14 atalhos Google Docs para ser mais produtivo

Você já sabe que o Google é o maior buscador da internet. Sabe também que é ele quem determina as maiores regras para o marketing digital, graças aos seus algoritmos de buscas. 

É por essas e outras que a plataforma é uma espécie de guru para quem produz conteúdos digitais. 

A sua plataforma para textos, o Google Docs, é utilizada por muita gente que cria e compartilha textos com outras pessoas, antes de publicar de fato. 

Muitos desses usuários já conhecem os atalhos Google Docs, que facilitam ainda mais o uso da plataforma e de suas funcionalidades. Além de ajudar muito a encontrar aquele recurso que pode ser mais demorado para achar no layout da plataforma. 

Fique por aqui e descubra quais são aqueles que farão você ser mais produtivo e para fazer os seus textos com praticidade e eficiência.

O que é o Google Docs?

atalho google Docs 1

Um dos diversos produtos que o Google fornece é uma ferramenta de texto similar ao Word, da Microsoft e ao Writter do BrOffice. 

Ele permite que você crie textos na nuvem e que compartilhe a produção com outros usuários independentemente de onde eles estejam, sem necessidade de pagar ou fazer download e que funciona tanto online quanto offline.  

O Docs permite o compartilhamento desses trabalhos por meio do Google e com toda a funcionalidade que o buscador oferece, sem se esquecer da praticidade e da facilidade de uso. 

Ele oferece todo o tipo de recurso que outras plataformas de texto possuem:

  • links;
  • títulos;
  • sumário;
  • salvamento automático;
  • e muito mais!

A ferramenta é muito utilizada por produtores de conteúdos digitais que precisam compartilhar os seus trabalhados com outras pessoas, sejam coautores ou mesmo aqueles que aprovarão esses textos antes de publicá-los. 

Estudantes, profissionais autônomos e nômades digitais são outros públicos frequentes do Google Docs. Influenciadores digitais também criam roteiros e organizam ideias na plataforma. 

 Aqui na eNotas, por exemplo, utilizamos o Google Docs para escrever e salvar conteúdos — inclusive este que você está lendo!

Quais são os melhores atalhos de Google Docs?

O fato que, certamente, atrai tantos adeptos ao Google Docs passa por suas funcionalidades. E como são muitas e boa parte desses usuários gostam de praticidade, existe uma série de atalhos que permitem utilizar muitos recursos que o Docs oferece.

Por isso, você descobrirá quais são e como eles podem ser armas poderosas a favor de sua produtividade!

Atenção: vale lembrar que esses atalhos Google Docs podem não funcionar em alguns idiomas ou em determinados perfis de teclado. As dicas a seguir são todas pensadas para uso em PC. 

1. Criar novo documento

Para usar os atalhos Google Docs você precisa, claro, de estar em um documento. E para tal, basta acessar de seu navegador o link “docs.new”.

Ele abrirá uma página em branco, bem como a primeira imagem deste post.  

atalhos google docs - docsnew

2. Contagem de palavra

Muito produtor de conteúdo trabalha sob demanda de palavras. E bem como o Word ou o Writer, o Google Docs oferece uma ferramenta que acompanha o número de palavras escritas no documento até então.

Para isso, basta pressionar Ctrl + Shift + C.

Ah, você trabalha é com número de caractere? Sem problema! Esse atalho do Google Docs também te mostra essa contagem.

atalho google Docs 2

3. Negrito, itálico e sublinhado

Essas três formatações são as mais comuns para quem escreve em um editor de texto e, claro, que elas estão presentes também na plataforma do buscador e possuem atalhos Google Docs. 

Para tornar o texto negrito, basta pressionar ao mesmo tempo, Ctrl + B, mantendo sempre o texto selecionado ou realizando a ação antes de digitar o que deseja ter em negrito. 

atalho google Docs 3

Já para tornar o texto em itálico, o processo é o mesmo e o atalho, desta vez, é o Ctrl + I. E para sublinhar um trecho, Ctrl + U.

