Webinar de sucesso: 5 dicas indispensáveis para criar o seu

Atualizado há mais de 3 semanas

Dentre todas as estratégias no mundo do marketing digital, uma em especial está ganhando força: os webinars. Ele permite a interação online entre empresas e futuros leads, por meio de vídeos ao vivo ou gravados.

É cada vez maior o número de empresas que investem nesse tipo de conteúdo. E não é por acaso: um webinar de sucesso é capaz de trazer benefícios incríveis para uma empresa.

Fazer um webinar pode se revelar um grande desafio, especialmente para quem não tem ideia de onde começar. Felizmente, essa tarefa não é tão complicada quanto parece e exige apenas um bom planejamento e os equipamentos corretos.

Neste artigo, você vai entender o que é necessário para fazer para um seminário online, com dicas práticas para converter mais leads em clientes para a sua marca.

Então continue com a gente e aprenda os segredos de um webinar de sucesso!

O que é um webinar?

A palavra vem do termo em inglês web based seminar, traduzido como seminário baseado em rede. Um webinar nada mais é do que uma conferência transmitida em tempo real pela internet, que visa discutir temas específicos.

Por ser uma transmissão ao vivo, esse tipo de conteúdo apresenta grandes vantagens. Entre eles está a possibilidade de ser feito em qualquer lugar, seja na sua empresa, seja em um auditório... ou até mesmo na sala da sua casa.

Além de discutir temas de interesse do seu público-alvo, o webinar também pode ser utilizado durante o lançamento de produtos e de serviços da sua empresa. Isso aumenta não só as vendas, mas ajuda a gerar novos leads.

E por ser online, os seus seguidores podem assistir de qualquer lugar, oferecendo comodidade e praticidade aos participantes. Um webinar de sucesso facilita a comunicação entre empresas e clientes e, por isso, é uma das melhores estratégias de vídeo marketing.

Por que começar a investir em conteúdos ao vivo?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando se realmente vale a pena apostar na produção de vídeos ao vivo.

E a resposta é SIM!

De acordo com dados do Inside Sales, o webinar é apontado por 73% dos comerciantes B2B (business to business) como a melhor maneira de engajar a audiência e gerar leads.

Entre os benefícios que um webinar oferece para o seu negócio, estão:

  • Aumento do número de visitantes para o site ou blog da sua empresa, ajudando também a aumentar a sua lista de emails;
  • Público mais engajado com a marca, já que a maioria das plataformas de webinar contam com serviços de chat em tempo real. E quanto mais engajada a audiência estiver, mais disposta ela estará a cumprir as ações que você pedir;
  • Sua marca ganha mais autoridade aos olhos dos potenciais clientes. Afinal, se uma empresa investe em vídeos ao vivo, sem edições e cortes, é sinal de que entende do assunto abordado;
  • Ajuda a gerar leads mais qualificados para o seu negócio. Quando o tema do seminário é interessante, o número de inscritos aumenta, fazendo com que a sua lista de leads também cresça;
  • Sua empresa vende mais com um webinar. Isso acontece porque é mais fácil convencer um cliente a fechar negócio ao mostrar um produto ou serviço em funcionamento;
  • O seu pós-venda é potencializado, já que é possível fazer eventos ao vivo exclusivos para quem já é cliente da marca.

5 dicas para fazer webinars de sucesso

Depois de conhecer todas as vantagens que esse formato pode trazer, está na hora de ligar a câmera e começar a transmitir!

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar você a realizar um webinar de sucesso. Confira:

1. A chave está em um bom planejamento

Como em qualquer estratégia de marketing, a chave do sucesso é o planejamento. Assim, antes de ligar a câmera e começar a transmitir, é preciso saber o que a sua empresa quer alcançar com o webinar.

O seu objetivo é lançar e vender um novo produto? Atrair novos leads para a sua empresa? Ou mostrar funções avançadas de um dos seus produtos aos clientes?

Depois de definir o objetivo, não se esqueça de elaborar um roteiro para o seu webinar. Mesmo que você domine o assunto, é importante anotar os principais tópicos que serão apresentados para não esquecer nada.

Por fim, crie um cronograma com todas as ações que serão tomadas antes, durante e depois do seu webinar.

