Hunter – o que faz esse vendedor?

Atualizado há mais de 3 semanas

Quando falamos em vendas, é normal nos depararmos com inúmeras nomenclaturas, afinal, os profissionais da área possuem inúmeras atividades distintas, e isso varia de acordo com o que é esperado do desempenho destes vendedores. Um dos nomes mais comuns é o Hunter.

Você já ouviu falar sobre esse tipo de profissional? Eles possuem uma função bem específica e características que, somadas, definem seu papel dentro de uma estratégia de vendas. Portanto, sua existência na empresa é muito importante!

O vendedor Hunter pode ser caracterizado como uma peça fundamental para o time de comercial conseguir decolar em suas vendas, já que deve possuir muita iniciativa, e ter um perfil de liderança acentuado. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre o que faz um vendedor Hunter? Então, continue lendo este artigo e conheça melhor o perfil de um Hunter! Para isso, separamos o texto em tópicos:

  • Vendedor Hunter: o que é?

  • Principais características do vendedor Hunter;

  • O CRM pode ajudar o trabalho do vendedor Hunter;

  • Alguns benefícios ao contratar um vendedor Hunter;

Vendedor Hunter: o que é?

Esse profissional é conhecido por conseguir fechar muitos negócios de maneira bem rápida e incisiva. Na maioria das vezes, são vendedores muito habilidosos, e possuem grande poder de persuasão e prospecção. Eles obtêm o controle da conversa, sempre conduzindo o negócio para uma venda. 

Diferente do vendedor convencional, que tem como principal característica o relacionamento com o cliente, o Hunter é muito mais objetivo na condução da venda, fazendo com que esse profissional pule etapas dos processos da empresa.

Ele tem como objetivo a venda, por isso busca esse resultado a todo custo, pois para ele dados e números impactam em sua performance. Por isso, são muito dedicados e pretendidos em muitas companhias. 

Hunter, palavra em inglês, significa caçador. O nome faz jus ao seu perfil, já que são mais competitivos quando o assunto é converter leads em vendas. Entre suas inúmeras características, podemos destacar:

  • São habilidosos em assinar contratos;

  • Fecham muitas vendas rapidamente;

  • Prospectam muito mais clientes.

Não deixe de ler: automação em vendas: quais as vantagens?

Principais características do vendedor Hunter

Um dos principais objetivos de qualquer empresa é conseguir novos clientes, pelo menos aquelas que estão em busca de crescimento. Para isso, criam estratégias com esse objetivo: atração de clientes. Novos clientes proporcionam uma estabilidade financeira da empresa! 

Pensando assim, o vendedor Hunter pode fazer parte da sua estratégia de vendas, se o seu objetivo é aumentar o número de clientes, uma vez que esse profissional é focado em resultados, e conseguem fazer mais vendas em menos tempo. 

Muitas são as características desses vendedores! Se você está procurando por um, ou até quer se tornar um vendedor Hunter, é importante se atentar às suas especificidades. 

  • Os números motivam esse profissional a realizarem mais vendas;

  • Não seguem processos e nem gostam, na verdade;

  • Extremamente comunicativos, amam conversar;

  • Tem um jeito mais controlador;

  • Falam mais, escutam menos;

  • Para atingir suas metas, seu extremamente focados, além do normal;

  • Preferem ter autonomia em seu trabalho, pois só assim conseguem gerar bons resultados.

Com essas características, é perceptível ver como o Hunter controla seu trabalho. É aconselhável usá-lo para vender produtos ou serviços que não necessitam tanto de relacionamento. 

O software de CRM pode ajudar o trabalho do vendedor Hunter

Transformar uma operação em venda é papel de todo o vendedor, mas, para o vendedor Hunter, isso é seu objetivo, é uma meta que precisa ser atingida. 

Para isso, esses profissionais utilizam algumas ferramentas para aumentar sua produtividade, já que eles priorizam a rapidez em seu dia a dia. 

Uma ferramenta que pode ajudar, é o software de CRM. São inúmeras vantagens ao optar pelo software. A seguir, veremos algumas delas!

Automatização de dados

Com um CRM, toda a equipe consegue compartilhar dados em tempo real. O software possui um sistema inteligente, o que significa que ele encontra erros como duplicação de dados e demais problemas na gestão. 

Relatórios mais completos e inteligentes

Com a vantagem de ter em tempo real informações e análises detalhadas de todos os processos, o vendedor consegue saber exatamente o número de vendas fechadas, ou aquelas que estão em aberto. Pode ainda verificar quanto falta para bater sua meta, entre outros dados importantes.

Maior produtividade

Produtividade é o sobrenome do vendedor Hunter. E com o CRM, ele vai conseguir melhorar ainda mais sua performance. Isso porque o software proporciona a automação de inúmeras tarefas, o que acaba simplificando os processos. 

Para aprender mais: Vendedores externos: como planejar sua rotina de vendas

Alguns benefícios ao contratar um vendedor Hunter

Na hora de montar sua equipe de vendedores, uma dica é: não foque apenas no perfil Hunter. Para um time ser assertivo ao alcançar mais sucesso com as vendas, é importante mesclar sua equipe. Existem vendedores farmer, rainmaker e os mais técnicos.

Outra dica é: muito cuidado ao utilizar o perfil de vendedor Hunter com os clientes errados! Entenda seu perfil e a fase de funil de vendas de cada negócio. Ao utilizar o Hunter de forma errada, você pode gerar vários conflitos de interesse e perder muitas vendas.

Dito isso, vamos entender quais os benefícios ao optar por um profissional Hunter em seu negócio!

  1. São muito bons na hora de fechar contrato! Com isso, são ideais para empresas que tem como estratégia aumentar o volume de vendas;

  2. Se você possui muitos leads imediatistas, o Hunter pode ser sua salvação! Eles são excelentes em negociar para aqueles que querem comprar naquele determinado momento;

  3. Se você quer aumentar o faturamento do seu negócio, procure por um vendedor Hunter. Ele é especialista em conquistar mais clientes!

Esses três benefícios precisam ser levados em consideração caso você queira esse profissional em sua equipe! 

Ficou claro o que é um vendedor Hunter e qual é seu perfil? Portanto, se você quer conquistar mais clientes de maneira rápida e aumentar a performance do seu negócio, esse é o profissional certo! 

E, não se esqueça: para ter mais sucesso em toda a etapa de vendas, o software CRM é indispensável! Esperamos que você tenha compreendido o que é e qual o papel do vendedor Hunter dentro de uma empresa. 

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.