Plugcitários: de blog a maior escola de social media do Brasil

Atualizado há mais de 1 semana
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Plugcitários: de blog a maior escola de social media do Brasil

Plug School 

Um universitário, o desejo de compartilhar conhecimento e um blog. Esses três elementos deram origem à maior escola de social media do Brasil: o Plugcitários, que hoje se chama Plug School.

Desde 2011, já são mais de 45 mil alunos e 300 imersões em 100 cidades e 7 países. Hoje, o Plug segue crescendo, e o melhor, com regularidade fiscal! 

Quer saber como o Plug decolou e se tornou referência no mercado de social media? Confira a história de sucesso!

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A sabedoria para automatizar os processos de gestão e não perder tempo, foi fundamental, e a eNotas esteve presente para contribuir com a emissão das notas fiscais. 

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Nasce o Plugcitários

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Empreendedor

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Explorando os blogs

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Eventos sobre marketing

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A história da Plugcitários começa com Erickson Monteiro, que em 2011, ingressou na faculdade de comunicação em Recife. Com 17 anos, o jovem buscava uma forma de compartilhar os conhecimentos adquiridos na faculdade. 

Foi então que o blog surgiu como uma forma de registrar o que estava aprendendo.

“Eu tive a ideia de montar um blog de comunicação no Blogspot para fazer resumos das aulas que eu aprendi na faculdade. Foi então que eu resolvi criar o Plugcitários, que na verdade significa ‘publicitários plugados’”. 

Erickson Monteiro

Erickson postava frequentemente no blog, que começou a ter algumas visitas, e logo passou a postar conteúdos também no YouTube. 

Em 2012, o jovem decidiu fazer um talk show com platéia para o Youtube, com uma pessoa entrevistando os palestrantes que abordariam temas da comunicação. Porém, no momento da gravação, ele percebeu que a câmera não funcionava. 

“Eu fiquei muito chateado naquele momento, mas o talk show aconteceu, e foi só depois que eu percebi que eu não tinha feito um talk show para o YouTube, e sim um evento de marketing  para 100 pessoas”. 

Foi nesse momento que Erickson teve o insight de que existia um público que tinha interesse em eventos de marketing com experiência presencial, em que pudessem ter contato com profissionais da área. 

Imersão no presencial

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Negócio em crescimento

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Palestras inovadoras

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Foco em Social Media

Ao enxergar uma oportunidade nos eventos presenciais, decidiu apostar de vez nesse setor. Em 2013, fez mais imersões presenciais, inclusive em outras cidades do Nordeste, como Maceió, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Salvador.

Para prospectar palestrantes, ele enviava e-mails para os principais profissionais e palestrantes da área do marketing na cidade em que o evento ia acontecer. 

A empreitada crescia cada vez mais, com eventos em diversas cidades. Até que o Plugcitários chegou em São Paulo, e Erickson  se viu diante de um desafio muito maior. Para prospectar palestrantes, ele fez uma curadoria de profissionais e enviou mensagens pelo LinkedIn, até fechar um time de 35 palestrantes. 

Assim, nasceu o primeiro grande evento do Plug em São Paulo e Erickson, que na época tinha somente 20 anos de idade, conseguiu lotar um teatro com 800 lugares. “Foi ali que de fato eu vi a força do Plugcitários”.

O Facebook já tinha uma audiência muito forte de São Paulo, com 300 mil seguidores.

Até que em 2016, o Plugcitários começou a explorar outros países, como Argentina, Chile, Peru e Uruguai. Logo, investiram também na criação de treinamentos online na área de marketing. 

Em 2017, os eventos alcançaram a Europa. “Desde então, começamos a nos posicionar cada vez mais como uma escola de comunicação e marketing, e não mais como um blog”.

A cada evento, o Plugcitários aprofundava mais no tema que se tornaria sua especialidade: social media. 

“Então, foi nesse segmento que nos estabelecemos, e nos tornamos a principal escola de social media do mundo. Já fizemos um trabalho bem aprofundado de benchmarking”.

Com o foco em social media, o Plugcitários decolou de vez, e se tornou uma referência mundial no tema. Já foram mais de 45 mil alunos formados com foco em social media. Hoje, a escola faz eventos presenciais no Brasil e em outros países, formações online e mentorias. 

“Nesses 13 anos de escola, realizamos mais de 350 imersões presenciais em mais de 100 cidades em todos os estados do Brasil e em 7 países”. 

Os cursos online são em português e espanhol, já que a escola se popularizou também em países como México, Espanha e Colômbia e assim por diante. 

“Nossa meta é expandir para espanhol e o inglês, e realmente levar nosso conceito e metodologia para o mundo inteiro”.