2. Invista - e muito - na divulgação

De nada adianta seguir todos os passos para fazer um webinar de sucesso se você não conseguir atrair a audiência. Por isso, é muito importante investir na divulgação do seu evento e contar com todos os canais de comunicação disponíveis para atrair o público.

Uma ferramenta bastante eficiente para convidar as pessoas a assistirem o seu webinário são as campanhas de email marketing. Muitas empresas subestimam o poder do correio eletrônico, mas essa é uma estratégia de grande potencial.

Envie informações sobre o seu webinar com, pelo menos, duas semanas de antecedência. Isso aumenta a expectativa entre o público, que vai ficar mais interessado no seu seminário. E lembre-se de disparar um lembrete no dia do evento para que os inscritos consigam se programar.

Aproveite também o alcance das redes sociais para divulgar o webinar. Programe postagens no Facebook, Instagram, LinkedIn e nos demais canais que a sua audiência utiliza. E se o orçamento permitir, impulsione os posts para atrair ainda mais interessados.

E claro: promova o seu webinar através do blog e do site da companhia. Crie posts, banners, formulários, chamadas e o que for preciso para levar os visitantes a se inscreverem no seu webinar.

Lembre-se de que a divulgação deve sempre direcionar os visitantes para uma landing page. Será nessa página que o público irá se cadastrar para assistir ao seu webinar.

3. Ofereça um conteúdo que realmente agregue ao público

Para fazer um webinar de sucesso, é preciso mostrar para a audiência que você domina o conteúdo abordado. E além disso, esse conteúdo também precisa ser relevante para quem for assistir.

Para não correr o risco de passar vergonha na hora da transmissão, pergunte nas redes sociais e por email qual tema ou tópico os seus seguidores gostariam de ver em um webinário.

Fazer enquetes ajuda a colher as sugestões do público e ainda gerar mais engajamento nas redes sociais. Mas é preciso colocar opções de assuntos com os quais você esteja habituado e tenha segurança em falar.

E para que o conteúdo do seminário seja relevante para as pessoas, apresente soluções para os problemas que elas enfrentam. Com certeza a sua empresa recebe emails e comentários relatando dúvidas, certo? 

Então aproveite esse conteúdo e use no seu webinar.

4. Crie engajamento com sua audiência

Ninguém quer perder algumas horas assistindo a um conteúdo chato e sem interação, não é mesmo? Por isso, para fazer um webinar de sucesso, não se esqueça de estimular o engajamento da sua audiência.

Mas como fazer isso? É muito fácil.

Além de investir em um conteúdo rico e relevante para quem está assistindo, existem alguns truques que podem ajudar.

Uma das maiores vantagens do formato de transmissões ao vivo é a possibilidade de interagir em tempo real com o público. Portanto, tire proveito disso e abra espaço para a participação dos espectadores. Peça para enviarem dúvidas, comentários e sugestões durante o webinário através do chat.

5. Um elemento surpresa é sempre bem-vindo

Outro fator que colabora para fazer um webinar de sucesso é manter o fator surpresa. Você pode instigar a curiosidade dos participantes durante o webinar, falando que quem assistir toda a transmissão receberá um benefício exclusivo.

Esse elemento surpresa pode ser um material rico, como um guia completo sobre o conteúdo abordado no webinar, um cupom de desconto ou uma promoção especial. Você também pode fazer um sorteio entre os participantes que acompanharam você durante todo o webinar.

Enfim, para agradar a audiência, o céu é o limite! Só não se esqueça que esse elemento surpresa deve ser realmente útil e agregar valor para o público. Caso contrário, a sua marca pode perder a credibilidade.

Enfim, para agradar a audiência, o céu é o limite! Só não se esqueça que esse elemento surpresa deve ser realmente útil e agregar valor para o público. Caso contrário, a sua marca pode perder a credibilidade.

Conclusão

Viu só como produzir um webinar de sucesso não é tão difícil como parece? Com uma boa dose de planejamento, de esforço e de criatividade, a sua empresa terá resultados incríveis. Seguindo as dicas deste artigo, você será capaz de atrair novos leads, convertê-los em clientes e aumentar a autoridade da sua marca. 

Agora que você já aprendeu como produzir um webinar de sucesso, basta ligar a câmera e entrar em ação!

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Guestpost produzido pela equipe da Vidmonsters!

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