suporte-técnico
NEGÓCIOS

Como o suporte técnico pode agregar valor à sua empresa?

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra a importância do suporte técnico para a escalabilidade da sua empresa. Confira!

O consumidor se cerca de expectativas sobre o produto ao comprá-lo. E a decepção pode ficar não apenas nos recursos que ele oferecer e, mas também no tipo de suporte que a empresa dá no pós-vendas.

Com o relacionamento entre negócio e cliente cada vez mais estreito, graças à internet, é desafiador para as organizações oferecerem um suporte técnico otimizado, personalizado e que garanta o bom funcionamento do produto. 

Principalmente se esse produto for um software. 

Ter esse serviço disponível, tornou-se, mais do que uma funcionalidade “bônus”, uma obrigação e um elemento básico para se manter competitivo no mercado. 

Sem dizer que uma equipe especializada dentro da própria empresa é necessária para melhorias de processos e eventuais panes em sistemas! 

Portanto, neste texto, você terá informações que garantirão o porquê de o suporte técnico ser um recurso para se consolidar no mercado! Confira. 

O que é suporte técnico?

O suporte técnico é a área da organização que presta assistência ao cliente final ou mesmo interno. Precisamente no universo dos softwares, é aquela equipe em que se concentra a inteligência tecnológica e material para dar apoio a quem adquire o produto. 

Esse setor tem um papel essencial para identificar melhorias nos produtos, indicar atualizações e potencializar as funcionalidades do software. 

Por estar próximo ao cliente, é responsável por um atendimento personalizado e otimizado para que a demanda seja realizada com velocidade. 

Também precisa estar presente em diversos canais da empresa para que possa ser acionado com facilidade. 

O que faz o suporte técnico em TI?

O TI, como é chamado o setor de Tecnologia da Informação, por sua vez, é a equipe responsável por todo o suporte tecnológico de uma empresa. 

E o suporte técnico no TI deve garantir o funcionamento de determinado software e de todo o recurso tecnológico oferecido pelo negócio.

Isso significa dizer que é o TI o responsável pela infraestrutura e o ambiente tecnológico da empresa. 

É uma equipe especializada e versátil que consegue atender, de modo prático, eficiente e customizado determinada demanda.

Qual a importância de contar com uma equipe especializada e como isso impacta a solução ofertada pela empresa? 

A relação entre o cliente e a empresa está cada vez mais próxima. Por isso, o empreendimento precisa estar atento ao bom atendimento. 

suporte-técnico

Quando se fala em suporte técnico, essa atenção redobra. 

Isso porque, ao longo do tempo, o cliente pode ter dificuldades com a solução tecnológica que adquiriu. Esses softwares podem ser imprescindíveis a eles, como uma ERP. 

Os sistemas de gestão, além de otimizar todo o funcionamento de uma empresa, possuem recursos e informações que afetam diretamente o dia a dia desse negócio. 

Por isso, o responsável por esse sistema precisa ser ágil para não comprometer o cliente. Um serviço lento, pode acabar com a reputação de uma empresa. 

Mas, o suporte técnico de TI também tem sua importância dentro da empresa. Como é ele quem garante o bom funcionamento de todos os recursos da organização, essa equipe precisa estar atenta sempre com as demandas oriundas internamente. 

Imagina uma cadeia produtiva que depende de uma gestão centralizada e automatizada? Qualquer pane precisa ser rapidamente solucionada. É o suporte técnico quem deve estar lá para resolver. 

Existem muitas vantagens para ter um suporte técnico dentro de sua empresa. Confira essa lista:

Solução rápida

Essa vantagem você tomou spoiler ainda há pouco. Mas nunca é demais reforçar que, com o suporte técnico, a empresa terá soluções rápidas para seus problemas. 

Vale também para o cliente final, que terá à sua disposição uma equipe especializada em atendê-lo conforme suas necessidades. 

Produtividade

Imagina ter toda sua cadeia produtiva parada por conta de uma pane no sistema? Esse cenário é real.

Mas, vá além: imagine essa mesma cadeia produtiva tendo processos não muito eficientes e que somente um olhar especializado e familiarizado com ela possa achar as melhores soluções para a sua eficiência. 

Quem tem esse olhar é o suporte técnico. 

A agilidade acarreta na produtividade. Somada, claro, à eficiência do serviço. Por fim, o resultado será soluções mais assertivas e com mais qualidade ao cliente. 

Fidelização do cliente

O consumidor final cria expectativas muito altas com a aquisição de um software. Essa solução será determinante para ele em vários aspectos. 

Nesse sentido, o suporte técnico é um dos canais entre cliente e empresa. Será ele quem deve entender e solucionar problemas, dúvidas e indicar melhorias para o consumidor final. 

Essa relação, se bem feita e rápida, será a maneira de fidelizar o cliente, que passará a confiar e recomendar a empresa. 

Potencialização de funcionalidades

O suporte técnico é o olhar especialista sobre aquilo que a empresa faz e como ela cria determinada solução tecnológica. 

Portanto, é o canal para se saber quais são aquelas funcionalidades que podem agregar valor no produto final ou no dia a dia da empresa. 

Melhorias de pontos fracos

Se as potencialidades são indicadas pelo setor, os pontos fracos também são. Indicados e bem mapeados, eles passam por melhorias no software e fazem entregas mais adequadas ao cliente final. 

Quando ocorre dentro da empresa, impacta diretamente na produtividade, bem como você leu ainda há pouco. 

18 principais perguntas sobre nota fiscal eletronica
Ebook: As 18 principais perguntas sobre nota fiscal eletrônica

Como um software pode ajudar na gestão de uma empresa?

Criar soluções tecnológicas que sejam eficientes e que gerem o mínimo possível de problemas para o cliente final é uma busca incessante. 

O suporte técnico é a equipe que melhor pode ajudar a encontrar esses caminhos, além de contribuir para um melhor atendimento ao consumidor. 

E quando se menciona softwares em empresas, é de se imaginar sistemas que ajudem na produtividade e no dia a dia da organização. 

Como boa plataforma de integração de processos, automatização de operações e que dá suporte geral para a gestão do negócio. 

Esse é um resumo das principais funcionalidades de uma ERP. Você conhece essa sigla tão presente na vida de um empreendimento? Conheça pelo link!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.