Pagamento recorrente: o que é, como usar e benefícios 

Atualizado há mais de 3 semanas

O pagamento recorrente é um modelo de negócio em que o cliente é uma espécie de assinante. Exatamente porque a receita dele é paga em períodos e a entrega do produto serviço também, como mensalmente.

Muitas empresas têm adotado esse sistema, com o nome de “assinatura” mesmo. Essa modalidade se consagrou com uma forma de se destacar no mercado e ampliar os lucros.

No mercado digital, esse sistema é muito prático e cada vez mais empreendedores estão adotando. Justamente porque o cliente vê as suas aquisições de maneira mais frequente ou mesmo recorrente.

E ela tem conquistado cada vez mais negócios pela praticidade na aquisição contínua de produtos e serviços. Porém, as empresas precisam ficar atentas a pontualidade das entregas e a qualidade.

Acompanhe esse post e confira algumas razões para você começar a utilizar esse recurso agora mesmo!

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é uma forma de prestar serviços ou enviar mercadorias por meio de cobranças de assinaturas, planos e mensalidades. Assim, a cobrança acontece de forma automática, após a assinatura de um plano de um determinado serviço ou produto.

Essa metodologia já está consagrada e alguns exemplos são bem populares: Spotify, Netflix, Wine, certamente são empresas que você já ouviu e que utilizam o pagamento recorrente.

Portanto, os modelos de negócios que comercializam assinaturas, planos, contratos ou mensalidades utilizam esse método. Ele também é conhecido como venda recorrente, assinatura recorrente ou compra recorrente.

Assim, o usuário é cobrado seguindo intervalos de tempo pré-acordados (mensal, trimestral, anual, etc.) e possuem esse serviço por um tempo previsto.

Para que serve o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente serve para que empresas tenham uma receita previsível. Basicamente, o cliente assina um acordo de pagamento para que, por um determinado período, tenha os serviços do negócio.

Durante esse período, ele paga, seja por mensalidade ou por anuidade, pelo serviço, o que faz com que a empresa consiga saber qual é a receita naquele período.

Isso ajuda a empresa de algumas formas, mas a principal é que cria uma redução de inadimplências – sobretudo se o pagamento for antecipado –, dá previsibilidade e pode ser feito de modo automatizado.

Benefícios de usar

Já deu para perceber alguns benefícios do pagamento previsível! Mas, dá para destacar alguns. Confira.

Menor barreira de entrada para novos clientes

Um dos pontos mais interessantes de se adotar o pagamento recorrente é a flexibilidade de entrada. O que isso quer dizer?

Seus clienres, ou assinantes, pagam à medida que utilizam o serviço e não por adquirirem um produto (direito de uso X direito de propriedade). Assim, é possível garantir um preço geralmente mais baixo em curto e médio prazo.

Além disso, apresenta facilidades, já que pode ser realizado mensal, trimestral, semestral ou anualmente, dependendo do objetivo do negócio.

Esse fator também proporciona uma maior fidelização de clientes, já que é viável oferecer benefícios de acordo com o plano contratado.

Por exemplo, se o usuário optar pelo plano anual, ele terá um desconto de 25% ou ainda receberá um recurso extra.

Isso invariavelmente agrega valor ao negócio e cria uma fidelização.  

Menor risco de inadimplência com o pagamento recorrente

Como o valor faturado é automaticamente descontado do cliente, existe uma chance maior dos pagamentos serem realizados em dia. Portanto, a venda recorrente proporciona um menor risco de inadimplência.

Apesar do boleto ser uma das maneiras de cobrança mais utilizadas no Brasil, o cartão de crédito é mais vantajoso tanto para o consumidor quanto para a própria empresa. E o motivo é simples: o recolhimento é realizado mensalmente no dia acordado, automaticamente.

Agora, se você estiver com alto índice de inadimplência mesmo trabalhando com o pagamento recorrente, é hora de rever as suas estratégias. Pode ser que o usuário não esteja satisfeito com o produto/serviço, que a entrega não esteja adequada.

Ou ainda, que o seu público-alvo tenha um comportamento de compra atípico (gastam muito no cartão e o limite estoura, por exemplo).

Confira também: Como otimizar seu checkout e diminuir o abandono de carrinho 

Previsibilidade financeira

Essa é uma das melhores vantagens do pagamento recorrente. Ela garante que a empresa saiba quanto irá receber em determinado período.

Assim, fica mais fácil desenvolver um planejamento financeiro e compreender o momento ideal de agir.

