Melhores funcionalidades da Hotmart: quais são e como usar

Atualizado há mais de 1 semana

Se você é um produtor digital ou afiliado, certamente conhece ou usa a Hotmart. A plataforma é uma das mais usadas no mundo para vender e comprar produtos digitais, e já acumula mais 370 mil produtos cadastrados por 26 milhões de usuários, com vendas em mais de 188 países. 

Além de ser uma excelente ferramenta no mercado digital, a Hotmart oferece uma série de funcionalidades que te ajudam a vender e melhorar os resultados do negócio.

Pensando nisso, nós criamos este guia completo sobre as melhores funcionalidades da Hotmart para bombar seu negócio de vez!

A Hotmart 

A Hotmart é uma plataforma que intermedeia a venda de produtos digitais. Ela permite que você coloque um conteúdo no site, como e-books, webinars e cursos, e comece a vender. Você cria um perfil na plataforma, cadastra seu produto e pode acompanhar todas as vendas de perto. 

Por ser uma forma simples de comercializar produtos digitais e oferecer várias funções interessantes, a Hotmart se tornou a plataforma mais usada pelos produtores digitais.

Além disso, é uma ótima opção para quem é afiliado, ou seja, a pessoa que quer vender o produto e recebe uma comissão, mas não necessariamente participou da sua criação.

Melhores funcionalidades da Hotmart

Hoje, existem várias funcionalidades que permitem otimizar a sua estratégia de vendas e oferecem formas de contribuir ainda mais com o seu negócio. 

Usar essas funções pode oferecer insights para tornar sua estratégia muito mais assertiva. Separamos algumas funcionalidades do Hotmart que podem te ajudar a bombar seu negócio. Confira: 

1. Chat 

Antes de comprar um produto ou até mesmo após o pagamento, o cliente pode ter algumas dúvidas. Muitas delas podem ser decisivas para que ele faça ou compra ou não. Por isso, é muito importante que ele consiga falar com você.

Dessa forma, o chat é uma ferramenta essencial para deixar tudo esclarecido e contribuir para a concretização da conversão. Esse atendimento aproxima você do seu cliente, ajudando também a criar uma conexão.

De acordo com uma pesquisa da feita pela Mckinsey, 70% das experiências de compra podem ser influenciadas de acordo com a maneira como o cliente está sendo atendido e tratado.

Na Hotmart, a função do chat está disponível e aparece para os clientes que acessam a página de pagamento do seu produto. Esta opção já está integrada com os sistemas Zopim, Zendesk e Tawk.to. Para fazer a integração é bem fácil, basta clicar no menu “Meus Produtos”, selecionar o produto que terá o chat na página de pagamento e clicar em “Editar”. 

Depois, é só escolher a plataforma que você deseja integrar e registrar o código ID no campo mostrado e salvar. Lembrando que o código ID fica disponível na plataforma que você escolheu. 

2. Avaliação dos clientes

A avaliação dos produtos é muito importante para construir uma boa reputação. Um produto bem avaliado, com comentários ou reviews, proporciona muito mais confiança. A avaliação do produto está disponível na Hotmart, e, ao ativá-la, a página de pagamento passa a mostrar a nota de avaliação dos clientes que já compraram o produto. 

Para ativar, basta acessar sua conta na Hotmart, ir para Ferramentas e clicar em Aparência da Página de Pagamento. Na página seguinte, escolha o produto e clique no lápis para editar. Depois, é só escolher a opção Avaliações e preencher os campos.

3. Contagem Regressiva

Outra função que pode ajudar a converter mais é a contagem regressiva! Ela se baseia no gatilho mental da urgência. Basicamente, a ideia é criar a necessidade de agir rápido, estimulando o cliente a comprar assim que possível. 

Na Hotmart, essa função está disponível e pode ser ativada a qualquer momento! É possível criar um argumento de vendas e colocá-lo na frase ao lado do relógio. O tempo para fechar a compra pode ser de até 16 minutos (960 segundos).

Para ativar, acesse o segmento Ferramentas, clique em Aparência da Página de Pagamento, selecione o produto e escolha a Contagem Regressiva. Prontinho, agora é só criar um argumento de venda matador e o tempo de contagem que será exibido.

4. HotPay

O HotPay é um sistema de pagamentos exclusivo da Hotmart. Ele foi criado pensando no mercado de produtos digitais, com o objetivo de simplificar o processo de venda e pagamento de infoprodutos.  

Ele permite vender para qualquer lugar do mundo, aceita diversas bandeiras de cartão de crédito usadas internacionalmente e tem meios de pagamento específicos de alguns países. 

Além disso, a HotPay apresenta uma super vantagem: a possibilidade de fazer pagamentos com dois cartões de crédito. 

Para ativar essa opção para seus clientes, é só acessar a aba Ferramentas, clicar em Configurações de pagamento, selecionar o produto e ativar a opção 2 Cartões de Crédito. 

5. Hotmart Analytics

O Hotmart Analytics é uma ferramenta que reúne e exibe os dados do seu negócio na plataforma, como número de vendas, taxa de conversão, dados por segmentações, visitas nas páginas, etc. 

