Sparkle App: descubra o que e como funciona a rede social

O Sparkle é o um aplicativo criado pela Hotmart. É um app gratuito disponível para Android e IOS, que tem a finalidade de entregar o conteúdo que você produz à sua audiência, sem custo, e sem algoritmo.

O sparkle oferece a possibilidade de compartilhar vídeos, áudios, links, e vários outros conteúdos no formato que você preferir.

Este conteúdo mostra como um empreendedor pode utilizar o Sparkle no negócio.

Para que serve o Sparkle app?

A rede social foi criada pensando em todos os tipos de usuários. Empreendedores, influenciadores digitais ou simplesmente pessoas que buscam mais conhecimento ou informação sobre um tema.

É comum seguirmos um canal do YouTube e nem todo conteúdo ser de um tema que gostamos, não é mesmo? Com o excesso de informações disponíveis na internet hoje em dia, você pode (e deve em alguns casos) segmentar melhor o que você quer aprender.

É aí que o sparkle te ajuda. Você pode selecionar uma trilha, definindo o assunto que deseja, e apenas os conteúdos relacionados a esse tema aparecerão na sua tela.

Uma dificuldade que muitos Youtubers enfrentam é a entrega do seu conteúdo à sua audiência. Com a frequente mudança de algoritmos, alguns conteúdos ficam perdidos e não são enviados aos inscritos. Isso pode resultar na redução do número de views e no engajamento — o que é ruim para um canal.

Quem utiliza o Sparkle entrega conteúdos ao público-alvo sem burocracia e dificuldade.

Quais são os benefícios do Sparkle app?

O app da Hotmart veio cheio de vantagens para os seus usuários. Confira alguns de seus principais exemplos em resumo:

  • gratuidade;
  • disponível em 3 idiomas: português, inglês e espanhol;
  • disponível para sistema operacional Android e IOS;
  • acessibilidade web e mobile;
  • segurança dos dados;
  • integração com outras redes sociais;
  • diversidade de formatos de conteúdo.

Como a mudança nos algoritmos afetam o desempenho do seu empreendimento?

Nas redes sociais, o que define qual publicação será exibida em um feed são os algoritmos. Frequentemente ocorrem alterações, e com isso a disputa para aparecer em primeiro lugar para o usuário está cada vez maior.

Essas alterações afetam diretamente a experiência do seguidor e o desempenho das campanhas de marketing. Empreendedores que criam anúncios pagos e não consideram as atualizações mais recentes da rede social escolhida, em muitos casos, não alcançam os resultados esperados.

O app Sparkle Hotmart apareceu para revolucionar a entrega de conteúdo, pois não utiliza algoritmos. Em outras palavras, você pode ficar tranquilo que 100% dos seus conteúdos serão entregues à sua audiência.

Mas isso não quer dizer que postagens de baixa qualidade terão boa performance. Em todas as redes sociais, é necessário criar vídeos, posts e publicações que são relevantes para o público.

O Sparkle tem outros diferenciais?

Agora, chegou o momento para você descobrir alguns diferenciais do Sparkle:

Integração com o YouTube

O maior diferencial do sparkle é a integração com o YouTube. De acordo com a pesquisa do Instituto Provokers, o volume de consumo de vídeos aumentou significativamente. O estudo aponta que cada pessoa assiste, aproximadamente, 38 horas de conteúdo audiovisual por semana.

E com o crescimento do consumo de vídeos na internet, aumenta também a concorrência para criação de vídeos.

E é nessas horas que o Sparkle app brilha (haha), pois não é preciso se preocupar com algoritmos para a entrega do conteúdo. Você não precisa se preocupar com algoritmos para entrega do seu conteúdo. Ele sempre será entregue!

É possível integrar o seu canal do youtube com o Sparkle, e quando você publicar um novo vídeo no youtube, automaticamente as pessoas que seguem o seu canal ou a sua trilha receberão o seu conteúdo.

Trilhas

Outra vantagem do app Sparkle Hotmart são as trilhas, que você pode criar e seguir. Isso quer dizer que os usuários recebem exatamente aquilo que desejam. Também é possível convidar amigos e compartilhar a sua trilha e o seu conteúdo divulgado diretamente no Sparkle

Saiba que existem dois tipos de trilhas:

  • Canal: só o criador e pessoas convidadas podem divulgar conteúdos
  • Comunidade: todos os membros da trilha podem realizar publicações.

Utilizar essas funcionalidades para criar exclusividade e segmentar a sua base de seguidores é algo fundamental.

Interação em áudio

Uma funcionalidade inovadora que o Sparkle trouxe é a interação nos comentários por áudio. Quando um conteúdo é criado ou compartilhado no feed do Sparkle, o público pode comentar por meio de áudios — e os produtores de conteúdo também. 

Por mais que isso pareça simples, as respostas em áudio otimizam a experiência do seguidor e aproximam os usuários do Sparkle. Além disso, isso dá mais agilidade e permite maior conexão com todos.

