Renda extra: 10 formas de complementar o seu salário

Atualizado há mais de 3 semanas

A renda extra deixou de ser luxo e passou a ser necessidade atualmente. Ao invés de diminuir gastos, é bem melhor ter mais dinheiro em sua conta bancária, não é mesmo?

Com o avanço da internet e de outras tecnologias, é possível vender produtos e serviços online ou até mesmo se tornar um afiliado e comercializar mercadorias de sucesso. E não para por aí: você pode se tornar um motorista de aplicativo nas horas vagas e complementar o seu salário.

Ao ler este conteúdo, você descobrirá os benefícios de ter renda extra e 10 dicas práticas para ganhar mais dinheiro.

Insert Image

A importância de ter renda extra

Finais de meses costumam ser bem-parecidos, grande parte do salário (ou todo) é destinado a pagar dívidas ou contas, e o lazer, o descanso e o investimento financeiro acabam ficando de lado.

Algumas atitudes e mudanças de hábitos podem revolucionar a sua vida financeira — e conseguir uma renda extra é um bom exemplo disso.

Quem complementa o salário tem maior liberdade financeira para, por exemplo:

  • planejar viagens;
  • começar um novo negócio;
  • comprar presentes para a família;
  • adquirir um apartamento ou qualquer outro bem de consumo.

Inicialmente, pode parecer inviável ganhar mais dinheiro, mas a organização e o planejamento são questões essenciais para te ajudar nessa jornada.

10 formas de complementar o seu salário

Antes de tomar qualquer atitude, pense quais são as suas principais habilidades e como transformá-las em uma nova fonte de renda. Se você estiver sem inspiração, faça uma pesquisa no Google ou no Instagram e veja como outros empreendedores agem.

Após isso, planeje quais serão os seus próximos passos. É necessário que você organize a sua rotina e defina quanto tempo e qual tarefa se enquadra melhor.

Existem diversas possibilidades para gerar renda extra. Algumas demandam um tempo maior de dedicação ou tem um horário de execução definido, em contrapartida, outras permitem que você deixe o negócio no piloto automático.

Abaixo, você encontra 9 maneiras práticas de otimizar o seu saldo bancário:

1. Trabalhar como afiliado

Afiliado é a pessoa que indica produtos de outras pessoas ou empresas, e ganha uma porcentagem por indicação ou clique dependendo da plataforma escolhida para isso.

Existem dois tipos de afiliados:

  • afiliado autoridade: pessoa que já é famosa no mercado, tem o seu nome ou a sua empresa conhecida dentro do nicho e decide ser afiliado, recomendando o produto para os seus clientes e ganhando uma porcentagem por cada venda;
  • afiliado árbitro: pessoa que não tem autoridade no nicho ainda, mas compram anúncios para divulgação de produtos e também ganham porcentagem por venda ou clique.

2. Fazer cursos de mentoria

Cursos de mentoria são aulas ou palestras que têm o objetivo de orientar a pessoa rapidamente e fornecer algum conhecimento.

Fazer cursos de mentoria é uma excelente forma de ganhar uma renda extra. Você pode, por exemplo, gravar vídeos explicando conceitos iniciais e marcar encontros presenciais ou online com os seus alunos.

Existem possibilidades para investir nesse nicho, e algumas de suas opções são:

  • ensinar a tocar um instrumento;
  • ser professor de algum idioma estrangeiro;
  • fazer cursos de receitas culinárias;
  • mostrar como ter mais qualidade de vida.

As plataformas EAD são ferramentas que oferecem as funcionalidades que você procura para fazer um curso de mentoria. Contudo, se você quiser iniciar com algo mais simples, é possível utilizar o Google Hangout ou até mesmo o Skype para se comunicar com os alunos.

3. Ser um produtor digital

Um produtor digital é aquela pessoa que cria conteúdos para orientar, ensinar e explicar algo sobre um tema em forma de webinário, blog posts, podcast ou ebooks.

Se você está interessado no assunto, saiba que inicialmente é preciso escolher um tema e adquirir uma lista de possíveis clientes. Por mais que isso pareça complicado, abaixo, você confere um passo a passo para se tornar um produtor digital:

  • estabeleça o tema que será abordado;
  • faça pesquisas sobre o tema e verifique os conteúdos que já existem;
  • escolha o formato que o seu produto digital terá;
  • determine diferenciais dos produtos e faça com que eles se destaquem no mercado;
  • divulgue o seu conteúdo em redes sociais;
  • faça lançamentos e saiba se relacionar com clientes, sem deixar de lado qualquer feedback recebido.

Por mais que cada área tenha as suas próprias particularidades, as dicas acima são essenciais para ter uma renda extra como produtor digital.


4. Monetizar o seu blog

Monetizar um blog é outra oportunidade de ter renda extra com praticidade. E se você tiver um bom tráfego orgânico, pode ser mais fácil ainda.

