São várias oportunidades de ganhar dinheiro na internet. Alguns nichos que mais vendem no mercado digital podem criar formas verdadeiramente boas para empreendedores terem sucesso.
A Hotmart fez uma pesquisa em que apontou que 79% dos brasileiros consumiram produtos digitais em 2023. Nesse mesmo ano, os infoprodutos movimentaram R$30 bilhões mundialmente, considerando apenas as vendas pela plataforma de afiliados.
Por isso, cabe a quem quer empreender e ganhar dinheiro com produtos digitais ou com lojas virtuais conhecer quais são esses nichos que mais vendem na internet e quais infoprodutos podem ser sucesso nesse meio.
Se você é um desses empreendedores, continue a leitura!
Quais são os nichos que mais vendem na internet?
Conhecer alguns dos nichos que mais vendem na internet com certeza ajuda a dar um norte para saber por onde começar a empreender.
Contudo, isso não significa que você precisa focar somente nesses nichos. Ainda que sejam campeões de venda, eles podem ter uma alta concorrência ou mesmo uma saturação de mercado.
É importante sempre entender o seu público e até mesmo algum conhecimento que você possua sobre algum desses nichos.
Uma pesquisa de mercado, por meio de formulários, para entender melhor o que gera interesse no seu público e se procura por um produto digital que deseja oferecer pode ajudar.
Mas, como você já sabe, conhecer esses nichos já ajuda muito! Por isso, confira a lista:
1. Marketing e Venda
Com a alta procura de pessoas por produtos e serviços online, esse nicho tem crescido junto. Isso porque cada vez mais os empreendedores querem vender certo, achando o público exato de seu negócio.
Outras pessoas veem uma oportunidade nesta demanda, já que nem todo empreendedor conhece de marketing e venda. Ou, ainda, esses próprios empreendedores procuram se aperfeiçoar nesse campo.
De toda forma, é um campo rico e que pode ser explorado por quem tem tino por tráfego pago, SEO, copywriting…
2. Saúde e Esportes
Esse é um nicho que vem em constante crescimento, e que, além da procura, possui ótimas oportunidades de produtos, sejam dispositivos eletrônicos, materiais ou mesmo cursos e treinamentos sobre bem-estar.
O interessante do nicho de saúde e esportes é que as pessoas têm necessidades específicas, como, por exemplo, treinamentos aeróbicos em casa, ou exercícios laborais para quem trabalha home office…
3. Carreira e Desenvolvimento Pessoal
É um fato que todos os profissionais querem se desenvolver e aperfeiçoar técnicas que se relacionem a sua carreira, as famosas soft e hard skills.
Esse é um mercado que tem gerado muita oportunidade sobretudo para pessoas que já possuem alguma experiência no mercado, sobretudo em gestão de pessoas e liderança ou em conhecimentos específicos.
Serviços como o de coachings em algumas dessas oportunidades, sempre possuem boas procuras.
4. Ensino e Estudo Acadêmico
Essa é uma oportunidade que está sempre em alta e rende bons resultados a quem investe em cursos profissionalizantes, materiais didáticos para concursos, vestibulares ou provas de processos seletivos.
Muitos empreendedores dão aulas para provas específicas, focados em bancas ou prefeituras, por exemplo.
Mas não só isso: esse nicho também tem muita adesão para pessoas que querem aprender instrumentos musicais ou mesmo línguas.
5. Finanças ou Negócios
Por fim, um nicho que tem ganhado a atenção do público, que se preocupa com suas finanças e quer administrá-los bem.
E aqui, há oportunidades bem segmentadas, como as finanças domésticas, para pequenos empreendedores, pessoas de baixa renda ou para aquelas que querem investir mesmo com pouco.
Quais são os nichos que mais crescem?
Além daqueles nichos que mais vendem na internet, existem ainda outros que podem até ter pequenas procuras, mas que podem gerar um grande retorno.
Eles são uma opção interessante para empreender para um interesse limitado, mas com grande potencial de criação de demanda, por exemplo.
Confira esses outros nichos que podem crescer muito e você ter um retorno surpreendente.
Hobbies e lazer
Esse é um nicho que se preocupa muito com o bem-estar dos consumidores. São produtos ou serviços voltados ao conforto, com alguma atividade não necessariamente voltada para carreira.