Esse controle se torna ainda mais relevante quando se conhece a data exata das entradas. Isso quer dizer que a sua equipe poderá planejar melhor a tomada de decisões, de acordo com a realidade da própria organização.

E  o estoque? Mesmo que você trabalhe com um modelo digital de entrega de produtos, essa palavra gera arrepios, já que o alto volume de mercadorias paradas causa um enorme prejuízo.

Aí aparece outra vantagem do pagamento recorrente, pois você terá uma gestão de estoque mais eficiente e lucrativa.

Assim, o seu empreendimento não sofrerá com produtos em excesso e nem com a falta deles.

Na realidade do empreendedor digital, esse conceito se aplica facilmente em área de membros, no qual o cliente paga para ter um conteúdo atualizado todo mês.

Fidelização de clientes

Você já leu sobre isso, mas é realmente uma vantagem que precisa ser destacada. Basicamente, o pagamento recorrente faz com que você tenha um cliente certo por um tempo.

Portanto, seu foco de investimento pode ser mais em campanhas para encantar esse cliente e potencializar o seu produto do que atração de novos.

Diversos modos de pagamento

A variedade de meios de pagamento faz com que as assinaturas sejam um modelo de negócio muito vantajoso.

Por mais que o boleto seja um meio válido, aqui o seu foco pode ser por meios que possam ser feitos automaticamente, como cartão de débito ou crédito, além do débito automático.

O Pix também é uma maneira, mas assim como o boleto, ele não possui uma maneira automática de ser feita, o que pode não garantir o pagamento adequado nas datas e você precisar fazer campanhas de cobrança.

Contudo, tanto o pix quanto o boleto são altamente vantajosos se você criar descontos para pagamentos anuais, por exemplo.

Exemplos de empresa que utilizam o pagamento recorrente

Como já dissemos, existem diversos tipos de clubes de assinatura que adotam o pagamento recorrente e muitas estão tendo sucesso. Separamos alguns exemplos interessantes, confira!

  • Netflix: ela e as plataformas de streaming são os principais exemplos de empresas que usam o pagamento recorrente, por meio de assinaturas mensais ou de anuidades;
  • Leadlovers: é uma plataforma de automação de marketing digital que possui três tipos de planos mensais;
  • Glambox: é o maior clube de beleza do Brasil. A empresa oferece pacotes mensais, semestrais e anuais.
  • MeuSucesso.com: é uma plataforma que oferece cursos online ministrados por empreendedores de sucesso. Para acessar, basta assinar um plano mensal.
  • Administradores.com: oferece cursos baseados em estudo de casos de sucesso e workshops online. Possui um plano mensal e outros de um, dois e três anos.
  • Nescafé: disponibiliza planos mensais, bimestrais e trimestrais para os amantes de um bom café, no qual entrega uma determinada quantia de cápsulas.
  • Home Shave: esse clube oferece aparelhos de barbear com lâminas de aço inoxidável. A quantidade delas depende do plano mensal contratado.
  • BeerFlakes: se a sua paixão são as cervejas, entre para esse clube! Mas, ele vai além, já que oferece também camisetas e outros acessórios. Possui somente a assinatura mensal.
  • TAG Experiências Literárias: é um clube literário que entrega um kit com um livro, revistas e demais acessórios a cada mês. Possui apenas o plano mensal.

Adotar o pagamento recorrente como uma estratégia pode impulsionar as suas vendas.

Mas, é preciso analisar o cenário de atuação para compreender se essa modalidade vai ser lucrativa.

Conhecer melhor o pagamento recorrente com toda certeza pode trazer grandes possibilidades para sua empresa.

Agora que você já sabe como essa modalidade funciona, aproveite para conferir nosso post completo com dicas certeiras para construir um planejamento financeiro eficiente para seu negócio digital!

 

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

Comentários

  1. Comprei um produto nessa modalidade de pagamento mensal via cartão de crédito. A empresa esqueceu de realizar o débito deste mês antes do fechamento da fatura. No mês subsequente a empresa poderá cobrar duas
    mensalidades?

  2. Tenho uma dúvida, o crédito recorrente não compromete o limite do cartão né? Mas um exemplo quero fazer uma compra de 1000 Reis em 12x, o limite do meu cartão tem que ser o valor total da compra ou o valor da parcela ?

  3. Marlene ferreira quero usar o método recorrente no cartao de credito mas nao vai mecher no limite do meu cartão e neucartso vou poder usar normal

  4. Uma dúvida, no pagamento recorrente efetuado no cartão de crédito existe a possibilidade do vendedor receber o valor inteiro e a divida da parcela do cliente ser com o banco financiador? Tipo uma compra parcelada.

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