Native ads: o que é e como planejar uma campanha de publicidade online

Os Native Ads podem ser a solução para um marketing menos intrusivo. São banners que aparecem em conteúdos de blogs e de sites, páginas de buscas e até mesmo em emails.  

A publicidade nativa é usada para ampliar as frentes de crescimento de um negócio, então, é essencial criar estratégias alinhadas ao mundo virtual e às suas particularidades, como mídias de divulgação e personas. 

Assim, o anúncio online é sempre um caminho que pode trazer retornos mais rápidos. Mas é preciso ter cuidado na hora de fazer uma publicidade e não ficar apenas em plataformas mais tradicionais, como o Google Ads. 

Se você ainda não conhece o anúncio nativo, acompanhe este post até o fim e descubra como ele pode ser perfeito para seu e-commerce!

O que é native ads?

Native Ads nada mais é do que uma publicidade nativa presente em um site ou uma rede social. Parece a definição de qualquer outro anúncio espalhado pela internet, mas não é bem assim.

Esse tipo de publicidade é menos “intruso” por assim dizer, porque a ideia é que o anúncio seja como um elemento da página — o que incomoda menos o internauta. Ou seja: nada de banners espalhafatosos, com pisca-pisca e cores chamativas.

Geralmente, são materiais de leitura complementar e de interesse do usuário, o que agrega ainda mais a experiência do internauta.

No Google, esses anúncios são, geralmente, os primeiros a aparecer na SERP. Veja como é na imagem abaixo:

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Nos portais de notícia, os anúncios nativos aparecem da seguinte forma:

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Quais são as principais diferenças entre Native ads e os demais anúncios?

Antes de mais nada, você precisa estar consciente que todo anuncio é válido. Em uma estratégia verdadeiramente boa, toda publicidade resulta no aumento de tráfego, seja ela qual for.

Você deve usar aquela que melhor te atende e, por isso, conhecer como cada tipo de anúncio se comporta.

O Google, que é o maior site de buscas do mundo, possui mecanismos de publicidade voltado principalmente para compra de palavras-chave e com os displays. Com a compra de keywords, uma empresa terá um anúncio mostrado toda vez que uma pessoa pesquisar pelo termo em questão.

Já as publicidades por display, um método que impacta muito no público, o que vale é a segmentação escolhida pela sua estratégia, sendo uma boa alternativa por isso.

Já os Native Ads se diferenciam dos demais sobretudo por considerar a forma de expor o anúncio e o momento.

Como você já leu neste texto, a publicidade nativa se incorpora ao conteúdo usando mesmos elementos do conteúdo em que se navega, como se fosse parte mesmo do site.

Esse ponto é o seu maior diferencial.

Você não encontrará anúncios que não tenha a ver com o pesquisado ou algo que berra em sua visão como alguns displays apresentam. De forma sutil e nada invasiva, o native ads tenta atrair o leitor dando uma melhor experiência de navegação pelo conteúdo.

E as suas vantagens, quais são?

É sempre preciso reforçar que, quando uma campanha de marketing é boa, abrange várias técnicas de publicidade, não apenas uma.

Por mais que os anúncios nativos possam ter muitas vantagens e trazer alguns benefícios que outros tipos não trariam, não considere apenas ele em sua estratégia. Mas, sim, eles têm muitos benefícios, e você lerá um pouco de cada agora.

Não são invasivos

Essa é sim uma das principais vantagens dos native ads. O marketing invasivo muitas vezes atrapalha a experiência do leitor em determinados conteúdos: seja por não ter relação com o assunto ou por serem muito chamativos e aparecer em momento inoportuno.

Os anúncios nativos não têm isso. Eles são normalmente posicionados no final do texto ou mesmo no meio, mas de forma que não atrapalha a leitura.

Parecem parte do site

Essas publicidades são feitas sob medida para cada lugar em que serão expostas, incorporando-se ao visual e ao layout do site. Por isso, os native ads não são extravagantes ou chamam demais a atenção. O site em questão continua “limpo” e  o seu anúncio será visto com bons olhos pelo internauta.

