O podcast é uma forma de conteúdo em áudio. A partir dele, os seus seguidores podem acompanhar notícias, entrevistas e diversos outros assuntos. Além disso, o podcast também pode ser utilizado para aprender um novo idioma ou ter momentos descontraídos com algum stand-up de comédia.
Esse formato de conteúdo em áudio ganha cada vez mais adeptos, pois é simples e prático de ser escutado. Os aparelhos celulares com Android e iOS já vêm com aplicativos nativos de podcast, facilitando ainda mais o seu acesso.
Em apenas alguns cliques, você escolhe um assunto, coloca os fones de ouvidos e começa a escutar as novidades dos negócios ou até mesmo as piadas mais hilárias do seu comediante favorito.
E os benefícios do podcast não param por aí: qualquer pessoa pode criar conteúdos e divulgá-los no mercado. Para entender mais sobre o assunto e descobrir boas dicas para criar o seu podcast, confira o nosso post até o fim.
O que é podcast?
O podcast funciona como uma estação de rádio, mas com um conteúdo feito sob demanda, que pode ser acessado a qualquer hora e lugar. Não existem regras para o assunto abordado em um podcast, desde que existam pessoas interessadas nele.
Uma pesquisa do Podcast Insights mostra estatísticas animadoras para esse mercado. Apenas o Apple Podcast tem mais de 500.000 conteúdos ativos, incluindo mais de 100 línguas, e mais de 50 bilhões de downloads.
Isso quer dizer que existem várias oportunidades para quem deseja investir nesse nicho.
Outro fator positivo dos podcasts é o baixo consumo de banda de internet. Os conteúdos em vídeo são os grandes vilões no uso de dados de telefonia móvel, em contrapartida, os podcasts são leves e podem ser armazenados facilmente em qualquer celular.
Ainda comparando os podcast com os vídeos, os conteúdos em áudio não exigem muita atenção do ouvinte. Algumas pessoas podem até escrever um texto enquanto escutam o seu material. Isso já é mais difícil de acontecer com um vídeo, pois é necessário olhar para a tela e assisti-lo.
A partir disso, é possível dar liberdade ao ouvinte e criar uma forte conexão ao utilizar o tom de voz e a música de fundo adequados.
Quais são os melhores podcasts?
Abaixo, você encontra uma lista com os podcasts que mais fazem sucesso hoje em dia. Confira cada um deles e veja qual mais te agrada:
- Nerdcast: cultura pop em geral;
- Loop Matinal: novidades do mundo da tecnologia;
- Dev na estrada: desenvolvimento web;
- Guncast: empreendedorismo e criatividade;
- Naruhodo: para quem tem fome de aprender;
- Caixa de Histórias: livros e literatura.
Podcast para dominar idiomas
Aprender novos idiomas é algo fundamental para ter sucesso no mercado. Além de ter mais opções para ler livros e ver filmes, as línguas estrangeiras também permitem que você viaje pelo mundo sem qualquer barreira.
Como os podcasts podem ser escutados em qualquer lugar, por que não ouvir um curso de inglês ou francês enquanto você está no carro no caminho do trabalho? Ou quem sabe aprender alemão durante o seu treino de academia?
Alguns dos principais podcasts para aprender um idioma são:
- British Council (inglês);
- The English We Speak (inglês);
- Audiria (espanhol);
- Español Automático (espanhol);
- Deutsch Warum Nicht (alemão);
- Slow German (alemão);
- Daily French Pod (francês);
- Coffee Break French (francês).
Como criar o seu próprio podcast?
Ficou interessado em ter um podcast para o seu negócio? Saiba que é muito mais fácil do que você imagina.
Claro que é preciso ter muito empenho e dedicação para criar um conteúdo de qualidade, mas você pode começar agora mesmo com as nossas dicas:
Escolha um tema e um nome
Primeiramente, é essencial escolher qual será o assunto do podcast. As opções são variadas, portanto, deixe a sua imaginação livre.
Quem já tem algum blog ou um perfil de rede social pode utilizar o podcast para disponibilizar os seus conteúdos no formato de áudio.
Após isso, é necessário escolher o nome. Você pode ter dificuldades nessas horas, mas tente encontrar um título curto que sintetiza a essência do seu podcast e que também tenha uma palavra-chave para ser ranqueada.
Ah… tenha em mente que é preciso definir uma arte para o seu podcast também. Ela será o primeiro contato do ouvinte com o seu material, por isso, não se esqueça do capricho!
Estabeleça um formato para o podcast
Quem cria um podcast tem muita liberdade para escolher o formato de conteúdo que deseja divulgar. Você pode, por exemplo, fazer um resumo político ou entrevistar influenciadores do mundo digital. O poder de escolha está nas suas mãos.
Contudo, é necessário pensar muito bem antes de tomar qualquer atitude. Lembre-se de que o formato escolhido definirá como os conteúdos serão gravados, editados e lançados. Isso quer dizer que, caso você defina algo que não atraia muitos ouvintes, os resultados não serão como esperado.
Ao fazer um bom estudo de mercado e um planejamento eficiente, é possível evitar essas situações e alcançar as metas que você deseja.
