Meta Ads: o que saber antes de colocar seu anúncio no ar

Atualizado há mais de 3 semanas

Você sabe que a internet, em especial as redes sociais, se transformou em um grande balcão de oportunidade de negócios. O que lança o olhar para plataformas de gestão de anúncios, como o Meta Ads.

Você também pode ouvir o conteúdo clicando no player a seguir:

Conhecida por ser a empresa detentora do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, a Meta possui uma das melhores e maiores plataformas de gerenciamento de anúncios digitais do mercado.

Por isso mesmo, ela precisa estar na lista de prioridades quando uma estratégia de ads for elaborada. Quer saber por quê? Acompanhe a leitura.

O que é o Meta Ads?

O Meta Ads é a plataforma de gerenciamento de anúncios da Meta, a antiga Facebook, que atualmente, além da rede social, ainda tem o Instagram e o WhatsApp em seu leque de negócios.

Ela é a responsável por gerenciar os anúncios nessas plataformas. É por ela que você configura toda campanha que poderá aparecer no feed do Facebook e do Instagram.

Logo, é nela que você tem a possibilidade de ampliar o alcance de sua marca pelas redes sociais, seja para ganhar mais seguidores ou mesmo vender um produto.

Veja como criar os anúncios dentro dos critérios ideias estabelecidos pelas plataformas.

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Simule em tempo real as copies dos seus anúncios de acordo com cada plataforma. É simples e rápido. 

Confira: O que é, como funciona e como anunciar no Facebook Ads 

Como colocar um anúncio do Meta Ads no ar?

O primeiro passo para criar um anúncio no Meta Ads é ter um perfil na plataforma, que pode ser o seu login no Facebook ou no Instagram.

Antes, porém, é preciso estabelecer os objetivos de sua campanha de anúncio. Para colocar um ads no ar, estabeleça se você quer ganhar seguidores, aumentar o alcance de uma publicação ou gerar cliques em um link.

Cada uma dessas opções pode gerar efeitos e resultados diferentes em sua estratégia, por isso, antes de seguir, estabeleça isso com segurança.

Com isso definido e com o login feito na plataforma, você precisa:

  • No canto direito superior, clique em “Criar”;
  • Escolha “Leilão” como tipo de compra;
  • Determine o objetivo do seu anúncio, que precisa ser alinhado com o que você definiu antes de começar a criar a campanha;
  • Faça uma descrição de sua campanha;
  • Clique em continuar;
  • No painel de criação, você pode editar a sua publicação;
  • Depois de criado, você pode determinar o orçamento diário para sua campanha, que será o valor por dia que deseja gastar em seu anúncio;
    • Outra opção é o valor do orçamento, que é um total conforme o tempo de sua campanha.

Dessa forma, você configurou uma campanha alinhando seus objetivos e o seu orçamento, que, como percebeu, foi feito com valores diários ou totais.

Assim, a plataforma distribuirá seu anúncio conforme o orçamento estabelecido, equilibrando com o tempo de duração que você escolher.

Outra forma de criar uma campanha é configurá-la com alcance e frequência como o tipo de compra.

Nesse caso, em vez de leilão, escolha “Alcance e frequência” em tipo de compra. A partir daí:

  • Escolha o objetivo, lembrando que alguns não estarão disponíveis nessa categoria de compra;
  • Clicando em continuar, você seguirá para criação da publicação;
  • Depois de criado, você pode escolher “Categoria de anúncio especial”, caso seu anúncio se enquadre.

Dicas para um anúncio de sucesso no Meta Ads

Como você pode perceber, o sucesso de seu anúncio depende muito do objetivo da campanha e de como o configura na plataforma.

Contudo, algumas dicas podem ajudar o bom desempenho de sua campanha, como.

  • Tenha uma persona;
  • Segmente seu público;
  • Invista em imagens de qualidade;
  • Utilize técnicas de copywriting no texto.

Tenha uma persona

A persona é uma espécie de “humanização” de sua marca. Ela precisa ser construída com base nos gostos de seu público, para que você saiba como se comportar diante dele.

Tendo uma persona, você consegue se comunicar com seu público, entender seus gostos, as principais dores e quais são suas preferências.

Isso tudo ajuda a personalizar a sua campanha na meta Ads e ter melhores resultados.

Confira: O que é brand persona e por que seu negócio precisa de uma 

Segmente seu público

A segmentação de público é uma das configurações que você pode fazer na ferramenta. Basicamente, você dirá ao Meta Ads quem quer alcançar com os anúncios.

Dessa forma, a plataforma direciona os anúncios de acordo com essas características, definida por você.

Essa segmentação pode ocorrer com preferências do usuário, como o que ele segue, onde está, faixa etária, gênero…

Invista em imagens de qualidade

Se você escolher imagens para o seu anúncio, não deixe de ter qualidade e que ilustra bem seu anúncio.

Opte por imagens em que o público reconheça sua intenção nele ou mostre bem seu produto.

Utilize técnicas de copywriting no texto

O copywriting é uma técnica que permite criar textos objetivos e que instigue uma pessoa em fazer determinada ação, seja em um anúncio, em um botão, em um título…

Além de criar chamadas criativas e instigantes, a copy ainda consegue trazer argumentos sólidos para a validação do potencial cliente.

Esses argumentos são números, citações de funcionalidades que sejam bem quistas pelo público em seu produto, depoimentos de quem já conhece sua marca…

Tudo isso ajuda o público a entender a importância de seu produto ou marca no anúncio. Lembrando que cada clique possui um valor — o CPC — que pode determinar o quanto sua campanha desempenha no Meta Ads.

Por isso, é muito importante que, quando o clique é dado no anúncio, a pessoa já esteja pronta para a conversão, para que o ads seja um sucesso.

Então, ter uma copy bem elucidativa, uma segmentação de público e uma linguagem bem próxima, ajudarão sua campanha no Meta Ads, bem como a configuração na plataforma.

Lembre-se que, por mais simples que seja configurar uma campanha no Meta Ads, uma pessoa especialista no assunto, pode tornar seus anúncios muito mais estratégicos.

Portanto, não deixe de considerar contratar uma pessoa especialmente para cuidar de seus ads.

Depois disso, sua preocupação é atender as demandas de vendas. E cuidar da emissão das notas, afinal, você não quer se atrapalhar com a legislação, não é?

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