Ubersuggest: como usar essa ferramenta de SEO

Se você é daqueles que se amarram em produzir conteúdo digital ou está procurando as melhores ferramentas para ter uma estratégia de marketing na web, então você precisa conhecer a Ubersuggest.

Na verdade, essa ferramenta é bastante conhecida e, no ano passado, foi adquirida por um dos maiores nomes do Marketing Digital atualmente: Neil Patel.

Reformulada, a ferramenta de SEO consegue auxiliar muito quem deseja se destacar na internet por meio de conteúdo. E o melhor: de forma gratuita!

Mas, se você é daqueles que jamais escutou falar sobre o Ubersuggest, calma. Nesse post você saberá o que é e como utilizá-la! 

O que é Ubersuggest?

Basicamente, a ferramenta de SEO é um serviço gratuito de pesquisa e análise de palavra-chave.

Ela aponta interesse do público, a força de sites concorrentes e até mesmo o quão difícil é atingir resultados positivos com ela.

Já deu para perceber a importância e o poder dessa ferramenta, certo? Ela te dá um relatório completo de tudo o que você precisa saber sobre determinada keyword.

“Mas... existem outros sites que fazem isso!”

Existem! Por exemplo, o Google com o seu Keyword Planner. Mas o poder e o grande diferencial do Ubersuggest está na sua simplicidade e praticidade.

Diferentemente de outros sites, essa ferramenta de SEO não requer cadastro, pagamentos e é objetiva. E, agora adquirida pelo britânico Neil Patel, ela ganhou uma reformulação, agregando tudo o que outros sites gratuitos oferecem.

Por isso, ela é uma boa opção para ajudar você a traçar melhores estratégias de marketing, aumentar seu tráfego orgânico e ter um melhor posicionamento no Google.

Benefícios

Bom, não adianta você ler que a plataforma é prática e objetiva se não souber o que, de fato, ela pode te proporcionar, concorda?

Por isso é que você lerá agora algumas vantagens do Ubersuggest. Acompanhe.

  • A plataforma é totalmente gratuita e não exige qualquer cadastro;
  • Você não terá limite de pesquisas;
  • É rápido: suas análises são mostradas em poucos segundos;
  • A ferramenta é altamente intuitiva, utilizando cores que ajudam o entendimento de determinada resposta;
  • Seu modo de operação é uma mistura do que se tem de melhor no Google Suggest e no Google Keyword;
  • A análise da palavra-chave é completa, mostrando: keywords relacionadas, tendências de pesquisa, o volume de busca mensal e potencial de visita;
  • Quando quiser fazer uma pesquisa sobre um outro domínio, os resultados são completos, mostrando, por exemplo, como o Google destaca o conteúdo em sua busca.
  • Você pode ter relatórios em Excel, basta exportar os resultados!

Com todas esses benefícios - e que não acabam por aí - já deu pra ter uma ideia de como essa plataforma é poderosa, certo? Veja, agora, como usá-la!

Como funciona

Agora que você já sabe o quanto importante é o Ubersuggest, está na hora de saber usá-lo!

Sua navegabilidade é muito fácil e dinâmica. E, principalmente, intuitiva! Quando você acessa a ferramenta, já percebe isso.

Ubersuggest ferramenta de SEO

Perceba que de cara você já tem uma barra de pesquisa (usada para colocar um termo ou um domínio). Ao lado, a língua que você queira utilizar na busca.

Se você descer a página mais um pouco, verá que ele te explica suas funcionalidades, como “principais páginas na busca orgânica” e “ideias de palavras-chaves”, por exemplo.

Ubersuggest ferramenta de SEO

Mas o que interessa, de fato, está no topo na página: o campo de busca.

Nele, você vai inserir o termo que você quer analisar. Para ilustrar, suponha que você criou um blog sobre nota fiscal e queira usar a palavra-chave “nota fiscal eletrônica”.