E tem mais: com o passar do tempo, você pode se sentir confortável para lançar mais de um formato de conteúdo.
Imagine que o seu podcast das novidades do mundo dos games está bombando na internet. Semanalmente, você fala apenas sobre os jogos que serão lançados, abordando as suas principais características e datas de lançamento
Em um determinado momento, você se sente confiante para lançar um quadro em que você dá a sua opinião sobre esses jogos. Nessa situação, basta criar um episódio em que a sua equipe faz um review do game mais pedido pelo nos últimos quinze dias.
Apesar de ser um exemplo fictício, fica claro que não existem barreiras para o crescimento de um podcast que tem o seu formato definido com sucesso inicialmente, não é mesmo?
Lembrete: sempre proponha um call-to-action ao final de cada episódio, como:
- “faça um comentário e uma avaliação dos nossos conteúdos no iTunes”;
- “deixe a sua opinião sobre o episódio de hoje em nossas redes sociais”;
- “fique ligado no nosso próximo conteúdo”.
Tenha os equipamentos corretos
Você terá que fazer um pequeno investimento ao criar o seu podcast. Mas não se preocupe, existem equipamentos para todos os tipos de bolsos.
A qualidade do áudio deve ser a sua principal preocupação. Por isso, é fundamental ter um bom microfone.
Não se esqueça de utilizar um software para gravação e edição dos episódios do seu podcast. Existem opções gratuitas na internet, então, faça uma boa pesquisa e escolha o modelo mais adequado aos seus objetivos.
Você também precisará de um host para os seus arquivos MP3. No começo, você pode pensar que isso não é necessário, mas uma boa hospedagem de arquivos de áudio fornece estatísticas de acessos, tempo de permanência e outros indicadores para analisar o desempenho do seu programa.
Algumas das principais opções no mercado são:
O YouTube seria a alternativa mais barata e acessível para quem quer dar os primeiros passos no mundo dos podcasts; basta criar o seu conteúdo, fazer o upload dos arquivos
Utilize as redes sociais
As redes sociais quebraram as barreiras de comunicação entre empreendedores e clientes. Hoje em dia, uma empresa pode divulgar conteúdos e interagir com o seu público graças à internet a qualquer hora ou lugar — e não poderia ser diferente para criar um podcast.
Utilize os perfis de suas redes sociais para divulgar o lançamento e, posteriormente, anunciar a programação dos próximos episódios. Lembre-se também de que é possível interagir com o público e:
- realizar enquetes sobre os próximos temas abordados;
- receber o feedback em relação a um determinado episódio;
- obter experiências de diferentes ouvintes sobre o assunto tratado em episódios anteriores;
- criar promoções.
Como você pode perceber, existem inúmeras possibilidades para utilizar as suas redes sociais ao criar um podcast. Dessa maneira, utilize-as com sabedoria e aumente o engajamento de seus seguidores.
Ps: é possível também utilizar o email marketing para fazer campanhas e otimizar ainda mais a participação do público. Só tome cuidado e não bombardeie as suas listas de contatos, ok?
Firme um compromisso com o seu ouvinte
A frequência com que você posta os seus conteúdos é tão importante em seu blog ou em seu podcast. Você não deve publicar material em qualquer horário ou dia. Na verdade, é preciso criar uma agenda e segui-la fielmente.
Assim sendo, determine um dia específico para o seu podcast, seja o quinto dia útil ou a última sexta-feira do mês. Se possível, estabeleça um horário também.
Se você acha que isso não é necessário, basta imaginar que você tem um encontro marcado com uma pessoa e ela não aparece no horário combinado. Você ficaria bastante frustrado, né?
E é exatamente isso que acontece com um leitor que está aguardando um novo episódio de podcast e, por algum motivo, não o encontra.
Ao evitar essa situação problemática, você não prejudica a sua autoridade e alcança os resultados esperados.
Hora de criar seu podcast!
Este conteúdo mostrou para você com o podcast é um meio de comunicação que ganha cada vez mais espaço no mercado. Como o dia a dia de uma pessoa é muito corrido, é essencial aproveitar cada segundo, sem desperdiçar nenhum instante com algo desinteressante.
Os podcasts podem ser ouvidos enquanto você está no trânsito, na academia ou no trabalho. Por isso, as possibilidades para ficar antenado com as novidades do mercado ou se divertir são variadas.
E não é preciso pagar para acessar muitos conteúdos: basta ter um celular, um computador ou tablet com acesso à internet e se preparar para ouvir o podcast que você quiser.
Agora, você ficou sabendo como criar o seu próprio podcast, a fim de aumentar a sua presença no mercado. Ao criar um conteúdo relevante, é possível ter mais seguidores e se tornar um influenciador no mundo digital.
Portanto, faça um planejamento eficiente, baseando-se nos feedbacks que você recebe de seus ouvintes.
E então, o que você achou deste post? Se você quiser continuar descobrindo mais sobre podcast, conheça aqui os melhores podcasts de empreendedorismo!
Excelente Gabriel, o Nerdcast é excelente. Todo mês tem o Nerdcast Empreendedor, com o Flávio Augusto, não perco um.
Sempre tem alguma dica boa de negócios e empreendedorismo.
Abraço!