Software para farmácias: como encontrar o melhor?

Controle de estoque, atendimento, fluxo de caixa, relacionamento com o cliente... quais são os maiores desafios para o funcionamento de uma farmácia? 

Empresas do segmento perseguem o destaque em um mercado altamente concorrido, e processos como esses citados podem ser um entrave. A solução para superar a rotina corrida e cheia tarefas, muitas vezes burocráticas, passa pela tecnologia: o software para farmácias.

Você pode até não conhecer o termo, mas é fato que ele já é uma realidade em drogarias e também em outros ramos, como a automação comercial.

Leia este post, veja quais são os benefícios da tecnologia e descubra qual é a melhor ferramenta para o seu negócio.

O que é um software para farmácias?

Trata-se de um sistema capaz de automatizar processos e centralizar a gestão de um empreendimento. Chamado de ERP, Entrerprise Resource Plannig (ou planejamento de recursos empresariais), software é um grande aliado para otimizar processos, fazendo com que você ganhe tempo e consiga investir em atividades mais estratégicas. 

É uma solução online capaz de ser acessada de qualquer lugar. Portanto, armazena todos os dados na nuvem. Com isso, é possível integrar todos os setores de sua farmácia, organizando atividades e ampliando o seu campo de visão sobre as dores e potenciais do negócio. 

Quais são os benefícios de um sistema para drogarias?

Com funções bem realizadas, um software para farmácias te dá muitas vantagens. Leia algumas.

Automação de processos

Você ainda perde tempo preenchendo formulários manualmente? Saiba que quem utiliza um software para farmácias não precisa se preocupar com isso. É claro que diversas tarefas também podem ser integradas, como o recebimento de pagamentos, o controle do estoque e até mesmo a emissão dos tipos de notas fiscais

É aqui que nascem todas as outras vantagens em se utilizar um sistema para farmácias. Continue a leitura para você mesmo perceber isso. 

Ganho de tempo

Se você leva muitas horas realizando atividades mecânicas, sabe o quão trabalhoso e entediante elas são, né?

Ao adotar a ferramenta, você ganha tempo para investir em atividades estratégicas, para acompanhar melhor o atendimento de seus funcionários e analisar relatórios. Além disso, consegue elaborar campanhas que potencializam o relacionamento com seu cliente. 

Redução de falhas

Você sabe que erros acontecem quando se há muitas tarefas manuais. E é comum que as falhas sejam reduzidas com o uso de um software para farmácias.

Isso porque todos os processos, antes manuais, serão realizados com padrões que você mesmo estipulará, considerando os registros de informações que você armazena. 

Lembre-se de que um simples erro de digitação pode paralisar o seu caixa, atrapalhando a experiência do consumidor. E isso significa perder boas oportunidades para fazer a farmácia crescer e vender mais. 

Combate ao retrabalho

E se você reduz erro, é claro que o retrabalho também será diminuído. Não apenas aqueles cometidos por preenchimento incorreto de algum dado, mas também quando eles acontecem por duplicidade de tarefas entre setores diferentes. 

Controle de estoque atualizado

O estoque sempre é uma parte fundamental no varejo. No caso de drogarias e de farmácias, ainda há um agravante, que são os medicamentos fora do prazo de validade. Além de serem desperdiçados, corre o risco de parar na mão do consumidor. Nesse caso, a dor de cabeça seria sua.

Por mais rigoroso que seja o controle de estoque na sua farmácia, realizar esse processo manualmente abre brechas para problemas. E para evitar, só mesmo com um ERP. 

Essa é uma vantagem que deixa você por dentro do inventário de seu almoxarifado, mapeia aqueles produtos com maior saída e os mais rentáveis. 

Gestão financeira eficiente

Bom, talvez você saiba como está a saúde financeira de sua farmácia, mas como você mantém ela bem? E como você faz um fluxo de caixa que não te dá sustos? 

Com o software para farmácia, o registro de tudo o que envolve dinheiro, investimentos, receitas é feito com praticidade. Ele gera relatórios com gráficos bem ilustrados e fáceis de entender também.

Gestão de equipes melhorada

Um ERP para farmácias também te ajuda com os colaboradores. Algumas atividades, como checar a produtividade, avaliar o desempenho e consultar as folhas de pagamento, tornam-se simples e rotineiras. 

Isso com muita facilidade de acesso a seu RH, sem precisar daquelas fichas e fichas de funcionários. A partir disso, você tem mais autonomia e certeza para melhorar a capacitação do time e garantir a qualidade no atendimento ao cliente. 

Atendimento otimizado

Se você atende melhor, o relacionamento com o cliente é proporcionalmente melhorado. Sem falar que, se livrando de tarefas que demandam tempo, você pode focar mais no atendimento e criar estratégias para fidelizar clientes. 

Quais funcionalidades um bom sistema para farmácias tem?

Para que você tenha todas essas vantagens em sua farmácia, o software precisa ter alguns recursos essenciais. Quer saber quais são eles? Segue a lista!

