SVA: o que é Serviço de Valor Agregado e quais são suas vantagens

Atualizado há mais de 3 semanas

O nome pode não soar tão familiar, mas os Serviços de Valor Agregado (SVA) já fazem parte do mercado das telecomunicações há mais de uma década. Se você é um provedor de internet banda larga fixa, móvel ou telefonia, já deve conhecer esse termo que afeta diretamente a comercialização de produtos no setor.

Também conhecidos como Serviços de Valor Adicionado, eles tendem a se adaptar às mudanças provocadas pela internet na área de telecom desde o início dos anos 2000. Além de entender o que é SVA, o desafio é aprender como usá-lo a favor de sua empresa a fim de atrair novos consumidores e conquistar clientes fiéis.

Neste artigo, a gente te explica tudo sobre SVA e como adquiri-lo pode agregar valor ao seu negócio e aumentar sua visibilidade em um dos mercados mais concorridos do mundo atual. Confira a seguir!

SVA: o que é, afinal?

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) define SVA como toda  e qualquer “atividade que acrescenta, a um serviço de telecomunicações que lhe dá suporte e com o qual não se confunde, novas utilidades relacionadas ao acesso, armazenamento, apresentação, movimentação ou recuperação de informações”.

Em outras palavras, SVA é uma prestação de serviço oferecida como um benefício extra, associado a um produto de telecom principal. O intuito dessa prática é valorizar planos e pacotes de operadoras através da comercialização conjunta de serviços externos. Ficou mais fácil de entender? Vamos ver como funciona na prática!

Benefícios do SVA para sua empresa

Um serviço de qualidade deve ser o objetivo principal das operadoras de telecom, sejam elas regionais ou nacionais. Tendo isso em vista, a intenção do Serviço de Valor de Adicionado é melhorar um produto que já é bom, a fim de aprimorar a experiência do consumidor e garantir a fidelização do cliente.

Atenção! Antes de investir em serviços extras, busque melhorar os canais de comunicação da empresa e/ou quaisquer funções que apresentem reclamações. Quanto mais atento você estiver às necessidades dos clientes, melhores serão os resultados.

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SVAs funcionam como uma estratégia para atrair mais clientes e ganhar destaque no mercado. Além de chamar a atenção dos consumidores com planos e produtos diferenciados, você aproveita para aumentar a relevância da sua marca ao mostrar boas relações com outras empresas. O segredo é equilibrar a oferta e a procura.

Exemplos de SVA

No início, os benefícios mais encontrados nos pacotes de telecom eram contas de e-mail, personalização de ringtones, armazenamento em nuvem e antivírus. Entretanto, a constante evolução da internet e a mudança no perfil dos consumidores trouxeram novos tipos de SVA para a lista de possibilidades.

Hoje, as operadoras tendem a oferecer assinaturas em plataformas de streaming, canais fechados de esportes e até mesmo acesso ilimitado a portais educativos associados a pacotes de internet, por exemplo. Como qualquer produto, os valores e serviços inclusos variam de acordo com os planos e fornecedores.

Confira alguns exemplos de Serviço de Valor Adicionado/Agregado:

  • Streaming de áudio e vídeo: Netflix, Looke, HBO Max, YouTube Premium, Paramount+, Oi Play, Claro Vídeo, Vivo Play, Deezer, Spotify, Claro Música;
  • Canais de esporte e games: Premiere FC, Band Sports, Estádio TNT Sports, Neymar Jr Experience, TIM Games Club;
  • Educacional e notícias: Skeelo, Babbel, GoRead, Ayabooks, Audiobooks, Supercomics, Hube, Band News, TIM Banca Virtual, Oi Jornais, Claro Banca;
  • Segurança digital: Hero, McAfee, TIM Segurança Digital, Vivo Protege;
  • Saúde e bem-estar: Bittrainers, Chefsclub, Atma, BTFIT, Fluid.

É importante destacar: nem todos SVAs precisam fazer parte de pacotes, mas podem ser oferecidos com descontos personalizados pelo fornecedor. Quando estabelecida a parceria, é possível apresentar os produtos aos consumidores em um catálogo de serviços extras. Novamente, a dica é não exagerar e entregar apenas o que o seu público precisa.

SVA e legislação tributária

Se você é um provedor de telecom e deseja incluir SVAs em seus pacotes, a sugestão é realizar toda a mediação com parceiros através de um representante jurídico ou contábil. A ideia é evitar situações que não beneficiem o cliente e não sejam juridicamente adequadas.

A boa notícia é que os produtos agregados costumam ter impostos menores. Por estarem atrelados a um serviço principal, não se enquadram no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que é cobrado em vigência da legislação tributária estadual com uma alíquota que pode chegar até 18%.

Idealmente, os SVAs estão incluídos no ISS (Imposto Sobre Serviços), cobrança municipal que não ultrapassa 5% de alíquota. Entretanto, essa classificação pode variar de acordo com o tipo de serviço que você pretende oferecer. Em todos os casos, consultar ou contratar um agente tributário pode facilitar e muito a parte burocrática do processo.

Dicas finais em SVA

Oferecer um Serviço de Valor Agregado pode promover bons resultados para a sua empresa, desde que o processo seja juridicamente legalizado e feito de forma a evitar gastos desnecessários. Assim, você amplia seu alcance de mercado e melhora a experiência dos clientes. Ficou mais claro, né? Por aqui, podemos te ajudar, inclusive, com outros aspectos do setor tributário e de fiscalização! Fique com a gente!

Texto produzido por Melhor Plano

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