9 melhores plataformas de e-commerce que você precisa conhecer

Atualizado há mais de 3 semanas

Montar uma loja virtual requer atenção em vários detalhes. Fazer com que ela seja um sucesso na internet, também. E uma das principais nuances dessa jornada é escolher a melhor plataforma de e-commerce. Uma opção errada é capaz de destruir qualquer planejamento empresarial na internet.

Na hora de optar por uma plataforma de loja virtual, muitos empreendedores pensam apenas no valor de investimento e, muitas vezes, optam pelo mais barato, o que pode ser fatal.

Mas, o que é isso? Por que uma ferramenta de e-commerce é importante? Quais são os aspectos que devem ser analisados?

Calma! Você saberá mais sobre o assunto agora!

O que é uma plataforma de e-commerce?

Plataforma de e-commerce é uma ferramenta que possibilita a gestão de sua loja virtual tanto nos sistemas internos — o back-end — quanto o externo, na parte de visualização — o front-end.

Ela deve permitir que você gerencie estoque, determine preços, faça o controle de vendas, ou seja, tudo que um comércio exige de gestão.

Portanto, a ferramenta deve atender todas às necessidades de sua loja, se adequar ao tipo do seu negócio para que não haja um desalinhamento de processos que possa atrapalhar o seu comércio online.

Por que escolher bem?

O sistema responsável por colocar sua loja para funcionar na internet precisa ser completo e te oferecer ferramentas básicas para uma boa gestão comercial.

Pode parecer simples, mas é extremamente trabalhoso encontrar a que melhor possa te atender. Isso tudo porque cada empreendimento digital tem suas singularidades e cada suporte às suas.

Existem alguns tipos e que você precisa identificar quando for fazer sua escolha:

  • as Open Source são plataformas com código aberto, ou seja, são analisadas e estudadas por desenvolvedores que contribuem para seu melhor funcionamento.
  • as On-Premises são aquelas de propriedade sob licença, portanto, você adquire um produto de fato e o tem instalado nos servidores de sua empresa.
  • as SaaS são softwares em nuvens e totalmente controlada por uma empresa, a que, no caso, você contrata. É um serviço de assinatura, por assim dizer.

Cada sistema deve te atender da melhor maneira possível dentro de suas necessidades. E alguns recursos são mais que necessários para uma boa organização de seu negócio.

Quais são as principais características de uma boa plataforma de e-commerce?

Por mais que existem diferenças, alguns aspectos são fundamentais para todos os empreendimentos. Agora, veja quais são os principais recursos que uma ferramenta de e-commerce deve oferecer para que você tenha uma boa gestão de seu negócio online.

Recursos para SEO

No marketing digital — a principal estratégia para se crescer na web, as técnicas de SEO são absolutamente necessárias para garantir que seu e-commerce tenha audiência.

Elas são aplicadas em textos que possam atrair um potencial cliente à sua loja por meio da jornada de compras. Uma plataforma de loja virtual ideal precisa te oferecer recursos que garantam o desenvolvimento de um conteúdo voltado para o SEO.

Algumas, como o WordPress, já têm recursos que fazem uma análise detalhada, indicando a força SEO de um conteúdo, por exemplo.

Integração com as redes sociais

E falando em marketing digital e audiência na internet, é impossível não citar redes como o Instagram, o Facebook, o Linkedin e o Youtube.

A importância delas para sua loja virtual você já deve saber, certo? Mas a sua plataforma de e-commerce precisa te oferecer um suporte para compartilhamento nessas redes, que seja integrada com seus formatos e acessíveis a cada uma delas.

Com isso, você pode divulgar as suas ofertas com o seu público facilmente, certo?

Conversar bem com o Google Analytics

O Google é um gigante na internet. Você simplesmente não consegue estar na web sem ignorá-lo.

O principal site de buscas do mundo possui diversas ferramentas que auxiliam seus negócios a ter um bom desempenho na web e uma delas é o Analytics.

Por isso, uma plataforma que dialogue bem esses recursos é fundamental.

Boa navegabilidade

Outra característica fundamental para que a ferramenta de loja online te atenda bem.

Ter uma boa estrutura para que você monte seu negócio, com recursos intuitivos para criar a “cara” da sua loja, facilita muito sua vida.

Quem se esquece desse ponto acaba passando poucas e boas na hora de utilizar a ferramenta. Se você perde tempo demais tentando entender menus e funções, está na hora de escolher uma nova plataforma para o seu e-commerce.

Quais são as principais plataformas de e-commerce?

O que não faltam são boas opções. E como há muitas e cada uma com características bem próprias, você terá, agora, uma lista de 9 plataformas que podem ser perfeitas para sua loja virtual.

1. Nuvemshop

plataforma-e-commerce-nuvemshop

A Nuvemshop não é só popular. Ela é líder de mercado na América Latina. Talvez o maior destaque dessa gigante seja sua integração com diversas ferramentas necessárias para um e-commerce oferecer uma boa navegabilidade ao seu usuário.

Desde layouts com mais de 40 opções de personalização até opções de players de envios – como o Jadlogs, Correios e Envio Fácil — e de pagamentos — Wirecard, Paypal e Pagseguro. Você dificilmente ficará na mão com essa plataforma.

Sem falar, claro, no suporte com ferramentas de marketing para redes sociais.

