Stripe: O que é? Como funciona?

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso guia e descubra o que é a Stripe, como funciona e muito mais! Aproveite para tirar suas dúvidas e conhecer essa plataforma de pagamentos que mais vem crescendo no mercado! 

A procura por uma boa solução de pagamentos para quem vende na internet  é uma preocupação recorrente, mas fundamental para quem gerencia e-commerces ou gera algum conteúdo que dependa de doações, por exemplo.

Nesse sentido, a busca por uma ferramenta que contenha condições de repasse justas, taxas adequadas, além de um funcionamento conveniente é um desejo por parte desses empreendedores.

Pensando nesse cenário, a Stripe desenvolveu uma plataforma de pagamentos que pode ser integrada a qualquer site com soluções simplificadas.

Para além da facilidade de integração e operações facilitadas, a empresa tornou-se referência no mercado, principalmente, devido aos valores de uso mais acessíveis.

Neste post, você irá entender melhor como funciona a Stripe, como ela pode te ajudar na gestão de pagamentos e muito mais! Confira.

O que é a Stripe?

A Stripe é uma das principais instituição de pagamento que gerenciam empresas atuantes na internet. Sua atuação está voltada para o desenvolvimento de ferramentas poderosas e flexíveis para o comércio online.

Por meio de APIs cuidadosamente  projetadas e funções exclusivas, a Stripe desenvolve uma atividade para que você obtenha o melhor produto possível ao criar, por exemplo:

Se formos comprar por nicho de atendiemento, a  Stripe é uma empresa que realiza o mesmo papel, do PayPal — sendo, inclusive, a principal concorrente deste na atualidade. 

Atualmente, milhares de plataformas, como Shopify, Xero e DocuSign, já trabalham com a Stripe para intermediar pagamentos para seus clientes. Entre os principais recursos oferecidos pela empresa, podemos destacar:

  • Atuação invisível;
  • Integração simplificada;
  • Recursos de segurança;
  • Suporte a empreendedores.

Além disso, no site oficial é possível explorar guias e exemplos de integração. O uso da plataforma de desenvolvimento da Stripe significa menos manutenção de sistemas legados e maior foco nas experiências do cliente e do produto essenciais.

Stripe - Documentação

Como funciona a Stripe?

A Stripe tem como função receber qualquer tipo de transação financeira  que seja comum a e-commerces ou a qualquer tipo de site da web (isso envolve pagamentos, transferências, etc.)

Por funcionar como um gateway, a Stripe acaba não sendo notada pelo usuário quando este executa um processo de compras, por exemplo. 

Sendo assim, o cliente faz todo o pagamento em um ambiente próprio do site em que está comprando, mas essa estrutura de recebimento é o sistema do Stripe que automatiza e gerencia.

A Stripe passou a funcionar no Brasil recentemente e pretende se expandir cada vez mais. No momento, a plataforma já cobre um total de 39 países, veja a lista:

Quais são os produtos da Stripe? 

Stripe - Produtos

A Stripe conta com três tipos de produtos (sem mencionar os outros diversos dispositivos integrados), quais sejam: Payment, Billing e Connect. Acompanhe:

Payment

Resumidamente, o Payment trata-se de uma plataforma altamente desenvolvida para gerar pagamentos. 

Stripe - Payment

Assim, caso você queira cobrar os clientes de forma recorrente, criar um marketplace ou aceitar pagamentos, você poderá contar com uma plataforma global totalmente integrada que aceita pagamentos online e presenciais.

Além disso, nesse formato é também possível criar rapidamente integrações prontas para produção com ferramentas modernas, de componentes do React até webhooks em tempo real. 

Caso queira tirar alguma dúvida ou conferir todos recursos disponíveis pela plataforma, basta acessar este link.

Curiosidade

Por falar em pagamento recorrente, conheça os principais clubes de assinatura inovadores e criativos para você se inspirar. Confira!

Billing

O Billing oferece o faturamento e gerenciamento de assinaturas de modo inteligente, que traz um conjunto de ferramentas para criar e dimensionar o seu modelo de negócios recorrentes.

Stripe - Billing

Além disso, é fácil integrar a API do Stripe Billing a sites, aplicativos móveis ou até mesmo ferramentas CRM já existentes.

Os desenvolvedores podem usar a funcionalidade pronta para obter uma implementação rápida ou então podem contar com blocos modulares da plataforma para criar uma lógica de assinaturas e modelos de preços completamente personalizados.

