Nessa famosa época do ano é muito comum recebermos diversas mensagens com pedidos de desconto e todo tipo de solicitação do gênero.
Por isso, vou explicar melhor o nosso posicionamento e como encaramos a "Black Friday" — ou, melhor, a nossa "unBlack Friday".
A eNotas vai dar desconto na Black Friday?
Resposta curta: não, mas... explico melhor abaixo (e a resposta é inusitada).
É errado dar desconto na Black Friday?
Claro que não. Não há nada de errado em dar descontos.
Explicando melhor
Depois que um produto físico é criado, na esmagadora maioria das vezes, ele automaticamente começa a depreciar, de uma forma ou de outra. E isso acontece por diversos motivos:
- Deprecia pela sua tecnologia começar a ser substituída por uma nova;
- Deprecia por estar mais perto de algum tipo de data de vencimento;
- Deprecia pela idade e eventualmente pode ficar mais fácil de estragar ou ficar mais frágil. Sem falar no custo de armazenamento, estocagem, etc., aumentando ainda mais o “seu custo”.
Resumo da ópera: esse produto perde valor.
Por isso, campanhas de desconto para acelerar a despachar esses produtos, que de uma forma ou de outra, perdem um certo valor, fazem todo sentido!
Veja só um exemplo:
Um smartphone lançado há 12-18 meses, cuja tecnologia e hardware podem estar já começando a ficar ultrapassados… pode fazer bastante sentido ser ofertado com 40% de desconto na Black Friday.
Existem ainda diversos outros cenários em que um desconto é totalmente aceitável, e, eventualmente, até faz parte da estratégia do negócio.
Então… vai ter descontinho especial de Black Friday na eNotas?
Aqui, na eNotas, colocamos toda a nossa energia na construção das melhores tecnologias e soluções de automação de nota fiscal eletrônica — alguns diriam: da galáxia! 😉
E quando um novo cliente assina com a gente, investindo um valor justo, o que ele ganha?
Ele recebe diversas moedas em troca, a depender da solução adotada e de seu perfil de empresa, mas, de modo geral, nosso recém novo parceiro ganha mais liberdade para focar no que faz de melhor pro mundo: cuidar do seu core business!
E isso acaba se traduzindo de diversas formas:
- alguns ganham mais tempo com a família.
- outros mais eficiência para contratar mais pessoas para a empresa crescer mais rapidamente.
- alguns ganham uma nova forma de aumentar a sua base de clientes e outros de retê-la, oferecendo diferenciais competitivos.
- há aqueles que "simplesmente" ganham segurança para dormir em paz à noite, e por aí segue a lista...
Enfim, a verdade é que o valor gerado para os nossos clientes é muito nítido.
O ROI é explícito. Cristalino. Não há margem à interpretação.
Mas o ponto principal deste assunto não é bem esse.
A realidade é que ao assinar conosco, nosso cliente ganha uma solução robusta e que melhora a cada dia.
Sim! A solução só melhora:
- Ganha uma nova funcionalidade.
- Ganha um serviço de suporte mais rápido e assertivo — à medida que melhoramos nossos processos internos.
- Ganha mais estabilidade nas funcionalidades existentes.
- A solução fica mais rápida na medida em que a evoluímos, torna-se mais resiliente, mais fácil, ainda mais estável, mais completa, entre muitos outros fatores.
Dito isso, o preço pago pelos clientes (cujo reajuste é tão raro que nem lembro quando foi o último) já se “barateia automaticamente”.
O valor pago hoje já garante todas essas evoluções constantes.
E, ainda mais importante
Temos um profundo respeito com os clientes que confiam na gente e que — independentemente de desconto ou Black Friday — optaram por adotar nossas soluções no dia a dia de seus negócios e de suas vidas.
Imagine: você assina com a gente no dia 25, e no dia 27, o exato mesmo serviço, está descaradamente com 80% de desconto…
...e só para clientes novos que assinarem no dia, ou seja, clientes atuais ficam de fora.
Não acreditamos nisso.
Entendemos que não combina com a nossa forma de ver o mundo e nos relacionar com os nossos clientes.
Não queremos ser associados a esse tipo de abordagem — e, repito, nada de errado nela — só não combina com a gente.
Nós esforçamos para gerar o máximo de valor possível e acreditamos que os nossos usuários consigam vivenciar esse resultado e optam por nossa parceria dentro de um relacionamento saudável onde todos ganham.
Então a eNotas ficará de fora da Black Friday?
Também não.
Decidimos fazer algo totalmente inusitado para aproveitar esse dia atípico de compras, de uma forma... como gostamos de falar: pra lá de automágica!
Inauguramos uma nova campanha chamada de unBlack Friday eNotas!
Como funcionará a unBlack Friday eNotas
Aqui na eNotas nós respiramos tecnologia e temos a sorte de vivenciar no dia a dia o tanto de oportunidades que ela traz - digo até mais: o tanto de problemas que ela resolve.
Por isso, quanto mais pessoas conseguirem entrar nesse mundo tech (desenvolvimento de softwares, infraestrutura e relacionados), melhor conseguiremos resolver problemas do mundo - e problemas cada vez mais complexos.
Como consequência disso, as pessoas vivem melhor e, mais importante, mais necessárias se tornam as pessoas que dominam esse mundo de tecnologia.
Resultado: criam-se constantemente mais oportunidades de trabalho para essas pessoas.
Por isso, a unBlack Friday eNotas funcionará da seguinte forma:
50% de todas as vendas realizadas pelos nossos sites nos dias 26 e 27 de novembro será doado para capacitar uma turma de jovens carentes em desenvolvimento de sistemas.
E todo o processo e resultado poderá ser acompanhado nas nossas redes sociais:
https://www.linkedin.com/company/enotas
http://instagram.com/enotasoficial
E se conseguirmos que mais empresas adotem esse tipo de ação?
Já imaginou o tamanho do impacto positivo se dezenas de empresas adotarem uma abordagem similar e também doarem um valor — por menor que seja — para alguma instituição de caridade?
Se quisermos fazer a diferença no mundo, temos de começar por nós mesmos, não é?
Por isso, te convidamos a fazer essa mensagem circular na sua empresa e com seus amigos, quem sabe algumas delas não sejam as próximas a espalhar o bem 🙂