Hoje em dia, para um negócio realmente existir, ele precisa estar na internet. Afinal, é nesse ambiente que a maioria das pessoas estão, incluindo seus potenciais clientes. No entanto, para estar presente no mercado digital e conseguir atingir o sucesso nas vendas, é preciso conhecer como este universo funciona.
Dessa forma, será possível aplicar as estratégias certas que façam você vender muito, independentemente de você vender PLR, curso online próprio ou qualquer outro produto.
E para ajudar na sua jornada, separamos, neste artigo, 8 dicas imperdíveis que ajudarão você a aumentar suas vendas pela internet e fazer seu negócio crescer! Confira!
1. Estude a sua concorrência
Muita gente não gosta de ter concorrência e, se pudesse escolher, faria com que seu negócio fosse o único dentro do seu setor. Porém, ter concorrentes é algo que pode ajudar (e muito) na evolução do seu negócio.
A partir deles, você consegue ver o que funciona e o que não dá certo no seu nicho. E na internet, fica muito mais fácil acompanhar o movimento deles.
Assim, você pode conferir suas redes sociais, sites e blogs ou então utilizar ferramentas específicas que permitem uma análise mais aprofundada, como o Similar Web.
Por meio dele, é possível analisar quantas visitas o site tem e qual a origem delas. Com essas informações, você já consegue implantar diversas melhorias na sua estratégia e bombar suas vendas na internet!
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2. Invista em campanhas de e-mail marketing
O e-mail marketing é um dos melhores canais para criar um relacionamento forte e duradouro com seus clientes. A partir dele, você consegue enviar sua mensagem para toda base de clientes de forma personalizada com seus interesses.
Dessa forma, é possível ser mais objetivo e indicar ao lead somente aquilo que ele realmente vai gostar. Assim, fica mais fácil de fazer com que seu público interaja com a sua marca, não é mesmo?
Além disso, o e-mail marketing é uma das estratégias mais baratas que existem, garantindo que você tenha um alto ROI por envio.
3. Aplique estratégias de Cross Sell
O cross sell é uma estratégia de vendas muito utilizada na internet e que consegue aumentar o ticket médio do seu negócio de uma forma muito simples. Isso porque você vai recomendar produtos ao seu cliente que são relacionados à opção que ele quer comprar.
Por exemplo: uma loja de eletrônicos pode sugerir que seu cliente compre uma capinha e um carregador junto do smartphone que ele já pretende comprar.
Essa estratégia costuma funcionar porque você estará basicamente recomendando mais produtos em um momento que seu cliente já decidiu comprar de você. Ao fazer isso nesse momento, fica mais fácil do cliente aceitar a recomendação e realizar a compra, impulsionando suas vendas na internet.
4. Crie landing pages para converter leads
Uma landing page é basicamente uma página criada para converter seu público no funil de vendas. A partir dela, você pode oferecer um material relevante em troca de dados básicos do cliente, como nome e e-mail.
Por ser criada para converter, uma landing page costuma ser mais objetiva e ter uma copy bem persuasiva para o lead realizar a ação. Por conta disso, ela costuma trazer bons resultados de conversão.
Na internet, podemos ver landing pages sendo utilizadas para diversos objetivos, como:
- Captar leads para fazer e-mail marketing;
- Acessar a demonstração de um produto ou serviço;
- Vender um produto digital.
Por elas serem bem versáteis, é possível criá-las para diferentes objetivos e, assim, converter cada vez mais seu público.
5. Pratique o Social Selling
Você já ouviu falar do social selling? Ele é uma estratégia para fazer com que a venda de um produto ou serviço aconteça por meio das redes sociais, como Instagram, Facebook e WhatsApp.
Nos últimos anos, essa estratégia se tornou muito utilizada pelas empresas, principalmente porque as plataformas ajudaram isso a acontecer.
O Instagram, por exemplo, lançou a função Shopping, que permite que o público compre uma peça a partir de uma foto no feed, com foco em aumentar as vendas na internet.
Já o WhatsApp também contribuiu para o social selling ao permitir que seus usuários realizem pagamentos pelas conversas.
Sendo assim, para quem quer vender mais pela internet, precisa praticar o social selling. E para obter sucesso nessa estratégia, é fundamental trabalhar com o marketing de conteúdo e saber se relacionar bem com seus clientes!
6. Utilize diversos meios de pagamento
Na internet, existem vários motivos que levam uma pessoa a não querer finalizar uma compra. E um dos principais fatores que influencia isso é a falta de opções de pagamento.
Muitas vezes a falta de um método mais prático pode fazer com que todas as estratégias aplicadas para vender mais não funcione. Por isso, é importante se atentar aos meios de pagamento que seu negócio está oferecendo.
Para evitar esse cenário, é interessante apostar no maior número possível de métodos de pagamento para oferecer ao público.
Porém, caso não seja possível implementar muitos meios de pagamento, tente focar naqueles que seu público mais utiliza nas compras online.
7. Use gatilhos mentais
Se você realmente quer obter sucesso nas vendas online, precisa utilizar os gatilhos mentais. A partir deles, você consegue influenciar seu lead para realizar uma compra com você.
Nesse sentido, saiba que existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser aplicados na sua estratégia. Como exemplos, temos o de:
- Escassez: quando existem poucas unidades de um produto;
- Urgência: quando uma oferta acaba em pouco tempo;
- Prova Social: quando existem depoimentos e avaliações do seu produto;
- Exclusividade: quando um item é oferecido a poucas pessoas.
Podemos ver esses gatilhos sendo utilizados em diversos locais na internet. A Amazon, por exemplo, faz muito bem o uso do gatilho da urgência ao oferecer ofertas relâmpago que duram apenas 24 horas.
Já o gatilho da prova social é muito utilizado por infoprodutores. Eles sempre estão compartilhando depoimentos e resultados que seus produtos digitais geraram para o público.
Ao utilizar esses e outros gatilhos, você consegue fazer com que seu público realize a compra de uma forma mais rápida.
8. Tenha parceiros estratégicos
Crescer totalmente sozinho na internet é algo bem difícil e demorado. Então, para fazer com que suas vendas aconteçam mais rápido, é interessante fazer parcerias com outras empresas e/ou influenciadores.
Para isso, você pode buscar empresas que trabalham com um produto que complemente o seu. Além disso, confira o perfil das pessoas que acompanham essa empresa, para verificar se eles se interessariam pelo seu produto.
Assim, você conseguirá atingir um novo público rapidamente e crescer o seu negócio ao ter a ajuda de um parceiro para divulgá-lo.
Gostou das dicas para aumentar as suas vendas pela internet? Então comente abaixo qual delas você com certeza vai implementar no seu negócio!