14 atalhos Google Docs para ser mais produtivo

Atualizado há mais de 3 semanas

Você já sabe que o Google é o maior buscador da internet. Sabe também que é ele quem determina as maiores regras para o marketing digital, graças aos seus algoritmos de buscas. 

É por essas e outras que a plataforma é uma espécie de guru para quem produz conteúdos digitais. 

A sua plataforma para textos, o Google Docs, é utilizada por muita gente que cria e compartilha textos com outras pessoas, antes de publicar de fato. 

Muitos desses usuários já conhecem os atalhos Google Docs, que facilitam ainda mais o uso da plataforma e de suas funcionalidades. Além de ajudar muito a encontrar aquele recurso que pode ser mais demorado para achar no layout da plataforma. 

Fique por aqui e descubra quais são aqueles que farão você ser mais produtivo e para fazer os seus textos com praticidade e eficiência.

O que é o Google Docs?

atalho google Docs 1

Um dos diversos produtos que o Google fornece é uma ferramenta de texto similar ao Word, da Microsoft e ao Writter do BrOffice. 

Ele permite que você crie textos na nuvem e que compartilhe a produção com outros usuários independentemente de onde eles estejam, sem necessidade de pagar ou fazer download e que funciona tanto online quanto offline.  

O Docs permite o compartilhamento desses trabalhos por meio do Google e com toda a funcionalidade que o buscador oferece, sem se esquecer da praticidade e da facilidade de uso. 

Ele oferece todo o tipo de recurso que outras plataformas de texto possuem:

  • links;
  • títulos;
  • sumário;
  • salvamento automático;
  • e muito mais!

A ferramenta é muito utilizada por produtores de conteúdos digitais que precisam compartilhar os seus trabalhados com outras pessoas, sejam coautores ou mesmo aqueles que aprovarão esses textos antes de publicá-los. 

Estudantes, profissionais autônomos e nômades digitais são outros públicos frequentes do Google Docs. Influenciadores digitais também criam roteiros e organizam ideias na plataforma. 

 Aqui na eNotas, por exemplo, utilizamos o Google Docs para escrever e salvar conteúdos — inclusive este que você está lendo!

Quais são os melhores atalhos de Google Docs?

O fato que, certamente, atrai tantos adeptos ao Google Docs passa por suas funcionalidades. E como são muitas e boa parte desses usuários gostam de praticidade, existe uma série de atalhos que permitem utilizar muitos recursos que o Docs oferece.

Por isso, você descobrirá quais são e como eles podem ser armas poderosas a favor de sua produtividade!

Atenção: vale lembrar que esses atalhos Google Docs podem não funcionar em alguns idiomas ou em determinados perfis de teclado. As dicas a seguir são todas pensadas para uso em PC. 

1. Criar novo documento

Para usar os atalhos Google Docs você precisa, claro, de estar em um documento. E para tal, basta acessar de seu navegador o link “docs.new”.

Ele abrirá uma página em branco, bem como a primeira imagem deste post.  

atalhos google docs - docsnew

2. Contagem de palavra

Muito produtor de conteúdo trabalha sob demanda de palavras. E bem como o Word ou o Writer, o Google Docs oferece uma ferramenta que acompanha o número de palavras escritas no documento até então.

Para isso, basta pressionar Ctrl + Shift + C.

Ah, você trabalha é com número de caractere? Sem problema! Esse atalho do Google Docs também te mostra essa contagem.

atalho google Docs 2

3. Negrito, itálico e sublinhado

Essas três formatações são as mais comuns para quem escreve em um editor de texto e, claro, que elas estão presentes também na plataforma do buscador e possuem atalhos Google Docs. 

Para tornar o texto negrito, basta pressionar ao mesmo tempo, Ctrl + B, mantendo sempre o texto selecionado ou realizando a ação antes de digitar o que deseja ter em negrito. 

atalho google Docs 3

Já para tornar o texto em itálico, o processo é o mesmo e o atalho, desta vez, é o Ctrl + I. E para sublinhar um trecho, Ctrl + U.

