Meios de pagamento online: conheça os 4 principais

De acordo com o relatório Webshoppers, o comércio eletrônico movimentou R$ 21 bilhões apenas no primeiro semestre de 2017. Esse valor representou um crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso quer dizer que os empreendedores digitais têm grandes chances para fazer o negócio crescer.

Nessas horas, é fundamental utilizar um meio de pagamento online que atende às suas necessidades. Como existem inúmeras opções no mercado, você pode se confundir e fazer uma escolha equivocada.

A fim de evitar qualquer problema, é essencial conhecer mais sobre essas ferramentas e como elas otimizam a sua rotina e facilitam a jornada do cliente.

Este post vai explicar um pouco mais sobre o assunto para você.

Vamos lá?

O que são os meios de pagamento online?

Os meios de pagamento online são ferramentas que permitem a realização de transações financeiras entre empresas e clientes no mundo digital. É através dessas plataformas que as suas vendas são gerenciadas, com segurança e simplicidade.

Em outras palavras, elas são a intermediadoras entre o consumidor, o banco e o seu negócio, fornecendo as informações necessárias para a concretização da compra.

Por que eles são importantes?

Antes da popularização da internet, uma loja precisava ter um estabelecimento físico para atrair clientes e realizar vendas. Hoje em dia, é possível criar uma empresa digital e comercializar, por exemplo, cursos e outros conteúdos pela web.

Desse modo, as possibilidades para empreender no mercado cresceram bastante, já que qualquer pessoa pode criar um produto de qualidade e colocá-lo à venda.

E não pense que é preciso ficar na frente do computador realizando tarefas manualmente — existem sistemas que automatizam processos, como a emissão de notas fiscais e os pagamentos online.

Como consequência disso, a sua gestão fica disponível para atender consumidores a qualquer hora e lugar.

O que considerar antes de escolher um gateway de pagamento?

Encontrar um meio de pagamento online é uma tarefa desafiadora. Nesse momento, você precisa analisar alguns fatores antes de tomar qualquer decisão.

Se você considerar apenas o fator financeiro, por exemplo, você pode se meter em maus lençóis. Nem sempre a proposta mais barata é aquela que oferece a melhor experiência.

Como cada negócio tem características diferentes, não há como definir um padrão. Entretanto, alguns tópicos não podem faltar em seu estudo, como:

Formas de pagamento

Imagine a seguinte situação: um cliente colocou vários itens de sua loja no carrinho e está prestes a finalizar a compra.

Porém, ao escolher a forma de pagamento, ele descobre que o seu negócio não aceita o cartão de crédito que ele tem. Como consequência disso, o consumidor desiste da compra e procura um de seus concorrentes.

O exemplo é fictício, mas esse caso pode acontecer com os empreendedores que não oferecem liberdade para os clientes escolherem como vão pagar.

Desse modo, tenha uma loja digital com as formas de pagamento que você precisa.

Integrações

Um e-commerce não vive só de vendas. Na verdade, a empresa precisa ter uma estrutura funcional e prática, em que tudo funciona como planejado.

A partir disso, o sistema de gestão e a ferramenta de automação de marketing, por exemplo, devem ser gerenciadas em conjunto. Nenhum elemento pode trabalhar sozinho — e não poderia ser diferente ao escolher um meio de pagamento.

Nesses momentos, o sistema de gerenciamento precisa ser atualizado a cada nova venda, mantendo os dados do estoque e de entrega em dia.

Você pode até tentar realizar esses processos manualmente. Contudo, prepare-se para erros e imprevistos. Desse modo, averigue muito bem as integrações que a plataforma escolhida tem.

Saiba que algumas já estão integradas ao eNotas e facilitam a emissão de notas fiscais 100% automáticas.

Suporte

Quando você entra em um restaurante, por exemplo, você gosta de ser bem atendido, não é mesmo? Tomando as devidas proporções, o atendimento do seu meio de pagamento deve ser preciso.