Connect

Em sumo, o Connect é um software de pagamentos para plataformas e Marketplaces, no qual você  gerencia pagamentos para um grande número de pessoas,centralizando todos os fluxos de trabalho envolvidos

Stripe - Connect

O Connect oferece um conjunto completo de elementos básicos para aceitar praticamente qualquer tipo de modelo de empresa, incluindo negócios sob demanda, e-commerce, crowdfunding, fintech, viagens e eventos.

Além disso, é possível:

  • Rastrear automaticamente os saldos;
  • Agrupar os ganhos em pagamentos;
  • Determinar o momento das transferências de acordo com as janelas locais;
  • Tentar processar novamente as transferências que apresentaram falhas.

Você também pode incorporar fluxos avançados como débitos em conta, pagamentos one-to-many e outros.

Curiosidade

O que são Pagamentos One-to-Many?

Este modelo de pagamento ocorre quando um cliente é cobrado e os fundos são divididos entre vários beneficiários (por exemplo, um marketplace de varejo onde um consumidor pode comprar em várias lojas online).

O mecanismo de pagamentos do Connect permite especificar o momento do pagamento para os usuários (diário, semanal ou mensal) e inclui Instant Payouts (pagamentos instantâneos)

Desta forma, os beneficiários são pagos em menos tempo, eliminando os erros e o trabalho de reconciliação.

Quem pode utilizar a Stripe?

A Stripe pode ser utilizada por múltiplas personas, seja você o dono de um negócio SaaS que precisa cobrar por assinatura, um marketplace que procura um modo fácil de dividir pagamentos, ou um varejista online que quer facilitar pagamentos feitos via mobile, por exemplo.

Com foco em facilitar os negócios entre empresas online, a plataforma é também bastante utilizada por desenvolvedores que buscam facilidade de integração com outros sites.

Se você deseja mais informações a respeito, a Stripe oferece um guia de termos de serviço, no qual você pode conferir os principais detalhes sobre quem pode abrir uma Conta Stripe e muita mais.

Quais são as taxas da Stripe?

As taxas cobradas pelas plataformas de pagamento são uma questão fundamental a ser analisada. Afinal, é assim que será possível entender se é viável ou não contar com aquela solução. 

Um dos destaques do Stripe é sua cobrança, que do ponto de vista do mercado é bastante justa. As taxas cobradas pelo Stripe no Brasil são bastante simples de entender, observe:

Stripe - Taxas

Desta forma, temos que a cada transação, o cliente deve pagar 3,99% do total da compra mais uma taxa de R$ 0,50

É preciso destacar que a empresa não cobra nenhuma variação relacionada às moedas, já que o desconto é todo feito em Reais. 

Além disso, não há taxas de configuração, cobranças mensais, estorno, ou qualquer outro tipo de cobrança escondida.

Assim, você só receberá cobranças se realizar vendas com o Stripe atuando com a plataforma de pagamentos.

Outro fator importante é que os reembolsos não são cobrados no Stripe. Ou seja, se você reembolsar um pedido por meio do sistema Stripe, a tarifa de transação pelo pagamento será devolvida a sua conta.

No mais, a plataforma tem serviços adicionais para empresas de maior porte, que geram mais custos, mas eles são opcionais.

Mais uma vez, vale a pena ressaltar que:

  • Não há taxa de setup;
  • Não se faz cobrança de mensalidades;
  • São disponibilizados relatórios gratuitos, em tempo real;
  • Você só paga pelo que usar.

Conclusão

Ao acompanhar o nosso guia, você pôde descobrir o que é a Stripe e conhecer um pouco sobre o funcionamento desta plataforma. 

Estar por dentro de novidades tecnológicas e aprender novos conceitos de mercado é uma forma de oferecer a melhor experiência para os clientes, além de ser uma estratégia de sucesso.

Dentro desse cenário, você precisa dominar diversos assuntos que impactam o seu negócio, como é o caso, por exemplo, da emissão de notas fiscais.

Uma outra ferramenta interessante quando o assunto é o mercado digital é a Iugu, são dezenas de facilidades que otimizam os seus processos de venda e a sua operação financeira. Confira!

 

.

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Muito bom o artigo que traz mais aglutina em um só lugar praticamente as principais informações sobre a Stripe. Mas fica uma dúvida: Como um negócio brasileiro que vende para o mundo usando a Stripe, faz para transferir este Dólar ou Euro ou qualquer outra moeda para sua conta em Real num Itaú, Bradesco ou Banco do Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.