Mercado de afiliados para iniciantes: o que é e como começar

Atualizado há mais de 1 semana

O mercado de afiliados despontou na internet como um segmento promissor, que se tornou uma opção viável de empreendedorismo para muitos.

O mercado segue em crescimento e apresenta boas oportunidades para quem quer se tornar afiliado. 

Prova disso são os números. Em 2024, o mercado de afiliados deve alcançar cifras superiores a US$ 15,7 bilhões, de acordo com um estudo da Dustin Howes.

O sucesso se deve ao fato de que o mercado de afiliados é uma ótima forma para ganhar dinheiro na internet, sem precisar ter experiência com vendas ou marketing digital. Para se aventurar como afiliado, o que importa é ter vontade de aprender!

Por isso, se você é iniciante nesse setor e quer começar a empreender, preparamos um guia completo para iniciantes que querem ingressar no mercado de afiliados

Confira:

O que é o mercado de afiliados?

O mercado de afiliados é uma estratégia de marketing digital em que um afiliado promove produtos ou serviços de um produtor e ganha uma comissão sobre as vendas feitas a partir de sua divulgação.

Basicamente, o afiliado divulga produtos de terceiros e não precisa gastar tempo e recursos com a produção de um item próprio.

Assim, o trabalho dos afiliados é divulgar infoprodutos criados por outras pessoas, os produtores.

O que é infoproduto?

Os infoprodutos são produtos digitais que fornecem conhecimento ou informações e tem o objetivo de ensinar. Eles são produzidos pelos infoprodutores, que também são chamados de creators ou produtores digitais.

A ideia desses produtos é tornar o acesso à informações mais fácil, já que tudo é feito online. 

Além de transmitir conhecimento específico, os infoprodutos também têm a capacidade de entreter, gerar engajamento e oferecer diversas soluções.

O que é programa de afiliados?

Você deve estar se perguntando: como posso encontrar produtos para divulgar? Para se tornar afiliado, o primeiro passo é escolher um programa de afiliados

Trata-se de uma parceria estratégica entre o criador de um produto e o afiliado, também conhecido como vendedor. 

Basicamente, as plataformas digitais oferecem programas de afiliados que funcionam da seguinte maneira: o criador do produto disponibiliza seu produto para afiliação em uma plataforma online.

Então, você, afiliado, escolhe produtos nessas plataformas e se candidata para se tornar um afiliado.

Alguns produtores deixam a afiliação para o produto livre, ou seja, só é necessário fornecer informações de contato e começar a divulgar. 

Outros, preferem aprovar as inscrições para afiliação e podem solicitar mais algumas informações.

Com a afiliação aprovada, você já pode divulgar os produtos, seja pela rede social, tráfego pago, vídeos no YouTube, etc. A cada venda feita, você receberá uma comissão!

Hoje, você pode escolher entre diversas opções de programas de afiliados, como o da Hotmart, Monetizze, Kiwify, e muitos outros. 

Como as vendas são contabilizadas no mercado de afiliados?

Uma dúvida comum é: como o produtor vai saber quais vendas foram feitas por meio da minha divulgação?

Isso é feito por meio do link de afiliado, uma URL exclusiva que identifica o afiliado responsável por uma venda.

Este link é fornecido pelo produtor do infoproduto, e contabiliza as vendas feitas por meio da divulgação do afiliado.

Por exemplo: vamos supor que você divulgue um curso online. O produtor desse curso fornece um link exclusivo que contabiliza cada venda que a sua divulgação gera.

Com esse link de afiliado, é possível identificar quais são os parceiros, as vendas que ele realizou e dividir precisamente a comissão de vendas.

Como começar no mercado de afiliados?

Agora que você já sabe como o mercado de afiliados funciona, é hora de conferir algumas dicas para começar ativamente. 

  1. Escolha um nicho

O primeiro passo para começar no mercado de afiliados é escolher um nicho de mercado. Basicamente, o nicho é o segmento pelo qual muitas pessoas têm interesse. Exemplos são os nichos de beleza, saúde, finanças, empreendedorismo, etc.