Aqui, a aposta seria empreender em atividades como pinturas, artesanatos, gastronomia — menos profissionais —, jardinagem…
Animais e pets
Talvez, animais e pets não seja um nicho de aposta, já que é um mercado que está cada vez maior.
Visto que locais pet friendly surgem a todo instante visando aquelas pessoas que se preocupam com o seu bichinho.
Por isso, investir em um nicho que tenha relação com a saúde animal, banhos e tosas, adestramento e acessórios em geral pode ser uma boa forma de empreender.
Relacionamentos
Esse é um nicho que cresce desde a pandemia da Covid-19, principalmente. Depois da vacina e da pior fase desse período, as pessoas começaram a se encontrar mais e consumir produtos que possam ajudar em uma relação.
Nesse caso, a aposta é por produtos que possam ser usados a dois, que melhorem a autoestima, serviços de mensagens e terapias de casais.
Manutenção de equipamentos
Com as pessoas trabalhando mais em casa e precisando de equipamentos cada vez melhores para desempenharem bem, esse nicho tem tudo para se consolidar como um dos que mais vendem.
Além de serviços de manutenção, a revenda de equipamentos também pode ser uma boa forma de empreender pensando nesse mercado.
Tecnologia e desenvolvimento de software
Por fim, um nicho que já está em alta há algum tempo e que ainda tem muito potencial de crescimento.
Esse é um nicho muito interessante para pessoas que têm desenvolvimento em linguagens de programação, como Python, Java, JavaScript e C + +.
Trata-se de uma oportunidade que pode ser aproveitada de casa e atender qualquer parte do mundo.
As principais especializações desse nicho podem envolver desenvolvimento web e mobile, engenharia de software, ciência de dados e inteligência artificial.
Melhores formatos de infoproduto
E claro, cada nicho pode ser aproveitado de algumas formas e os infoprodutos podem ser uma boa forma de você empreender com o seu conhecimento e expertise.
Conheça agora aqueles que convertem mais.
E-book
Os e-books são formatos muito populares, que são sempre bem usados para captação de novos clientes e também como infoprodutos de venda mesmo.
Eles são vantajosos por serem uma boa forma de oferecer conteúdo valioso porque têm um custo de produção relativamente baixo, ainda que possam ter um ticket médio mais baixo em comparação com outros formatos.
Os e-books podem ser uma ótima forma de apresentar o seu produto gratuitamente e abastecer uma base de leads, por exemplo.
Cursos online
Certamente um dos formatos mais procurados. São muito aproveitados em todos os nichos, em especial naqueles que envolvem desenvolvimento e aprendizado.
Trata-se de um formato que pode escalar o conteúdo e atender a uma audiência grande em qualquer lugar do mundo.
Ele ainda pode ser destrinchado em webinars, aulas ao vivo e consultorias personalizadas. Esse é um infoproduto que não pode ser ignorado.
Confira: curso online: é necessário emitir nota fiscal?
Infográficos
Já os infográficos são produtos que podem agregar muito valor à sua empresa de diversas formas. Eles reúnem dados e estatísticas visualmente que ajudam na compreensão.
Eles podem ser usados em aulas, ebooks e outros materiais na qual ajudem a enriquecer e valorizar o que você oferece aos seus clientes.
Audiobooks
Trata-se de um formato que aproveita o boom de podcasts no país. E é extremamente valioso porque permite que as pessoas façam outras tarefas em paralelo. Ou seja, nem sempre ele deve ser consumido unicamente e ser usado em tarefas corriqueiras das pessoas.
Você pode aproveitar aulas e converter em áudios. Para quem dá cursos, sobretudo de línguas, é um infoproduto fundamental.
Clubes de assinatura
Já os clubes de assinaturas são um formato que permite atrair uma audiência qualificada, oferecendo diferenciais exclusivos.
A ideia é oferecer conteúdos exclusivos, desde lives, podcasts, vídeos para aqueles que já são clientes ou que desejam um acesso premium aos seus serviços.
Bom, esses são os nichos que mais vendem no mercado! Esses segmentos podem crescer ainda mais, e são ótimas formas de investir no mercado digital.
E para aumentar as chances de que seu produto digital tenha um bom desempenho, você ainda pode aprender sobre como construir uma marca forte no mercado, conhecendo melhor o branding.