Qual é o perfil do empreendedor?

Você já deve ter ouvido falar que qualquer pessoa pode empreendedor no mercado, certo? Por mais que seja burocrático, abrir uma empresa é fácil. Contudo, gerenciar um negócio com eficiência e ter um perfil empreendedor vai muito além disso.

Lembre-se de que empreender é algo trabalhoso e, em muitos casos, solitário. Em algumas situações, você precisará tomar decisões que não permitem volta. Por isso, é essencial ter habilidades para se controlar e superar as dificuldades que surgirem.

Hoje, você pode estar criando o seu produto ainda ou até mesmo já ter um curso lançado no mercado. Em ambos os casos, algumas habilidades devem ser interiorizadas e treinadas em sua rotina.

Este post mostra as características do perfil empreendedor. Saiba que elas se aplicam em todos os setores do mercado. 

Ser responsável

Você já marcou um encontro com uma pessoa, e ela não foi ou nem ao menos avisou. Como você se sentiu?

Agora, imagine que um cliente contratou o seu serviço e, por um motivo qualquer, as suas expectativas não foram atendidas.

Os exemplos são distintos, mas mostram que a falta de responsabilidade é algo muito sério. O perfil empreendedor exige que você cumpra o que promete, entregando exatamente aquilo que você oferta.

Ter criatividade

Se você quiser resumir um dos principais objetivos do perfil empreendedor, basta pensar na solução de problemas que causam dores no consumidor.

Com o avanço das tecnologias, ideias inovadoras são criadas com essa finalidade, como um emissor automático de notas fiscais.

Não caia na besteira de acreditar que a criatividade é um dom que apenas alguns obtêm desde criança. Na verdade, é possível desenvolver essa habilidade investindo em cursos e colocando a mão na massa.

É válido aceitar desafios e estar disposto a encontrar soluções. Inicialmente, você pode se sentir perdido. Contudo, com paciência e empenho, é possível encontrar as respostas que você deseja.

Posicionar-se como um bom líder

Todo grupo de pessoas precisa de um líder. Sem essa figura, o futuro se torna incerto — e não poderia ser diferente para quem busca o perfil empreendedor.

A liderança não está relacionada apenas ao ser o primeiro a realizar algum trabalho. Na verdade, um bom líder sabe delegar tarefas e confia em seus funcionários.

Alguns empreendedores, no começo de carreira, acumulam função em excesso, e isso é normal. Porém, com o passar do tempo, é essencial contar com uma equipe competente, que sabe solucionar problemas sozinha.

Se todas as decisões precisam passar por você, os processos se tornam burocráticos e você tem dificuldades para escalar o negócio.

Além disso, saiba liderar pelo exemplo. Você não precisa, por exemplo, ser um especialista em todas as áreas de sua empresa. Porém, você deve conhecer um pouco de cada setor, tendo o conhecimento necessário para dialogar com o seu time.

Tome cuidado com as suas falas também. Por mais que seja mais importante tomar atitudes corretas, um comentário maldoso coloca em risco a confiança do trabalhador e até mesmo em você mesmo.

Gostar de planejar e analisar resultados

Antes de prosseguir, mentalize os seus principais objetivos atualmente. Enquanto alguns podem pensar em ter mais tempo para fazer o negócio crescer, outros querem acabar com a burocracia tributária na gestão.

Saiba que não importa qual é a sua meta: será necessário planejar todos os passos a trilhar.

Você deve encontrar ferramentas, processos e pessoas para te ajudar em sua jornada. O planejamento permite que você analise todas essas questões e proponha estratégias e ações para colocar em prática.

E o planejamento representa o começo do trabalho. Com o passar do tempo, os resultados aparecem e você deve analisá-lo, a fim de descobrir o que deu certo ou errado. Caso você encontre algo incorreto, tome uma atitude rapidamente.

Ps: leia este outro post e descubra como pagar menos impostos com o planejamento tributário em seu negócio.

Buscar novas oportunidades

Quem acompanha o nosso blog sabe como o mercado digital é mutável, já que surgem novos produtos e serviços a qualquer momento.

Quem fica estagnado e não acompanha essa evolução é facilmente superado por concorrentes — e não é isso que você quer, certo?

Dessa forma, é imprescindível buscar novas oportunidades e formas de melhorar o seu trabalho. Em alguns casos, você pode propor melhorias em uma função do seu software SaaS. Por outro lado, é possível procurar outros parceiros para o seu negócio.

Nessas horas, marque presença nos eventos mais importantes de sua área de atuação. Ao tomar essa atitude, você mantém contato com os influenciadores digitais do setor e com quem sabe o que faz.

Aproveite as palestras para ter insights e descobrir boas práticas. Lembre-se de fazer networking nos intervalos e veja como outros empreendedores se posicionam no mercado.

Calcular riscos

Por mais bem planejada e executada que uma ação seja, problemas podem acontecer. Se você não estiver preparado para solucionar imprevistos, os resultados positivos dificilmente acontecerão.

Dessa maneira, você precisa calcular todos os riscos em seu planejamento. Simples ações, como a contratação de um novo funcionário ou a assinatura de uma plataforma EAD, estão suscetíveis a erros.

Você não pode agir por impulso e, por exemplo, escolher o primeiro entrevistado ou aceitar a primeira oferta. É necessário analisar todos os fatores e as pessoas envolvidas, considerando tudo que pode acontecer caso algo dê errado.

Não entenda isso como empecilho para crescer. Veja essa situação como um desafio para melhorar o seu desempenho e saber como enfrentar novas situações.

Em outras palavras, saber lidar com o desconhecido é algo um empreendedor deve ter como prioridade em sua rotina.

Conclusão

Este post mostrou para você algumas características do perfil empreendedor. Tenha em mente que ninguém nasce pronto para lançar um produto o mercado e ter sucesso.

É preciso muito esforço e dedicação para atender às demandas dos clientes e obter bons resultados. Bons empreendedores estão sempre se atualizando com as novidades e se reinventando.

A responsabilidade, a curiosidade e a criatividade são apenas alguns atributos que você deve cultivar em seu dia a dia. E tem mais: não se restrinja aos pontos levantados neste conteúdo, sempre encontre novas maneiras de aprimorar as suas atitudes, seja em sua vida pessoal, seja em sua carreira.

Quer se preparar ainda mais para superar obstáculos e obter bons resultados? Então continue com a gente e descubra o que é o estresse no trabalho e como evitá-lo!

About the Author

Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>