notícias fiscais 5a semana abril 2020
NEWS

Notícias fiscais – 5ª semana de abril de 2020

Atualizado há mais de 1 semana

Reunimos as últimas notícias fiscais para você manter o seu negócio em dia com a legislação. Dessa vez, você vai saber mais sobre os detalhes do uso do SAT Fiscal durante o período de isolamento social, como as notas fiscais ajudam consumidores a economizar na Bahia, as mudanças na cadeia de certificado para a NF-e e muito mais. 

Uso do SAT Fiscal para vendas na internet

O Diário Oficial de São Paulo informou como o SAT Fiscal deve ser utilizado em vendas na internet pelo varejo do estado. Segundo a emenda divulgada, é apenas é possível emitir o CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico) quando:

  • a venda não ultrapassar o valor de R$ 10.000,00

  • o comprador não for contribuinte do ICMS;
  • a mercadoria seja entregue em domicílio, em território paulista.

Para vendas em que o consumidor reside em outro estado, é necessário emitir a NF-e (Nota Fiscal de Produto Eletrônico).

Notas fiscais ajudam consumidores a encontrar o melhor preço na Bahia

Quem mora na Bahia, agora, pode consultar os melhores preços do varejo no aplicativo “Preço da Hora”. O programa é uma iniciativa do governo estadual que permite fazer cotações em tempo real a partir das informações extraídas das notas fiscais eletrônicas (NFCe e NF-e).

São mais de 45 mil usuários nos primeiros dez dias. E esse número tende a crescer com o passar do tempo, já que o aplicativo está disponível para celulares Android e iOS.

Com isso, a emissão de nota fiscal na Bahia ajuda todos os consumidores a encontrarem preços acessíveis. Em um período de isolamento social e de quarentena, isso é fundamental para reduzir a circulação de pessoas, permitindo que todos possam ir diretamente para o estabelecimento que querem. 

Consumo indevido fica amparado por ajuste Sinief

O consumido indevido acontece quando um software emissor de documentos fiscais (CT-e, MDF-e, NF-e e NFC-e) executa muitas requisições para a Sefaz sem necessidade. E isso pode ocorrer por diversos motivos, seja pelo preenchimento incorreto por parte do contribuinte ou falhas no webservice da Sefaz. 

A partir de agora, a suspensão temporária ou permanente de emissão dos documentos está amparada por lei com a publicação dos Ajustes SINIEF 07/2020, 08/2020, 10/2020. Geralmente, a suspensão é de uma hora, mas isso pode variar de acordo com as determinações da Sefaz de cada unidade federativa. 

O objetivo dessa mudança é diminuir o uso indevido de sistemas autorizadores com requisições de consultas de grandes volumes e insistência em autorizar várias vezes um documento rejeitado. 

Então, as softwares houses precisam ficar atentas para evitar problemas com os seus clientes. Nessas horas, uma boa ideia é utilizar a API para nota fiscal mais escalável da galáxia. 

Mudança na cadeia de certificados para NF-e

O Portal da Nota Fiscal Eletrônica divulgou uma alteração do certificado digital do endereço: www.nfe.fazenda.gov.br. Se o usuário estiver com problema para usar os serviços disponíveis, pode ser em função da cadeia de certificado.

Portanto, é recomendável baixar e instalar a cadeia de certificados ISRG Root X1 Let's e Encrypt Authority X3.

Por essa semana é só. Se você quer receber as últimas notícias fiscais em 1ª mão, é só participar do nosso canal do Telegram!

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ilustração de personagem assinando newsletter

Receba conteúdos automágicos sobre o seu mercado por email em primeira mão!

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.