Hotmart
INTEGRAÇÕES ENOTAS

Como emitir nota fiscal na Hotmart?

Atualizado há mais de 1 semana

Será que o produtor digital ou o afiliado deve emitir nota fiscal para a Hotmart ou para qualquer outro meio de pagamento? Essa é uma dúvida bem comum de muitos empreendedores e por isso resolvemos esclarecer a questão.

O Brasil possui um sistema tributário e fiscal bem complexo, logo não é à toa que esse e outros questionamentos surjam todos os dias.

Mesmo assim, precisamos lembrar que é sua obrigação se manter em dia com o Fisco, ou seja, você deve pagar os devidos impostos e declarar os seus ganhos corretamente. Caso contrário, poderá ter sérios problemas fiscais​, incluindo altas multas e juros.

Mas é claro que isso não é isso que você quer, não é mesmo? Então, é preciso se informar para não perder noites de sono!

A boa notícia é que você está no lugar certo! Hoje vamos te explicar como funciona a emissão de nota fiscal no mercado digital. Confira!

Produtor digital precisa emitir nota fiscal para a Hotmart?

Se você vende um produto online pela Hotmart ou por qualquer outro meio de pagamento, já adiantamos: você não tem que emitir a nota fiscal para a plataforma, em nenhuma hipótese!

A regra é simples: você só deve emitir o documento fiscal para quem o serviço foi prestado.

Assim, a NF-e deve ser gerada em nome do seu cliente final, pois foi ele quem comprou o seu produto.

Por exemplo, se você é produtor digital e fez 50 vendas em uma semana, você vai ter que gerar o documento fiscal para cada cliente que fez a compra.

Vale lembrar que existem casos em que a nota é emitida depois da garantia incondicional, assim você não tem problemas com cancelamento ou pagamento de impostos desnecessários.

Portanto, o produtor digital SEMPRE deve emitir a NF-e para o cliente final e NUNCA para a Hotmart.

Afiliado precisa emitir nota fiscal para a Hotmart? 

O afiliado deve emitir nota fiscal para o produtor digital, de acordo com as comissões recebidas. O que isso quer dizer? Mesmo que o pagamento seja efetivado pela Hotmart, o afiliado não deve (nunca) emitir nota fiscal para a plataforma.

Todas as vezes que o afiliado fizer uma venda para o produtor digital, ele está prestando um serviço para esse produtor e recebe uma comissão por isso. Portanto, é para ele que o afiliado deve emitir a sua nota fiscal.

Importante: a NF-e deve ser gerada no valor do comissionamento do afiliado e não valor total do produto.

Nesse momento, surge outra dúvida com frequência: mas não é a Hotmart que faz o pagamento do afiliado? Sim, isso é verdade! 

Porém, a plataforma funciona como uma intermediadora entre o produtor e o afiliado. Dessa forma, ela faz a gestão das vendas do produtor e direciona o comissionamento adequado para o afiliado. 

Sendo assim, a Hotmart é uma prestadora de serviço para o produtor digital. Isso quer dizer que não ela não faz nenhum tipo de serviço para o afiliado, pois quem contrata a ferramenta é o produtor. 

Dessa forma, o meio de pagamento deve emitir nota fiscal para o produtor, pois presta serviço a ele.

Então, podemos concluir que: o afiliado deve SEMPRE emitir a nota fiscal para o produtor e NUNCA para a Hotmart.

Coprodutor precisa emitir nota fiscal para a Hotmart?

Se você trabalha com coprodução ou se você é um coprodutor, é bem comum que você tenha dúvidas sobre a emissão de notas fiscais. E isso é realmente complicado.

Para resolver essa questão, o eNotas desenvolveu um mecanismo, no qual é possível gerar os documentos de maneira que a emissão seja dividida proporcionalmente entre os coprodutores seguindo o percentual de cada um.

atenção

Entenda melhor esse assunto no nosso artigo: Nota Fiscal para Coprodutores.

