Mercado de afiliados: um guia completo para iniciantes

Atualizado há mais de 1 semana

A internet tem um novo mercado promissor, que se tornou uma opção viável de empreendedorismo para muitos: o mercado de afiliados. O setor segue em crescimento e apresenta boas oportunidades para quem quer se tornar afiliado. 

Prova disso são os números. Em 2024, o mercado de afiliados deve alcançar cifras superiores a US$ 15,7 bilhões em 2024, de acordo com um estudo da Dustin Howes.

O sucesso do setor se deve ao fato de que o mercado de afiliados é uma ótima forma para ganhar dinheiro na internet, sem precisar ter experiência com vendas ou marketing digital. Para se aventurar como afiliado, o que importa é ter vontade de aprender!

Por isso, se você é iniciante nesse setor e quer começar a empreender, preparamos um guia completo para iniciantes que querem ingressar no mercado de afiliados. 

O que é o mercado de afiliados?

O mercado de afiliados é uma estratégia de marketing digital em que um afiliado promove produtos ou serviços de um produtor e ganha uma comissão sobre as vendas feitas a partir de sua divulgação.

Basicamente, o afiliado divulga produtos de terceiros, o que elimina os gastos que ele teria com a fabricação e estoques próprios.

Uma das formas mais comuns de afiliação é a digital, em que os indivíduos ficam dedicados à comercialização de produtos digitais desenvolvidos por terceiros, conhecidos como infoprodutos. 

O que é programa de afiliados?

Para se tornar afiliado, é preciso escolher um programa de afiliados. Trata-se de uma parceria estratégica entre o criador de um produto e o afiliado, também conhecido como vendedor. 

Basicamente, as plataformas digitais oferecem programas de afiliados que funcionam da seguinte maneira: o criador do produto disponibiliza seu produto para afiliação em uma plataforma online.

Hoje, você pode escolher entre diversas opções de programas de afiliados, como o da Hotmart, Monetizze, Kiwify, e muitos outros. 

Como começar no mercado de afiliados?

O primeiro passo para começar como afiliado é escolher seu nicho de atuação e em qual plataforma você divulgará seus produtos. 

O programa de afiliados é uma parceria estratégica entre o criador de um produto e o afiliado, também conhecido como vendedor. 

Basicamente, as plataformas digitais oferecem programas de afiliados que funcionam da seguinte maneira: o criador do produto disponibiliza seu produto para afiliação em uma plataforma online.

Ao se afiliar, o afiliado concorda em divulgar o produto e receber uma comissão a cada venda feita. O produtor deve criar os links de divulgação e garantir uma distribuição segura de comissões, entre outras funcionalidades fundamentais. 

E, claro, para promover produtos, é necessário escolher um canal adequado. Por isso, o ideal é escolher as redes sociais em que o público do seu nicho está mais presente.

Como fazer minha primeira venda como afiliado?

Para fazer a primeira venda como afiliado, é preciso ter sua estratégia de marketing e divulgação definidas, bem como escolher o melhor programa de afiliados para o seu cenário. 

Sabemos que, no início, dar o primeiro passo pode parecer difícil, diante de tantas etapas e informações. Mas, com alguns insights e dicas, é possível estabelecer um plano de marketing eficiente!

Para te ajudar nisso, preparamos um guia completo de mercado de afiliados para iniciantes! 

Aqui, você vai conferir dicas para saber qual é o seu nicho, como escolher os produtos para vender, as melhores plataformas para vender produtos como afiliado, canais para divulgar produtos, estratégias de marketing e métricas para ficar de olho.

Tire suas dúvidas e comece a faturar como afiliado: 

Mercado de afiliados: um guia completo para iniciantes

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.