Como o suporte técnico pode agregar valor à sua empresa?

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra a importância do suporte técnico para a escalabilidade da sua empresa. Confira!

O consumidor se cerca de expectativas sobre o produto ao comprá-lo. E a decepção pode ficar não apenas nos recursos que ele oferecer e, mas também no tipo de suporte que a empresa dá no pós-vendas.

Com o relacionamento entre negócio e cliente cada vez mais estreito, graças à internet, é desafiador para as organizações oferecerem um suporte técnico otimizado, personalizado e que garanta o bom funcionamento do produto. 

Principalmente se esse produto for um software. 

Ter esse serviço disponível, tornou-se, mais do que uma funcionalidade “bônus”, uma obrigação e um elemento básico para se manter competitivo no mercado. 

Sem dizer que uma equipe especializada dentro da própria empresa é necessária para melhorias de processos e eventuais panes em sistemas! 

Portanto, neste texto, você terá informações que garantirão o porquê de o suporte técnico ser um recurso para se consolidar no mercado! Confira. 

O que é suporte técnico?

O suporte técnico é a área da organização que presta assistência ao cliente final ou mesmo interno. Precisamente no universo dos softwares, é aquela equipe em que se concentra a inteligência tecnológica e material para dar apoio a quem adquire o produto. 

Esse setor tem um papel essencial para identificar melhorias nos produtos, indicar atualizações e potencializar as funcionalidades do software. 

Por estar próximo ao cliente, é responsável por um atendimento personalizado e otimizado para que a demanda seja realizada com velocidade. 

Também precisa estar presente em diversos canais da empresa para que possa ser acionado com facilidade. 

O que faz o suporte técnico em TI?

O TI, como é chamado o setor de Tecnologia da Informação, por sua vez, é a equipe responsável por todo o suporte tecnológico de uma empresa. 

E o suporte técnico no TI deve garantir o funcionamento de determinado software e de todo o recurso tecnológico oferecido pelo negócio.

Isso significa dizer que é o TI o responsável pela infraestrutura e o ambiente tecnológico da empresa. 

É uma equipe especializada e versátil que consegue atender, de modo prático, eficiente e customizado determinada demanda.

Qual a importância de contar com uma equipe especializada e como isso impacta a solução ofertada pela empresa? 

A relação entre o cliente e a empresa está cada vez mais próxima. Por isso, o empreendimento precisa estar atento ao bom atendimento. 

suporte-técnico

Quando se fala em suporte técnico, essa atenção redobra. 

Isso porque, ao longo do tempo, o cliente pode ter dificuldades com a solução tecnológica que adquiriu. Esses softwares podem ser imprescindíveis a eles, como uma ERP. 

Os sistemas de gestão, além de otimizar todo o funcionamento de uma empresa, possuem recursos e informações que afetam diretamente o dia a dia desse negócio. 

Por isso, o responsável por esse sistema precisa ser ágil para não comprometer o cliente. Um serviço lento, pode acabar com a reputação de uma empresa. 

Mas, o suporte técnico de TI também tem sua importância dentro da empresa. Como é ele quem garante o bom funcionamento de todos os recursos da organização, essa equipe precisa estar atenta sempre com as demandas oriundas internamente. 

Imagina uma cadeia produtiva que depende de uma gestão centralizada e automatizada? Qualquer pane precisa ser rapidamente solucionada. É o suporte técnico quem deve estar lá para resolver. 

Existem muitas vantagens para ter um suporte técnico dentro de sua empresa. Confira essa lista:

Solução rápida

Essa vantagem você tomou spoiler ainda há pouco. Mas nunca é demais reforçar que, com o suporte técnico, a empresa terá soluções rápidas para seus problemas. 

Vale também para o cliente final, que terá à sua disposição uma equipe especializada em atendê-lo conforme suas necessidades. 

Produtividade

Imagina ter toda sua cadeia produtiva parada por conta de uma pane no sistema? Esse cenário é real.

Mas, vá além: imagine essa mesma cadeia produtiva tendo processos não muito eficientes e que somente um olhar especializado e familiarizado com ela possa achar as melhores soluções para a sua eficiência. 

Quem tem esse olhar é o suporte técnico. 

A agilidade acarreta na produtividade. Somada, claro, à eficiência do serviço. Por fim, o resultado será soluções mais assertivas e com mais qualidade ao cliente. 

Fidelização do cliente

O consumidor final cria expectativas muito altas com a aquisição de um software. Essa solução será determinante para ele em vários aspectos. 

Nesse sentido, o suporte técnico é um dos canais entre cliente e empresa. Será ele quem deve entender e solucionar problemas, dúvidas e indicar melhorias para o consumidor final. 

Essa relação, se bem feita e rápida, será a maneira de fidelizar o cliente, que passará a confiar e recomendar a empresa. 

Potencialização de funcionalidades

O suporte técnico é o olhar especialista sobre aquilo que a empresa faz e como ela cria determinada solução tecnológica. 

Portanto, é o canal para se saber quais são aquelas funcionalidades que podem agregar valor no produto final ou no dia a dia da empresa. 

Melhorias de pontos fracos

Se as potencialidades são indicadas pelo setor, os pontos fracos também são. Indicados e bem mapeados, eles passam por melhorias no software e fazem entregas mais adequadas ao cliente final. 

Quando ocorre dentro da empresa, impacta diretamente na produtividade, bem como você leu ainda há pouco. 

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Como um software pode ajudar na gestão de uma empresa?

Criar soluções tecnológicas que sejam eficientes e que gerem o mínimo possível de problemas para o cliente final é uma busca incessante. 

O suporte técnico é a equipe que melhor pode ajudar a encontrar esses caminhos, além de contribuir para um melhor atendimento ao consumidor. 

E quando se menciona softwares em empresas, é de se imaginar sistemas que ajudem na produtividade e no dia a dia da organização. 

Como boa plataforma de integração de processos, automatização de operações e que dá suporte geral para a gestão do negócio. 

Esse é um resumo das principais funcionalidades de uma ERP. Você conhece essa sigla tão presente na vida de um empreendimento? Conheça pelo link!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

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