O começo do ano é uma ótima oportunidade para criar metas ou até mesmo mudar o rumo e apostar em um novo empreendimento. E o primeiro passo para isso é saber quais são os negócios lucrativos para 2025!
A lista pode ser abrangente e diversa, mas a dica principal para iniciar um empreendimento é seguir em um mercado no qual você tem afinidade. Ou, entender quais são as principais tendências.
Para facilitar a sua busca, confira essa lista de negócios lucrativos para 2025 e comece agora mesmo a entender para onde seguir em sua carreira de empreendedor.
Quais são as tendências em negócios e empreendedorismo?
2025 possivelmente será o ano de algumas consolidações no mercado, apontadas ainda em 2024, com o aperfeiçoamento de outras.
Por exemplo: você deve estar cansado de ler sobre IA, certo? Esse é um tema debatido há, pelo menos, 3 anos.
Não que elas deixarão de sair da moda, mas agora está na hora de saber o que fazer com elas. A discussão não é mais o seu surgimento, mas seu aperfeiçoamento e formas estratégicas de usá-las para otimizar processos dentro de negócios.
De acordo com a pesquisa Panorama 2025 da Amcham e Humanizadas, 67% das empresas acreditam que a inteligência artificial alcançará o maior potencial disruptivo em 2025.
Outros temas devem ser sacramentados, como bem-estar e saúde mental, mundo pet e assuntos voltados para a sustentabilidade.
Ainda segundo a pesquisa Panorama 2025, 46% das empresas afirmam acreditar que ideais sustentáveis tenham papel significativo nos próximos anos.
10 ideias de negócios lucrativos
Com base nas tendências de 2025, é possível uma lista de negócios lucrativos para esse ano. Algumas podem ser apostas que, se bem preparadas, prometem despontar no mercado e render bons frutos.
Confira.
1. Mercado Pet
O mercado pet tem crescido exponencialmente nos últimos anos, impulsionado pela humanização dos animais de estimação e pelo aumento do poder aquisitivo da população.
É estimado, pela ABINPET - Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – que existam 167,6 milhões de pets no Brasil, divulgado em artigo do SEBRAE. E cerca de 56% de domicílios tem, ao menos, um cão ou gato.
Por isso mesmo, os pets são considerados membros da família e seus donos estão cada vez mais dispostos a investir em produtos e serviços de alta qualidade para garantir o bem-estar de seus bichinhos.
Esse mercado não é uma novidade. Para ilustrar, o estado do Paraná teve 38.774 CNPJs abertos nesse nicho em 2023, de acordo com o mesmo texto do SEBRAE acima.
Algumas ideias para aproveitar essa tendência em 2025 são:
- Saúde e bem-estar: a busca por alimentos naturais, suplementos nutricionais, terapias alternativas e planos de saúde para pets;
- Personalização: os tutores buscam produtos e serviços personalizados, como rações sob medida, roupas e acessórios exclusivos;
- Tecnologia: aplicativos para monitoramento da saúde dos pets, dispositivos inteligentes para treinar e brincar com os animais e plataformas online para agendamento de serviços são exemplos de como a tecnologia está transformando o mercado pet;
- Serviços: a demanda por serviços como banho e tosa, adestramento, creches e hospedagem.
[2025]
Calendário de planejamento de vendas e conteúdo
Garanta seu material gratuito com ações mapeadas para aplicar todos os meses e garantir o melhor desempenho para o seu negócio!
2. Serviços de saúde mental
Desde o início da década, a discussão sobre saúde mental ganhou força.
Tem-se notado um crescimento de demanda voltada para o bem-estar mental.
Isso é comprovado em pesquisas como a da Alvarez & Marçal, que indicou um crescimento anual de 12% a 15% de 2020 a 2024 em atendimentos de saúde no Brasil por causa de transtornos mentais.
Por isso, empreendedores que queira apostar nesse mercado, tem um leque especial de oportunidades, como:
- Plataformas online de terapia;
- Serviços de coaching e consultoria;
- Produtos e serviços para o bem-estar;
- Espaços terapêuticos;
- Conteúdos educacionais.
Considerando sempre que a maioria dessas ideias requer um aperfeiçoamento profissional na área.
3. Produtos ecológicos
Já o mercado ecológico segue sendo uma preocupação. Se grandes empresas adotam políticas de ESG em seu compliance, microempreendedores e pequenos negócios fomentam um nicho voltado a pessoas que querem uma vida mais sustentável.
A ideia desse mercado é ter uma oferta de produtos mais ecologicamente corretos. Mercadorias veganas, biodegradáveis e recicláveis possuem consumidores fiéis.
Essa fidelidade é ideal para quem tem a ideia de criar uma marca com um brand love potente.
4. Agricultura urbana
Pode-se dizer que a agricultura urbana é um mercado que nasce da preocupação dos dois últimos mercados.
A premissa é vista como uma prática que as pessoas começaram a se apegar por ficarem em casa e ter a necessidade de uma vida mais saudável, com produtos preparados por si próprias.
Além do plantio de verduras e legumes em espaços reduzidos, cresceu também uma demanda por plantas e flores para criação própria – uma oportunidade para comercialização de mudas, sementes e materiais educativos sobre como cuidar e plantar em casa.
5. Automações
Esse é um caminho natural depois da consolidação das inteligências artificiais. Elas têm possibilitado trabalhos mais ágeis e aumento da produtividade em empresas e empreendimentos menores.
Além disso, as automações tem criado possibilidade de negócios e serviços. Aqui, as oportunidades habitam em diferentes nichos, como:
- Indústria: automação de processos de produção, manutenção preditiva, controle de qualidade;
- Finanças: detecção de fraudes, análise de risco, gestão de investimentos;
- Atendimento ao cliente: chatbots, assistentes virtuais, análise de sentimentos;
- Recursos humanos: recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de talentos.
