Meta Ads: o que saber antes de colocar seu anĂșncio no ar

Atualizado hĂĄ mais de 3 semanas

VocĂȘ sabe que a internet, em especial as redes sociais, se transformou em um grande balcĂŁo de oportunidade de negĂłcios. O que lança o olhar para plataformas de gestĂŁo de anĂșncios, como o Meta Ads.

VocĂȘ tambĂ©m pode ouvir o conteĂșdo clicando no player a seguir:

Conhecida por ser a empresa detentora do Facebook, do Instagram e do WhatsApp, a Meta possui uma das melhores e maiores plataformas de gerenciamento de anĂșncios digitais do mercado.

Por isso mesmo, ela precisa estar na lista de prioridades quando uma estratĂ©gia de ads for elaborada. Quer saber por quĂȘ? Acompanhe a leitura.

O que Ă© o Meta Ads?

O Meta Ads Ă© a plataforma de gerenciamento de anĂșncios da Meta, a antiga Facebook, que atualmente, alĂ©m da rede social, ainda tem o Instagram e o WhatsApp em seu leque de negĂłcios.

Ela Ă© a responsĂĄvel por gerenciar os anĂșncios nessas plataformas. É por ela que vocĂȘ configura toda campanha que poderĂĄ aparecer no feed do Facebook e do Instagram.

Logo, Ă© nela que vocĂȘ tem a possibilidade de ampliar o alcance de sua marca pelas redes sociais, seja para ganhar mais seguidores ou mesmo vender um produto.

Veja como criar os anĂșncios dentro dos critĂ©rios ideias estabelecidos pelas plataformas.

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Simule em tempo real as copies dos seus anĂșncios de acordo com cada plataforma. É simples e rĂĄpido. 

Confira: O que Ă©, como funciona e como anunciar no Facebook Ads 

Como colocar um anĂșncio do Meta Ads no ar?

O primeiro passo para criar um anĂșncio no Meta Ads Ă© ter um perfil na plataforma, que pode ser o seu login no Facebook ou no Instagram.

Antes, porĂ©m, Ă© preciso estabelecer os objetivos de sua campanha de anĂșncio. Para colocar um ads no ar, estabeleça se vocĂȘ quer ganhar seguidores, aumentar o alcance de uma publicação ou gerar cliques em um link.

Cada uma dessas opçÔes pode gerar efeitos e resultados diferentes em sua estratégia, por isso, antes de seguir, estabeleça isso com segurança.

Com isso definido e com o login feito na plataforma, vocĂȘ precisa:

  • No canto direito superior, clique em “Criar”;
  • Escolha “LeilĂŁo” como tipo de compra;
  • Determine o objetivo do seu anĂșncio, que precisa ser alinhado com o que vocĂȘ definiu antes de começar a criar a campanha;
  • Faça uma descrição de sua campanha;
  • Clique em continuar;
  • No painel de criação, vocĂȘ pode editar a sua publicação;
  • Depois de criado, vocĂȘ pode determinar o orçamento diĂĄrio para sua campanha, que serĂĄ o valor por dia que deseja gastar em seu anĂșncio;
    • Outra opção Ă© o valor do orçamento, que Ă© um total conforme o tempo de sua campanha.

Dessa forma, vocĂȘ configurou uma campanha alinhando seus objetivos e o seu orçamento, que, como percebeu, foi feito com valores diĂĄrios ou totais.

Assim, a plataforma distribuirĂĄ seu anĂșncio conforme o orçamento estabelecido, equilibrando com o tempo de duração que vocĂȘ escolher.

Outra forma de criar uma campanha Ă© configurĂĄ-la com alcance e frequĂȘncia como o tipo de compra.

Nesse caso, em vez de leilĂŁo, escolha “Alcance e frequĂȘncia” em tipo de compra. A partir daĂ­:

  • Escolha o objetivo, lembrando que alguns nĂŁo estarĂŁo disponĂ­veis nessa categoria de compra;
  • Clicando em continuar, vocĂȘ seguirĂĄ para criação da publicação;
  • Depois de criado, vocĂȘ pode escolher “Categoria de anĂșncio especial”, caso seu anĂșncio se enquadre.

