Sistemas para academia: 6 principais softwares

Atualizado há mais de 3 semanas

Adotar um ERP é um passo fundamental para o crescimento de qualquer empresa — inclusive em uma academia. 

Segundo a Associação de Brasileia de Academias (Acad), as academiais nacionais movimentaram cerca de US$ 2,5 bilhões e contavam com quase 8 milhões de alunos em 2014. O estudo ainda diz que o setor passa por um período de alta contínua.

Isso quer dizer que existem inúmeras oportunidades para fazer o seu negócio crescer

Nessas horas, é essencial estar pronto para atender às demandas do mercado — e a escolha de um software de gestão é um ponto fundamental. 

Como há diversas opções de sistemas para academia no mercado, você pode se confundir e ficar com dúvidas. 

Mas não se preocupe: este post responde alguns questionamentos sobre o assunto e mostra as 6 principais ferramentas que podem fazer a diferença em sua rotina. 

Confira!


Insert Content Template or Symbol

O que são os sistemas para academia?

Os softwares para academia são ferramentas tecnologias que automatizam processos.  Melhor dizendo, eles são programas que realizam tarefas repetitivas e tornam o seu trabalho menos burocrático. 

Por que eles são importantes?

Imagine ter que fazer o cadastro de alunos nas catracas para academia, efetuar o pagamento de mensalidades e controlar o acesso de pessoas manualmente. Essa situação parece caótica, não é mesmo?

Por mais bem preparado e experiente que você seja, provavelmente, você não alcançará os resultados que deseja. 

Desse modo, os sistemas para academia ganham cada vez mais espaço no mercado. Eles automatizam tarefas e tornam a sua rotina mais simples e prática. 

Além do mais, como a ferramenta realiza esses trabalho, você tem mais tempo para resolver questões que afetam o crescimento do negócio, como a negociação com novos patrocinadores, influenciadores digitais ou fornecedores. 

Lembre-se de que que os seus concorrentes já estão investindo nesse tipo de tecnologia certamente. 

Se você não tomar alguma atitude quanto antes, perderá clientes e não poderá aumentar os lucros

Outro ponto muito importante está relacionado ao controle do histórico de cada aluno. Quem não utiliza ferramentas digitais precisa armazenar dados em papel.

Isso quer dizer que você abre brechas para falhas, como a perda de informações e problemas na comunicação entre alunos e professores. 

Como consequência disso, os profissionais de sua academia não conseguem atender às suas demandas. 

Portanto, uma ferramenta de gestão reúne todas as informações em um só lugar e democratiza o acesso a elas.

Quais são os 6 principais sistemas para academia?

Agora, chegou o momento para você descobrir algumas opções existentes para o gerenciamento no mercado fitness:

1. Next Fit

Há 2 anos o sistema Next Fit é a tecnologia de gestão para academias que mais cresce no Brasil.

A proposta da Next Fit é simplificar a rotina e modernizar a gestão através de um sistema simples, prático e eficiente. Com o sistema você consegue:

  • Economizar tempo;

  • Aumentar o faturamento;

  • Fidelizar e conquistar alunos;

  • Diminuir a inadimplência;

  • Eliminar retrabalhos;

  • Tornar o seu controle 360°.

Para entender como isso é possível, conheça os principais recursos do sistema:

  • Biblioteca de treinos e exercícios: Para te ajudar a ganhar tempo com a prescrição de treinos, o Next Fit preparou uma biblioteca com centenas de exercícios e vídeos pré-cadastrados, além de modelos de treinos prontos para você utilizar e ajustar conforme a necessidade de cada aluno;

  • Prescrição de treino com apoio da Inteligência Artificial: O Next Fit é o único sistema que entrega a possibilidade de prescrever treinos com o apoio da IA. Considerando vários fatores, a Inteligência Artificial gera treinos em poucos segundos e basta você revisar e ajustar para garantir os melhores resultados para os seus alunos;

  • Ficha de treino no aplicativo: Com um aplicativo exclusivo da academia, seus clientes tem acesso a uma experiência modernizada. No aplicativo, os alunos acessam a ficha de treino do dia e podem interagir informando as cargas utilizadas, o número de repetições e podem até avaliar os treinos e seus instrutores.

  • Cobrança recorrente: Se você acha desconfortável cobrar os alunos com mensalidades atrasadas, os seus problemas acabaram. O sistema para academias da Next Fit oferece a opção de cobranças e pagamentos recorrente, e assim, você automatiza os seus recebimentos que passam a cair sempre no dia certo, sem precisar cobrar os seus alunos, bom demais né?;

  • Avaliação física: Fazer avaliações físicas pelo Next Fit tem algumas vantagens, por exemplo: É muito mais rápido de calcular e os resultados saem em um instante e logo são enviados para o aplicativo do aluno, onde ele pode acompanhar inclusive, a evolução dos resultados;

  • Site de vendas e agendamentos: Com o sistema Next Fit, você pode criar um site de vendas de planos e produtos, dando apenas 3 cliques. Além disso, você pode criar um site de agendamento de aulas experimentais e assim, atrair mais visitantes para converter em vendas;

  • Integração com métodos de controle de acesso: A tecnologia é compatível com mais de 50 modelos de catracas e leitores biométricos, além de outros métodos como QR CODE e reconhecimento facial. O Next Fit também é integrado ao Gympass, então fica muito mais fácil receber os alunos sem toda aquela burocracia na sua recepção!