Um escola diferenciada

Crescimento no mercado digital

Desde a consolidação como uma escola de social pedia, o Plug busca aperfeiçoar e aprimorar a experiência oferecida cada vez mais. “Sempre trazemos professores que tenham vivência de mercado e carreira”. 

Erickson ressalta que, depois da pandemia, muitas pessoas começaram a vender materiais relacionados à social media, mas é preciso se basear em conhecimento real e em experiência de mercado. 

No curso Social Media Expert, os alunos têm aulas com profissionais escolhidos a partr de uma curadoria minuciosa.  

Além disso, têm acesso a masterclass exclusivas, um guia com 42 ideias de conteúdo, materiais para download como modelo de contrato, proposta comercial e modelo de briefing, um curso de tráfego pago, conhecimentos focados em design para social media e muito mais. 

“Somos uma escola ‘old school’, que nasceu em 2011, e temos a essência de querer realmente colocar no palco e na sala de aula pessoas que atenderam marcas de verdade, que não usam o seu próprio Instagram como o seu maior case”.

Outro ponto que Erickson destaca como um grande diferencial do Plug é a qualidade do material das aulas online. A produção para gravar as aulas prioriza uma imagem clara e nítida, bem como aúdio da melhor qualidade.

“Nós investimos muito em audiovisual, nossos cursos são gravados com qualidade de cinema, em um estúdio com alta produção”. 

A ideia é oferecer ao aluno o melhor material possível, e assegurar que a sua experiência ao assistir a aula seja prazerosa. 

Para isso, a escola também tem como um pilar o sentimento de comunidade. Os professores mantêm um acompanhamento com os alunos e estão à disposição para solucionar dúvidas, conversar sobre casos específicos e desenvolver o conhecimento adquirido em aula. 

Assim, a escola entrega o valor da experiência do cliente. Isso também pode ser observado nos eventos presenciais, em que o objetivo é encantar o público e tratá-los da melhor maneira possível. 

Desde o início com a eNotas

Diferencial: atendimento rápido da eNotas

eNotas: serviço sem preocupações

Com o sucesso do negócio vem também as responsabilidades fiscais. E para cumprir com elas, Erickson fazia tudo sozinho: emitia as notas fiscais, uma a uma, e enviava para seus clientes. 

Tudo mudou quando ele conheceu o eNotas. Em 2021, quando o volume de vendas aumentou consideravelmente, Erickson passou a usar também a Hotmart para fazer vendas e decidiu assinar o eNotas por causa da integração com a plataforma digital.

“Optamos pelo eNotas também pela facilidade de ser conectado à Hotmart. Isso ajuda muito, para nós foi uma grande vantagem em termos de produtividade e segurança, além de ajudar a evitar erros perante ao Governo”.

Desde então, Erickson nunca mais teve que se preocupar com a emissão de notas manual. O tempo que era gasto entrando no sistema da prefeitura de São Paulo, agora poderia ser dedicado para atividades mais estratégicas.

“É como se você estivesse pagando mensalmente um assistente para fazer esse trabalho”. 

Hoje, o empreendedor conta com mais praticidade na sua rotina fiscal e não precisa mais se preocupar com o volume de notas quando há picos de vendas. “Fizemos um lançamento em agosto, em que vendemos 450 ingressos em um dia. Imagina só ter que emitir esse volume de notas manualmente?”. 

Outro ponto destacado por Erickson é a importância de as empresas que estão crescendo se atentarem às questões fiscais. 

“Quanto mais você fatura, maior é o compromisso fiscal que você tem com o Governo. Então quando você erra faturando R$50 mil, é um errinho. Quando você erra faturando R$1 milhão, é um grande erro. Com um faturamento maior, um erro pode ser bastante significativo para o seu financeiro. Então eu evito errar”.

Desde o início com a eNotas

Além dos cursos e mentorias online, os eventos presenciais serão um grande foco para o Plug em 2024. “Nossa expectativa este ano é mais uma vez realizar o maior evento de social media no Brasil, o Conexão Social Media”.

O evento reúne os maiores experts do segmento de conteúdo e redes sociais, e, este ano, terá uma edição também em Portugal.

Para 2024, a ideia é investir nas imersões presenciais e também migrar os cursos online para o mercado espanhol. 

Com o negócio em crescimento e em plena expansão, Erickson dá ainda um conselho para quem quer crescer no mercado digital. 

“Paciência. Entenda que como em qualquer mercado, o digital vai exigir tempo de carreira, tempo de voo e o mais importante, esforço. Então você vai precisar se esforçar e estudar, dedicar a sua carreira para que ela realmente cresça”. 

E se você quiser decolar seu negócio assim como o Plug, precisa contar com a melhor automação fiscal da galáxia.

Tenha mais tempo para focar em atividades estratégicas. Conheça o eNotas!

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Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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