Dicas para um anĂșncio de sucesso no Meta Ads

Como vocĂȘ pode perceber, o sucesso de seu anĂșncio depende muito do objetivo da campanha e de como o configura na plataforma.

Contudo, algumas dicas podem ajudar o bom desempenho de sua campanha, como.

  • Tenha uma persona;
  • Segmente seu pĂșblico;
  • Invista em imagens de qualidade;
  • Utilize tĂ©cnicas de copywriting no texto.

Tenha uma persona

A persona Ă© uma espĂ©cie de “humanização” de sua marca. Ela precisa ser construĂ­da com base nos gostos de seu pĂșblico, para que vocĂȘ saiba como se comportar diante dele.

Tendo uma persona, vocĂȘ consegue se comunicar com seu pĂșblico, entender seus gostos, as principais dores e quais sĂŁo suas preferĂȘncias.

Isso tudo ajuda a personalizar a sua campanha na meta Ads e ter melhores resultados.

Confira: O que Ă© brand persona e por que seu negĂłcio precisa de uma 

Segmente seu pĂșblico

A segmentação de pĂșblico Ă© uma das configuraçÔes que vocĂȘ pode fazer na ferramenta. Basicamente, vocĂȘ dirĂĄ ao Meta Ads quem quer alcançar com os anĂșncios.

Dessa forma, a plataforma direciona os anĂșncios de acordo com essas caracterĂ­sticas, definida por vocĂȘ.

Essa segmentação pode ocorrer com preferĂȘncias do usuĂĄrio, como o que ele segue, onde estĂĄ, faixa etĂĄria, gĂȘnero


Invista em imagens de qualidade

Se vocĂȘ escolher imagens para o seu anĂșncio, nĂŁo deixe de ter qualidade e que ilustra bem seu anĂșncio.

Opte por imagens em que o pĂșblico reconheça sua intenção nele ou mostre bem seu produto.

Utilize técnicas de copywriting no texto

O copywriting Ă© uma tĂ©cnica que permite criar textos objetivos e que instigue uma pessoa em fazer determinada ação, seja em um anĂșncio, em um botĂŁo, em um tĂ­tulo


Além de criar chamadas criativas e instigantes, a copy ainda consegue trazer argumentos sólidos para a validação do potencial cliente.

Esses argumentos sĂŁo nĂșmeros, citaçÔes de funcionalidades que sejam bem quistas pelo pĂșblico em seu produto, depoimentos de quem jĂĄ conhece sua marca


Tudo isso ajuda o pĂșblico a entender a importĂąncia de seu produto ou marca no anĂșncio. Lembrando que cada clique possui um valor — o CPC — que pode determinar o quanto sua campanha desempenha no Meta Ads.

Por isso, Ă© muito importante que, quando o clique Ă© dado no anĂșncio, a pessoa jĂĄ esteja pronta para a conversĂŁo, para que o ads seja um sucesso.

EntĂŁo, ter uma copy bem elucidativa, uma segmentação de pĂșblico e uma linguagem bem prĂłxima, ajudarĂŁo sua campanha no Meta Ads, bem como a configuração na plataforma.

Lembre-se que, por mais simples que seja configurar uma campanha no Meta Ads, uma pessoa especialista no assunto, pode tornar seus anĂșncios muito mais estratĂ©gicos.

Portanto, nĂŁo deixe de considerar contratar uma pessoa especialmente para cuidar de seus ads.

Depois disso, sua preocupação Ă© atender as demandas de vendas. E cuidar da emissĂŁo das notas, afinal, vocĂȘ nĂŁo quer se atrapalhar com a legislação, nĂŁo Ă©?

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PublicitĂĄria, curiosa, viajante e cheia de sonhos para realizar. Meu mantra Ă© "amar e mudar as coisas".

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