Antes da criação dessa funcionalidade, o coprodutor principal assumia todo o imposto, independentemente do seu percentual na produção. Portanto, ele emitia a nota fiscal no valor total da venda.

Já os coprodutores geravam a NF-e como se fossem afiliados, ou seja, em nome do produtor digital de acordo com o percentual que cada um recebia, sem considerar que o produtor principal já tinha emitido a nota.

Agora, com o eNotas, cada coprodutor emite as suas notas em nome do comprador, de acordo com o percentual de venda de cada um.

Seguindo esse raciocínio é o seguinte: o coprodutor NUNCA deve emitir NF-e para a Hotmart.

O que acontece se você emitir nota fiscal para a Hotmart?

Como dissemos, em hipótese alguma, o produtor digital, afiliado ou coprodutor deve emitir nota fiscal para a Hotmart.

Porém, sabemos que existem casos em que isso ocorre, o que trazer alguns problemas para o seu negócio.

A Hotmart, por exemplo, pode informar que a nota fiscal emitida em nome dela não corresponde ao serviço prestado. Ela tem o direito de fazer isso por meio de um procedimento específico. Então, o que acontece nessa situação?

Você já emitiu o documento e depois de determinado período, não é possível cancelá-lo mais, o que fará com que você pague encargos desnecessários. 

Em contrapartida, você terá que  emitir a nota fiscal correta para quem o serviço foi prestado:

  • Se você for produtor digital, você deve emitir a NF-e para o cliente final.
  • Se você for afiliado, você deve emitir a NF-e para o produtor digital.
  • Se for você coprodutor, com o eNotas, você emite diretamente para o comprador, de acordo com o seu percentual de venda.

Diante desse cenário, você vai gerar novamente o documento e terá que arcar com os encargos mais uma vez. Logo, é prejuízo para o seu negócio.

Você também pode abrir um processo na prefeitura para cancelar a sua nota fiscal, fato que provavelmente trará muita dor de cabeça.

Portanto, nenhuma pessoa envolvida no processo de venda deve emitir documento fiscal para a Hotmart.

A Hotmart deve emitir nota fiscal para quem?  

É importante entender para quem a Hotmart deve emitir a Nota Fiscal, já que presta o serviço de intermediação entre produtor e comprador. 

A plataforma emite NFS-e para o produtor sempre que ocorrer uma venda, de acordo com a porcentagem cobrada. No caso da Hotmart, a taxa de serviços é de 9,9% + R$1,00 por venda. 

Sendo assim, a Nota Fiscal de Serviço é emitida aos produtores mensalmente, somando o valor de todas as transações. 

No caso do afiliado, a situação é diferente, já que ele não é cobrado por venda. Dessa forma, a Hotmart emite uma única Nota Fiscal de Serviço para os afiliados referente às taxas de saque. 

Por exemplo, caso o afiliado tenha feito 3 saques no mês, todas as cobranças serão somadas durante o período e enviadas automaticamente por email. O procedimento funciona da mesma forma quando há saques do produtor. 

Na imagem abaixo, resumimos o papel de cada um nesse processo:

nota fiscal Hotmart

Como fazer para facilitar o processo de emissão de nota fiscal? 

Se mesmo depois da nossa explicação, você ainda considera esse processo muito complicado, temos duas dicas para facilitar a sua vida!

1. Contrate uma contabilidade online

contador é imprescindível para qualquer tipo de negócio, já que é ele quem vai orientar para que você pague menos impostos e se mantenha em dia com o Fisco. 

Por isso, para quem trabalha no mercado digital, o recomendado é contratar uma contabilidade online especializada nesse segmento. Essa questão é muito importante, já que o processo de compra e venda nas empresas tradicionais é bem distinto do ambiente online.

2. Automatize a sua emissão de nota fiscal

Você sabia que é possível parar de se preocupar com essas questões complexas e burocráticas para ter tempo de focar no que realmente importa? Essa é a missão do eNotas.

