notícias-fiscais
NEWS

Notícias Fiscais 2 de Fevereiro de 2021

Atualizado há mais de 1 semana

Nas notícias de hoje, você terá acesso às seguintes novidades, acompanhe:

  • MA: SEFAZ divulga orientações para usuário emitir a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)
  • Receita abre prazo para adesão antecipada à DCTFWeb

MA: SEFAZ divulga orientações para usuário emitir a Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

A SEFAZ-MA divulgou um novo informativo com as orientações atualizadas para emissão  da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica , instituída pela Resolução Administrativa 14/2016. O contribuinte pode consultar o manual na página da NFA-e, no site da SEFAZ.

O manual foi elaborado pelo gestor da Unidade de Atendimento Direto – UNAD, André Cantanhede, vinculada à Agência Central de Atendimento da SEFAZ – São Luís, com o intuito de orientar o uso do aplicativo de NFA-e e facilitar o processo de emissão.

A NFA-e está disponível para pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEI), pequenos produtores rurais com inscrição estadual e pessoas jurídicas não contribuintes do ICMS.

A disponibilização da NFA-e pelo portal da SEFAZ permite a seus usuários emitirem suas notas sem a necessidade de se deslocarem a uma agência de atendimento.

Caso o contribuinte tenha alguma dúvida, ou caso tenha ocorrido alguma rejeição/erro no momento da emissão da nota, pode entrar em contato através dos e-mails: 

[email protected] / [email protected] ou do Whatsapp (98) 98415-5592.

Fonte: Sefaz/MA

Receita abre prazo para adesão antecipada à DCTFWeb

As empresas do 2º grupo do eSocial que ainda não entregam a DCTFWeb, ou seja, aquelas já obrigadas ao envio de eventos periódicos no eSocial (fechamento da folha de pagamento) poderão optar por enviar a DCTFWeb a partir de 03/2021, conforme art. 19, § 2º, da Instrução Normativa RFB nº 2.005, de 29 de janeiro de 2021. A entrega da DCTFWeb 03/2021, que se refere aos fatos geradores ocorridos em março de 2021, deverá ser enviada até o dia 15 de abril de 2021.

atenção!

A adesão estará disponível somente entre os dias 01 a 19/02/2021.

A adesão à entrega antecipada da DCTFWeb poderá ser feita, mediante opção irrevogável e irretratável, exclusivamente por meio do Portal e-CAC disponível no endereço www.gov.br/receitafederal. 

No e-CAC, o contribuinte deve acessar o menu “Cobrança e Fiscalização > Obrigação Acessória - Formulários online e Arquivo de Dados > TERMO DE OPÇÃO – DCTFWeb – antecipar a adesão”.

Após o prazo, as empresas que não aderirem à entrega antecipada estarão obrigadas ao envio da DCTFWeb apenas a partir do período de apuração julho/2021, com o restante do 2º grupo e com o 3º grupo do eSocial.

Cronograma de implantação da DCTFWeb:

A Instrução Normativa RFB nº 2.005/2021 definiu as seguintes competências a partir das quais a DCTFWeb será obrigatória e substituirá a GFIP:

Julho/2021: Parte do 2º grupo do eSocial que ainda não entregam a DCTFWeb (empresas não optantes pelo Simples Nacional com faturamento em 2017 inferior a R$4,8 milhões);

Julho/2021: 3º grupo do eSocial (optantes pelo Simples Nacional, MEI, Produtores Rurais Pessoa Física, Empregadores Pessoa Física com exceção dos domésticos, e entidades isentas);

Junho/2022: 4º grupo do eSocial (entes da Administração Pública e organizações internacionais).

Fonte: Portal Contábeis

Por hoje é só. Se você quer receber as últimas notícias fiscais em 1ª mão, é só participar do nosso canal do Telegram!

Avatar
Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já conhece nosso canal de notícias fiscais no Telegram?
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.