notícias-fiscais
NEWS

Notícias Fiscais: 2ª semana de Julho de 2020

Atualizado há mais de 3 semanas

Veja como junho de 2020 foi o mês que teve a maior emissão de nota fiscal e como o ciclone bomba que atingiu o Brasil afetou a emissão de NFS-e. Entenda como algumas prefeituras estão facilitando a emissão de NFS-e para os seus contribuintes também. 

Receita Federal mostra que junho foi o mês com maior emissão de nota fiscal em 2020. 

As vendas no Brasil no mês de junho atingiram o maior patamar deste ano. No mês, as vendas tiveram resultado 15,6% maior que o mês de maio e 10,3% superior ao de junho de 2019. 

No Brasil, a média diária de vendas com a NF-e atingiu R$ 23,9 bilhões em junho, o maior patamar do ano de 2020. Na comparação com o mês anterior, a queda de abril foi seguida de aumentos de 9,1% em maio e de 15,6% em junho.

Em 2020, o comércio eletrônico teve vendas crescentes em quantidade e em volume. A tendência de elevação se intensificou a partir de março. As variações percentuais em valor foram de 9,3% em março, 3,3% em abril, 15,5% em maio e 19,2% em junho. 

Em relação ao mesmo mês de 2019, a média diária de vendas apuradas com a NF-e em 2020 foi superior: aumento de 20,6% em março, 17,5% em abril, 37,4% em maio e 73,0% em junho.

Você pode conferir todas as informações no relatório disponibilizado pela Receita Federal. 

Fundador da Ricardo Eletro é preso por sonegação fiscal

Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro, foi preso na manhã do dia 08/07/2020 por sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. A operação recebeu o nome de "Direto com o Dono". De acordo com as investigações, aproximadamente R$ 400 milhões em impostos foram sonegados.

Ciclone bomba em Itajaí afeta NFS-e

O Ciclone bomba que atingiu o sul do país também afetou a emissão de NFS-e. A cidade de Itajaí precisou disponibilizar um link alternativo para os contribuintes. O problema aconteceu por causa da falta de energia elétrica nos servidores da Prefeitura. 

Emissão de NFS-e para MEIs em São Paulo é modificada

Visando a desburocratização da vida dos Microempreendedores Digitais (MEIs), a Prefeitura de São Paulo montou um esquema especial durante a pandemia do COVID-19.

A gestão do município modificou o processo de desbloqueio da senha para logar no sistema e emitir NFS-e. Basicamente, agora é possível fazer isso pela internet. 

Com isto, o contribuinte deverá realizar o agendamento eletrônico prévio por meio da internet, no site da Prefeitura. Ao realizar o acesso, selecionar a aba “agendar atendimento”.

Saiba que o procedimento ainda só está disponibilizado para novos MEIs. 

Lajeado (RS) lança aplicativo para emissão de NFS-e 

Mais uma boa notícia para quem é MEI, dessa vez em Lajeado (RS). Foi criado um aplicativo de celular para a emissão de NFS-e. Além disso, é possível cancelar e acessar informações resumidas, como o faturamento da empresa. Até o momento, a ferramenta está disponível na versão Android. 

Por essa semana é só. Se você quer receber as últimas notícias fiscais em 1ª mão, é só participar do nosso canal do Telegram!

Avatar
Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.