7 cursos online gratuitos para o novo empreendedor

Empreender é um processo de aprendizado constante. Por isso, o novo empreendedor sabe o valor que tem o conhecimento para se destacar neste mercado cada vez mais moderno e competitivo.

As pessoas que estudam ou se aprofundam mais ganham bagagem dentro do universo dos negócios e conseguem se sobressair. A busca pelo aprendizado diário é diretamente ligada ao desenvolvimento e ao sucesso profissional.

Mais do que isso, um empreendedor atualizado com as tendências e as informações age com muito mais segurança e propriedade em seus negócios.

Principalmente no meio digital em que tudo muda muito rápido. E todo esse conhecimento pode ser adquirido sem precisar sair de casa nem gastar nada, através dos cursos gratuitos disponíveis na internet sobre os mais variados temas.

Se você tem interesse em se aprofundar em alguma temática, mas não sabe ainda qual curso ou plataforma escolher, separamos dicas especiais com conteúdos diversos online e o melhor: de graça!

Mas antes de apresentar os melhores cursos online gratuitos para começar a empreender, vamos falar mais um pouco sobre a importância de estudar.

Aprenda algo novo todos os dias

O bom empreendedor entende que o processo de tocar o seu próprio negócio é composto por muito aprendizado e constante desenvolvimento.

Ele está sempre na busca pelo conhecimento e nunca para de estudar. Afinal, sso é investir na própria carreira e em si mesmo.

Manter-se atualizado é essencial para não ficar para trás, principalmente no mercado virtual. Além disso, ajuda a manter o destaque de sua empresa com um serviço de qualidade e relevante.

Por isso, é preciso estar a procura de informações novas todos os dias. E não só pelas plataformas online, mas também com a troca de experiência com colegas de trabalho e outros empreendedores.

Este é uma interessante forma de aprendizado para o empreendedor. Pois, os outros profissionais fornecem diferentes pontos de vista, informações e dicas interessantes baseados em vivências que já tiveram.

Sabemos que, no início, a vida do empreendedor digital pode parecer um pouco solitária. Ainda mais se a pessoa trabalha por conta própria e sozinha.

Mas é exatamente por ampliar seu conhecimento que é importante fazer o networking e conhecer novas pessoas de sua área.

Agora, veja as sugestões que você deve começar a fazer para aprender mais sobre empreendedorismo:

1. Hotmart Academy

Este é um curso completo e gratuito de empreendedorismo digital da Hotmart.

É ideal para as pessoas que querem começar a atuar e se desenvolver no mercado digital, como produtores ou afiliados, pensando em uma jornada inicial de sucesso.

O projeto apresenta o passo a passo para a criação e desenvolvimento do seu negócio, com diversas áreas de conhecimento, como:

  • Pesquisa e Laboratório,
  • Vendas e Divulgação,
  • Métricas  e Resultados,
  • Gestão e Negócios,
  • Linguagem e Conteúdo.

Já estão disponíveis duas temporadas em níveis diferentes e, ao final de cada módulo, você recebe um certificado de acordo com as áreas de estudo concluídas.

Além disso, o curso promove uma vivência completa, disponibilizando um espaço de interação entre os alunos, os profissionais e os professores para a troca de experiências e de conhecimentos.

Sabemos os desafios de se tornar um empreendedor e seguir com a sua ideia, por isso, organizamos um material diverso e de qualidade, pronto para você colocar em prática.

Como aluno da Hotmart Academy, você adquire uma base de conhecimentos sólida, para já dar os seus primeiros passos de maneira otimizada e segura.

E tudo o que você precisa é tempo, pois você tem acesso a todo este material sem pagar nada.

O intuito é possibilitar que as pessoas coloquem o sonho em prática, contribuindo para um mercado digital cada vez mais forte, com conteúdo de qualidade e disponível para todos.

2. Desafio 30 dias

Você tem a vontade de empreender na internet, mas ainda não consegue definir muito bem como quer fazer isso?

O Desafio 30 Dias é ideal para dar o primeiro passo, transformando os seus conhecimentos e as suas habilidades em um negócio digital em apenas um mês.

Neste curso, são exploradas as etapas de planejamento, de execução e primeiras vendas do produto.

Ele é composto por aulas em vídeos e outros materiais para download elaborados por especialistas da Hotmart, apresentando conceitos e técnicas para ajudar você a começar do zero.

E ainda disponibiliza espaço de interação para tirar dúvidas e trocar experiências ao final de cada aula. Aqui, você vence o desafio, aprendendo que é possível se organizar da melhor maneira em menos tempo para já colher os resultados.

É uma oportunidade para quem procura um conteúdo de qualidade e dinâmico, otimizando seu tempo.

