Meios de pagamento online: conheça os 4 principais

Atualizado há mais de 3 semanas

De acordo com o relatório Webshoppers, o comércio eletrônico movimentou R$ 254,4 bilhões em 2023. Com 104 milhões de pessoas comprando pela internet, de acordo com a mesma pesquisa, os meios de pagamento online ganham destaque.

Nos últimos anos, as vendas online ganharam uma nova possibilidade de pagamento: o pix, que já é o favorito dos consumidores (e também dos empreendedores). De acordo com a Opinion Box, 90% das pessoas entrevistadas já usaram o pix para comprar online, em pesquisa de 2023.

Ainda assim, o cartão de crédito continua sendo o principal meio de pagamento usado pelas pessoas: 80% foi por esse método.

Por isso, é fundamental conhecer mais sobre essas ferramentas e como elas otimizam a sua rotina e facilitam a jornada do cliente.

Este post vai te explicar um pouco mais sobre o assunto para você.

O que são os meios de pagamento online?

Os meios de pagamento online são ferramentas que permitem a realização de transações financeiras entre empresas e clientes de maneira online. É por meio delas que as suas vendas são gerenciadas, com segurança, rapidez e simplicidade.

Em outras palavras, elas são a intermediadoras entre o consumidor, o banco e o seu negócio, fornecendo as informações necessárias para a concretização da compra.

Por que eles são importantes?

Basicamente, os meios de pagamento online permitem que as empresas de comércio consigam operar via internet.

Antes da internet, uma loja precisava ter um estabelecimento físico para atrair clientes e realizar vendas, para que o pagamento fosse ali mesmo. Atualmente, é possível criar uma empresa digital e comercializar, por exemplo, cursos e outros conteúdos pela web.

Desse modo, as possibilidades para empreender no mercado cresceram bastante, já que qualquer pessoa pode criar um produto de qualidade e colocá-lo à venda.

E não pense que é preciso ficar na frente do computador realizando tarefas manualmente — existem sistemas que automatizam processos, como a emissão de notas fiscais e os pagamentos online.

Como consequência disso, a sua gestão fica disponível para atender consumidores a qualquer hora e lugar.

Como escolher um meio de pagamento online?

O primeiro ponto para essa escolha é analisar alguns fatores antes de tomar qualquer decisão.

Se você considerar apenas o fator financeiro, por exemplo, você pode enfrentar dificuldades. Nem sempre a proposta mais barata é aquela que oferece a melhor experiência.

Como cada negócio tem características diferentes, não há como definir um padrão. Entretanto, alguns tópicos não podem faltar em seu estudo, como:

Formas de pagamento

Imagine a seguinte situação: um cliente colocou vários itens de sua loja no carrinho e está prestes a finalizar a compra.

Porém, ao escolher a forma de pagamento, ele descobre que o seu negócio não aceita o cartão de crédito que ele tem. Logo, desiste da compra e procura outras lojas.

O exemplo é fictício, mas esse caso pode acontecer com os empreendedores que não oferecem liberdade para os clientes escolherem como vão pagar.

Desse modo, tenha uma loja digital com as formas de pagamento que você precisa.

Integrações

Um negócio não vive só de vendas. Na verdade, a empresa precisa ter uma estrutura funcional e prática, em que tudo funcione como planejado.

A partir disso, o sistema de gestão e a ferramenta de automação de marketing, por exemplo, devem ser gerenciadas em conjunto.

Nenhum elemento pode trabalhar sozinho — e não poderia ser diferente ao escolher um meio de pagamento.

Nesses momentos, o sistema de gerenciamento precisa ser atualizado a cada nova venda, mantendo os dados do estoque e de entrega em dia.

Você pode até tentar realizar esses processos manualmente. Contudo, prepare-se para erros e imprevistos. Desse modo, averigue muito bem as integrações que a plataforma escolhida tem.

Saiba que algumas já estão integradas ao eNotas e facilitam a emissão de notas fiscais 100% automáticas.

Suporte

É imprescindível que um meio de pagamento online tenha um bom suporte para atender a demandas que sejam de falhas técnicas a simples operacionalização da plataforma.

Esse suporte precisa ser rápido, com soluções práticas e intuitivas. Além de solucionar problemas, o atendimento precisa também prestar contas de demandas diversas, como o onboarding na contratação, seja esclarecedor nas questões de pagamento e outras que possam surgir ao longo dos serviços.

Portanto, considere a qualidade do atendimento ao cliente como um diferencial ao fazer orçamentos no mercado.

Gestão de risco

As falsificações de cartões de crédito representam grandes perigos ao seu negócio. Por isso, o parceiro que você vai contratar precisa ter uma gestão de risco eficiente, já que os criminosos criam novas fraudes quando menos se espera.

Ao tomar esse cuidado, a sua loja não permite que compras suspeitas sejam aprovadas.