2. Wix

plataforma-e-commerce-wix

Você não precisa ser um especialista em desenvolvimento para criar um site de vendas. E o Wix, outro famoso nesse ramo, aposta no intuitivo para criar lojas práticas e acessíveis para qualquer empreendedor.

A plataforma não é só acessível para a montagem do visual de sua empresa, mas também para gerenciar suas principais funções como, por exemplo, a integração com as principais empresas de cartão de crédito permitir um leque amplo de opções para seu cliente pagar a compra.

3. Magento

plataforma-e-commerce-magento

Também muito popular, o Magento tem como uma de suas principais vantagens oferecer valores bem em conta ao empreendedor. Mas talvez o grande diferencial dessa ferramenta é oferecer diversos recursos de código aberto, em que uma grande comunidade de desenvolvedores contribui para uma melhor performance da plataforma.

4. Vtex

plataforma-e-commerce-vtex

O Vtex é outra plataforma que é altamente recomendada por quem conhece. Brasileira, ela atende grandes empresas como Walmart e Petrobrás, por exemplo.

A plataforma de e-commerce é reconhecida pela sua velocidade e escalabilidade. Outro destaque é o armazenamento em nuvem, permitindo que você acesse recursos por onde achar melhor – computadores, tablets ou celulares.

5. Betalabs

plataforma e-commerce - betalabs

Betalabs é uma solução que possui três módulos: Plataforma e-Commerce e Clube de Assinaturas e ERP.

Dessa forma consegue unificar as operações de uma empresa em um único software 100% online. Consolidando assim as vendas do e-commerce com marketplaces e lojas físicas.

Existem duas opções de contratação da plataforma — um plano chamado PRO com todas as funcionalidades do sistema e outro chamado ENTERPRISE no qual a empresa oferece também o desenvolvimento de funcionalidades sob medida para seus clientes. 

A plataforma atende desde grandes corporações como Bayer e Faber-Castell até startups de sucesso como The Gin Flavors e Caixa oculta.

6. Shopify

plataforma-e-commerce-shopify

Essa talvez seja a plataforma de e-commerce mais popular. Acessível e completamente adaptável para modelos prontos, o Shopify se preocupa bastante com a responsividade que seu site deve ter.

É conhecida por sua facilidade para usar e atender grandes lojas online ou mesmo freelancers. Você pode assinar o pacote dessa plataforma depois de ter um período de testes.

7. Woocommerce

plataforma-e-commerce-woocomerce

Para você que possui um site pelo WordPress, o Woocommerce é ideal!

Ele é um plugin que possui centenas de extensões que podem contribuir em muito para sua loja virtual, como PagSeguro, PayPal, Moip e Mainchimp.

Bom, isso todo mundo oferece, certo?

Certo, mas o Woocommerce te dá um controle muito grande sobre todas elas, o que faz você ter uma visão muito ampla de seus negócios, o que pode ser determinante para certas tomadas de decisões.

Ele é ideal para afiliados, digital influencers e produtores digitais, por exemplo.

8. Magazord

Magazord

A Magazord é uma plataforma completa, ou seja, você não precisa contratar vários serviços para gerenciar o seu e-commerce.

Por lá, é possível criar uma loja virtual com um layout responsivo e já integrado com os maiores marketplaces do Brasil.

Além disso, você só precisará utilizar uma única ferramenta de gerenciamento estoque e vendas. 

Uma curiosidade a respeito, é que a Magazord possui uma série de transportadoras parceiras, que oferecem frete barato para todas as regiões do país.

E ainda, também é possível integrar uma transportadora que o cliente já utiliza previamente, por exemplo.

9. C2TI

plataforma-ecommerce-c2ti

A C2TI é para quem quer criar a sua loja sem ter qualquer dor de cabeça. A C2TI desenvolve sites, tanto institucionais quanto e-commerces, em um prazo de até cinco dias úteis, com valores acessíveis.

Além disso, as plataformas são responsivas para todos os dispositivos, integradas com o PagSeguro, não apresentam limitação de produtos, oferecem um sistema simples de editar e possuem controle de frete e estoque.

São mais de 5.000 sites criados por essa agência capixaba que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional. 

Ao longo deste post, deu para perceber o quão importante é saber escolher uma ferramenta e como os principais nomes podem te ajudar a decolar nas vendas online!

Por isso, pesquise, veja quais são os cases de sucesso de cada uma e quais são aquelas que melhores se adequam às suas necessidades e ao seu poder de investimento.

Importante é você saber que, em alguns casos, trocar de plataforma de e-commerce pode ser traumático, portanto, não vá naquela que você considera mais barata, mas sim na que melhor otimizar seus recursos.

Se você ainda está no começo da jornada de um empreendedor na web, continue com a agente e descubra como montar uma loja virtual!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Nuvem Shop promete o que não cumpre. Fizemos nossa loja e quando precisamos de apoio da central de atendimento, raramente respondem. E quando respondem, são respostas que não correspondem ao problema apresentado. Na apresentação da plataforma parece tudo muito profissional, depois se descobre que é uma arapuca. O serviço de atendimento que deveria acontecer em 24 horas (o que já é um tempo absurdo) NÃO ACONTECE. Quando vc tenta migrar pra outra plataforma descobre que eles dificultam, inclusive não há como exportar as fotos. Estamos, inclusive, recorrendo ao Procon. NÃO CAIAM NA ARMADILHA DA NUVEMSHOP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.