MARKETING DIGITAL

Usando recursos visuais para aumentar o engajamento nas mídias sociais

Atualizado há mais de 1 semana

As redes sociais se tornaram um dos principais espaços de interação entre as marcas e seus públicos, a ponto de hoje ser comum que as equipes de marketing contem com pessoas dedicadas exclusivamente a engajar seguidores e converter ou fidelizar clientes.

Com tantas empresas e profissionais envolvidos, é normal que o volume de conteúdo gerado seja alto, assim como a disputa por atenção, cada vez mais acirrada.

Por isso, o conteúdo criado para as redes sociais precisa ser impactante, envolvente e ter alto valor para o público. Tudo isso mantendo o material sucinto, porque é normal que a leitura do feed seja dinâmica. 

Então o que fazer para proporcionar um conteúdo interessante e que seja rapidamente absorvido?

A resposta é: usar recursos visuais. Eles podem ser altamente atraentes, informar muito em pouco tempo, estimular o compartilhamento e divertir os seguidores de uma página.

Veja a seguir como usar recursos visuais na sua estratégia de redes sociais e como aproveitá-los da melhor maneira para se destacar da multidão na internet.


Data storytelling

Data storytelling é a técnica de criar narrativas a partir de uma série de dados e informações. Essa pode ser uma abordagem interessante para prender a atenção do seu público por mais tempo ou atraí-lo para o seu site.

O data storytelling não se trata especificamente de recursos visuais, e normalmente consiste em usar textos e recursos visuais variados para transmitir uma narrativa que um conjunto de dados pode passar.

O uso dos recursos visuais, como gráficos e mapas, além de facilitar a organização das informações e a compreensão do leitor, tem o potencial de gerar engajamento muito maior, como pode ser visto neste infográfico abaixo com estatísticas sobre comunicação visual.

Após apresentar apenas um teaser do seu material nas redes sociais, você atrais o leitor a interagir com outros conteúdos da sua conta ou blog, seja com uma CTA para o seu site ou um carrossel de imagens contando uma história visualmente.

Visualize os dados

O data storytelling é frequentemente confundido com a visualização de dados, mas enquanto o primeiro desenvolve uma narrativa a partir de informações, visualizar dados se trata de representá-los de forma a serem mais facilmente compreendidos e lembrados, mas sem contar uma história necessariamente.

Quando há um grande volume de dados envolvidos é mais difícil comunicá-los a um público amplo e pouco disposto a gastar muito tempo com eles. A visualização de dados ajuda a interpretar e assimilar os dados de maneira mais fácil e divertida.

O mesmo se aplica quando se trata de conceitos especializados. Nesse caso, dividir as informações de forma que todos possam compreender fica muito mais fácil com o uso de recursos visuais.

Veja por exemplo esse infográfico comparativo, que apresenta dados técnicos sobre dois produtos e ajuda o leitor a entender rapidamente as diferenças entre eles:

recursos visuais para engajamento

Carrossel de imagens 

Usar os carrosséis é uma opção interessante, especialmente no Instagram.

Com eles, você pode passar uma quantidade maior de informações inter-relacionadas sem ter que poluir o seu infográfico, nem torná-lo muito grande e ainda conduz o leitor até o fim do seu conteúdo na ordem desejada. 

Para isso, pode criar seus gráficos separadamente ou dividir um único gráfico maior criado para o seu blog, por exemplo, em uma série organizada em um carrossel.

Veja este infográfico sobre tendências do design gráfico para 2021:

recursos visuais infografico tendencias 2021

Obviamente grande demais para qualquer rede social, pois foi criado com outra finalidade.

Mas você pode dividi-lo em algumas imagens e publicar como um carrossel ou postar apenas algumas dicas e inserir uma CTA para uma postagem com o material completo.

Você pode usar templates e ferramentas online para personalizar seus infográficos e criar suas narrativas baseada em dados, já que os elementos visuais dão vida ao storytelling, especialmente nas redes sociais, onde o uso de textos deve ser mais limitado do que em blogs e ebooks.


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Crie personas visuais

Criar uma persona é fundamental para qualquer plano de marketing.

Para a sua estratégia de redes sociais, ter uma persona bem definida vai ajudar na hora de criar e direcionar os seus conteúdos.

Como são e o que procuram os seus seguidores? Qual deve ser o tom da comunicação com eles?

Tudo isso deve ser possível responder ao ver a definição da sua persona. 

Usar recursos visuais para tornar esse processo mais detalhado e fácil redefinir é uma boa escolha.

Com eles fica mais fácil organizar as características que devem ser descritas e criar personas mais realistas e menos estereotipadas.

Veja no exemplo abaixo como uma representação visual ajuda a chegar a uma definição mais rica de uma persona:


Além das informações mais básicas e recorrentes, com área de atuação profissional, idade e interesses, esse infográfico apresenta traços de personalidade que podem ajudar a achar o tom certo da sua comunicação nas redes sociais.


Gráficos

A melhor forma de transmitir informações completas e de forma atraente é usando diversos elementos em um gráfico, como ilustrações, textos, Ícones e ilustrações, por exemplo. Assim, você consegue comunicar usando diversos tipos de gráficos, o que mantém o seu leitor engajado e curioso.

Você pode aproveitar a variedade de elementos e criar postagens que explore as possibilidades dos recursos disponíveis.

Por exemplo, alternar um infográfico que consista em uma fotografia com um pequeno texto escrito com outro composto por uma ilustração e um volume maior de informações e outro que seja apenas tabelas e ícones.

Isso faz com que você possa postar com maior frequência sem cansar os seu seguidores.

Veja esse exemplo de como o uso de ícones pode ser muito bem aproveitado nos infográficos para redes sociais e nos gráficos em geral para tornar mais interessante a distribuição das informações.


O exemplo da esquerda é um infográfico composto apenas por texto e formas geométricas, o que funciona bem em infográficos com menos informações e menos descritivos. Já o infográfico da direita usa os ícones para organizar e destacar cada item que está sendo descrito e atrair o olhar do leitor para cada informação.


Conclusão

Os recursos visuais nas redes sociais se tornaram uma parte importante da vida do marketing digital. Existem várias ferramentas que estão tornando mais fácil para os profissionais de marketing fazer com que seu conteúdo seja notado. 

Com essas dicas e as ferramentas que o ajudarão a executá-las, você pode criar imagens atraentes nas redes sociais que farão com que suas taxas de engajamento aumentem.



Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
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