Além de todos esses recursos, existem muitos outros, como um CRM para gerenciar campanhas de mensagens automatizadas e até um aplicativo para facilitar a sua gestão de qualquer lugar.

Embora sejam vários recursos, o Next Fit não cobra por nenhum serviço adicional, pois a tabela preço é fixa e você pode conferir no site. Atualmente, o sistema tem o melhor custo-benefício do mercado, acessível para pequenas e médias academias.

2. Tecnofit

sistemas para academias - tecnofit

São cinco produtos da Tecnofit disponíveis no mercado atualmente.

Voltados para gestores, profissionais e alunos, os valores para aquisição variam de acordo com o número de alunos que a sua empresa possui.

Confira os detalhes do funcionamento de cada um deles:

Sistema de gestão Tecnofit

O Tecnofit é um software de gerenciamento para academias, box de CrossFit, studios de pilates ou qualquer outro negócio da área fitness, licenciado no modelo SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço).

Dentre as funcionalidades estão:

  • Controle financeiro completo (Plano de contas, Centro de custo, Contas bancárias, Contas a pagar, Contas a receber - através de lançamentos individuais e vendas, Fluxo de caixa, etc);

  • Personalização de planos e contratos;

  • Relacionamento com cliente (Criação e gestão de campanhas de marketing com dezenas de filtros, Clube de benefícios, etc);

  • Controle de acesso de alunos; Ficha de exercícios e avaliação física; relatórios e outros. Todos os principais indicadores são apresentados de forma clara e simples, organizados conforme o interesse de cada usuário.

Com o sistema o gestor ainda poderá fazer todas suas cobranças, online e offline, de forma automática.

O trabalho será reduzido, já que o sistema faz toda a parte burocrática. Além disso, o cliente Tecnofit conta com site para vendas e aplicativo personalizado com a identidade visual de sua empresa.

Outra novidade é que o sistema Tecnofit é o primeiro, e único, sistema de gestão fitness a permitir que seus clientes recebam pagamentos via Pix.

Valor de aquisição: dependendo do número de alunos, valendo em média, R$ 2 por aluno. Sem fidelidade.

App Tecnofit Gestão

Voltado ao gestor, é a versão app do sistema online para gestão e controle com pequenas diferenças.

Valor de aquisição: incluído no valor quando se adquire o sistema de gestão online.

App Tecnofit

Destinado para ser a área de informações do aluno, também tem o objetivo de estreitar o contato e relacionamento entre gestor e cliente. 

A timeline pode ter publicações feitas pelos gestores, professores e alunos (com moderação antes da veiculação para todos).

É possível dar curtidas e comentários, realização de check-ins, além de acompanhamento das Fichas de exercícios, Avaliações físicas, Perfil, Pagamento das mensalidades e Histórico financeiro.

Valor de aquisição: incluído no valor quando se adquire o sistema de gestão online.

App Tecnofit Box

Projetado por quem pratica e entende de cada detalhe do CrossFit, o aplicativo é voltado aos alunos desta modalidade.  

Conta com um box de notificas, registros de personal records e resultados após cada WOD, realização de check-in e pagamento das sessões, mantendo os objetivos ali, na ponta dos dedos.

Valor de aquisição: incluído no valor quando se adquire o sistema de gestão online.

App Personal

Destinado para profissionais que atendem alunos como personal trainer.

Esse aplicativo permite registrar o histórico de treinos por grupo muscular, controle de agenda, mapeamento de faturamento e automatização das cobranças, além de outras funcionalidades.

Produto em versão gratuita para profissionais que atuam como Personal Trainer.

3. W12 Evo

softwares-para-academia-evo-w12

W12 Evo não é apenas uma ferramenta para controlar o acesso e os dados de alunos. Esse software de academia é uma solução completa para o sucesso do cliente. 

As suas funcionalidades aumentam o campo de visão do gestor e permitem a tomada de decisões mais precisas, como:

  • pagamento em débito recorrente;
  • relatórios administrativos completos;
  • sistema 100% online;
  • segurança de dados;
  • emails e SMS automáticos.

Descubra um pouco mais sobre essa parceria com o vídeo abaixo:

softwares-veterinarios-depoimento simplesvet
Insert Video

4. Cloud Gym

softwares-para-academia-cloudgym

Cloud Gym é um software de academia 100% online. Em outras palavras, todos os documentos e dados são armazenados online. 

Essa característica facilita a comunicação e o acesso de funcionários e clientes. 

