Descubra o que significa CNPJ e suas vantagens

Atualizado há mais de 3 semanas

Está pensando em começar ou formalizar o seu negócio? Então você chegou no lugar certo! Antes de mais nada, é preciso dizer que o CNPJ é indispensável para iniciar qualquer empreendimento. Quer saber o por quê? Então, vem com a gente e descubra o que significa CNPJ e quais são suas vantagens.

O que é CNPJ?

O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é o registro de identificação e regularização do seu negócio. 

Sabe o Cadastro de Pessoa Física (CPF), que todo cidadão deve ter? Pois é, o CNPJ é como um CPF, só que voltado para as empresas. Ele comprova que um negócio existe e que pode operar legalmente, cumprindo todas as obrigações exigidas pela Receita Federal.

Falando na Receita Federal, é por meio do CNPJ que o órgão pode acompanhar as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e verificar se elas estão pagando todos os tributos da forma correta. 

Além das empresas, o CNPJ também é requisito obrigatório para formalizar qualquer organização que precisa estar cadastrada como PJ para receber dinheiro, como associações, sindicatos e ONGs, por exemplo. 

Agora que você já sabe o que significa CNPJ, chegou a hora de entender como o cadastro funciona na prática.

Para que serve o CNPJ

CNPJ é o registro que define a existência do negócio. E só por esse motivo, todo empreendedor que quer fazer sua empresa decolar no mercado deveria abrir um CNPJ. 

Somente quem mantém o CNPJ regularizado pode aproveitar ferramentas indispensáveis para o bom funcionamento do negócio, como:

Abertura de conta PJ 

Uma dica fundamental para qualquer empreendedor de sucesso é manter o controle do seu negócio, separando as finanças da empresa das pessoais. Afinal, uma empresa bem-sucedida tem uma gestão financeira eficiente. E é aí que a conta PJ digital entra. 

Uma boa opção são as contas digitais, que são 100% digitais e sem burocracias. Elas permitem manter a gestão e o controle financeiro do seu negócio, além de oferecer taxas e serviços mais acessíveis. 

O empreendedor ainda pode realizar transações, como o pagamento de boletos, transferências bancárias, Pix e extrato automático diretamente pelo celular.

Geralmente, a abertura da conta é feita via aplicativo, onde são solicitados alguns dados. Depois da abertura, que pode durar apenas alguns minutos, você já consegue realizar todas as transações disponíveis na conta PJ digital.

Emissão de Nota Fiscal

Pode parecer bobo, mas não é. Afinal de contas, atender as demandas dos clientes e fornecedores é fundamental para garantir o crescimento sustentável da empresa. 

Você sabe que toda relação comercial dentro da lei requer Nota Fiscal e comprovantes financeiros, certo? E, para emitir comprovantes fiscais, sua empresa precisa existir no CNPJ. 

As operações legais geram confiança nos clientes e tornam o negócio mais profissional e responsável. 

Sem problemas com fiscalizações

Quem regulariza o CNPJ e está cumprindo todos os requisitos legais, não corre o risco de encontrar problemas de fiscalização.

Uma das maneiras de manter a gestão do negócio sob controle é buscar ajuda de profissionais ou softwares especializados no mercado. Existem diversas opções disponíveis e de fácil acesso na internet, como as plataformas de contabilidade, que dispõem de recursos para organizar as finanças da sua empresa, além de auxiliá-la a se manter em dia com as obrigações devidas e dentro da legalidade exigida.

Contratar fornecedores e funcionários CLT

Por último, mas não menos importante: sua empresa só poderá contratar fornecedores e funcionários registrados pela CLT se ela tiver um CNPJ ativo e regularizado.

 Vale ressaltar, também, que muitas empresas só contratam fornecedores PJ, ou seja, que tenham registro no CNPJ. Se o seu negócio fornece insumos e materiais para outras empresas, a regularização do cadastro é simplesmente fundamental. 

Consulta de CNPJ

Sim, você pode consultar o CNPJ dos seus clientes e também poderá ter seu cadastro consultado. A consulta do CNPJ pode evitar calotes e inadimplência, fornecer dados confiáveis sobre seus clientes ou fornecedores, para que você conheça exatamente com quem sua empresa está se relacionando e permitir negociar com mais confiança e segurança.

Se você quer saber como pesquisar um CNPJ, basta acessar o site da Receita Federal e seguir as orientações da página. 

Como abrir CNPJ e regularizar seu cadastro

O CNPJ é expedido pela Receita Federal. Logo, a sua regularização também é feita pelo órgão. Inicialmente, você precisará fornecer documentos pessoais e de identificação da empresa. 

É preciso, ainda, realizar um levantamento de débitos com a Prefeitura, com o Estado e com o Governo Federal para se certificar de que não existe nenhuma pendência aberta no nome do negócio.

Dependendo do tempo que a sua empresa exerceu a atividade de maneira irregular, esse processo pode ser mais complicado. Então, o ideal é contar com um bom profissional de contabilidade que, além de ajudar a reduzir a burocracia, irá orientar sobre tudo o que deve ser feito. 

Evitar problemas de sonegação de impostos e dor de cabeça com o Fisco vai ajudar a crescer seu negócio e mantê-lo rodando de maneira sustentável. Sem falar que conta muitos e muitos pontos positivos para a reputação da sua marca. E aí, entendeu o que é CNPJ? Então, compartilhe essa informação com sua rede de contatos!

Este artigo foi escrito pela BizCapital, uma fintech que nasceu em 2016, com o propósito de oferecer acesso e recursos para que pequenas e médias empresas brasileiras possam evoluir e impactar positivamente a economia do país. Oferece um sistema de soluções que vão do crédito empresarial à conta PJ, passando por educação financeira, visão de negócios e, acima de tudo, simplificação da jornada do empreendedor.

Conteúdo produzido por um dos parceiros da eNotas. Quer participar do nosso programa de parcerias? Então, envie a sua proposta para [email protected] :)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos nossa tecnologia para dar mais liberdade às empresas que querem crescer rapidamente focando no que fazem de melhor no mundo, enquanto cuidamos de suas notas fiscais.