O nosso software faz a emissão 100% automática das suas notas fiscais em qualquer lugar do país. Integramos facilmente com vários meios de pagamento, como Hotmart, Pagar.me, PagSeguro, iugu, Moip, Boleto Simples e muito mais. 

Dessa forma, assim que uma transação for realizada, a sua nota fiscal é emitida automaticamente e você consegue visualizar os documentos dentro da sua própria ferramenta de vendas. Interessante, não é mesmo?

Como emitir nota fiscal na Hotmart com a eNotas?

Ficou curioso para saber como a emissão automágica de nota fiscal funciona com a Hotmart? Então acompanhe os prints abaixo:

Habilite o eNotas dentro da Hotmart

Para que você possa aproveitar ao máximo a integração entre Hotmart e eNotas, crie a sua conta no eNotas. Em seguida, baixe o nosso plugin e habilite a integração.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

Visualize a relação de notas fiscais e faça filtros

Depois que o plugin for instalado, uma aba exclusiva do eNotas aparecerá dentro da sua Hotmart. Ao clicar nela, você tem acesso a todas as notas fiscais emitidas e poderá fazer filtros de acordo com a sua necessidade. 

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

Veja a situação das notas fiscais emitidas

No seu painel de vendas da Hotmart, você verifica a situação da sua nota fiscal. 

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

Cancele, envie a nota fiscal para o cliente ou baixe o PDF/XML

Ao clicar em uma venda, você tem detalhes da transação. Na aba "Ações", você pode baixar o XML/PDF da nota fiscal, enviá-la para o cliente ou até cancelar o documento. 

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

Veja detalhes da nota fiscal

Também dentro de uma venda, na aba "eNotas", você tem acesso ao status da nota fiscal e demais detalhes. 

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

Informações importantes

1. Você também pode acessar o eNotas dentro do painel da Hotmart ao acessar Ferramentas > eNotas.

Porém, como mostramos acima, com a instalação do plugin, você tem acesso a diversas informações diretamente dentro do painel da Hotmart.  

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas
Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

2. Também é possível analisar os números do seu negócio dentro de “Visão do contador”. Você filtra a emissão de notas fiscais dentro de determinado período e pode baixar os arquivos em PDF, XML ou planilha do Excel.

Assim, você encaminha as informações para o seu contador sem que nada seja perdido ou esquecido. 

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

3. Você também pode alterar os dados da sua empresa ou do certificado digital ao clicar em “Alterar Cadastro”.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas
Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

4. Se você precisar alguma dúvida, basta clicar em “Ajuda”, utilizar a nossa base de conhecimento ou falar com um de nossos especialistas.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

5. Se você quiser entrar diretamente na plataforma do eNotas para configurar determinadas funções, clique no ícone abaixo.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

Configure o prazo de garantia do produto 

É bem comum que quem vende pela Hotmart trabalhe com garantias, como 7, 15, 30 dias, etc. Se esse é o seu caso, é possível configurar quando a sua nota fiscal será emitida. Porém, isso deve ser feito dentro do painel do eNotas.

1. Vá em Gerenciar > Apps.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

2. Clique em Editar > Hotmart.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

3. Clique em “Alterar” dentro de “Suas vendas possuem garantia de X dias”.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

4. Escolha o período da garantia que você oferece.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

Escolha quando a sua nota fiscal será emitida

Os usuários da Hotmart podem definir quando os seus clientes receberão a nota fiscal eletrônica.