Fácil implementação

Ao adquirir um software para farmácia, você mudará a rotina de sua empresa. Por isso, ele precisa ser implementado de maneira inteligente, com treinamentos e suporte técnico integral. Isso porque ninguém merece ficar esperando para tirar uma dúvida, certo?

Módulos de funcionalidades de convênios

Cada farmácia tem a suas particularidades. E o ERP precisa compreender disso, oferecendo o suporte correto para o seu cenário. No mercado, as drogarias podem operar com convênios e sistemas específicos. É claro que o software deve atender essas exigências. 

Entenda melhor como isso funciona:

  • farmácias populares: são aquelas conveniadas no programa federal de mesmo nome. Por isso, o software deve estar homologado pelo governo (se não, ser acessível a eles), para que esteja integrado aos convênios disponíveis.
  • convênios PBMs: os softwares para farmácia precisam operar com certos convênios que permitem descontos em laboratórios. O ERP deve ser acessível a certos ajustes para configurar esse módulo, para que sejam feitas reposições de acordo com a característica dos PBMs.
  • SNGPC: esse módulo é essencial para drogarias que vendem medicamentos controlados, devidamente autorizado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os fluxos de comunicação e de autorização são realizadas pelo SNPGC. O sistema que você escolher deve ter essa integração para que esse diálogo seja simples, fácil e automático.

Emissão automática de notas fiscais 

A nota fiscal é um documento importante que, devido a isso, deve ter seu preenchimento muito cuidadoso. Portanto, um software para farmácia deve oferecer a melhor experiência possível.

Uma ferramenta que conta com uma API para nota fiscal eletrônica emite os documentos automaticamente, com muita velocidade. Dessa forma, o cliente não precisa esperar pela emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) no caixa.  

E tem mais, com a emissão de notas fiscais, você paga impostos em dia e mantêm o seu negócio legalizado. 

PS: empreendedores farmacêuticos do Estado de São Paulo não podem se esquecer da obrigatoriedade do SAT Fiscal também. O dispositivo físico é exigido pela Secretaria da Fazenda Paulista para a emissão e a validação do Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e).

Dica!

Fique atento para escolher a melhor maquininha de cartão para o seu negócio também. Na hora de adotar o seu ERP, veja quais são as opções de integração com o seu meio de pagamento.

Quais são os melhores softwares para farmácia do mercado?

Para facilitar na escolha, confira algumas dicas que estão entre as melhores opções que você pode ter.

Linxs

software para farmácia - linx

O Linxs é reconhecidamente uma mão na roda para qualquer empresa. E claro que dentro da carteira de possibilidades da marca, existe uma para farmácias. 

As variedades do Linxs atendem a drogarias que querem melhorar a sua gestão, a experiência do consumidor, o fluxo de caixa e o pagamento de tributos.

Também há uma solução própria para e-commerces. Sim, quem deseja levar a farmácia para o mundo virtual também consegue adotar a ferramenta. 

O Linxs faz tudo isso integralmente, e com gestão centralizada, podendo acompanhar o crescimento da sua empresa, como estoque, ticket-médio e a evolução de vendas.

Inovafarma

software para farmácia - inovafarma

Agregando recursos que atendem farmácias e drogarias, a Inovafarma torna fácil aquilo que é complexo em seu dia a dia. Com agilidade e praticidade, você consegue fidelizar clientes e obter mais rendimento de sua equipe. 

Tudo isso com boa gestão fiscal, de compra, de estoque, de vendas, administrativa e financeira em um só lugar. 

Digifarma

software para farmácia - digifarma

As funcionalidades da Digifarma vão desde controle de venda de medicamentos quanto para recargas de celular. A ferramenta ainda tem o Programa Multiempresas Digifarma, que possibilita gerenciar redes de farmácias — ideal para franquias. 

A solução tem recursos para contas a pagar, crediário online e uma plataforma de cadastro de vendedores unificados. 

HOS

software para farmácia - hos

Na HOS, você encontra as soluções para aumentar suas vendas em farmácias de manipulação, redes de franquias e outros empreendimentos. Ela oferece suporte para você alcançar bons resultados.

A ferramenta também tem um sistema de vendas inteligentes. Mas como assim?

Pois bem, a partir de um mapeamento de tendências, a HOS sinaliza ofertas complementares para o funcionário no caixa. Em resumo, uma pessoa que apenas queria comprar uma acetona em sua farmácia pode levar outro produto. 

Com essas dicas sobre software para farmácia, você poderá fazer vendas incríveis e realizar uma gestão mais eficiente em seu empreendimento. 

É isso que é possível com um ERP! Não tenha medo de transformar a sua rotina para alcançar bons resultados. O mercado pede gestões mais inteligentes, sem deixar o caráter humano nas relações.

E não pense que é apenas no setor de farmácias que isso acontece. Consultórios médicos também estão se rendendo às eficiências de um sistema de gestão. Então, continue com a gente e entenda mais sobre as diferentes opções de softwares médicos do mercado!

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

>