notícias-fiscais
NEWS

Notícias Fiscais – 1ª semana de maio de 2020

Atualizado há mais de 1 semana

Reunimos as últimas notícias fiscais para você manter o seu negócio em dia com a legislação. Mais uma vez, os impactos do COVID-19 vêm à tona no noticiário, exigindo que empresas de todo o Brasil mantenham-se atentas. As outras novidades estão relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados e à obrigatoriedade do CEST. 

Bloqueio do SAT na quarentena

Saiba que o SAT Fiscal em São Paulo é bloqueado após 15 dias sem conexão à internet. E isso pode estar acontecendo com diversos empreendimentos que estão fechados por causa da quarentena imposta pelo CoronaVírus.

A Sefaz (Secretaria da Fazenda) informa que não é preciso fazer nenhum procedimento adicional após o retorno das atividades normais, já que o desbloqueio do equipamento ocorre automaticamente com a volta da conexão à internet. 

Prorrogação da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi prorrogada para 03 de maio de 2021 a partir da Medida Provisória 959 de 29/04/2020. Antes, a LGPD entraria em vigor em agosto de 2020.

Isso quer dizer que as empresas ganharam um prazo maior para se adequarem às exigências mais rigorosas na guarda e no uso de informações de usuários coletados na internet.

Impactos do COVID-19 na Paraíba

A Sefaz da Paraíba divulgou um estudo sobre as consequências do CoronaVírus no estado. O Boletim Informativo mostra como a emissão de notas fiscais (NF-e e NFCe) foi impactada:

  • em março, houve retração média de 4,02%;

  • entre 1º a 24 de abril, houve queda de 28,99% quando comparado com o mesmo período de 2019. 

O estudo também detalha o que aconteceu com os seguintes setores:

  • setor primário;

  • setor secundário;

  • setor terciário;

  • atacadista;

  • varejista;

  • combustíveis;

  • outros.

As variações na arrecadação de impostos também foram analisadas. 

Suspensão do Nota Paraná

O Nota Paraná é um mais um programa de CPF na nota que suspende os seus sorteios. A Sefaz afirma que a medida visa economizar R$ 15 milhões nos meses de abril, maio e junho. Esse valor será destinado ao controle da pandemia de COVID-19 no Paraná. 

Obrigatoriedade do CEST no Mato Grosso

A partir de 1º de junho, será obrigatório informar o CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) nas Notas Fiscais Eletrônica de Produto (NF-e) e de Consumidor Eletrônica (NCF-e).

A Sefaz do MT afirma que os documentos fiscais que não o tiverem não serão autorizados. Softwares Houses e ERPs que atuam no estado devem ficar atentos para evitar rejeições e outros problemas. 

Por essa semana é só. Se você quer receber as últimas notícias fiscais em 1ª mão, é só participar do nosso canal do Telegram!

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já conhece nosso canal de notícias fiscais no Telegram?
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.