Planejamento financeiro: como fazer para seu negócio digital

Atualizado há mais de 1 semana

Falar sobre planejamento financeiro é sempre um tabu. Afinal, o tópico “finanças” ainda é um assunto delicado na realidade dos brasileiros. 

De acordo com uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 6 em cada 10 brasileiros, ou seja, 58% das pessoas entrevistadas responderam que nunca ou somente às vezes dedicam algum tempo para controlar sua vida financeira. 

Entretanto, se você quer ter um negócio digital e prosperar com ele, é importante dar atenção para essa área tão importante.

Por isso, neste conteúdo, você vai conhecer 7 passos simples para organizar suas finanças de uma vez por todas e, assim, focar no crescimento do seu negócio. Vamos lá?

O que é planejamento financeiro?

O planejamento financeiro consiste em estabelecer metas para equilibrar a sua saúde financeira ou a do seu negócio. Assim, você define estratégias e, a partir da sua receita e despesas, planeja como economizar para atingir suas metas.

Imagine que você deseja investir em um novo recurso para oferecer aos seus clientes. Mas você ainda não sabe ao certo se tem o dinheiro necessário para tirar a sua ideia do papel. 

Neste momento, você avalia quanto o seu negócio ganha e quanto precisa pagar de despesas do seu empreendimento. 

Ao final das contas, percebe que o valor não permite que você faça esse movimento agora. Mas, economizando por 6 meses com algumas estratégias, você terá o montante necessário para implementar a novidade. Isso é planejamento financeiro! 

Ao traçar um objetivo e estratégias para alcançá-lo, você está saindo do modo “automático” e executando um planejamento com tudo o que você precisa para alcançar seu objetivo. 

Assim, você pode utilizá-lo para objetivos mais específicos no seu negócio como o exemplo citado acima ou, ainda, para objetivos a longo prazo, como a expansão do seu negócio. 

Por que é importante fazer um planejamento financeiro para o seu negócio digital?

Não importa em qual momento o seu negócio digital está: se está começando ou se já tem anos no mercado. O planejamento financeiro é parte fundamental para desenvolver o seu empreendimento, independente da sua área de atuação. Afinal, não é possível tocar o seu negócio sem dinheiro, certo? 

Por isso, ter um planejamento é tão importante. Somente com a clareza dos seus objetivos (sejam eles de curto, médio ou longo prazo), é possível traçar caminhos e, dessa forma, tomar decisões mais assertivas e com mais confiança. 

Assim, com as informações necessárias e um bom planejamento, você consegue:

  • Acompanhar seus resultados mensais; 
  • Ter maior controle do fluxo de caixa;
  • Identificar atividades que podem causar algum risco financeiro;
  • Identificar possibilidades de investimento; 
  • Ter capacidade de preparar-se em caso de algum imprevisto financeiro.

Em resumo: você conseguirá observar os impactos para o seu caixa. Isso porque o planejamento financeiro será o seu “guia” e contribuirá para a saúde financeira do seu negócio como um todo.

Como fazer planejamento financeiro em 7 passos?

Cuidar das finanças do seu negócio não precisa ser um bicho de 7 cabeças. No entanto, para que você possa acompanhá-las de perto, é importante desenvolver um bom planejamento financeiro.

Dito isso, confira quais são as principais etapas desse processo!

1. Entenda a sua situação financeira

Antes de mais nada, é importante entender em que ponto o seu negócio está. Na etapa de “diagnóstico”, você descreve cada ganho e cada despesa do seu empreendimento.  

Nesse momento, também é possível visualizar o que tem exigido mais gastos e analisar se é possível otimizá-los (e como). 

2. Trace objetivos 

De nada adianta ter um planejamento financeiro sem objetivos, certo? Assim, como você já sabe qual é a situação do seu negócio, é hora de olhar para o futuro e pensar: e agora? 

Coloque no papel os objetivos que pretende alcançar e como você vai mensurá-los. Aqui, é essencial ser realista: trace metas com prazos possíveis para evitar frustrações. 

3. Separe seu orçamento pessoal 

Uma dica muito importante e que pode fazer toda diferença no seu planejamento é saber separar o seu orçamento pessoal do orçamento do seu negócio. 

É fundamental que os “caixas” não se misturem para que você possa garantir os investimentos necessários para desenvolver o seu negócio.

4. Aposte em ferramentas grátis

Sabemos que algumas atividades exigem investimento em ferramentas, certo? No entanto, saiba que já existem plataformas gratuitas que contam com recursos importantes para quem tem um negócio digital. 

As funcionalidades vão desde checkout próprio para a sua loja online até a criação de landing pages para converter seus leads em futuros clientes. Assim, você consegue automatizar os processos e ainda economizar uma boa grana. 

5. Prepare-se para diferentes cenários

É claro que não podemos prever todas as eventualidades. Entretanto, é essencial nos prepararmos para diferentes cenários para antecipar possíveis despesas e não sermos pegos de surpresa, com gastos em cima da hora. 

6. Acompanhe de perto

O planejamento financeiro precisa ser monitorado para ser eficiente. Por isso, estar atento à situação financeira do seu negócio é essencial para garantir que as atividades ocorram como o planejado. 

Assim, você pode fazer atualizações e ajustes conforme necessário, de maneira flexível e que permita você avaliar os impactos das suas decisões.

7. Registre seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é a “bíblia” dos empreendedores, já que é onde você identifica todos os recursos que entraram e saíram do seu empreendimento. 

O registro é importante para trazer dados reais das suas vendas e as movimentações de entrada e saída do seu negócio, com tudo o que você gastou e vendeu naquele mês.

Como visto, o planejamento financeiro é fundamental para qualquer negócio que deseja se manter sustentável no mercado. 

Mesmo que você ainda esteja dando seus primeiros passos na jornada empreendedora, ter um planejamento é o diferencial entre o sucesso e o fracasso do seu negócio. 

Portanto, agora que você já sabe por onde começar, conte-nos nos comentários abaixo o que você já fez ou pretende fazer pelo seu planejamento financeiro! 

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.