4. Inserir link

Ter links em um conteúdo é extremamente importante. Seja link building ou backlinks, eles são uns das principais técnicas de SEO.

E para inserir um link com um atalho Google Docs, é bem simples. Selecione o texto em questão e pressione Ctrl + K. Depois, é só inserir o endereço na caixa que surgirá em sua tela.

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5. Abrir o link

E para não mover o mouse e abri algum link, você sabe como faz?

É bem fácil com um atalho. Para abrir qualquer hiperlink de um texto no Docs, basta selecionar o texto e pressionar Alt + Enter.

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6. Selecionar tudo

Outro recurso bem comum nas ferramentas de edição de texto. Um atalho permite que você selecione todo seu conteúdo sem precisar sair arrastando o mouse do início ao fim – o que pode ser um pouco trabalhoso e nada prático em conteúdos extensos, não é?

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Para isso, basta selecionar Ctrl + A.

7. Quebra de página

Muitas vezes, é preciso quebrar páginas em seu texto. E fazer isso manualmente, apertando Enter inúmeras vezes, é trabalhoso e meio chato, não acha?

Por isso, quando quiser fazer a ação em um arquivo do Google Drive, aperte apenas Ctrl + Enter

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8. Localizar e substituir

O recurso é muito usado para quem revisa texto ou mesmo para aquele produtor que deseja encontrar uma palavra-chave ao longo de seu conteúdo. 

Você pode não apenas localizar como também fazer substituições. E para facilitar a sua vida ainda mais, basta você usar o atalho Google Docs Ctrl + H.

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9. Inserir comentário

Os comentários são ótimos recursos para quem trabalha em arquivos compartilhados como os que o Google oferece. Com eles, é possível indicar qualquer consideração no conteúdo sem precisar mudá-lo.

Quando corrigimos um texto na eNotas, utilizamos essa funcionalidade para propor mudanças sem alterar o conteúdo original. Assim, quem escreve pode analisar o que foi pedido e mudar o que for necessário.

E para inserir um comentário em seu texto, basta usar o atalho Google Docs Crtl + M.

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10. Abrir um documento

Outro atalho Google Docs bem prático, você pode abrir um documento em seu Drive pelo teclado. Para isso, basta pressionar Ctrl + O. 

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11. Copiar, recortar e colar 

Seriam estes os recursos de edição mais populares para quem edita textos?

Sendo ou não, eles também possuem seus atalhos Google Docs, que não mudam para outros programas: para copiar, Ctrl + C. Para recortar, Crtl + X. E para colar, Ctrl + V.  

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12. Aumentar e diminuir a fonte do texto

Você pode não gostar do tamanho da fonte que está utilizando. Para aumentá-la, selecione o que deseja e pressione Ctrl + > (em alguns teclados, é preciso pressionar o Shift).

Agora, se quiser diminuir, basta apertar simultaneamente Ctrl + < (em alguns teclados, é preciso novamente pressionar o shift).

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13. Sobrescrito e subscrito

Outro atalho Google Docs que pode ser bem prático. Para sobrescrever um texto, basta pressionar Ctrl + . (ponto final).

Agora, para subscrever, aperte Ctrl + , (vírgula).

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14. Salvar

Sabe um atalho que não existe no Google Docs? O de salvar. 

what atalhos google docs

Por quê?!? Porque ele salva tudo automaticamente. Ou seja, você não precisa se preocupar com isso. 

atalhos google docs-ufa

Estes foram os principais atalhos Google Docs que podem facilitar muito sua vida na hora de produzir um texto. É claro que existem inúmeros e que você pode acessar um catálogo completo por esse suporte que o próprio Google oferece. 

Agora, você sabe como usar maior buscador da internet? Então, continue com a gente e entenda como pesquisar no Google!

About the Author

Gabriel Nascimento - Analista de marketing apaixonado pela produção de conteúdo, engenheiro civil por formação e eterno aprendiz de novos idiomas!

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