User generated content: o que é e como usar na sua estratégia

Atualizado há mais de 3 semanas

A produção de conteúdo tornou-se um pilar do marketing digital, e produzir materiais interessantes passou a ser fundamental em qualquer estratégia. Porém, atrair pessoas e manter o engajamento pode ser um grande desafio. 

E se os seus clientes te ajudassem nesse processo? Foi com esse propósito que o User Generated Content surgiu, reaproveitando materiais feitos pelo público em uma estratégia de marketing, poupando tempo e recursos.

A relação entre marcas e pessoas pode e deve ser explorada, e conta com o apoio do público. De acordo com uma pesquisa feita pela CoSchedule, 84% das pessoas compartilham conteúdos para incentivar marcas que elas gostam. Por isso, essa estratégia pode ser exatamente o que o seu negócio precisa. 

Quer saber o que é User Generated Content (UGC) e como você pode aplicá-lo no seu negócio? Confira nosso post!

O que é User Generated Content? 

User-Generated Content significa, em tradução livre, conteúdo gerado pelo usuário. Ou seja, todo conteúdo feito por pessoas que interagem com a marca, como clientes, funcionários, público-alvo ou qualquer indivíduo que tenha contato com a empresa.  

Com as redes sociais, as pessoas se transformaram de meras espectadoras em produtoras de conteúdo, como textos, imagens e vídeos. Esse processo acontece naturalmente, quando trocamos mensagens, postamos fotos, deixamos avaliações sobre restaurantes na internet ou comentamos alguma postagem. 

Esse cenário pode ser uma boa oportunidade para as marcas, já que os próprios clientes se tornam possíveis canais de divulgação. O público da empresa pode fazer avaliações positivas ou negativas, deixar recomendações, postar sobre suas experiências com a marca e até mesmo compartilhar novidades sobre produtos. 

Este conteúdo é gerado de forma orgânica, ou seja, feito de forma espontânea pelos usuários em vídeo, foto ou por escrito, com comentários, feedbacks e avaliações que os consumidores publicam em seus perfis pessoais nas redes sociais ou direto em uma das plataformas digitais das empresas.

Vantagens do User Generated Content

O UGC é uma forma de movimentar os materiais publicados pela sua marca, apresentando uma visão externa. Por isso, tem grande potencial de chamar a atenção do público e gerar engajamento. Além disso, o User Generated Content apresenta algumas vantagens:

  1. Conteúdo gratuito com alto retorno

O UGC não vai exigir esforço, tempo ou recursos de uma equipe de marketing. Muito pelo contrário; ele é produzido de forma totalmente livre e espontânea, e, portanto, é gratuito. Assim, cabe somente a você divulgar esse material ou impulsioná-lo como uma campanha ou anúncio, caso seja necessário.

Assim, o UGC não exige a passagem por todas as etapas que a produção de um conteúdo requer: planejamento, criação, desenvolvimento, ajustes, revisão…

  1. Credibilidade da marca

A opinião das pessoas é muito importante e é capaz de influenciar outras pessoas. Por isso, os usuários valorizam bastante as experiências do público quando vão se relacionar com uma marca, e buscam saber se a empresa em questão tem uma boa relação com os seus clientes. 

Dessa forma, conteúdo gerado por usuários pode fazer toda a diferença no seu negócio, mostrando para as pessoas que sua empresa tem uma relação de proximidade com seus clientes, evidenciando ainda as experiências e relatos positivos sobre o negócio. Isso aumenta a confiança na sua marca e, consequentemente, sua credibilidade. 

  1. Movimentar a presença digital da sua marca

A produção de conteúdo requer tempo e dedicação. E, em uma rotina tão acelerada quanto à do marketing digital, pode ser difícil pensar em novos conteúdos com frequência. Assim, o user generated content é uma grande aliada, ajudando a movimentar as redes sociais e plataformas digitais com conteúdos que não exigem tempo ou recursos. 

  1. Criar uma relação com o público

Os seus clientes e as pessoas com as quais sua marca se relaciona são peças chave para o negócio. Por isso, é primordial investir em ações que ajudem a construir uma relação com essa audiência. Nesse cenário, uma das grandes vantagens do UGC é justamente consolidar essa parceria. 

Ao publicar um conteúdo sobre sua marca, o cliente mostra que apoia e acredita nela, estabelecendo uma relação forte de confiança. Seu produto ou serviço geraram um impacto positivo. 

Como usar o UGC na sua estratégia

Agora que você já conhece melhor alguns benefícios do user generated content, vamos entender como aplicá-lo na sua estratégia. Vale ressaltar que as formas de aproveitar esses materiais variam de acordo com o seu objetivo. Porém, existem formas simples de incorporá-los na sua estratégia:

  1. Crie uma hashtag da marca

As hashtags são ótimas ferramentas para movimentar a presença digital da sua marca e motivar o público a publicar conteúdos sobre ela. Crie uma hashtag da marca e incentive a audiência a postar fotos, vídeos ou textos usando-a. 

Além de contribuir para a construção de uma imagem online da sua marca, as pessoas que gostam e recomendam sua marca vão querer fazer parte desse movimento.

  1. Faça campanhas de participação 

As redes sociais são o lugar perfeito para encontrar e incentivar o user generated content. É possível fazer campanhas incentivando os usuários a publicarem fotos, vídeos ou textos que se relacionem com a sua marca. Além de postá-los no seu perfil, os amigos e pessoas que se relacionam com essas pessoas verão esse conteúdo. 

Uma forma de fazer isso é usando as hashtags, por exemplo, que reúnem todas as publicações sobre o tema em um mesmo lugar. 

  1. Use avaliações e depoimentos

As avaliações sobre sua marca são essenciais. A opinião dos clientes é extremamente importante e pode influenciar outras pessoas a se relacionarem ou não com o seu negócio. Por isso, é preciso preocupar-se em sempre oferecer uma experiência positiva. 

Para aumentar a credibilidade da sua marca, você pode integrar as avaliações e depoimentos no Google ou outro site de avaliações ao seu site, mostrando as opiniões dos clientes. Além disso, você pode incentivar seus clientes a deixarem comentários e avaliações nas plataformas em que seu produto é comercializado, se for o caso. 

  1. Faça um FAQ

Por mais que seu negócio ou produto sejam claros e objetivos, o público pode ter algumas dúvidas. Para ajudá-los com essas questões e aumentar a interação da marca com a sua audiência, você pode fazer uma sessão de FAQ (Frequently Asked Questions) no seu site ou blog, com as perguntas mais frequentes que aparecem sobre seu negócio. 

Invista no UGC!

Se você quer construir uma relação de confiança entre sua marca e seus clientes, o user generated content é uma ótima estratégia. As pessoas já não esperam somente uma transação comercial ao optarem por uma determinada marca: a expectativa é que as empresas sejam capazes de ir além, oferecendo experiências positivas e interativas. 

Nada melhor do que incentivar uma troca verdadeira e genuína, não é? Além disso, o UGC é essencial para aumentar a credibilidade da sua marca por meio da opinião pública. Afinal, levamos em consideração as avaliações do público, que realmente teve contato e experiência com as empresas. Assim, seu negócio pode se consolidar como um empreendimento confiável e de qualidade.

Esperamos que esse post tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre user generated content. Continua com a gente aqui no blog e confira nosso post sobre brand awareness e como ele pode mudar a percepção dos seus clientes sobre o seu negócio!

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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