Existem muitas plataformas, como o Infolinks e Google Adwords, que te ajudam a gerar renda dentro do seu blog. Antes inserir qualquer link, você deve ter conteúdos relevantes, que agregam muito valor ao visitante.

Após isso, você deve inserir anúncios ou links de afiliados em seus posts. Além do mais, utilize a sua página para captar leads e divulgar os seus produtos ou serviços.

Para produzir conteúdos de qualidade, tenha em mente as seguintes questões:

  • definição de personas;
  • pesquisa de palavras-chave
  • utilização de ferramentas de SEO;
  • correção de ortografia;
  • análise de métricas de produção e de desempenho.

5. Ser um freelancer

A principal vantagem de ser um freelancer é a flexibilidade de horários e de local. Isso quer dizer que você poderá viajar pelo mundo e ainda complementar o seu salário.

Hoje em dia, existem sites e plataformas para registro de freelancers em diversas áreas de atuação. Basta você selecionar o que faz de melhor e começar a procurar os projetos disponíveis no sistema escolhido.

Você pode ainda fazer anúncios em suas redes sociais e divulgar para os seus amigos a sua nova especialidade.

Atualmente existem várias plataformas para registro de freelancer em várias áreas de atuação, é só selecionar o que você faz de melhor e estabelecer qual a melhor plataforma.

6. Venda produtos que você não usa mais

Desapegar de produtos que estão parados no seu guarda-roupa é uma ótima oportunidade de ganhar uma renda extra.

Atualmente, diversas plataformas permitem que você venda mercadorias usadas, como a OLX. Até mesmo os grupos do Facebook ou um simples Instagram Stories pode te ajudar nessas horas.

Essa dica deixa bem claro que só não complementa o salário quem não quer, já que não é necessário ter gastos iniciais.

Por isso, ao terminar de ler este post, abra o seu guarda-roupa ou faça uma limpeza no seu quarto. Identifique roupas, livros e qualquer outra coisa que você não utiliza e crie anúncios nesses sites e aplicativos.

Lembre-se de tirar boas fotos e fazer títulos e descrições completas, que atraem compradores e informam tudo sobre o produto.

7. Ser motorista de aplicativos

Provavelmente, você utilizou os serviços da Uber ou da 99 Pop nas últimas semanas, não é mesmo?

Os aplicativos de mobilidade urbana oferecem um serviço de qualidade aos cidadãos de muitas cidades em nosso país — e você pode aproveitar isso para ter uma renda extra, assim como ter a possibilidade de trabalhar a hora que quiser.

O cadastro nessas plataformas é simples e rápido. Basta atender às exigências de cada empresa e ter um carro nas condições pedidas para começar a rodar. Se você não tem um veículo, não se preocupe: é possível utilizar um automóvel alugado.

Tornar-se um motorista de aplicativo significa ser o seu próprio chefe. Mas não pense que isso é fácil. Você deverá ter um controle rigoroso sobre os valores recebido e tudo aquilo gasto em gasolina, alimentação e limpeza do carro.

8. Tornar-se um influenciador digital

Os digital influencers conquistam cada vez mais espaço no mercado. Muitos começam fazendo postagens simples nas redes sociais ou vídeos no YouTube. Com o passar do tempo, o público se engaja com o conteúdo divulga e muitas pessoas se tornam seguidores fiéis.

Empresas já utilizam o poder dos influenciadores digitais para anunciar produtos novos, fazer propagandas ou um simples tweet.

Segundo a Época Negócios, um influenciador ganha entre R$ 50 mil e R% 150 mil por campanha no YouTube. É claro que esses valores variam, já que inúmeros fatores devem ser considerados, como o engajamento do público e a plataforma utilizada.

De qualquer forma, ser um influenciador digital é estratégia para ter uma renda extra, certo?

9. Ter uma loja virtual

O mercado de e-commerce cresce a todo vapor no Brasil. A 37ª edição da pesquisa Webshoppers mostra que teve um faturamento de R$ 47,7 bilhões em 2017, representando um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior.

Isso quer dizer que quem tem uma loja virtual e sabe vender produtos tem grandes chances de ter uma boa renda extra.

Ao iniciar a sua loja, pense nos produtos que têm boa demanda no mercado e ofereça os meios de pagamento mais utilizados pelos clientes. Escolha uma plataforma de e-commerce completa e intuitiva - como, por exemplo, a Nuvemshop. 

Como existem vários segmentos, é até difícil listar os mais importantes, mas veja alguns merecem a sua atenção:

Dropshipping

É a venda de produto através do estoque do fornecedor. Funciona da seguinte maneira:

Você cria uma loja virtual e faz parceria com um fornecedor para que não precise estocar o produto e nem se preocupar com a entrega, uma vez que tudo isso fica por conta do parceiro.

Os seus lucros são obtidos pela subtração do preço que o cliente paga e o valor cobrado pelo fornecedor. Agindo desse modo, você evita gasto com a logística, otimizando os lucros com a revenda dos produtos.

