O que é brand persona e por que seu negócio precisa de uma

Aquele que quer ganhar destaque na internet precisa ter em mente alguns conceitos e estar sempre atento às novidades que o mundo digital frequentemente tem.

E para ter um negócio poderoso e ganhar din​​​​heiro na web, é muito importante saber primeiramente para quem seu produto se destina, definindo uma Buyer Persona e identificar um estilo de comunicação com esse público, estabelecendo sua a Brand Persona.

Você ainda não conhece esses conceitos?

Vem com a gente que vamos te explicar cada um deles e as suas diferenças. Sobretudo, vamos falar um pouco mais da importância de se ter uma brand persona para o sucesso de seu negócio.

​​​​O que é Buyer Persona?

Para cativar seu público e evitar certos problemas de marketing, você deve entender os seus clientes e ter conhecimento de suas características, desejos e necessidades.

Você pode fazer isso ao criar um perfil de cliente aprofundado, como se ele fosse uma pessoa real para a qual você direcionará os seus conteúdos. Pode existir mais de uma persona, é até indicado que você crie dois ou mais perfis.

Sobre o perfil de sua buyer persona, deverá conter todas as características, como: a profissão que ela atua, os seus gostos, hobbies e até um nome.

Quanto mais completo esse perfil, melhor será para conceber os seus materiais de divulgação e os argumentos de vendas.

E a Brand Persona, o que é?

É provável que você já tenha ouvido falar sobre buyer persona, se já tem um certo contato com o mercado digital. Entretanto, pouco se fala sobre a brand persona, um conceito tão importante quanto o anterior.

A brand persona é aquela que representa sua marca, criando uma identidade visível para ela e um estilo de comunicação com o público.

Um exemplo claro de brand persona é a “Lu”.

Você deve conhecer uma marca que se apresenta com esse nome. Uma personagem educada, moderna, que interage com o público nas redes sociais e até aparece em animações na televisão. É claro que estamos falando da personagem criada pela rede de lojas Magazine Luiza.

Isso agrega um valor humano à marca muito grande. Mas também atrai o público porque ele logo se sente próximo da personagem.

Porém, para criar uma brand persona, você não precisa fazer exatamente como a Magazine Luiza, com personagem, animação e tudo. Ela pode ser apenas um estilo de se expressar para o público.

Veja o exemplo da Coca-Cola.

A marca de refrigerantes sempre se comunica com seu público, passando uma mensagem que encanta por oferecer felicidade. É isso que norteia todo o engajamento da marca. Veja como isso funciona na prática em comercial divulgado pela Coca-Cola:

É de se emocionar, né?

Então, ao se dirigir a seu público, a empresa se dedica em passar a ideia de alguém positivo, que se preocupa com o bem-estar daquele que recebe sua mensagem, seja oferecendo “pausas refrescantes ao longo do dia” ou dizendo que “gostoso é viver”.

Ainda que você não conheça quem lhe diz isso, você sabe o que a pessoa está querendo lhe dizer. E certamente se identifica com aquilo.

Qual é a importância da brand persona para o seu negócio?

Sabendo do que se trata uma persona e seus dois tipos diferentes, você já deve ter se antenado a suas importâncias.

A seguir, vamos frisar um pouco mais sobre a relevância de definir uma brand persona e, com isso, estabelecer um tom de voz e estilo de comunicação que solidifique os valores de sua marca.

Você deve ter em mente que sua brand persona será como um guia a ser seguido pelas equipes de comunicação e de vendas da sua empresa na hora de produzir conteúdos e se comunicar com clientes. Seja nas redes sociais, em seu site ou mesmo na sua loja física.

É dessa maneira que o público vai se identificar com sua empresa e se aproximar de você.

Mas, fique atento: não vai ser isso que fará seu consumidor decidir a comprar seu produto e sim, é o que fará com que ele lembre da sua marca quando precisar de alguma coisa.

Digamos que é um caminho para levar o público a tomar a decisão de compra de seu produto. E é por isso que a brand persona é importante.

E como criar a brand persona?

Antes de criar sua persona, é necessário planejamento. Imagine que sua marca é uma pessoa, que tipo de perguntas você faria para identificar as características e identidade dela?

Primeiramente, tente definir claramente 3 elementos importantes da marca:

  1. Pilares: termos ou frases que representam e norteiam as estratégias de marketing.
  2. Essência: uma ideia interna em forma de frase que resuma o conceito da marca.
  3. Missão: o propósito da marca, algo que vá além do produto/serviço.

Após ter esses elementos estabelecidos, é hora de buscar a personificação da sua marca, tente coletar e registrar as seguintes informações sobre ela:

  • Idade;
  • Profissão;
  • O que ela gosta de fazer;
  • Como ela fala com a buyer persona;
  • Como ela se diferencia dos concorrentes.

Estipulando tudo isso, será fácil reconhecer a forma pela qual ela se comunica com o público, quais seus interesses e valores.

E não acaba aí, com as informações encontradas, o próximo passo é disponibilizar o documento com a brand persona da marca para toda a empresa. Aposte na criatividade, use storytelling ou crie um personagem, como a Magazine Luiza fez.

Recomenda-se apresentar, junto ao documento final, modelos de post de redes sociais, modelos de e-mail, dentre outros exemplos. Isso fará com que o processo de aplicação da brand persona seja descomplicado.

Conecte com seus consumidores

Se você está começando um negócio online, pense em suas personas!

Neste post, você viu que a brand persona é tão importante quanto a buyer.

Com a brand persona definida, não só o processo de tomada de decisão e de planejamento de comunicação é simplificado, como também o direcionamento do conteúdo e a aproximação com o público se tornarão mais fáceis e efetivos. O que é algo extremamente importante para o sucesso de um negócio.

E ter as duas, brand e buyer, como estratégia, seja qual for o seu perfil de empreendedor, só aumentará a possibilidade de oferecer melhores experiências para seu usuário. Além de aumentar as chances de conquistar fãs para a sua marca.

Que tal aplicar esse conhecimento nas redes sociais? Confira o post: Tipos de conteúdo para redes sociais e aprenda como colocar em prática.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

About the Author

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

>
Gabs

Como conseguir 200 mil visitas mensais no seu site sem gastar com anúncios