E o mais importante: não atrapalha a leitura chamando muita atenção e deixam de ser vistos conforme a pessoa vai rolando a página.

São bem identificados

Ainda que sejam bem sutis, esses anúncios possuem uma clara identificação que são propagandas.

Não é porque eles se parecem com um elemento do site que eles irão te enganar com isso. Há sempre uma indicação visível com termos como “Link Patrocinado”, “Anúncio”, “Artigos Relacionados” próximo à publicidade.

Veja como eles aparecem no Gmail: parece realmente um e-mail, mas ao lado a indicação de “Anúncio”.

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Aceitação alta

Por serem menos intrometidos, os native ads são sempre bem-vistos. Eles não forçam o leitor a clicar no conteúdo, o que já é sempre dá uma aceitação maior entre as pessoas.

Outro fator que agrega é o fato da publicidade nativa ser muito direcionada de acordo com as preferências de conteúdo da pessoa. Por isso, o leitor sempre terá propagandas que se relacionem com o gosto e a experiência do potencial consumidor.

Ampliam e melhoram a experiência do consumidor

Justamente por sempre se relacionar com o conteúdo onde é anunciado, o native ads é uma ferramenta que amplifica a experiência do usuário, seja por oferecer conteúdos relevantes ou por simplesmente não atrapalhar a leitura de um texto.

Ele não irrita e não chama atenção,  simplesmente oferece um anúncio, de maneira leve e fluida, que você pode ignorar. Isso, para muito consumidor, faz toda a diferença na hora de decidir comprar.

Aumenta o tráfego de seu site

Por fim, um resultado de todos os benefícios que você leu até aqui.

Com todas essas características, as campanhas de publicidade nativas convertem mais visitas a um blog, loja virtual ou site que anuncia desse modo. Muitos novos visitantes podem ser pessoas que nem sequer conheciam a sua marca, por exemplo, o que pode ser primordial para alcançar novos clientes.

Como fazer Native Ads que dão resultado?

Para uma campanha de anúncio nativo dar resultado, é preciso passos estratégicos e muito bem estudados.

Conheça o seu Público

Qualquer estratégia de marketing precisa ter um público específico. Idade, localização, a escolaridade e a linguagem são dados fundamentais, que uma persona bem refinada ajuda muito a estabelecer.

Não apenas definir, mas conhecer como o seu público-alvo age é muito importante.

Quais são os padrões de consumo desse público? Como ele se relaciona na internet? Em quais meios de comunicação eles estão presentes?

Essas perguntas ajudam a nortear a sua estratégia, além de estabelecer quais são os canais que você deve usar para criar uma publicidade nativa. Esses canais podem ser blogs, Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter.

São tantas opções que só reforçam a importância de você conhecer muito bem a sua persona para saber exatamente onde investir em sua campanha.

Mostre relevância

Saber quem é, conhecer bem quem é, onde esse público está e como ele se comunica te dão na mão a oportunidade perfeita de atrair uma audiência.

E, para fidelizar o público, você tem que oferecer uma experiência interessante, com relevância e que atenda aos anseios de consumo dessas pessoas. Com muita criatividade e, claro, muito estudo de todos esses pontos que você leu até aqui, você converterá esses visitantes em vendas.

Não esqueça de ter um bom título

Seu native ads precisa de um título que encante o leitor. Use a criatividade e faça textos formidáveis para esse anúncio.

Tome cuidado apenas para não apelar ao clickbait. Essa prática é totalmente equivocada e pode ter consequências graves ao seu negócio online. Isso quer dizer que os seus títulos devem estar alinhados com o conteúdo por trás deles. 

Agora que já sabe muita coisa sobre anúncios nativos, deixe aqui nos comentários seu parecer!

Você também acha que essa estratégia ajuda muito na hora de vender com? Quais outros pontos acredita que seja primordial para uma campanha de sucesso de native ads??A Sua opinião vale muito! 

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

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