notícias-fiscais
NEWS

Notícias Fiscais 17 de Setembro 2020

Atualizado há mais de 1 semana

Nas notícias de hoje, você terá acesso às seguintes novidades, acompanhe: 

  • Sefaz/AM - EFD: Notificação sobre novo conjunto de regras de validação
  • Publicação da Versão 6.0.8 do Programa da ECF
  • Abertura do CONBCON acontece nesta sexta-feira (18)

Sefaz/AM - EFD: Notificação sobre novo conjunto de regras de validação

A Sefaz AM publicou uma notificação aos contribuintes obrigados à Escrituração Fiscal Digital – EFD ICMS/IPI a respeito da implementação de novo conjunto de regras de validação, com vistas a coibir discrepâncias entre a identificação dos itens informados no Registro 0200 - Tabela de Identificação do Item:

  • Produto e Serviços (COD_ITEM; DESCR_ITEM; UNID_INV; COD_NCM, etc.),
  • E os informados nos registros (ENTRADAS/SAÍDAS/INVENTÁRIO) da EFD e nos documentos fiscais de emissão própria.

A identificação do item (produto ou serviço) deverá receber o código próprio do informante do arquivo em qualquer documento, lançamento efetuado ou arquivo informado (significando que o código de produto deve ser o mesmo na emissão dos documentos fiscais, na entrada das mercadorias ou em qualquer outra informação prestada ao fisco).

A implementação das regras se dará a partir do exercício de 2021, inclusive para o Inventário (Bloco H) do exercício de 2020 , sendo que, as EFDs que apresentarem inconsistências entre as informações do Registro 0200 e demais Registros e documentos fiscais correlatos, acima citados, assumirão o status de “Pendências”, ocasionando a perda do benefício de pagamento a prazo do imposto notificado, nos termos dos §1º e §7º, inciso II, alínea “c”, todos do art.107, do RICMS, aprovado pelo Decreto 20.686/99.

No transcurso dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro do ano de 2020, as inconsistências serão classificadas como “Advertências”, para que o Contribuinte tome ciência das mesmas e as retifique em sua escrituração, se for o caso.

Além disso, serão gerados alertas, por meio do DTe do Contribuinte, para as devidas correções.

Alertamos que as “Pendências” funcionam como marcadores que sujeitarão os Contribuintes que nelas incorrerem à fiscalização de seus estabelecimentos e, consequentemente, às penalidades elencadas no art. 101, da Lei Complementar 19/97.

A Secretaria de Estado da Fazenda disponibiliza o e-mail: [email protected] para o encaminhamento de dúvidas referentes à escrituração fiscal digital e suas inconsistências.

Fonte: Sefaz/AM

Publicação da Versão 6.0.8 do Programa da ECF

Foi publicada a versão 6.0.8 do programa da ECF com as seguintes atualizações:

  • Correção do erro na importação de ECF com registro Y800.
  • Correção do erro quando arquivos da ECF 2016/2017 são colocados em edição.
  • Correção do erro na geração de cópia de segurança da ECF.
  • Otimização do algoritmo de recuperação da ECD, quando mais de um arquivo com mudança de planos de contas é recuperado.

O programa está disponível no link, a partir da área de downloads do site do Sped:

Fonte: Publicação da Versão 6.0.8 do Programa da ECF

Abertura do CONBCON acontece nesta sexta-feira (18)

A abertura oficial do CONBCON, o Congresso Online Brasileiro de Contabilidade, acontece nesta sexta-feira, às 13h30.

Com o tema Desafios, Oportunidades e Transformações no Mercado Contábil, a quarta edição do evento conta com mais de 120 palestras totalmente gratuitas e 26 pontos do EPC.

Durante a transmissão, contaremos com dois painéis de peso, com a presença das principais instituições representativas da contabilidade.

Às 14h, Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Fenacon, Zulmir Ivânio Breda presidente do CFC e Francisco Sant’Anna, presidente do Ibracon, abordam o Papel das Entidades nos tempos difíceis da COVID-19 e da Economia.

Em seguida, às 16h, Reynaldo Lima Jr, presidente do Sescon/SP e AESCON/SP, José Donizete Valentina, presidente do CRCSP e Carlos Pires presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon falam sobre a Importância das Entidades Congraçadas durante a Pandemia.

Vale lembrar que a transmissão desta sexta-feira é uma abertura para o Congresso que começa, de fato, na próxima segunda-feira, 21, e segue até sexta, 25.

Fonte: Conbcon


Por hoje é só. Se você quer receber as últimas notícias fiscais em 1ª mão, é só participar do nosso canal do Telegram!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já conhece nosso canal de notícias fiscais no Telegram?
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.