, e você o divulga para seus contatos. Por outro lado, o lançamento externo é destinado para pessoas que ainda não estão na sua lista de contatos.
Há também o lançamento relâmpago, em que uma oferta é feita em curto espaço de tempo. Assim, as pessoas são incentivadas a comprar, diante da ideia de que o produto se esgote.
E, por fim, o lançamento perpétuo, em que você deixa o carrinho sempre aberto.
Então, a principal diferença entre esse lançamento e os outros, é que neste caso o carrinho nunca fecha. Porém, este tipo de lançamento é indicado quando outros tipos de lançamento já foram feitos anteriormente.
E fica um alerta! Nesse tipo de lançamento, é bem dificil alcançar um pico considerável de vendas, que costuma acontecer em outros modelos. Isso acontece porque o produto está sempre disponível, e, portanto, as vendas acontecem esporadicamente.
Como fazer um lançamento perpétuo?
Agora que você já conheceu um pouco da Fórmula de Lançamento e os diferentes tipos existentes, vamos nos aprofundar no lançamento perpétuo. Afinal, como fazer um? Para isso, é necessário seguir algumas etapas importantes e colocar a mão na massa. Confira:
Definição da oferta
Primeiramente, é preciso escolher qual será a oferta recorrente. Nesse caso, é interessante observar a aceitação do produto, como foi o desempenho, o interesse do público, o engajamento ao longo da divulgação. Um lançamento anterior pode ser o ideal para verificar o desempenho e começar com o pé direito.
Ou, ainda, fazer uma pesquisa de mercado com um novo produto. Assim, você tem certeza de que a sua solução será bem aceita pelos seus novos leads.
Criação da landing page
Criar uma landing page da oferta, ou seja, a página de venda, é muito importante. A página precisa ser chamativa para atrair o lead, construída para incentivá-lo a comprar.
E não se esqueça, é claro, de acrescentar informações sobre seu produto, destacando os seus benefícios, ressaltando como ele pode solucionar os problemas da sua persona.
Envio dos CPLs
Outra etapa essencial desse tipo de lançamento, é preparar os e-mails que serão enviados para os seus leads. Os chamados CPL (conteúdo de pré-lançamento), conforme descritos na Fórmula de Lançamento, é uma boa estratégia de divulgação.
Abertura do carrinho
Última etapa: abra o carrinho! Hora de configurar a plataforma de hospedagem para compra do seu infoproduto. Esse momento é importante, e portanto, deve ser comunicado aos leads. Você pode fazer isso nos grupos de redes sociais, e-mails, ou até mesmo através da sua própria conta na rede social.
Mão na massa!
Fazer um lançamento perpétuo requer paciência e persistência. Este modelo requer um pouco de experiência com lançamentos, mas pode apresentar grandes benefícios a longo prazo.
Se você estiver pensando em fazer um lançamento perpétuo, temos o material perfeito para você!
Confira um passo a passo para colocar seu produto perpétuo no ar, com dicas de estratégia e formas de aumentar suas vendas!
Lançamento perpétuo: o dica definitivo para colocar seu produto no ar e bombar as vendas