Assista a esse vídeo do nosso canal do YouTube para saber mais sobre essa modalidade de vendas: 

Importação chinesa

Outro método de obter lucro com uma loja virtual é por meio da importação da China. Diversos produtos chineses são muito procurados no Brasil por causa do custo-benefício.

Isso remete a uma demanda alta, que você pode explorar ao revender mercadorias importadas em nosso país.

Artesanato e produtos manuais

A venda de produtos manuais e personalizados está cada vez mais frequente. Os clientes tendem a querer sempre produtos que o representem mais.

Você pode explorar esse mercado, oferecendo peças personalizadas manualmente, como cadernos, blocos de folha e artesanatos.

Ainda dentro de produtos manuais, você pode explorar o ramo alimentício e vender bolos, brigadeiros e comidas naturais.

10. Investir na Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores tem como objetivo ser o ambiente onde é possível realizar operações financeiras pela internet. Na Bolsa, acontecem negociações envolvendo alguns ativos como ações de empresas, cotas de fundos de investimentos e contratos futuros, por exemplo.

Antigamente, investir na Bolsa era possível apenas para investidores experientes. Além disso, era necessário uma quantia considerável para começar a investir. Por esses motivos, muitas pessoas tinham medo de investir na Bolsa de Valores e deixavam de realizar essas aplicações.

Mas, hoje em dia, o cenário é diferente. É muito fácil entender como funciona a Bolsa de Valores e começar a negociar os ativos encontrados neste ambiente. Além disso, não é preciso muito dinheiro para começar, pois hoje é possível realizar investimentos a partir de R$200,00.

Ou seja, você não precisa ter muito dinheiro no banco para explorar as melhores oportunidades da Bolsa e pode ganhar uma renda extra aproveitando tudo que esse mercado pode oferecer. Não é à toa que muitas pessoas se tornam investidores profissionais e vivem apenas dos ganhos conquistados com seus investimentos.

As principais vantagens de investir na Bolsa de Valores são:

  • Ter a possibilidade de conseguir bons rendimentos e gerar renda extra.
  • Ser um dos investimentos com maior potencial de retorno.
  • Por não ser um investimento que tem carência, você pode solicitar o resgate do seu dinheiro antes do prazo.
  • Isenção do pagamento do Imposto de Renda caso a negociação seja menor que R$20.000 no mês.

Quer investir na Bolsa de Valores? Para aproveitar essas vantagens basta procurar uma corretora de valores de confiança. A notícia boa é que é possível fazer tudo pela internet, com poucos cliques.

Desse jeito, você estará a um passo de se tornar um investidor e explorar uma nova possibilidade para complementar seu salário.

Ainda tem alguma dúvida sobre como conseguir renda extra ou tem outra dica? Deixe um comentário pra gente! 

Insert Content Template or Symbol



Insert Content Template or Symbol
Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Esse blog dá todas as dicas que alguém precisa para aumentar a própria renda, com clareza e ensinando todo o caminho de uma forma muito fácil. Com profundidade para quem é do ramo e com facilidade para quem está querendo ganhar dinheiro investindo.

  2. Parabéns pelas ótimas ideias, sempre gosto de ler artigos sobre esse assunto para poder também ajudar leitores do meu site http://www.aprendereaprimorar.com , a maioria deles estão constantemente buscando formas de obter renda extra. E quanto mais ideias pudermos dar a eles, mais pessoas podemos ajudar. Tudo de bom, e sucesso!

  3. Show, realmente tem bastante formas de ganhar dinheiro, vc deveria ter comentado também a respeito dos aplicativos que remuneram quem utiliza e quem indica! um exemplo: o kwai que ao se cadastrar com um código (590288235) vc já entra ganhando 1(um) real e ao indicar com o seu código vc ganha 3(três) reais e utilizando ele no dia a dia também ganha uma certa quantia.
    boa sorte a todos.

  4. Tem um App que está pagando muito bem o nome do aplicativo e picpay ele paga 10 reais por cada indicação e só baixar colocar um código promocional U6PSNY e pronto vocebja ganha 10 reais e eu 10 reais assim voce pode compartilhar o seu código também é outros amigos que se cadastrar com seu código vc ganha 10 reais .em uma semana e 4 dias ganhei 230 isso porque não compartilhava todos os dias eu super recomendo melhor que outros Apps que eu já usei .meu código promocional U6PSNY .

  5. Excelente conteúdo me ajudou muito.
    Eu RECOMENDO fortemente esse ebook também, eu perdi o emprego na pandemia e consigo gerar pelo menos 2 salários por mês com o que esse ebook que ta o link me ensinou. Ele ta na promoção e só está custando RS: 10 reais, acho que só até essa semana. Está na hotmart, plataforma mais segura que a gente tem. Vale a pena, podem comprar sem medo.
    http://bit.ly/Renda-Extra-Imediata

  6. Ótimas dicas encontrei um ótimo curso que me ensinou a fazer pratos saudáveis, começando da cozinha da minha casa, está sendo muito lucrativo, foi tão bom pra mim, que quero ajudar outras pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.