Tendências de BI para 2024: confira as principais

Atualizado há mais de 1 semana

Desde que o Business Intelligence se transformou em um dos principais conceitos para interpretar dados, as empresas puderam confiar em novas estratégias de crescimento. Por isso, é essencial conhecer também as tendências de BI.

O BI é um conceito cada vez mais enraizado nas empresas. O tratamento de dados é algo que faz com que os negócios possam operacionalizar melhor e estejam mais adequados com as demandas de mercado.

Por isso mesmo saber quais as tendências de BI para 2024 é se adequar antecipadamente para um ano que pode ser desafiador para as empresas.

Então, confira quais são as principais tendências de BI para 2024 e não fique para trás.

O que é BI?

Essa sigla é de Business Intelligence, um conceito que lida com a coleta de dados para tomar decisões importantes sobre o negócio.

Com o BI, é possível criar relatórios completos para diferentes tipos de estratégia para que decisões mais assertivas sejam tomadas.

O BI pode envolver uma complexa e abrangente infraestrutura tecnológica, que envolve aplicativos, ferramentas virtuais e mesmo práticas de desenvolvimento para que esses dados sejam coletados e interpretados.

Uma empresa com setor de BI consegue ter objetivos bem claros e escaláveis. Suas entregas também serão melhor definidas.

Além disso, o BI ainda ajuda a mudar a cultura de uma empresa, que a partir de sua implementação, conseguirá levar dados para as tomadas de decisões a qualquer nível, desde os mais operacionais aos mais estratégicos.

Por isso mesmo, não é de se estranhar que o BI, ano após ano, traz novos conceitos para poder ser melhor aproveitado por empresas e profissionais.

Que tal conferir também: Descubra 6 tendências tecnológicas para o mercado em 2024 

Como os processos de BI ajudam a empresa a escalar

É a partir dessa mudança de cultura que o BI proporciona a empresa que se consegue observar como um negócio pode escalar no mercado.

Para entender melhor como esse conceito ajuda no crescimento de uma empresa, pense no setor de marketing.

Com um processo estruturado de BI, é possível entender a entrada e o fluxo de conversões em uma landing page, interpretar os padrões de consumo de um visitante no site da empresa, quais são as especificidades regionais, etc…

Todas essas informações — e não param nelas — ajudam que a empresa conheça melhor o seu público e ofereça uma experiência de compra melhor para o seu cliente.

A empresa consegue, então, focar naquilo que mais importa para transformar a sua operação em tarefas que possam aprimorar os processos para que as metas possam ser atingidas com mais agilidade e qualidade.

Tudo com interpretação de dados levantados pelo BI.

Mas essa dinâmica não para no tempo. Por ser um conceito complexo e altamente aproveitável por empresas e setores, o Business Intelligence ganha mais elementos com os anos, fazendo com que seu uso seja reformulado ao longo do tempo.

O que significa que as tendências de BI precisam ser acompanhadas com atenção e dedicação.

Quais são as tendências de BI para 2024?

E quais seriam as tendências de BI para 2024? O primeiro ponto a se notar é que, como todo conceito moderno, o Business Inteligence não para no tempo e acompanha as novidades que surgem em todo o mercado.

Esse é um aspecto que você perceberá ao longo dessa lista, que algumas tendências já são debatidas em várias áreas que no BI ganham sua especificidade e aproveitam suas potencialidades.

Confira.

Inteligência Artificial, aprendizagem de máquina e PLN

Com a consolidação da IA nos processos das empresas, o BI poderá aproveitar uma maior integração e oferecer dados ainda mais inteligentes e complexos.

Por sua vez, o machine learning, ou aprendizado de máquina, poderá automatizar ainda mais a compreensão desses dados, limitando que os profissionais tomem as iniciativas de escalar uma campanha.

O machine learning é uma faceta da IA responsável por aprender a aplicar dados de maneira sistemática e acompanhada de padrões.

Um dos primeiros resultados da combinação da IA, com BI aproveitando o Machine Learning é a PLN, ou processamento de linguagem natural.

O PLN nada mais é do que a capacidade da máquina em gerar resultados com linguagem humana. Aplicada ao BI, o acesso às informações é mais natural e a interação com dados é facilitada.

Mais do que facilitar os dados, a PNL é capaz de ajudar na sua interpretação e por isso mesmo na aplicação dessas informações.

Confira também: Conteúdo gerado por inteligência artificial: como funciona, vale a pena? 

Colaboração

A colaboração é um conceito que tem ganhado força com o BI.

O BI é uma aplicação holística. O que significa dizer que seus dados são aplicados em várias frentes e de diferentes maneiras.

Por isso mesmo, a colaboração é algo quase intrínseco ao BI. Mas aqui, a tendência diz muito mais a respeito da democratização desses dados.

Com a democratização — ou seja, fácil acesso e interpretação desses dados — o BI ajudará a dar empoderamento ao usuário, cada vez mais seguro em interpretar e aplicar esses dados em sua rotina.

Por que é preciso estar atento às tendências de B1 para 2024?

Sejam as tendências de BI para 2024 ou qualquer outra que envolva o crescimento do seu negócio, acompanhá-las é determinante para o seu futuro.

E quando se fala de BI, um conceito que lida com inteligência de dados, o impacto é diretamente em como entender o comportamento do seu público.

Sem esquecer da máxima do mercado: se você não faz, o seu concorrente sim. Por isso mesmo, acompanhar tendência é uma questão de sobrevivência em todos os nichos, com uma disputa tão acirrada pela preferência do público.

 Por isso, é imprescindível estudar e capacitar sua equipe para aproveitar melhor os benefícios de acompanhar as tendências de BI em 2024.

Para saber como fazer isso de maneira estratégica, confira!: Treinamento corporativo: um guia completo e definitivo

Publicitária, curiosa, viajante e cheia de sonhos para realizar. Meu mantra é "amar e mudar as coisas".

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.