4. Inserir link

Ter links em um conteúdo é extremamente importante. Seja link building ou backlinks, eles são uns das principais técnicas de SEO.

E para inserir um link com um atalho Google Docs, é bem simples. Selecione o texto em questão e pressione Ctrl + K. Depois, é só inserir o endereço na caixa que surgirá em sua tela.

atalho google Docs 4

5. Abrir o link

E para não mover o mouse e abri algum link, você sabe como faz?

É bem fácil com um atalho. Para abrir qualquer hiperlink de um texto no Docs, basta selecionar o texto e pressionar Alt + Enter.

atalho google docs 6

6. Selecionar tudo

Outro recurso bem comum nas ferramentas de edição de texto. Um atalho permite que você selecione todo seu conteúdo sem precisar sair arrastando o mouse do início ao fim – o que pode ser um pouco trabalhoso e nada prático em conteúdos extensos, não é?

atalho google Docs 5

Para isso, basta selecionar Ctrl + A.

7. Quebra de página

Muitas vezes, é preciso quebrar páginas em seu texto. E fazer isso manualmente, apertando Enter inúmeras vezes, é trabalhoso e meio chato, não acha?

Por isso, quando quiser fazer a ação em um arquivo do Google Drive, aperte apenas Ctrl + Enter

atalho google docs 7

8. Localizar e substituir

O recurso é muito usado para quem revisa texto ou mesmo para aquele produtor que deseja encontrar uma palavra-chave ao longo de seu conteúdo. 

Você pode não apenas localizar como também fazer substituições. E para facilitar a sua vida ainda mais, basta você usar o atalho Google Docs Ctrl + H.

atalho google docs 8

9. Inserir comentário

Os comentários são ótimos recursos para quem trabalha em arquivos compartilhados como os que o Google oferece. Com eles, é possível indicar qualquer consideração no conteúdo sem precisar mudá-lo.

Quando corrigimos um texto na eNotas, utilizamos essa funcionalidade para propor mudanças sem alterar o conteúdo original. Assim, quem escreve pode analisar o que foi pedido e mudar o que for necessário.

E para inserir um comentário em seu texto, basta usar o atalho Google Docs Crtl + M.

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10. Abrir um documento

Outro atalho Google Docs bem prático, você pode abrir um documento em seu Drive pelo teclado. Para isso, basta pressionar Ctrl + O. 

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11. Copiar, recortar e colar 

Seriam estes os recursos de edição mais populares para quem edita textos?

Sendo ou não, eles também possuem seus atalhos Google Docs, que não mudam para outros programas: para copiar, Ctrl + C. Para recortar, Crtl + X. E para colar, Ctrl + V.  

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12. Aumentar e diminuir a fonte do texto

Você pode não gostar do tamanho da fonte que está utilizando. Para aumentá-la, selecione o que deseja e pressione Ctrl + > (em alguns teclados, é preciso pressionar o Shift).

Agora, se quiser diminuir, basta apertar simultaneamente Ctrl + < (em alguns teclados, é preciso novamente pressionar o shift).

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13. Sobrescrito e subscrito

Outro atalho Google Docs que pode ser bem prático. Para sobrescrever um texto, basta pressionar Ctrl + . (ponto final).

Agora, para subscrever, aperte Ctrl + , (vírgula).

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14. Salvar

Sabe um atalho que não existe no Google Docs? O de salvar. 

Por quê?!? Porque ele salva tudo automaticamente. Ou seja, você não precisa se preocupar com isso. 

Estes foram os principais atalhos Google Docs que podem facilitar muito sua vida na hora de produzir um texto. É claro que existem inúmeros e que você pode acessar um catálogo completo por esse suporte que o próprio Google oferece. 

Agora, você sabe como usar maior buscador da internet? Então, continue com a gente e entenda como pesquisar no Google!

Rafael Versiani - Escritor, produtor de conteúdos, entusiasta da vida real e amante de ficção científica!

Comentários

  1. Oi, Rafael! Muito Obrigada pelas dicas. Me ajudaram muito!! Agora estou com uma dúvida: Como fao pra voltar à escrita normal depois de colocar “sobrescrito”

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