Por que optar pela automatização de gestão de cobranças?

Atualizado há mais de 3 semanas

Acompanhe o nosso post e descubra por quais razões você escolher automatizar o processo de gestão cobrança da sua empresa.

Uma parte da gestão financeira de uma empresa ainda negligenciada é a gestão de cobranças. 

Muitas empresas optam por receber através de meios de pagamentos arcaicos, gerados de forma manual e assim não conseguem manter uma organização eficiente do dinheiro que entra.

Imagina emitir milhares de boletos e links de pagamento manualmente e fazer a cobrança de cada pagamento pessoalmente? Um processo trabalhoso e complexo, podendo, inclusive, aumentar a taxa de inadimplência dos clientes e prejudicar o fluxo de caixa.

As cobranças feitas de forma manual funcionam para empresas que recebem pouquíssimos pagamentos.

 A partir do momento que o número de cobranças aumenta, fica mais complicado gerenciar, acompanhar os pagamentos efetuados, os que estão em atraso, conferir arquivos de recebimento e fazer um controle efetivo. 

Esse processo feito de forma manual pode deixar passar batido algumas situações, além de abrir possibilidade da realização de cobranças indevidas ou números incompatíveis no final do mês.

Um sistema de automatização de cobranças vem como uma solução eficiente e prática na gestão de cobranças da sua empresa.

Confira aqui 5 motivos pelos quais você deve optar pela automatização!

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1.  Redução na inadimplência

Essa é uma das principais vantagens de um sistema de automatização de cobranças. Ao receber pagamento recorrente, no qual todo mês o cliente precisa realizar um pagamento, pode haver esquecimentos por parte do cliente da empresa, por exemplo, e ocorrer a inadimplência.

Segundo dados de 2018 da Serasa Experian, o Brasil conta com cerca de 60 milhões de endividados, sendo o descontrole financeiro (esquecimentos, falta de organização financeira para pagar contas) a terceira causa da inadimplência, com 11%.

Um sistema automatizado envia ao seu cliente a cobrança no momento certo e, ainda, emite lembretes para o cliente (que pode ser por sms, wpp, dentre outros), impedindo que o débito caia no esquecimento e garantindo maiores chances de o pagamento ser feito dentro do prazo.

Além disso, muitas plataformas de automatização de cobranças, além de emitir boletos em lote, também permitem o cadastramento de débito automático, que permite o dinheiro ser retirado automaticamente da conta do cliente (com a permissão dele, claro) até a data do vencimento da cobrança.

Outro ponto extra que um sistema de emissão oferece é a possibilidade de, também, aplicar multa, juros e desconto de acordo com as necessidades do seu negócio.

Por exemplo, ao emitir uma cobrança por boleto é possível aplicar uma multa de até 2% no calor da cobrança e 1% de juros ao mês, que é o previsto por lei.

Além de poder oferecer descontos aos clientes caso paguem antes da data prevista, incentivando o pagamento antecipado.

2. Redução de custos

Essa é a segunda grande vantagem. Os bancos cobram tarifas por boletos gerados e vencidos, dentre outros serviços relacionados ao boleto. Esses valores podem chegar até R$ 50,00 por um único boleto (dentre protesto, manutenção, alterações, 2 via, etc).

Em uma plataforma de automatização de cobranças você paga uma única tarifa e, em algumas das plataformas, você só paga por boleto emitido e/ou pago pelo cliente. O valor é bem mais barato e você tem uma economia enorme ao emitir boletos.

3. Agilidade no processo de cobrança

Atualmente, com o avanço da tecnologia, é difícil encontrar algo na administração empresarial que seja feito de forma manual. Quase todo o sistema de manuseio de dados, sejam eles financeiros ou não, é feito de forma tecnológica e automatizada.

Receber pagamento recorrente de forma automatizada é uma grande ajuda em uma gestão financeira eficiente, pois:

  • O envio de boletos e links de pagamento (remessa, retorno, homologação de cobrança e afins) são feitos de forma rápida e automática;
  •  Há menos erros durante a emissão e envio dos boletos, por não ser feito de forma manual, evitando penalidades através de órgãos do governo ou constrangimentos com o cliente;
  • Reduz o risco de fraudes;
  • Maior economia de tempo, permitindo que você se dedique a outras áreas da sua empresa;
  • Gestão financeira mais profissional e menos chances de dados serem extraviados e interferir no balanço financeiro da empresa.

4. Relatórios gerenciais

Para tomar decisões estratégicas para a empresa, é primordial ter conhecimento dos dados financeiros, principalmente se tratando de decisões que precisam ser feitas de imediato.

Se basear em achismos, sem ter o conhecimento real do estado financeiro da empresa pode comprometer o andamento financeiro da mesma e, até, levar à falência.

Além disso, com soluções de automação, você ganha maior controle sobre sua empresa, permitindo que ela tenha espaço para expandir, como abrir uma nova loja, aumentar o leque de produtos/serviços, entre outros.

Utilizar a tecnologia para apoiar suas atividades será um ponto extra para auxiliar seu negócio a crescer.

Por isso, muitas plataformas de cobranças já contam com relatórios financeiros integrados, sem que você precise optar por um software adicional. Os relatórios são bem detalhados e, na maioria das plataformas, em tempo real.

5. Melhor gestão de planos e clientes

A automatização do sistema de cobranças permite que o cliente possa escolher a data de vencimento e o meio de pagamento que mais lhe agrada e os dados ficam salvos na plataforma de gerenciamento. 

Ou seja, todo o processo já fica organizado e pronto dentro da plataforma e o gestor já sabe qual dia o dinheiro irá entrar e através de qual meio de pagamento.

Através de um sistema de cobrança recorrente, é possível criar planos diferenciados que sejam benéficos tanto para a empresa como para os clientes através dos dados salvos na plataforma, oferecendo, inclusive, meios de pagamento mais acessíveis pros clientes – como cartão de crédito e débito em conta, por exemplo.

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