3. Google Primer

O Google Primer é um aplicativo que familiariza as pessoas com as noções de marketing de forma simples e prática.

O material é preparado por uma equipe da criação da Google em parceria com outros profissionais na área de marketing, pensando nos empreendedores ou profissionais iniciantes.

São lições introdutórias, divididas nos temas Publicidade, Conteúdo, Mensuração e Estratégia com apresentação de conceitos variados.

Após cada lição ou módulo, o participante recebe sugestões práticas para aplicar em seus negócios e ainda pequenas certificações para aprimorar o currículo. É ideal para quem está iniciando os estudos nesta área de conhecimento e disponibiliza de pouco tempo, pois as aulas duram, em média, 5 minutos.

E, como não consome os dados de internet do seu aparelho móvel, você pode estudar em qualquer lugar, seja no caminho do trabalho ou em qualquer outra pausa diária.

Para iniciar os estudos, basta baixar o aplicativo e selecionar o curso que mais desperte o seu interesse.   

4. Universidade Rock Content

Esta é a plataforma de ensino da Rock Content, uma das empresas referência na área de marketing digital.

Dos onze cursos que a empresa oferece para você se tornar um especialista na área, quatro são gratuitos. Os temas são:

  • Marketing de Conteúdo
  • Inbound Marketing
  • Produção de Conteúdo para Web
  • Outbound Marketing.

São voltados para estudantes, profissionais da área de marketing digital, fundadores de startups e donos de negócio ou agência. As aulas são separadas por módulos e temas, e podem ser acompanhadas de acordo com sua disponibilidade de tempo e horário, facilitando seu aprendizado.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia voltada para ampliar a interação e a identificação com seu cliente, por meio de um conteúdo de qualidade e que seja relevante para ele.

Esta pode ser uma área interessante que você queira se aprofundar mais para o sucesso de seu negócio digital.

5. Aprender a empreender (Sebrae)

O curso Aprender a empreender é oferecido pelo Sebrae de forma online e gratuita. Ele é voltado para aqueles que pretendem desenvolver uma mentalidade empreendedora.

Neste curso, são trabalhados conceitos e técnicas, buscando formar um perfil de negócios e apresentando noções sobre mercado, finanças e empreendedorismo. A plataforma é de fácil navegação, e você também pode criar os seus próprios horários de estudos, desde que finalize em 30 dias após o início.

O curso conta ainda com um monitor para esclarecer as dúvidas e propor questões e reflexões relacionadas ao tema. É um material completo e introdutório, ideal para iniciantes que buscam se familiarizar com termos e ações da área de maneira objetiva e prática.  

6. Facebook Blueprint

Facebook Blueprint é a plataforma de cursos promovida pelo Facebook. Ela é voltada para quem deseja expandir os conhecimentos na área do marketing digital e melhorar os negócios, aumentando o desempenho das marcas na rede social.

São diversas categorias, cada uma com cursos diferentes, todos gratuitos. Algumas áreas trabalhadas são:

  • gerenciamento de anúncios e páginas no Facebook e Instagram,
  • métricas e relatórios,
  • webinars,
  • e muito mais!.

A empresa investe na transmissão do conhecimento para que os anunciantes de sua rede tenham a melhor experiência na divulgação e no monitoramento de seus negócios. Para participar, basta ter uma conta no Facebook e se cadastrar. As aulas também oferecem treinamento e certificação.

Se você tem interesse em aumentar suas vendas e visibilidade no Facebook, está aqui uma excelente forma de iniciar seus estudos.   

7. Inbound Marketing Hubspot

O Inbound Marketing é uma estratégia focada em atrair os clientes para uma empresa por meio de conteúdos atrativos e relevante. Neste curso oferecido pela Hubspot, que é uma empresa de software de marketing e vendas, você entra em contato com os estágios dessa metodologia.

Ele aborda temas como otimização de site, landing page, blogs e ferramentas e processos de vendas. São aulas dinâmicas com materiais e atividades complementares que permitem compreender melhor sua aplicação.

Após a realização de provas que comprovem o seu conhecimento na técnica, o participante recebe o certificado.

Os temas abordados são importantes conceitos para empreendedores digitais que desejam investir em conteúdo de maneira eficiente para conquistar seu público.

E não só isso, essa é uma estratégia atual que traz uma nova visão sobre o cliente, fazendo com ele não só venha até você como também promova seu produto ou empresa.

Mesmo com tantos cursos online, lembre-se das conexões que você cria presencialmente. Por exemplo, é fundamental participar de eventos.

Leia em nosso blog para saber como fazer networking e como isso contribui com você. 

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

About the Author

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

>