1. Clique em “Alterar” em “Emissão automática de notas fiscais”.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

2. Escolha entre as opções disponíveis.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

Determine se as suas notas fiscais serão canceladas automaticamente

Se você tiver qualquer tipo de problema na venda, como chargeback ou estorno, você pode cancelar as suas notas fiscais. Assim, você evita pagar impostos desnecessários. Veja como fazer: 

1. Clique em “Alterar” dentro de “Nota fiscais de vendas canceladas serão canceladas automaticamente”.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas

2. Escolha se devemos cancelar as notas automaticamente ou não.

Hotmart nota fiscal eletrônica enotas


Conclusão

Esperamos que esse conteúdo tenha sido muito válido para você! Agora você já sabe que mesmo se você for produtor digital, afiliado ou coprodutor você nunca deve emitir nota fiscal para a Hotmart

Se você quer fazer como grande nomes do mercado digital, como a Nath Arcuri, o Érico Rocha e o Mairo Vergara, é só conhecer a eNotas!

* Artigo produzido em parceria com o empresário contábil, Anderson Hernandes, responsável pela Tactus, contabilidade especializada no mercado digital.

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários
  1. “Se for você coprodutor, com o eNotas, você emite diretamente para o comprador, de acordo com o seu percentual de venda.” Nesse caso o comprador seria o cliente final? E dessa forma o cliente final receberia 2 notas fiscais? Desculpe, não consegui entender no texto.

    1. Ei Reutmann, tudo bem?

      O comprador/cliente final recebe apenas uma nota.

      No caso de coprodução, o eNotas funciona da seguinte maneira:

      Suponhamos que você tem 70% do produto e um parceiro tem 30%, e que foram realizadas 100 notas em um mês.

      Na hora de emitir, o eNotas gera 70 notas para você e 30 notas para coprodutor.

      Isso facilita a gestão de notas entre os produtores e evita a bitributação.

      Entenda melhor com o nosso post sobre emissão de nota fiscal para coprodutores 🙂

  2. De acordo com o que li no enotas gostaria de saber se meu exemplo pratico é correto:
    Curso de culinaria (Produto)
    Chefe Arnaldy tem uma PJ (Produtor) participa com 50%
    JJJ Marketing (Coprodutor) participa com 50%

    O Curso de Culinária online vendeu R$5.000,00 em um mês para 20 clientes.

    Neste caso o Chefe Arnaldy emitirá NFS-e para 10 clientes finais e a JJJ Marketing emitirá outras 10 NFS-e para o restante dos clientes finais.

    1. Ei André, tudo bem?

      É possível emitir notas fiscais apenas com o CPF diretamente no site da prefeitura em alguns casos. Como cada cidade tem procedimentos diferentes para a emissão da NFS-e, é bom você consultar a sua prefeitura para entender mais sobre o assunto.

      Agora, se você quer automatizar as suas notas fiscais com o eNotas, você precisa ter CNPJ, ok?

      Se tiver mais alguma dúvida, é só falar 🙂

  3. Para configurar o E-notas é pago alguma licença?
    Quando o comprador é Pessoa Física e ele quer a nota em nome de Pessoa Jurídica, mas a nota está configurada automaticamente, é possível essa emissão?

    1. Ei Dayanne, bom dia!

      Todas as informações sobre os nossos planos estão nesta página: https://www.enotas.com.br/emissor.

      Quem utiliza o eNotas pode configurar a emissão automática de notas das suas vendas. Isso quer dizer que, assim que uma pessoa compra, todos os dados da transação são enviados para o nosso sistema e a nota é emitida.

      Existe a possibilidade de não deixar esse fluxo rodando automaticamente. Ou seja, quando a venda é feita, os dados vão para a nossa plataforma e você consegue mudar as informações que deseja, como o tomador da nota, antes de emitir.

  4. O coprodutor também precisa contratar o E-notas para dividir a emissão das notas com o Produtor? Ou só o produtor assinando já é o suficiente?

    1. Ei Pamella, boa tarde!

      Se você quer deixar a emissão no automático para o produtor e o co-produtor, cada um deve ter uma conta no eNotas.

      De qualquer forma, é possível que apenas um deles tenha também, mas, nesse caso, um deles vai emitir automaticamente pelo enotas e o outro vai ter que fazer o processo manualmente, pelo site da prefeitura.

