Quais são as vantagens do empreendedorismo digital?

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra quais as vantagens do empreendedorismo digital e como começar esta prática já!

Ganhar dinheiro. De fato o objetivo de qualquer pessoa. Um sonho, um desejo... mas um grande desafio: como?

Existem diversas formas, mas é preciso ser mais específico: ganhar dinheiro na internet

Se você está nessa jornada sabe que o caminho é pelo empreendedorismo digital. Um termo muito popular e que pode causar muitas confusões em sua definição. 

O empreendedor digital é aquele que vende algo pela internet? São os donos de e-commerce? Infoprodutores são empreendedores?

Essas dúvidas são muito comuns e naturais. E nesse texto você sanará todas elas. 

O que é empreendedorismo digital? 

Na internet, muitos querem ganhar dinheiro. E isso é natural. 

Mas, tudo na web requer diferenciais: inovação, criatividade e disposição. 

Bom, você já entendeu que se trata do empreendedor digital, certo? 

Essa é a pessoa que tem um negócio próprio na internet. Seja uma ecommerce, um curso online, canal no Youtube... qualquer negócio que seja 100% web e que dê lucro, resumidamente. 

Não há limites para um empreendedorismo digital: ele pode ser de grande porte ou pequeno, com apenas um funcionário, que no caso é o próprio empreendedor digital. 

O negócio pode ser sobre o que o empreendedor bem quiser, desde que ele se empenhe, de maneira inovadora, a oferecer as melhores soluções para seu cliente.

Em todos esses cenários, cabe também o infoprodutor digital: uma pessoa que cria algo, seja uma solução ou um curso. Um infoproduto. 

Como não poderia deixar de ser, ele também atua na internet, bem como o empreendedor digital. 

E tem diferença? Tem!

O infoprodutor transforma um conhecimento em um produto. O empreendedor transforma uma iniciativa para gerar lucro em um negócio. 

O empreendedor digital pode trabalhar com um infoproduto e o infoprodutor pode empreender apenas se ele transformar seu produto em algo que gere receita.

Como começar no empreendedorismo digital?

Se qualquer um pode ser empreendedor digital, então basta começar um negócio, certo?

Mas será que é mesmo simples assim? 

A verdade é que nem tudo pode ser um mar de rosas, principalmente no início. Afinal, empreender é se entregar de corpo e alma ao empreendimento. E antes mesmo de criar o seu próprio negócio, é preciso fazer escolhas. 

O momento de vida, investimentos e até mesmo a sua rotina poderá ser dedicada a isso sem que atrapalhe outros compromissos, como por exemplo, os estudos e a até mesmo a família. 

Analisando tudo isso, tendo certeza do desafio que está a encarar, é a hora de colocar a mão na massa.

Por isso, veja abaixo um pequeno passo a passo para começar o seu próprio negócio na internet.

Pesquise o mercado

Aqui é um passo para que você conheça o ambiente em que você atuará. Você pode fazer um benchmarking.  Essa é uma pesquisa de concorrência em que você mapeia as melhores práticas para saber como eles atuam no mercado. 

Obviamente, você absorverá as melhores e descobrirá as brechas para que você possa atuar. Essa é uma prática em que o jogo é limpo: você pode procurar a empresa, conhecê-la e saber como ela desenvolve seu processo. 

Mas claro, você pode realizar outros tipos de pesquisa, como a de campo, realizar mentorias, consultar cases de empresas de referência, enfim. 

Escolha o seu nicho

Essa é uma parte complexa – e lembre-se que você nunca leu que seria fácil!

À princípio, você precisa pensar em qual segmento da área em que atuará. Ou seja, planejar de forma estratégica como oferecer uma solução para um problema de um determinado grupo do público. 

Precisa mesmo ser algo específico e ter em mente que você não conseguirá atingir todo o público que deseja. Afinal, são muitas dores e problemas para serem solucionados. 

Claro que você precisa se identificar com esse nicho, algo que você se sinta atraído por se entregar e buscar as melhores soluções. 

Mas, lembre-se: não se baseie nos seus problemas apenas. Junte isso às demais pesquisas que você fará do mercado.

Defina o tipo do seu negócio

Já sabe sobre o mercado e já definiu o nicho? Agora, você está começando a ter uma ideia melhor sobre o empreendedorismo digital!

O passo agora é saber qual o tipo de negócio que você quer ter. Como você leu ainda há pouco, o seu empreendimento pode ser uma ecommerce ou curso online. 

Pode ser um canal de Youtube ou um blog. 

Você quer trabalhar com um infoprodutor ou mesmo possui um infoproduto para lançar? Busque por plataformas ou afiliados para poder colocá-lo na rede!

Faça um planejamento

Metas, métricas, calendário, rotina, fases de curto, médio e longos prazos...

Tudo isso precisa estar muito bem definido para colocar a cara no empreendedorismo digital. 

A organização é tudo e é com ela que você faz seu planejamento. 

Bom, mas tudo isso deve ser muito estratégico. Precisa levar em conta a sua pesquisa de mercado, o seu nicho e ser totalmente coerente com o tipo de negócio que você quer ter. 

Encare sua realidade de maneira honesta. Com todas as informações que você pôde colher até aqui, você pode, por exemplo, fazer uma análise SWOT, estudando as suas forças, as oportunidades, as fraquezas e os riscos de seu negócio.

Conheça de marketing digital

Bom, você atuará na internet, portanto: é fundamental conhecer profundamente sobre ela e as técnicas de vender pela web. 

Isso só com Marketing Digital. 

Você conhecerá meios de divulgação, como conquistar seu público, convertê-los em leads e por fim em clientes. 

Para isso é preciso muito estudo e dedicação, por isso, não se prive de investir nessa área. 

E as vantagens?

Você viu que é, sim, possível ganhar dinheiro na internet, mas que a dedicação é muita, não é?

Vale a pena, afinal? 

Descubra você mesmo a resposta lendo sobre algumas vantagens do empreendedorismo digital.

Você trabalhará com o que gosta

Bom, para ser empreendedor digital, há de se gostar do que faz. E você trabalhará com isso o tempo todo e será um bom motivador! 

Se empenhará mais em se aprofundar no negócio, descobrirá sempre meios de prospectar e conhecerá bem sobre o que está lidando.

Terá flexibilidade. E oferecerá também 

Você será o dono do seu tempo. 

Sua rotina você quem fará. 

Não precisará bater ponto. 

Tudo isso é ótimo, mas precisará ter muita autodisciplina e sim, dedicação. 

E claro, a internet não dorme e não para. Por isso, você também oferecerá uma flexibilidade ao seu público, já que seu empreendimento estará sempre lá, na nuvem. A hora que seu potencial cliente quiser. 

Custos podem ser baixos e os retornos altos

Com uma boa ideia e sabendo o que fazer, você pode economizar inicialmente e com o tempo ir se estruturando, quando a receita (e o seu lucro, claro) já for grande! 

O empreendedorismo digital é uma ótima forma de ganhar dinheiro e com a dedicação necessária, você pode ir longe. 

Mas o tema ainda é cheio de tabus. Por isso, leia mais sobre os 7 mitos desvendados sobre a legalização dos negócios digitais e não tenha qualquer dúvida sobre o que você fará em sua vida! Aproveite!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.