Marketing de afiliados vs. marketing de influência: qual é o melhor?

Atualizado há mais de 3 semanas

Com a ampliação e disseminação de novas estratégias de marketing, os empreendedores têm dúvidas sobre quais estratégias são interessantes para investir, como o marketing de afiliados e de influência.

Fato é que ambas vieram para ficar. De acordo com a Blog X, 40% dos profissionais de marketing em todo o mundo consideram o marketing de afiliados uma habilidade essencial.

Enquanto isso, de acordo com a Influencer Marketing Hub, o investimento global em marketing de influência aumentou de US$1,7 bilhão para US$13,8 bilhões entre 2016 e 2021.

Mas afinal, qual estratégia é mais vantajosa para sua empresa? Para saber, acompanhe até o fim esse texto e confira o que é marketing de afiliados e o marketing de influência, entendendo a suas diferenças, além das vantagens e desvantagens de cada um.

O que é marketing de afiliados?

O marketing de afiliados é uma estratégia em que uma empresa ou um infoprodutor se dispõe a usar um afiliado para alavancar suas vendas na internet.

O afiliado, por sua vez, é uma pessoa com capacidade de promover o produto, seja pelas redes sociais, pelo seu site, blog ou mesmo por mídia paga.

No marketing de afiliados, a plataforma de afiliados tem um papel fundamental: é nela em que o infoprodutor possui um espaço para disponibilizar seus infoprodutos e o afiliado escolhe qual quer potencializar.

A plataforma é uma intermediadora nesse processo, dando a oportunidade tanto do infoprodutor ter um ambiente para disponibilizar seus produtos, como também gerenciar suas vendas, como dá ao afiliado ferramentas para ganhar suas comissões.

A comissão, aliás, é outro aspecto importante do marketing de afiliados: é com ela que a pessoa afiliada tira suas rendas.

A depender da plataforma e até mesmo da configuração do infoprodutor, essa comissão pode variar.

Logo, o afiliado ganha por vendas — necessariamente — e em dinheiro.

Confira: Programa de afiliados: o que é e como criar um para seu produto digital 

Marketing de afiliados: o que esperar

Hoje em dia, mais de 80% das marcas têm programas de afiliados, de acordo com uma pesquisa da Mediakix. Não é à toa que essa modalidade é a aposta de milhares de empreendedores e empresas: são diversas vantagens. Confira algumas: 

Vantagens do marketing de afiliados

Das vantagens que o marketing de afiliados possui, a primeira e mais clara é que a comissão só é paga quando há vendas por parte do afiliado.

Ou seja, o infoprodutor não pagará por uma venda não realizada.

Outra vantagem é que o infoprodutor não precisa focar em estratégias de venda, apenas no desenvolvimento de seu produto — deixando para o afiliado (ou mesmo para um coprodutor) essa parte.

Mais um benefício é que no marketing de afiliados o produtor escolhe a comissão que o afiliado terá em cada venda.

Como você lerá, no de influência, isso pode depender do influencer, requerendo uma negociação.

Desvantagens do marketing de afiliados

Como desvantagens, há de se considerar que o seu produto precisa ser vendido, primeiramente, ao afiliado.

Ou seja, o afiliado precisa achar o produto interessante, a comissão vantajosa para se empenhar nela.

O afiliado também pode, a qualquer momento, retirar seu produto do ar.

Aliás, para o afiliado, é importante sempre pensar que o trabalho é para o infoprodutor ou e-commerce que é dona do produto, o que pode gerar mais autoridade para outra pessoa que não ele.

Ainda pensando no infoprodutor, o marketing de afiliados é muito competitivo, possuindo além dos concorrentes naturais do seu negócio ou produto, a concorrência entre os produtos que uma pessoa pode se afiliar.

Por isso, mais uma vez, é preciso ter um produto interessante com comissões relevantes para o afiliado.

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O que é marketing de influência

Por sua vez, o marketing de influência é a estratégia de divulgação que conta com o influencer como sua figura principal.

O influenciador é uma pessoa que trabalha sua imagem nas mídias sociais. Ela tem uma aproximação com o público e uma familiaridade com ele muito grande.

Seus conteúdos possuem muito engajamento, seja por compartilhamento de opiniões, por interesse em seu dia a dia ou mesmo por seu estilo de vida.

