Native ads: o que é e como planejar uma campanha de publicidade online

Atualizado há mais de 1 semana

Natives ads são publicidades menos invasivas. A publicidade nativa são anúncios que não aparentam ser um anúncio, mas sim, parte do conteúdo que um usuário está consumindo.

Eles são banners que aparecem em conteúdos de blogs e de sites e e-mails. 

A publicidade nativa é usada para ampliar as frentes de crescimento de um negócio, então, é essencial criar estratégias alinhadas ao mundo virtual e às suas particularidades, como mídias de divulgação e personas.

Assim, o anúncio online é sempre um caminho que pode trazer retornos mais rápidos. Mas é preciso ter cuidado na hora de fazer uma publicidade e não ficar apenas em plataformas mais tradicionais, como o Google Ads.

Se você ainda não conhece o anúncio nativo, acompanhe este post até o fim e descubra como ele pode ser perfeito para seu negócio!

O que é native ads?

Native Ads é uma publicidade nativa presente em um site ou uma rede social que aparenta ser parte do conteúdo acessado.

Esse tipo de publicidade é menos “intruso”, por assim dizer, porque a ideia é que o anúncio seja como um elemento da página — incomodando menos o usuário.

Não é difícil achar native ads pela internet. No Gmail, eles são como um e-mail recebido, mas sempre com o destaque de anúncio ao lado. 

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Quais são as principais diferenças entre Native ads e os demais anúncios?

A principal diferença entre o Native Ads e outros tipos de anúncios é a forma com o que eles se apresentam e os resultados que geram. O que, na verdade, diferencia todo anúncio.

No Google, os mecanismos de publicidade são voltados principalmente para a compra de palavras-chave e com os displays.

Com a compra de keywords, uma empresa terá um anúncio mostrado toda vez que uma pessoa pesquisar pelo termo em questão.

Já as publicidades por display, um método que impacta muito no público, o que vale é a segmentação escolhida pela sua estratégia.

Ele aparece conforme as pesquisas do usuário em diversos momentos, mas principalmente no meio de conteúdos em sites que habilitam esse tipo de ad.

O display é usado para vender um produto relacionado ao interesse do público.

Outro Ads bem popular são aqueles de social, em que o Meta Ads é a principal plataforma. Nesse caso, podem existir campanhas de expansão de marca.

Já os Native Ads se diferenciam dos demais, sobretudo por considerar a forma de expor o anúncio e o momento.

Ele não vem destacado, por mais que possa ter uma tag indicando ser um anúncio. O native ad pode ser facilmente confundido com um elemento do conteúdo.

O principal objetivo desse anúncio é gerar tráfego no site ou apresentar um conteúdo que o usuário não conhece. 

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Simule em tempo real as copies dos seus anúncios de acordo com cada plataforma. É simples e rápido. 

Como fazer um native ads?

Como todo anúncio, uma campanha de native ads precisa ser bem pensada e planejada.

Confira os melhores passos para conseguir fazer um native ads eficiente!

Conheça o seu público

Qualquer estratégia de marketing precisa ter um público específico. Idade, localização, escolaridade e principais assuntos de interesse são dados fundamentais.

Quais são os padrões de consumo desse público? Como ele se relaciona na internet? Em quais meios de comunicação eles estão presentes?

Essas perguntas ajudam a nortear a sua estratégia, além de estabelecer quais são os canais que você deve usar para criar uma publicidade nativa. Esses canais podem ser blogs, Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter.

São tantas opções que só reforçam a importância de você conhecer muito bem a sua persona para saber exatamente onde investir em sua campanha.

Mostre relevância

Saber quem é, conhecer bem quem é, onde esse público está e como ele se comunica te dão na mão a oportunidade perfeita de atrair uma audiência.

E, para fidelizar o público, você tem que oferecer uma experiência interessante, com relevância e que atenda aos anseios de consumo dessas pessoas.

Com muita criatividade e, claro, muito estudo de todos esses pontos que você leu até aqui, você converterá esses visitantes em vendas.

Tenha um bom título

Seu native ads precisa de um título que encante o leitor. Use a criatividade e faça textos formidáveis para esse anúncio.

Tome cuidado apenas para não apelar ao clickbait. Essa prática é totalmente equivocada e pode ter consequências graves ao seu negócio online. Isso quer dizer que os seus títulos devem estar alinhados com o conteúdo por trás deles.

Quais as vantagens de um native ads?

É sempre preciso reforçar que, quando uma campanha de marketing é boa, abrange várias técnicas de publicidade, não apenas uma.

Por mais que os anúncios nativos possam ter muitas vantagens e trazer alguns benefícios que outros tipos não trariam, não considere apenas ele em sua estratégia. Mas, sim, eles têm muitos benefícios, e você lerá um pouco de cada agora.

Não são invasivos

Essa é sim uma das principais vantagens dos native ads. O marketing invasivo muitas vezes atrapalha a experiência do leitor em determinados conteúdos: seja por não ter relação com o assunto ou por serem muito chamativos e aparecer em momento inoportuno.

Os anúncios nativos não têm isso. Eles são normalmente posicionados no final do texto ou mesmo no meio, mas de forma que não atrapalha a leitura.

Parecem parte do site

Essas publicidades são feitas sob medida para cada lugar em que serão expostas, incorporando-se ao visual e ao layout do site. 

Por isso, os native ads não são extravagantes ou chamam demais a atenção. O site em questão continua “limpo” e o seu anúncio será visto com bons olhos pelo internauta.

E o mais importante: não atrapalha a leitura, chamando muita atenção e deixam de ser vistos conforme a pessoa vai rolando a página.

São bem identificados

Ainda que sejam bem sutis, esses anúncios possuem uma clara identificação que são propagandas.

Não é porque eles se parecem com um elemento do site que eles irão te enganar com isso. Há sempre uma indicação visível com termos como “Link Patrocinado”, “Anúncio”, “Artigos Relacionados” próximo à publicidade.

Aceitação alta

Por serem menos intrometidos, os native ads são sempre bem-vistos. Eles não forçam o leitor a clicar no conteúdo, o que já é sempre dá uma aceitação maior entre as pessoas.

Outro fator que agrega é o fato de a publicidade nativa ser muito direcionada conforme as preferências de conteúdo da pessoa. Por isso, o leitor sempre terá propagandas que se relacionem com o gosto e a experiência do potencial consumidor.

Ampliam e melhoram a experiência do consumidor

Justamente por sempre se relacionar com o conteúdo onde é anunciado, o native ads é uma ferramenta que amplifica a experiência do usuário, seja por oferecer conteúdos relevantes ou por simplesmente não atrapalhar a leitura de um texto.

Ele não irrita e não chama atenção, simplesmente oferece um anúncio, de maneira leve e fluida, que você pode ignorar. Isso, para muito consumidores, faz toda a diferença na hora de decidir comprar.

Aumenta o tráfego de seu site

Por fim, um resultado de todos os benefícios que você leu até aqui.

Com todas essas características, as campanhas de publicidade nativas convertem mais visitas a um blog, loja virtual ou site que anuncia desse modo.

Muitos novos visitantes podem ser pessoas que nem sequer conheciam a sua marca, por exemplo, o que pode ser primordial para alcançar novos clientes.

Aproveite a ferramenta que pode auxiliar com a criação das melhores copies. Veja o formato do anúncio e os critérios com o contador de caracteres.

Aliás, a copie é sempre importante em qualquer tipo de campanha de anúncio. E não seria diferente para native ads. Confira melhor sobre técnicas de copywriter e como ele agrega em seu marketing. 

Jornalista, escritora e pós-graduanda em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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