Assim que você clicar em “buscar”, a página te dará alguns resultados, como:

  • Volume de busca daquela palavra-chave;
  • Dificuldade de SEO;
  • Nível de dificuldade de retorno em links patrocinados (PPD);
  • Custo por clique.

Ainda tem o Neil Patel para ter dar um resumo do resultado.

Ubersuggest ferramenta de SEO

Mas não é só isso: ainda tem um gráfico que te dá o volume de pesquisas nos últimos 12 meses da keyword em questão.

Ubersuggest ferramenta de SEO

Até agora, essas informações te asseguram a qualidade da palavra-chave. O termo “nota fiscal eletrônica” se mostra forte, por isso, é uma ideia boa de usá-la em suas estratégias.

E claro, ainda tem aquele outro benefício de variados termos relacionados a sua pesquisa. Essa informação está abaixo do gráfico.

Ubersuggest ferramenta de SEO

Magnífico, não acha? O Ubersuggest ainda te dá todo um relatório de cada variação da sua pesquisa! Você pode achar um termo mais forte do que aquele que desejaria usar!

É isso que otimiza suas ações de marketing e possibilita uma variedade melhor e mais precisa de palavras-chave para usar na estratégia.

Ideias de palavras-chaves

Esse recurso, no menu lateral do site, te permite descobrir diversas ideias relacionadas ao termo pesquisado.

Ubersuggest ferramenta de SEO

Você pode, por exemplo, usar “nota fiscal avulsa” para relacionar ao seu conteúdo, sem problema!

Graças às análises que ele oferece, agregado ao visual, fica fácil descobrir quais são as melhores palavras-chaves e suas oportunidades.

Análise SERP

Ainda há pouco você leu sobre a SERP e deve ter entendido que o Google ajuda, por meio de algoritmos, a ranquear cada resultado orgânico da pesquisa. Veja a página de resultado para “Nota Fiscal Eletrônica” – a que estamos usando até então.

Ubersuggest ferramenta de SEO

Você precisa criar um conteúdo de qualidade e ao mesmo tempo utilizar as técnicas SEO para se posicionar melhor nas SERPs do Google.

O que o Ubersuggest te oferece nesse sentido é indicar:

  • Quais sites que irão concorrer com você na página de resultados de pesquisa;
  • A qualidade do conteúdo de cada um desses sites;
  • A quantidade de palavras de cada conteúdo analisado;
  • Quantas visitas estimadas a palavra-chave gerou para eles em um mês;
  • Compartilhamentos em redes sociais;
  • A força do domínio de cada um.

Um relatório completo para você conseguir compreender o que precisa fazer para se diferenciar e dar mais destaque ao seu conteúdo.

Análise de domínio

Em 2019, o Ubersuggest passou a realizar análises para um domínio específico, o que te ajudará a conhecer ainda mais a mecânica de um determinado segmento.

Seguindo o exemplo de “nota fiscal eletrônica”, é fácil perceber que o site mais forte organicamente é o Portal da Nota Fiscal Eletrônica da Fazenda.

Pesquisando sobre ele na ferramenta teremos essa janela:

Ubersuggest ferramenta de SEO

Ele também te oferece:

  • A força do site em uma nota de 0 a 100, em que quanto mais alta, mais autoridade ele tem e mais alto no ranking do Google ele ficará organicamente;
  • Backlinks: quantos links ele recebe de outros sites;
  • Domínios de referência: a quantidade e domínios únicos linkados ao site;
  • Links .edu e .gov que direcionam a esse site.

Enfim, um detalhamento completo de tudo o que você precisa saber para tirar lições valiosas sobre o site que está sendo analisado.

Todo esse trabalho do Ubersuggest fará que você tenha notoriedade no Google, de maneira prática, simples e direta. Facilitando muito o trabalho de elaborar boas estratégias de marketing digital.

E por falar em Google, você sabe usar o site de pesquisa? Sabe de todos os truques que ele oferece para que você tenha um resultado de busca mais refinado?

Neste post, você encontrará 12 dicas para utilizar melhor o buscador! Certamente você passará a encontrar melhores resultados depois da leitura.

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

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