Se você quer aprender mais sobre o cancelamento de compras online com cartão de crédito, descubra o que é chargeback.

Taxas

As questões financeiras são importantes nessas horas também. Você não pode fechar contrato com a solução que tem taxas que não condizem com o seu orçamento. Elas devem estar de acordo com a realidade do seu negócio.

Se você se esquecer desse ponto, terá grandes dores de cabeça e pouca flexibilidade na hora de definir os preços de seus produtos.

Saiba que cada possibilidade tem prazos de liberação também. Ou seja, é essencial alinhar as datas de recebimento dos pagamentos com planejamento financeiro, a fim de evitar imprevistos ao fazer o fluxo de caixa e manter o faturamento em dia.

Quais as vantagens de usar meios de pagamento online?

Ainda que seja essencial para se vender online, os meios de pagamento online ainda podem trazer consigo algumas vantagens.

Confira elas.

Segurança

Ter uma plataforma de pagamento online confiável é fazer com que os clientes tenham mais segurança em fazer suas compras.

Isso significa escolher um nome do mercado que seja antifraude, dificulte a possibilidade de golpes e que seu cliente e sua empresa não sejam lesados nas compras.

Mais chances de vendas

Com uma plataforma de meio de pagamento, você tem a oportunidade de oferecer todas as formas para o cliente escolher qual é a melhor para ele.

Imagine não oferecer a forma que o cliente não possui condição? Seja ela qual for, é uma venda e você pode sair perdendo.

Isso também mostra que sua empresa se preocupa com o cliente e oferece várias opções para deixar a escolha com ele mesmo.

Possibilidade de automatizar sua loja

As plataformas de meios de pagamento online conseguem desburocratizar as vendas pela internet.

São elas que intermediam as “conversas” entre o cliente, o banco e a sua loja. Tudo de maneira rápida e, claro, segura.

Assim, você ganha a chance de realizar essas transações com tempo e otimizar seus processos.

Sem esquecer que todo o processo de compra é automatizado, seja o pagamento, a emissão das notas, o parcelamento… sua loja fica focada apenas nas vendas.

Quais são as 4 principais plataformas de pagamento online?

Conheça uma lista das melhores soluções disponíveis:

1. Pagbank

A Pagbank é a antiga Moip desde 2022 e também é conhecida como agora a PagSeguro.

É um dos meios de pagamento online com maior presença no mercado. Todo esse sucesso é dado por causa da facilidade de integrar o serviço em seu site e oferecer inúmeras formas de pagamento aos seus clientes, como cartão de crédito, boleto bancário e débito online.

Quando um consumidor entra em seu site e decide comprar uma mercadoria, ele não é levado para uma outra página, a fim de terminar o processo de compra.

O PagBank pertence ao Grupo Uol e tem grande força no mercado nacional. Além disso, a ferramenta tem mais de um checkout, o que permite que você escolha a opção mais adequada às suas necessidades.

A operadora também oferece serviços bancários, como investimentos e fundos de reservas. Ou seja, você pode ter todos os seus recursos financeiros na mão da Pagbank

2. PayPal

O Paypal é um meio de pagamento online que conecta milhares de pessoas e empresas ao redor do mundo.

O seu grande diferencial é a possibilidade de fazer vendas internacionais. Como consequência disso, você consegue alcançar uma parcela maior do mercado.

O Paypal também oferece a opção de envios de pagamento, fazendo com que o empreendedor tenha a vantagem de quitar dívidas no mesmo meio em que recebe suas receitas.

3. Pagar.me

O Pagar.me é uma opção para quem deseja simplicidade na hora de vender produtos na internet, do mesmo grupo da StoneCo, conhecida pelas suas maquininhas de cartão.  

Ele é uma plataforma completa para a gestão financeira da sua empresa, e não apenas para receber pagamentos.

Além disso, o Pagar.me está presente em todos os modelos de negócios, como as redes sociais, as lojas físicas e os marketplaces.

4. Mercado Pago

O Mercado Pago é uma funcionalidade do Mercado Livre e está disponível como meio de pagamento para as lojas online.

Com ela, o empreendedor pode escolher qual a forma de pagamento ele disponibiliza e o cliente recebe por um link a opção que aderir para realizar sua compra.

A grande vantagem do Mercado Pago é a simplicidade que a operação é feita, sem esquecer de ser um meio de pagamento versátil e já bem confiável.

Conseguiu entender um pouco mais sobre os principais meios de pagamento do mercado?

Agora, você já tem tudo o que precisa para um levantamento de suas necessidades e entender qual opção oferece as melhores funções para sua empresa.

E temos uma dica extra: para garantir mais agilidade nos seus processos financeiros, além de meios de pagamento eficientes, você pode contar com ferramentas de emissão fiscal automática. 

Assim, sua venda fica otimizada de ponta a ponta! Saiba mais em nosso post: Sistema de emissão de nota fiscal: principais vantagens.

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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