Saiba o que é o mapa da empatia e como usá-lo em seu negócio

Atualizado há mais de 1 semana

O mapa da empatia é uma estratégia que pode fazer com que um negócio se aproxime ainda mais de seus clientes.

Isso porque ele pode ajudar a aumentar a experiência do usuário em sua plataforma, aumentar a satisfação dele e ter serviços e atendimentos mais personalizados.

Com um mapa de empatia, você pode traçar os perfis ideais de cliente de sua empresa, permitindo criar campanhas e estratégias mais eficientes para atrair o público perfeito para o seu negócio.

Quer entender melhor? Continue a leitura.

O que é o mapa de empatia?

O mapa de empatia é um recurso visual que elenca todas as necessidades de seu cliente, dando um verdadeiro caminho sobre como oferecer a melhor experiência para ele.

Por ser um recurso visual, pode ser elaborado por meio de desenhos ou fluxogramas de todas essas necessidades.

Esse método foi elaborado por Dave Gray, fundador da XPLANE e tem por conceito o design thinking.

Ele elaborou esse método pensando exatamente na compreensão completa das necessidades de um cliente ideal de uma empresa, de forma que se faça um mapa efetivo com todas essas características.

Como funciona e para que serve?

O mapa da empatia permite detalhar a personalidade de um cliente ideal. Dessa forma, sua empresa pode desenvolver meios de compreendê-lo e entender quais são as formas de conquistá-lo.

Para isso, é preciso entender como funciona o mapa de empatia.

Primeiro, é necessário compreender a estrutura desse mapa. Ele é elaborado por quatro quadrantes.

Cada um desses quadrantes é uma questão sobre seu cliente que você precisa responder:

1.   O que pensa e sente;

2.   O que escuta;

3.   O que fala e faz;

4.   O que vê.

Abaixo do quadrante, você colocará mais duas áreas:

  • Quais são as dores;
  • Quais são as necessidades.

No centro do mapa, você pode imaginar que esteja o seu cliente ideal, personificado em um desenho genérico mesmo.

Nesse caso, é importante colocar a sua persona, seja ela já elaborada ou não. Se possível, dê um nome e a idade dela no cabeçalho do mapa (e faça um por persona, caso tenha mais do que uma).

O ideal é que você já tenha uma persona elaborada e preencha cada área da seguinte maneira.

Quer conhecer mais das personas? Então, confira o link: O que é brand persona e por que seu negócio precisa de uma 

Como fazer um no seu negócio?

A elaboração de um mapa de empatia nada mais é um estudo de sua persona. Para isso, você pode usar qualquer tipo de meio em que você pode fazer um grande quadrado, dividi-lo em quatro e mais duas partes embaixo.

No centro desse quadrado, você pode até colocar um rosto fictício ou desenhar um, como no exemplo abaixo:

mapa-da-empatia

Com o desenho feito, você começará a colocar uma lista em cada quadrante, conforme os pilares do mapa de empatia, seguindo os passos abaixo.

O que pensa e sente?

Nesse quadrante, você colocará as ideias que o seu produto ou serviço pode causar na pessoa. Basicamente, responda às preocupações que a oferta causa nela.

Você pode preencher com outras percepções de mundo da persona, como o que ela sente em relação ao contexto em que está e seus principais objetivos de vida.

O que escuta?

Aqui, você elencará as principais influências da persona. Nesse quadrante, você colocará tanto meios de comunicação, ídolos que a persona tem, as marcas de consumo que ela prefere, os principais tipos de produtos que ela adquire.

É realmente uma lista de tudo aquilo que pode influenciar nas escolhas da persona, de maneira bem ampla.

O que fala e faz?

Já nesse quadrante, elenque os principais comportamentos de consumo da persona. Pode ser relacionado a hobbies, a estilo de vida e aquilo que ela faz que a ajuda a tomar decisão em uma compra.

Você pode tirar essas conclusões em redes sociais, até para traçar o tom de voz que ela utiliza publicamente.

O que vê?

Por fim, elabore um mapa com todos os estímulos visuais que a pessoa pode ter. Nesse caso, você pode trazer perfis de amigos, coisas comuns em seu cotidiano, o mundo idealizado por ela.

Nesse caso, você pode trazer também os desafios e receios que ela possui em sua vida.

Quais são as necessidades?

No primeiro quadrante de baixo, elabore uma lista do que o seu cliente ideal quer, as principais metas de vida.

Elabore isso pensando no que faz com que ele não alcance e como ele pode chegar a esses objetivos.

Crie casos reais, que pessoas realmente passariam ou necessitariam para ela. 

Quais são as dores?

Por fim, coloque aqui as incertezas e as dificuldades que o cliente ideal poderia passar para alcançar o que quer.

Aqui, você pode elencar uma série de obstáculos que podem fazer com que o cliente tenha alguma frustração para adquirir um produto ou serviço, como mau atendimento.

Como aplicar o mapa de empatia?

Depois de tudo preenchido, é hora de analisar. Mas basicamente, esse estudo será, de fato, um mapa para nortear as estratégias que sua empresa adotará para ampliar a base de clientes.

Para isso, sempre tenha em mente algumas dicas:

  • Fundamente todos os aspectos de seu mapa de empatia com dados;
  • Ainda que o mapa de empatia possa ajudar a formar sua persona, ela precisa estar criada para alimentar o estudo;
  • Compartilhe o mapa de empatia para toda a equipe;
  • Sempre que uma estratégia der resultado — positivo ou negativo — fortaleça o mapa com esses dados;
  • Valorize todo o trabalho da equipe em fomentar esse mapa de empatia;
  • Sempre aprimore o mapa com novas ideias e insights.

Como você percebeu, o mapa de empatia permite criar uma conexão mais profunda com o cliente. Ao conhecê-lo melhor, você pode criar produtos, serviços e experiências mais relevantes e satisfatórias.

Tudo isso pode fazer com que sua empresa melhore as tomadas de decisões, com uma compreensão clara das necessidades do cliente.

Você também melhora as mensagens e as torna mais persuasivas e relevantes.

Sem esquecer, é claro, que o mapa de empatia estimula a equipe a pensar de forma criativa e encontrar novas soluções para os problemas dos clientes.

Ou seja, o mapa de empatia é uma ferramenta poderosa para qualquer pessoa que queira construir relacionamentos mais fortes com seus clientes.

Ao entender as necessidades e desejos do seu público, você pode criar experiências mais significativas e impulsionar o sucesso do seu negócio. Que tal fazer isso com branding? Confira como no link!

Jornalista, escritora e pós-graduada em Comunicação Digital e Mídias Sociais.

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