O marketing de influência aproveita dessa figura em forma de parceira: o influencer divulga um produto ou uma marca em troca de pagamento, ou mesmo permuta — ou mesmo os dois.

Nesse caso, há a negociação e o infoprodutor não possui tanta autonomia na porcentagem. O pagamento é feito pela divulgação, independente do total de vendas.

Características do marketing de influência

O marketing de influência é cada vez mais adotado por empresas do mundo todo. Por isso, é uma área em plena ascensão, com diversas oportunidades para quem deseja se tornar influenciador. 

Vamos conhecer melhor as vantagens e desvantagens dessa modalidade: 

Vantagens do marketing de influência

De acordo com a pesquisa da Oberio, 93% das marcas usam o marketing de influência em suas campanhas. Trata-se de uma área que traz benefícios tanto para influenciadores quanto para empresas. Veja: 

  1. 1. Identificação do público 

Há muitas vantagens no marketing de influência, mas a principal delas é a identificação do público com o influencer.

Uma das lógicas no marketing de influência é que, se o influencer recomenda uma marca ou um produto, seu público será fiel e muito provavelmente consumirá também.

O público, inclusive, é bastante nichado. O que pode promover uma ação com foco muito mais interessante e perto daquele que é o seu ideal.

  1. 2. Credibilidade 

Outro fator que a sua empresa ou seu produto “ganha” com o marketing de influência é a credibilidade do influencer.

O público associará os valores que eles possuem no influencer com a sua marca. Se tudo convergir, o potencial de seu produto crescer e se fidelizar nele são muito grandes.

Desvantagens do marketing de influência

Conhecer todas as possibilidades da modalidade de marketing adotada é muito importante, Por isso, confira algumas desvantagens do marketing de influência:

  1. 1. Dificuldade de rastreamento

Um dos principais pontos a se observar quando adota-se uma estratégia de marketing de influência é que o valor pago ao influencer pode não ser relativo a vendas, mas sim a divulgação.

Por isso, é muito difícil ter precisamente o resultado de uma campanha, ainda que URL rastreáveis possam solucionar essa questão.

  1. 2. Imagem e reputação do influencer

A imagem do influencer é um ponto muito importante. Nunca se sabe o que a internet está disposta a levantar o passado de uma determinada pessoa no mundo digital e quando isso acontece, pode ser problemático também para sua empresa ou produto.

Sem deixar de mencionar que as opiniões do influencer, se for polêmica, pode envolver também a sua marca.

Por isso, os riscos de ter uma imagem arranhada é grande no marketing de influência.

  1. 3. Escolha do parceiro

Finalmente, ainda que exista uma infinidade de influencers e dos mais variados tipos de conteúdos e temas, é desafiador encontrar e negociar com um influencer que tenha um público alvo e uma linha de comunicação parecida com a de sua marca.

Logo, achar o ideal pode levar tempo.

Qual estratégia é certa para você?

A melhor estratégia para você dependerá de seus objetivos específicos. Se você está procurando uma maneira de gerar um grande alcance e engajamento, o marketing de influência pode ser uma boa opção.

Se você está procurando uma maneira de gerar vendas, o marketing de afiliados pode ser uma melhor escolha.

Aqui estão algumas perguntas que você pode se fazer para ajudar a decidir qual estratégia é certa para você:

  • Quais são meus objetivos de marketing?
  • Qual é o meu orçamento?
  • Qual é o meu público-alvo?
  • Qual é o meu produto ou serviço?

Ao responder a essas perguntas, você poderá tomar uma decisão informada sobre qual estratégia de marketing é mais adequada para seus negócios.

Escolher entre o marketing de afiliados ou de influência pode ser algo que você precisa analisar com cuidado e, quando possível, até usá-las de forma paralela e complementar.

A nossa dica é: mantenha-se atualizado sobre as novidades do mercado e acompanhe os resultados das suas estratégias, independente de qual modalidade você escolher. 

Assim, saberá exatamente qual estratégia funciona melhor para o seu negócio! 

Aproveitando, é muito importante ficar por dentro das trends do mercado. Por isso, confira nosso post 7 tendências do marketing digital para 2024

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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