      Abraços 🙂

  5. Bom dia! Para venda de e-book é preciso emitir Nota Fiscal? Vi algumas publicações sobre isenção de impostos sobre livros, inclusive os digitais, poderia me esclarecer isso, por favor? Obrigada!!

    1. Ei Fabiana, tudo bem?

      Nesse caso, é importante que você busque a ajuda de um profissional de contabilidade.

      Ele é quem vai te falar qual é a forma correta de garantir que o seu negócio esteja legalizado.

      É importante tomar cuidado com qualquer técnica que promete pagar menos impostos, ok?

      Abraços 🙂

  6. Bom dia! Como é feito o processo de “exportação” das notas de serviços emitidas no eNota (Hotmart) para o Sistema de Emissão NFS-e de uma determinada Prefeitura, como por exemplo de Santa Bárbara D’Oeste (interior de SP)?

    1. Ei Adriana, bom dia!

      Não entendi muito bem o que você quer dizer com “o processo de exportação”. Você poderia me explicar melhor, por favor?

      Mas já te adianto que é possível ver todas as notas emitidas em um determinado período pelo eNotas ao estar logada como usuário. Assim, você consegue gerar um relatório com o valor total das vendas/notas emitidas e passar para a contabilidade.

      🙂

      1. Olá Gabriel! O município onde a empresa está estabelecida, disponibiliza um Sistema Emissor de Notas de Serviços Online, para seus contribuintes. Desse modo, minha dúvida é a seguinte: se emitir as notas no Hotmart, consigo migrar “exportar”rsrs estas informações para o Sistema da Prefeitura de Santa Barbara d’Oeste?

  7. Olá boa tarde! As notas fiscais emitidas pelo eNotas já são integradas com a Prefeitura? Ou seja, se emitirmos as notas pelo eNotas, elas já terão validade plena perante a Prefeitura e o Fisco e não precisaremos emitir pela Prefeitura?

    1. Ei Paulo, tudo bem?

      Sim, as notas emitidas pelo eNotas já são integradas com a Prefeitura.

      Inclusive, você consegue gerar um relatório no nosso painel das notas emitidas em um período e enviá-lo para a contabilidade 🙂

      Abraços!

  8. Prezado, bom dia! Essa integração com a Prefeitura está acontecendo para todo o Brasil? O eNotas está integrado com todas as Prefeituras do país ou dependerá da forma como cada uma trabalha? Por exemplo, somos de Goiânia – GO. A integração com ela está plenamente funcionando?

  9. Ola, boa tarde.
    Sou produtor digital e nao tenho nem nunca tive afiliados. Nesse primeiro ano na plataforma faturei 1100 reais. Gostaria de saber os impostos que devo pagar sobre eles e se preciso ja abrir uma empresa. Grato

  10. Oi, boa tarde.
    Se eu vendo como afiliado eu preciso emitir uma nota fiscal a cada comissão que eu recebo de um produtor ou é possivel fazer uma unica nota fiscal com todas as comissões do mês que aquele produtor me pagou?

    1. Ei Alan, tudo bem?

      Quem usa o eNotas emissor não precisa se preocupar com isso.

      Temos uma integração com a Hotmart que funciona assim:

      A cada venda realizada, as suas comissões são contabilizadas automaticamente.

      Com isso, a cada 15 dias, é emitida uma nota fiscal automaticamente com o total acumulado no período.

      Tudo automaticamente, sem que você faça qualquer coisa!

      Ah… você pode até configurar para enviar a nota fiscal direto para o email do seu produtor… ficando mais prático ainda 🙂

      Você pode conferir mais informações sobre o eNotas Emissor clicando aqui!

      Abraços!

    1. Olá, João!
      A emissão de notas é obrigatória por lei, há poucas ressalvas dependendo do regime tributário que você estiver inserido.
      Mas de modo geral a regra é realizar a emissão da nota e, neste caso, independentemente do valor de saque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email.
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.