Portanto, considere a qualidade do atendimento ao cliente com um diferencial ao fazer orçamentos no mercado.

Gestão de risco

As falsificações de cartões de crédito representam grandes perigos ao seu negócio. Por isso, o parceiro que você vai contratar precisa ter uma gestão de risco eficiente, já que os crimonosos criam novas fraudes quando menos se espera.

Ao tomar esse cuidado, a sua loja não permite que compras suspeitas sejam aprovadas.

Se você quer aprender mais sobre o cancelamento de compras online com cartão de crédito, descubra o que é chargeback.

Taxas

As questões financeiras são importantes nessas horas também. Você não pode fechar contrato com a solução que tem taxas que não condizem com o seu orçamento. Elas devem estar de acordo com a realidade do seu negócio.

Se você se esquecer desse ponto, terá grandes dores de cabeça e pouca flexibilidade na hora de definir os preços de seus produtos.

Saiba que cada possibilidade tem prazos de liberação também.

Ou seja, é essencial alinhar as datas de recebimento dos pagamentos com planejamento financeiro, a fim de evitar imprevistos ao fazer o fluxo de caixa e manter faturamento em dia.

Quais são as 4 principais plataformas de pagamento online?

Agora, chegou o momento para você conferir a lista das melhores soluções disponíveis:

1. Moip

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Adquirida pela Wirecard AG em 2016, a Moip é um dos meios de pagamento online com maior presença no mercado. Todo esse sucesso é dado por causa da facilidade de integrar o serviço em seu site e oferecer inúmeras formas de pagamento aos seus clientes, como cartão de crédito, boleto bancário e débito online.

A solução tem um checkout transparente, que aumenta o número de conversões de visitantes. Veja o vídeo abaixo e entenda melhor como isso acontece:

Quando um consumidor entra em seu site e decide comprar uma mercadoria, ele não é levado para uma outra página, a fim de terminar o processo de compra.

Nesse momento, ele preenche um formulário com os dados pessoais e do cartão de crédito em seu próprio portal. A partir disso, a Moip entra em ação. Ela coleta as informações e processa o pagamento.

2. PagSeguro

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O PagSeguro o ajuda a receber os pagamentos de seus clientes, não importando se você tem uma loja física ou digital. Em todos os casos, os seus visitantes conseguem fechar vendas com facilidade e segurança, pois o sistema tem uma boa política para evitar fraudes.

O PagSeguro pertence ao Grupo Uol e tem grande força no mercado nacional. Além disso, a ferramenta tem mais de um checkout, o que permite que você escolha a opção mais adequada às suas necessidades.

Ficou interessado no PagSeguro? Veja o vídeo a seguir e entenda mais sobre a ferramenta:

3. PayPal

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O Paypal é um meio de pagamento online que conecta milhares de pessoas e empresas ao redor do mundo.

O dinheiro das vendas é depositado em sua conta PayPal dentro de 24 horas. Além disso, é possível recebê-lo em sua conta bancária também em até 3 dias úteis ou então utilizá-lo em compras em outros sites que utilizam o PayPal.

O seu grande diferencial é a possibilidade de fazer vendas internacionais. Como consequência disso, você consegue alcançar uma parcela maior do mercado. Entretanto, a plataforma só trabalha com cartões de débito e crédito.

4. Pagar.me

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O Pagar.me é uma opção para quem deseja simplicidade na hora de vender produtos na internet.

Ele é uma plataforma completa para a gestão financeira da sua empresa, e não apenas para receber pagamentos. Além disso, o Pagar.me está presente em todos os modelos de negócios, como as redes sociais, as lojas físicas e os marketplaces.

Conheça mais sobre o Pagar.me com o vídeo em seguida:

Ao ler este post, você entendeu um pouco mais sobre os principais meios de pagamento do mercado. A partir de agora, faça um levantamento de suas necessidades e veja qual opção oferece as melhores funções para você.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue conosco e descubra a diferença entre os meios de pagamento adquirentes, subadquirentes e gateways!

About the Author

Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

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