Download de postagens

Outro atrativo do Sparkle app é a opção de download de vídeos e de postagens diretamente pelo aplicativo. Não é necessário instalar nenhum outro sistema para isso, e você pode salvar aqueles conteúdos incríveis para rever quando quiser.

Assim como no Instagram Stories, você pode determinar a disponibilidade de suas postagens. É possível divulgar sparks eternos ou de 8 horas. A primeira opção é utilizada para materiais que devem estar em suas trilhas por um longo tempo. Já o outro caso é ideal para a cobertura de eventos ou a realização de promoções.

Análise de métricas

Além de todos os benefícios citados, o Sparkle também tem métricas fáceis de serem mensuradas, como:

  • como a quantidade de curtidas (que são “foguinhos” nesse aplicativo);
  • quanto mais curtidas você tiver;
  • maior a temperatura do seu perfil;
  • melhor o engajamento.

É só acompanhar a quantidade de curtidas em cada trilha e mensurar o que está atraindo mais a atenção do seu público. Com essas informações em mãos, você descobre qual conteúdo faz mais sucesso e consegue otimizar a sua estratégia de produção.

Quais são 4 boas dicas  para melhorar o engajamento no Sparkle?

Você aprendeu os benefícios e diferenciais do app Sparkle Hotmart, agora aprenderá dicas para aumentar engajamento do seu público-alvo:

1. Tenha uma foto de perfil

A foto de perfil é um dos maiores chamativos quando alguém abre o seu perfil, pois é uma das primeiras coisas que o visitante visualiza.

No caso de um perfil comercial, coloque uma boa imagem da logo da sua empresa e, em caso de perfil pessoal, selecione uma foto de rosto que te identifique bem, de preferência sem outras pessoas na foto.

Sempre se atente a esse detalhe. Uma boa foto de perfil te dá autoridade e transmite profissionalismo, ajudando a fidelização dos seus clientes.

2. Coloque as suas publicações no piloto automático

O Sparkle publica automaticamente o seu conteúdo do YouTube e do WordPress para otimizar o seu tempo.

Primeiro, é necessário integrar as plataformas. Após isso, toda publicação realizada no seu canal do YouTube ou no blog será divulgada automaticamente em seu Sparkle. Confira como isso funciona a seguir:

2.1 Integrando o Youtube com a conta Sparkle

Para integrar os aplicativos Youtube com o Sparkle e ter 100% do seu conteúdo entregue ao seu público, siga os passos abaixo:

  • logue em sua conta Sparkle e escolha a trilha que deseja integrar;
  • acesse o menu “configurações”;
  • clique em “Importar conteúdo do YouTube”;
  • insira o email cadastrado no canal do YouTube.

2.2 Integrando o WordPress com a conta Sparkle

Para integrar um blog com o WordPress com o Sparkle e ter todos do seu conteúdo entregue ao seu público, faça os seguintes procedimentos:

  • acesse o Painel da sua conta do WordPress;
  • acesse as configurações no seu painel e clique em webhooks;
  • assim que abrir o formulário, selecione a opção “publish_post”;
  • em "campos", selecione todos os itens da lista e cole o link que você recebeu por email em "URL";

3. Adicione imagens com link no seu perfil

No Sparkle, é possível inserir imagens com links que direcionam para outros sites e redes sociais. Ao adicionar links nas publicações, você aumenta o tráfego em seus outros perfis — o que é ótimo para quem quer conquistar melhores posições no Google, certo?

4. Produza uma descrição objetiva

Ao redigir a descrição do seu perfil, escreva algo bem objetivo e fácil de entender, tanto para perfil comercial quanto para pessoal.

Em um perfil comercial, o importante em uma descrição é destacar o que a empresa faz, como isso acontece e onde se deseja chegar.

Já em um perfil pessoal, o interessante é colocar informações que resumem a personalidade do empreendedor. É válido descrever hobbies e valores e dizer quem realmente você é.

O mesmo serve para descrições de trilhas. Ao redigir uma descrição para a sua trilha, coloque algo intuitivo, como “Dicas de sistemas escolares” e “Aumento de clientes em academias”.

Pesquise palavras-chave que tenham maior fluxo de busca dentro do seu nicho e do que será publicado naquela trilha. Desse modo, a número de visualizações ou de curtidas será ainda maior.

Conclusão

Neste post você, aprendeu mais sobre o aplicativo Sparkle Hotmart e como os seus diferenciais ajudam na divulgação de conteúdos na internet. Como o app não tem algoritmos, é possível ter maior alcance e interagir com todos os seus seguidores.

Agora é com você: baixe o app, integre com as suas redes sociais e blogs e entregue todos os seus conteúdos à sua audiência!

Gostou deste conteúdo? Então, siga as nossas redes sociais e fique pode dentro das novidades do mundo digital: Facebook, Instagram e LinkedIn.

About the Author

Larissa Ester - Estagiária de marketing, sempre em busca de aprendizado. Apaixonada por marketing digital e criação.

>