A vantagem de escolher um nicho é justamente ter como alvo pessoas com interesses semelhantes, e que têm mais chances de gostar do seu conteúdo. 

Então, se você já fala sobre moda no seu perfil, por exemplo, pode apostar nesse nicho e procurar afiliações com produtos relacionados, como lojas de roupas, acessórios ou cursos de moda. 

Isso ajuda a direcionar seus esforços, a forma como você vai divulgar o produto e a linguagem usada para isso. 

  1. Tenha presença online

Com o seu nicho em mente, um dos pontos mais importantes para afiliados é estabelecer uma presença online

Para que você possa divulgar um produto, precisa ter uma audiência. Por isso, uma opção é apostar nas redes sociais.

Você pode criar um novo perfil do zero, ou aproveitar a sua conta. O foco é sempre manter uma frequência de postagens, com conteúdos que se aproximem da sua audiência. Aposte em temas que gerem interesse do seu público.

Mas, se você não quiser aparecer nas redes sociais, outra opção é recorrer ao tráfego pago. Por meio de anúncios no Google e nas redes sociais, você pode divulgar os produtos e alcançar o público desejado com precisão. 

  1. Estude seu público-alvo

Conhecer profundamente o público-alvo é essencial para sua estratégia. Observe quais são os desejos, desafios e objetivos da sua audiência. 

Analise se os produtos que você considera para afiliação realmente fazem sentido com esse público.

Quais pessoas consomem esse produto? Observe as principais características, como idade, gênero, profissão, objetivos e desafios dessas pessoas.  

Cada público-alvo tem suas particularidades, como a preferência por certa linguagem, as redes sociais mais utilizadas e o tom de comunicação mais eficaz. Por isso, você precisa compreender essas preferências a fim de alcançar seu público de maneira mais eficiente.

  1. Defina suas estratégias

Existem diversas formas para divulgar um produto online: redes sociais, blog posts, e-mail marketing, tráfego pago, etc.

Para que você alcance sua audiência com eficiência, antes de qualquer coisa, é preciso fazer um planejamento de marketing

Considere todos os canais que você pretende utilizar e defina ações para cada um. Se o seu foco será pela divulgação orgânica no Instagram, por exemplo, faça um planejamento de postagens.

Defina quais serão os formatos de cada post (stories, posts no feed, reels), os temas abordados em cada um e a frequência de postagens. 

Isso ajuda você a manter uma constância de divulgação, organiza seus esforços e permite que você entenda com mais clareza quais divulgações dão resultado. 

Como escolher um produto para afiliação?

Um erro comum de muitos afiliados que estão iniciando é se afiliar para diversos produtos, sem considerar alguns aspectos. 

Antes de se afiliar, é preciso analisar os produtos, começando pela reputação. Certifique-se de que se trata de um material verdadeiro, que realmente cumpre o que promete.

Afinal, como afiliado, sua indicação e reputação são pilares para seu trabalho. Por isso, ao divulgar produtos de qualidade duvidosa, você corre o risco de manchar sua imagem perante o público. 

Além disso, antes de se afiliar, pesquise sobre o produto e o produtor. Leia as avaliações em mais de um lugar, se possível, como os comentários da plataforma de afiliados, Reclame Aqui e avaliações do Google. 

Como fazer minha primeira venda como afiliado?

Para fazer a primeira venda como afiliado, é preciso ter sua estratégia de marketing e divulgação definidas, bem como escolher o melhor programa de afiliados para o seu cenário. 

Sabemos que, no início, dar o primeiro passo pode parecer difícil, diante de tantas etapas e informações. Mas, com alguns insights e dicas, é possível estabelecer um plano de marketing eficiente!

Para te ajudar nisso, preparamos um guia completo de mercado de afiliados para iniciantes!

Aqui, você vai conferir dicas para saber qual é o seu nicho, como escolher os produtos para vender, as melhores plataformas para vender produtos como afiliado, canais para divulgar produtos, estratégias de marketing e métricas para ficar de olho.

Tire suas dúvidas e comece a faturar como afiliado: 

Mercado de afiliados: um guia completo para iniciantes

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.