notícias-fiscais
NEWS

Notícias Fiscais 22 de Setembro 2020

Atualizado há mais de 1 semana

Nas notícias de hoje, você terá acesso às seguintes novidades, acompanhe:

  • ICMS/GO: Coordenação da pauta fiscal de ICMS atende em novo e-mail
  • MG: Receita inicia dispensa da Declaração de Apuração do ICMS (DAPI)

ICMS/GO: Coordenação da pauta fiscal de ICMS atende em novo e-mail

Os contribuintes que tiverem dúvidas sobre assuntos ligados a pautas fiscais do ICMS devem encaminhar a solicitação para novo e-mail a partir de hoje, (21/09). As pautas fiscais de várias mercadorias são divulgadas periodicamente pela Coordenação de Pesquisa Mercadológica da Secretaria de Estado da Economia.

O novo e-mail disponível ao contribuinte é: [email protected] Elaborada pela Coordenação com base no preço médio ponderado cobrado pelo mercado, a pauta fiscal é o valor de referência para que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e Comunicação (ICMS) seja pago pelos contribuintes, explica o coordenador  José Eduardo Guimarães de Moura. 

As pautas fiscais são divulgadas no site www.economia.go.gov.br e, também, no Diário Oficial do Estado. Nesta sexta-feira (18/09) foram divulgadas as pautas do feijão e bebidas que entram em vigor a partir de hoje (21/09).

Fonte: Sefaz/GO

MG: Receita inicia dispensa da Declaração de Apuração do ICMS (DAPI)

Essa é mais uma medida de simplificação tributária adotada pelo governo mineiro, que substitui a DAPI e estabelece como opção para a apuração do imposto as informações lançadas na Escrituração Fiscal Digital (EFD), eliminando, assim, uma obrigação acessória.

A simplificação, implantada por meio do projeto “Desobrigar DAPI”, tornou-se realidade com a publicação, no último dia 27 de agosto, da Portaria SRE Nº 177, de 26/8/2020, e contempla, no primeiro momento, os contribuintes que participam do projeto-piloto.

Como a medida, inicialmente, é opcional, o contribuinte apto a essa primeira fase deverá enviar o requerimento de adesão para o e-mail da Delegacia Fiscal de sua circunscrição (para localizar a DF, clique no link), acompanhado da documentação que o instrui em arquivo PDF. 

Já a partir de 1º de novembro de 2020, a opção poderá ser requerida por meio do Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE) pelo contribuinte que atender cumulativamente:

  • a requisitos relacionados ao cumprimento de obrigação acessória, 
  • forma de escrituração,
  • situação cadastral,
  • regime de recolhimento e de controle fiscal,
  • assim como obter a validação da DAPI em relação à EFD dos últimos três períodos de apuração, em conformidade com as regras disponíveis no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) do Portal Estadual do SPED.

A substituição da DAPI 1 em definitivo e a obrigatoriedade de adoção da apuração do ICMS pela EFD, para todas as empresas do regime "débito e crédito", ocorrerá a partir de 1º de julho de 2021, começando pelos contribuintes indicados pela Subsecretaria da Receita Estadual.

Fonte: Sefaz/MG


Por hoje é só. Se você quer receber as últimas notícias fiscais em 1ª mão, é só participar do nosso canal do Telegram!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Já conhece nosso canal de notícias fiscais no Telegram?
Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.