O Analytics contém 5 abas: 

  • Home: números gerais do seu produto, dados interessantes para moldar e adaptar sua estratégia, como número total de visitantes e  páginas monitoradas pelo código;
  • Segmentações: dados segmentados dos visitantes de diversas formas;
  • Páginas: métricas de conversão e uso de cada página rastreada pelo código;
  • Conversões: conversões de cada parâmetro dos links de divulgação (hotlinks);
  • Visões de Produto: dados do seu negócio e produtos cadastrados.

Assim como no Google Analytics, o Hotmart Analytics é gratuito e requer a instalação do Código de Rastreamento nas páginas que você quer monitorar. Com este código adicionado aos links, as informações passam a ser compiladas. 

A instalação depende de qual plataforma você usa para hospedar sua página. A página do Hotmart Analytics está disponível em todas as contas. 

6. Order Bump

Outra ferramenta interessante disponível na Hotmart é o Order Bump, recurso usado para oferecer um outro item ao cliente ao cliente na página de pagamento. Trata-se de uma prática de upsell, ou seja, uma estratégia de vendas para aumentar o valor que o cliente gastou com seus produtos por meio do oferecimento de itens complementares. 

No Order Bump, ao comprar um produto e ser direcionado até a página de pagamento, o cliente se depara com uma outra oferta de produto complementar, geralmente com um valor mais baixo. Assim ele compra dois itens de uma vez só, aumentando o ticket médio. 

Para configurar o Order Bump na Hotmart, é preciso acessar o menu Ferramentas na conta, e depois Aparência da Página de Pagamento. Lá, selecione o produto que terá outro item complementar na Página de Pagamento e clique em Continuar.

Para quem já usa a solução Aparência da Página de Pagamento, é só escolher a página que deseja acrescentar outro  produto.Se você ainda não habilitou essa função, confira nesse artigo como  configurar a Aparência da Página de Pagamento.

Na Aparência da Página de Pagamento, selecione a opção Order Bump, escolha o produto e a oferta do produto complementar. Clique em Inserir e posicione a área pontilhada para colocar o local de sua oferta. Salve tudo, e pronto! Seu Order Bump está configurado. 

7. Pixel de rastreamento

O pixel de rastreamento é um gerenciador de campanhas que apresenta dados sobre o desempenho de um conteúdo impulsionado. Na Hotmart, ele ajuda a descobrir mais informações sobre os clientes em ferramentas externas à plataforma.

O pixel é um código JavaScript que é aplicado na página e acompanha todas as ações que um lead faz ao visitá-la. Cada plataforma tem um pixel de rastreamento próprio, como o Facebook e o Google.

Na prática, quando uma pessoa acessa um e-commerce, por exemplo, esse código é ativado e começa a “orientar” os anúncios certos para a pessoa, de acordo com a jornada que teve no site.

Com o pixel de rastreamento, fica mais fácil segmentar clientes de acordo com o seu objetivo, e entender melhor os resultados das suas campanhas por meio do comportamento do lead nas páginas.

8. Parâmetros de Acompanhamento SRC e SCK

Uma forma interessante de ter insights é usando os parâmetros de acompanhamento, um recurso da Hotmart que poucas pessoas conhecem, mas que pode fazer grande diferença. 

Basicamente, trata-se de um código de acompanhamento que é inserido no hotlink (o link de divulgação do produto), e monitora as vendas para rastrear sua origem. Toda vez que alguém fizer uma compra do seu produto, você vai saber a origem dela e essa informação fica salva no seu parâmetro.

Padronizando o parâmetro para todas as plataformas que você usa para vender, fica fácil descobrir a origem de todas as suas vendas. Com essa informação, você sabe exatamente qual canal está dando mais resultados. 

Para inserir o parâmetro de identificação no link de divulgação, o padrão ideal para produtores é o SCK. 

Assim, supondo que você tenha uma campanha no Facebook e deseja saber quais vendas se originam dela, o link ficaria assim: https://pay.hotmart.com/XYZ?checkoutMode=X&sck=FB

Por outro lado, se você é afiliado, o parâmetro SRC deve ser adicionado ao link. Para isso, basta inserir o parâmetro ?src=xxx (sendo que o XXX é a identificação que você deseja) no final do Link de Divulgação

Neste artigo da Hotmart você confere o passo a passo para definir seus padrões de acompanhamento.

9. eNotas

Um grande desafio dos empreendedores digitais é a emissão de nota fiscal. Enquanto determinam estratégias para o crescimento do negócio, é preciso ainda se preocupar com a emissão do documento. Pensando nisso, a Hotmart tem uma integração com o eNotas, uma solução de emissão automática de notas fiscais.

Com a integração, as vendas feitas na Hotmart são enviadas automaticamente para a plataforma, e as notas fiscais são emitidas automaticamente. Você pode ainda configurar quando a nota deve ser emitida e enviada para o cliente, tornando o processo muito mais prático e criando tempo para que você possa focar no seu negócio.

Além disso, a integração é bem simples, e pode ser feita em poucos passos, como é descrito neste artigo.

Esperamos que esse post tenha solucionado suas dúvidas e esclarecido um pouco mais sobre as funcionalidades da Hotmart!

Se você quiser conhecer mais funcionalidades, dominar a plataforma e bombar seu negócio de vez, confira nosso material completo:

Guia de funcionalidades da Hotmart que vão te fazer vender mais!

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Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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