Vale destacar os seguintes atributos também:

  • dashboard simples e prático;
  • assinatura e armazenamento de contrato na nuvem;
  • mídia interna com monitores e avisos automáticos;
  • integração com Whatsapp.

Na hora de fazer o controle de acesso, o sistema de gestão faz o reconhecimento facial dos alunos. Assim sendo, você tem muito mais segurança em seu estabelecimento.


Ebook: Antecipação de recebíveis
Conheça a forma de receber hoje o que foi vendido a prazo

5. Pacto Soluções

pacto sistema para academia

O Sistema Pacto de Gestão para Academias é um dos mais elogiados do país, com financeiro completo e descomplicado e CRM que não deixa seu time de vendas parado!

Esqueça o acúmulo de planilhas, desorganização e falta de tempo. Eles reuniram tudo que o dono ou gestor de academia precisa em um único lugar: controle de alunos, treinos, financeiro, CRM e aplicativo. Todos os dados da academia ficam integrados de maneira prática, rápida e simples.

Veja o vídeo abaixo e descubra mais sobre a ferramenta.

6. i-Fitness

softwares-para-academia-ifitness

Com mais de 15 anos de atuação na área, a i-Fitness tem um confiável algoritmo de identificação biométrica. Além dessa característica, o software tem:

  • laudos personalizáveis;
  • terminal de musculação;
  • controle otimizado dos profissionais da saúde;
  • módulos integrados, que atendem pequenas, médias e grandes academias;
  • pagamento recorrente automático;

7. InfoSky

softwares-para-academia-infosky

InfoSky é uma opção para quem busca um Enterprise Resource Planning (ERP) de academia customizável. 

O produto é composto por diferentes módulos integrados e totalmente adaptados às necessidades do seu negócio. Tenha em mente que os processos são parametrizáveis, ou seja, possibilitam a adaptação às exigências de seus consumidores. 

A gestão de dados pela internet é outra de suas características também.

Ademais, você pode solicitar treinamentos após a instalação. Desse modo, seus funcionários conseguem entender melhor sobre o funcionamento do software e colocar em prática 

E então, o que você achou dos sistemas para academia listados? Conhece outra opção que não foi citada? Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Insert Content Template or Symbol
Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Todos esses são muito caros e difíceis de usar.

    Utilizo o Sistema SCA desde 2007 e nunca tive problemas. Pessoal do suporte são muito atenciosos e o preço sem comparação. Ele tem tudo que eu preciso: avaliação, treinos, financeiro, bloqueio de alunos, cadastros ilimitados…

    Pra mim, é o melhor do mercado. Tenho muitos amigos que também utilizam a bastante tem e nunca tiveram problemas. Recomendo!

  2. Esses sistemas querem ser nossos sócios, são muitos caros, cobram de acordo com a quantidade alunos ativos. Analisando custo benefício o SCA da Prosistema a cada dia está melhorando e adicionando mais recursos e cobra mensalidades bem mais em conta, independente do número de alunos ou faturamento. Aconselho SCA da Prosistema.

    1. Augusto, também estou gostando bastante desse sistema, o suporte deles é muito bom. Acho que eles são mineiros, tem um sotaque bem marcante. rsrsrsrs

  3. Testei todos eles antes de realizar a compra, são todos muitos bons, porém os preços são muitos elevados para minhas necessidades.

    Realizando uma busca no Google encontrei o Sistema SCA, estou utilizando a três meses e não tenho o que reclamar, muito completo, preço em conta e suporte técnico sensacional (acho que são mineiros, rsrsrs).

    Recomendo todos dessa lista, mas de momento, fico com o SCA.

    Obrigado pelas recomendações @enotas!

  4. Tenho usado o sistema Queslo já há 4 anos para a minha academia e estou gostando bastante. Ele é fácil de mexer, sem aquele tanto de menu…

  5. Estou usando o SCA. Tenho reclamado de algumas deficiências e sugerido modificações, mas eles parecem não dar muita importância a reclamações e sugestões dos clientes.

  6. Eu já utilizei todos, para nossa realidade o melhor é o Cloud Gym, tem um ótimo preço e funcionalidades que não tinha visto até então em nenhum outro. O SCA também trabalha bem porem bem mais simples.

  7. Utilizo o Cloud Gym e tem um preço bom + apresenta muitos problemas técnicos e o suporte não dá a minima para seu chamado. Muitas vezes é necessário atualizar o cadastro do aluno ( um a um) devido a um erro técnico e o aluno não consegue acessar o app, um retrabalho surreal.

    1. Bruna, eu também utilizava o Cloud Gym e tive os mesmos problemas técnicos e os meus chamados não eram respondidos, fui obrigado e procurar outro sistema, e a 6 meses estou usando o SCA Online, ele é sensacional, quando ocorre algum problema eles me atendem imediatamente e sempre estão lançando novas atualizações, estou muito satisfeito com a mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.