6. Turismo sustentável
O turismo é um negócio sempre rentável no Brasil. Só em 2024, o país recebeu 6.621.795 estrangeiros, de acordo com o ministério do Turismo.
Outra demanda é o do turismo interno, que além de gerar rendas em grandes centros turísticos, tem se tornado uma tendência mais sustentável no país.
A procura por ecoturismo também impulsiona destinos menos óbvios, privilegiando cidades do interior, trilhas urbanas e travessias em parques ecológicos.
7. Cibersegurança
Com os modelos de negócio cada vez mais digitalizados, a cibersegurança tem se tornado vital em empresas de todos os portes.
O assunto é também uma oportunidade para profissionais da área, que podem trabalhar com:
- Consultorias;
- Empresa especializada em aplicar modelos de segurança em outros empreendimentos;
- Produtos de firewalls, que protegem o computador e previnem violações de dados, bloqueando o tráfego de rede indesejado;
- Especialistas em criptografia, com alterações de informações em códigos ilegíveis, tornando os dados seguros
8. Economia circular
A economia circular é outra tendência da sustentabilidade. Trata-se de um modelo que visa reduzir o desperdício de materiais em seus produtos.
São serviços e empresas que reaproveitam os insumos de outros negócios, como a reciclagem, logística de coletas de lixo e educação para empresas em implementar políticas de reutilização e reaproveitamento.
9. Delivery robotizado
Outra tendência que pode começar a surgir no Brasil é o de deliverys robotizados, em que máquinas fazem o serviço de entregas. O modelo já foi testado em algumas situações, em testes como o do iFood, em 2023.
A ideia, no entanto, não morreu. A ANAC já tem uma regulamentação a respeito e cabe ao empreendedor entender como criar uma demanda aqui no Brasil.
Com certeza é algo que requer investimento e muita estratégia que, se bem feitas, poderá moldar um novo tipo de negócio no país.
10. E-commerces de produtos de nicho
Por fim, e-commerces voltadas para nichos cada vez mais específicos estão tendo sucesso quando apostadas em hobbies e personalizações.
A ideia é focar em exclusividades e atendimento próximo. O mercado para isso é variado e cheio de ofertas com opções como:
- Esportes;
- Pets;
- Desenvolvimento de carreira;
- Educação;
- Trabalho home office.
Dicas para começar um negócio de sucesso
Como você notou, 2025 chega trazendo um cenário empresarial repleto de oportunidades e desafios.
Para se destacar nesse contexto, é fundamental estar atento às tendências e implementar estratégias inovadoras, por mais que elas não estejam em uma lista a se ficar de olho.
De todo modo, um preparo é fundamental para aproveitar 2025 e lucrar ao longo dele!
Identifique uma necessidade e ofereça uma solução inovadora
Faça pesquisa de mercado e entenda as dores e necessidades de um público. Feito isso, pense com criatividade e inovação.
Busque por soluções diferenciadas para os problemas identificados e ofereça algo a mais que os seus concorrentes, criando um valor agregado.
Planeje seu negócio
Encontrando uma demanda, elabore um plano detalhado, incluindo missão, visão, objetivos, análise de mercado, plano financeiro e estratégias de marketing.
Defina quem são seus clientes ideais e adapte sua oferta para atender às suas necessidades.
Por fim, encontre um modelo de negócio, escolhendo um que se encaixe no seu perfil e no mercado.
Invista em marketing digital
Nunca deixe de estar na internet, crie um site profissional e utilize as redes sociais para divulgar seu negócio.
Otimize seu site com um bom SEO para os mecanismos de busca e uma busca orgânica para ser um motor em seu negócio.
O caminho para isso será produzir conteúdos relevantes, de qualidade e interessante para o seu público.
Confira: 5 melhores técnicas de SEO para conquistar a 1ª posição no Google
Adapte-se às novas tecnologias
A inteligência artificial chegou e vai ficar. Por isso, não lute contra isso e explore ferramentas de IA para automatizar processos e melhorar a tomada de decisões.
Não se esqueça de acompanhar outras tendências tecnológicas e mantenha-se atualizado para estar sempre competitivo no mercado online.
Construa uma marca forte
Busque por uma identidade visual que transmita a essência do seu negócio. Faça com que sua marca tenha clareza e objetividade na comunicação com seus clientes.
Dessa forma, você poderá construir uma reputação sólida com entrega de produtos e serviços de qualidade, mas também com confiabilidade de seus consumidores.
Invista em networking
As relações profissionais são fundamentais em qualquer nicho, sobretudo quando se está começando no mundo do empreendedorismo.
Por isso, conecte-se com outros empreendedores e profissionais da sua área. Uma boa forma de conseguir isso é participando de eventos e feiras do setor.
Mentorias também serão bem-vindas, com a ajuda de um mentor para te orientar a superar desafios, que sempre existirão!
Adapte-se às mudanças
Por fim, seja flexível. Esteja preparado para se adaptar às mudanças do mercado. Mantenha-se atualizado sobre as tendências do seu setor e tenha ciência que o rumo de sua empresa pode mudar.
Seja resiliente entendendo o cenário e construindo um aprendizado nesses desafios, mas jamais deixe-se estagnar nesses momentos.
Não se esqueça que sucesso de um negócio é construído a partir de um planejamento estratégico, muito trabalho e dedicação.
Por isso, depois de conferir quais são os negócios lucrativos para 2025, leia como fazer um bom planejamento estratégico.